COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPALCOMPUTADOR

 

 

 

 

 

 

 

Tachyons (Tachyons)
  Partículas hipotéticas que se moveriam com velocidade superior à da luz no vácuo.

 

Tal Shiar (Tal Shiar)
Serviço de Inteligência do Império Romulano, que além de obter informações secretas de outros governos, monitoravas as atividades internas do povo Romulano, chegando atos de brutalidade, cobrando a lealdade para o o Império acima de tudo. Alguns elementos da sociedade de Romulana, inclusive membros do exército, questionaram as táticas do Tal Shiar por serem desnecessariamente brutais, mas raramente eram expostas publicamente por medo de represália contra os familiares que simplesmente "desapareciam".

 

Talosianos (Talosians)
Os Talosianos são alienígenas agressivos e poderosos que habitam o subsolo do planeta Talos IV situado no quadrante Beta. Existe uma proibição expressa de que naves da Frota Estelar visitem o Sistema Talosiano, composto por dez planetas. A Frota estabeleceu a Ordem Geral 7, em razão da incapacidade de garantir a segurança de qualquer humano na superfície do planeta. Uma das poucas razões que oficiais e tripulantes podem ser punidos com a pena de morte na Federação.

 

Tardigrado (Tardigrade)
 

Tardigrade ou Tradigrado era um termo informal aplicado a um alienígena espacial desconhecido encontrado pela primeira vez através pela Frota Estelar no interior da nave USS Glenn. Este apelido foi devido ao compartilhamento de algumas características naturais deste alienígena com uma espécie da Terra com este nome, como um primo distante. Entretanto seu sistema nervoso é altamente evoluído e funcional, e testes neurológicos sugeriram que poderia ser sensível. 

Trata-se de uma criatura multidimensional com um mapa genético único que permitia navegar na rede micelial, incorporando DNA a um tipo de esporos denominado stellaviatori Prototaxites. Sua relação com os esporos foi descrita como simbiôntica.

 

Técnica Neuro-Somática (Neurosomatic Technique)
Procedimento médico alienígena empregado no planeta Tilonus IV em 2369 durante o esforço dos habitantes para extrair informações estratégicas do Com. William Riker. Os seqüestradores usaram esta técnica para criar um mundo de ilusão que eles poderiam controlar, e no qual Riker acreditou ser um preso no Instituto Tilonus de Desordens Mentais. (TNG: "Frame of Mind")

 

Tellaritas (Tellarians)
Raça humanóide com aparência de porco e temperamento estourado. Adoram uma discussão. Seu planeta natal Tellar faz parte da Federação Unida dos Planetas.

 

Telescópio Argus Array (Argus Array Telecospe)
Um telescópio subespacial enorme localizado a três anos-luz do espaço Cardassiano. O Argus Array deixou de transmitir dados em 2367, e a nave USS Enterprise-D foi enviada para investigar. 
Uma sonda alienígena, enviada pelos Cytherians, foi acusada de ser a responsável pelo mau funcionamento do reator de fusão.

 

Teletransporte (Transports System)
Mecanismo que permite o "tele-transporte" de um lugar para outro por meio da conversão da pessoa/objeto em energia e enviando seu código molecular (DNA) para a localização desejada, então rematerializando-a.

 

Tempestade Solar (Solar Flare)
um erupção imprevista de energia no disco de um estrela durando de minutos a horas, nas quais radiação e partículas são emitidas.

 

Teoria da Velocidade Infinita (Theory of the Infinite Speed)
Conceito que postula que um objeto que viaja em dobra 10, também conhecido como velocidade de transwarp, teria uma velocidade infinita efetivamente, e que o objeto ocuparia então simultaneamente todos pontos no universo. Em 2372, o Tenente Tom Paris da USS Voyager, a bordo da nave auxiliar Cochrane, se tornou o primeiro humano a cruzar o limite de Transwarp e viajar em dobra 10. O vôo foi possível pela descoberta de uma forma nova de dilithium que se manteve estável em uma freqüência de dobra extremamente alta. Porém, foi descoberto que alcançando velocidade infinita altera a celula a nível de DNA e uma mutação evolutiva acelerada se inicia.

 

Terapia Psicotécnica (Psychotectic Therapy)
Um tratamento psicológico usado no planeta J'naii para tratar ou eliminar a sexualidade. Os J'naiis consideram o gênero especificado um comportamento aberrante, uma enfermidade que necessita de uma cura. Esta terapia era completamente efetiva extinguindo os sentimentos de fêmea Soren, apesar das objeções dela em receber o tratamento. (TNG: "The Outcast")

 

Terminologia Náutica (Nautical terminology)
A bordo de uma nave estelar a terminologia e bastante semelhante a utilizada para os antigos navios. Dessa forma, quem se posicionar no centro da nave olhando para frente terá, à sua direita, o boreste, à sua esquerda, o bombordo, às suas costas, a popa e à sua frente a proa. Deslocando a nave pra trás, estará indo à ré e para frente à vante. As mudanças de direção são feitas no leme e o comando exercido a partir de ponte de comando.

 

Terraformação (Terraformer)
Tecnologia para a transformação em escala planetária de mundos inabitáveis e planetas que possam sustentar a vida. Esta tecnologia demanda muito tempo para atingir seus objetivos, mas o Projeto Gênesis prometia uma alternativa viável a curto prazo. Mas devido a problemas com o projeto ele foi abandonado.

 

Torpedos Fotônicos ou de Fótons (Fotons Torpedos)
Arma de energia para disparos contra alvos que se desloquem à velocidade da luz. O torpedo é uma peça retangular com as pontas arredondadas e quatro motores. Sua carga geralmente é composta por matéria e anti-matéria.Também é usado para sepultamentos, entre outras coisas.

 

Torpedos Quântico (Quantum Torpedos)
O substituto do torpedo fotônico utiliza um sistema de energia Zero-Point muito mais efetivo para penetrar escudos de combate e com um impacto explosivo muito maior, mas o alcance continuou o mesmo do torpedo fotônico, ou seja, 3,5 milhões de km. Sua criação foi determinada por ocasião da ameaça Borg em invadir o Quadrante Alfa.

 

Torpedos Quad-Cobalt (Quad-Cobalt Torpedos)
São torpedos incrivelmente destrutivos, a mais poderosa arma da Federação já colocada em escala de produção em massa. Depois do impacto o iniciador de microfusão incluso no torpedo une os quatro pacotes de cobalto hexafluorite com puro antihidrogênio, criando um componente muito estável, que se mistura com o plasma do motor dos torpedos causando a aniquilação do torpedo e uma forca destrutiva quase sem igual. Um torpedo equivale a 250 fótons torpedos, uma forca de 10 a oitava Megajoules.

 

T'Pau (T'Pau)
Mulher mais importante e proeminente de Vulcano. Sábia e possuidora de uma lógica incomparável, T’Pau tem laços muito estreitos com a família de Spock, tanto que realizou a cerimônia de pon farr quando o oficial de ciências da Enterprise se reuniu a T’Pring.

 

T'Pring (T'Pring)
Princesa vulcana prometida para Spock desde a infância dos dois para o período do pon farr - uma espécie de ciclo de reprodução vulcana. Durante esse período o macho deve se reunir à fêmea para o acasalamento. Na época do pon farr de Spock, a mulher vulcana podia optar pelo combate, rejeitando o homem a quem foi prometida, e escolher um campeão para lutar por ela e tomá-la como esposa. T’Pring rejeitou o primeiro oficial da Enterprise, escolhendo o capitão Kirk para defendê-la, tendo por objetivo livrar-se dos dois e ficar desimpedida para Stonn, um outro pretendente.

 

Tradutor Universal (Universal Translator)
Programa disponível no computador principal das naves da Frota que pode analisar qualquer língua alienígena e traduzi-la para o Inglês padrão e vice-versa. Não funciona para todas as línguas e em certos casos é pouco confiável - principalmente quando se tem pouca informação a respeito de uma determinada cultura para que o computador o analise de forma desejada os elementos para estabelecer um parâmetro lingüístico. 

 

Transdobra (Transwarp)
Às vezes, a bolha de dobra é tão forte que perfura os espaço em vez de dobrá-lo, criando um buraco de verme temporário (Fenda Espacial). Desta forma, uma nave em Transdobra não viaja no espaço, viaja em uma região física chamada hiperespaço. A Transdobra é usada por algumas culturas, tendo os Borgs como padrão. Na Frota, a Transdobra foi testada com a Excelsior em 2286, mas logo abandonada por problemas técnicos. Agora, voltou a ser usada como parte da tecnologia desenvolvida anti-Borg, sendo que a nova USS Enterprise-E já conta com ela. 

 

Tratado de Paz de Orgânia (Organian Peace Trade)
Em 2267 foi assinado o Tratado de Paz de Orgânia, que colocou um fim a um longo período (49 anos) de agressões mútuas entre o Império Klingon e a Federação Unida dos Planetas. Nesse Tratado foi fixada a fronteira entre o império klingon e o espaço da Federação com a criação de uma Zona Neutra entre eles. 

 

Tratamento com Radiação Anti-proton (antiproton radiation treatment)
Tratamento utilizado pelo Doutor Holográfico a bordo da USS Voyager NCC-74656 para a Capitã Janeway e o Ten. Com Tom Paris depois que eles sofreram uma síndrome evolutiva de Transwarp viajando acima do Fator de dobra 10. O tratamento, um sucesso completo, foi usado para destruir o DNA deformado que forçaria as células originais a criar um DNA novo e normal. 

 

Tri-Ox (Tri-Ox)
O composto Tri-Ox é uma substancia química extremamente eficiente. Quando ministrada em um ser humano amplia sua capacidade de oxigenação, permitindo que respire perfeitamente em atmosferas rarefeitas. 

 

Tricorder (Tricorder)
Instrumento científico de uso pessoal/manual que permite a análise de praticamente qualquer coisa em qualquer área científica, assim como os sensores de uma nave. Este aparelho de múltiplas funções é um misto entre computador e sensor. Para usá-lo, basta ativar e apontá-lo para o que se deseja estudar. O usuário deve analisar as leituras e então fazer um relatório. 

 

Tricorder Médico (Medical Tricorder)
Dispositivo para escaneamento médico de formas de vidas, realizando um exame preciso dos possíveis ferimentos e doenças do paciente. Além da mera identificação de problemas ou condições, estes tricorders são capazes de dar um diagnóstico completo do problemas médico, possibilitando um oficial não médico, fazer um primeiro atendimento preciso e salvar vidas. 

 

Trill (Trill)
Humanóide nascidos no Planeta Trill. São "uma raça unificada" cujos membros humanóides oferecem seus corpos como hospedeiro para “entidades vermiforme” em um relacionamento simbionte. O pequeno simbionte quando unido a um Trill se aloja na cavidade abdominal. 

 

Tríplice Aliança (Triple Alliance)
Durante a Guerra contra o Dominion. A Federação Unida dos Planetas reativa sua aliança com os Klingons em 2374 para uma grande ofensiva contra o Dominion, mas os aliados permanecem em desvantagem até que os Romulanos, sentindo-se ameaçados pelo avanço das forças do Dominion no quadrante alfa, unem-se aos Klingons e a Federação formando a Tríplice Aliança, que depois é reforçada pelos Cardassianos, ex-aliados do Dominion. 

 

Trompas Valtesas (Valtese Horns)
Classe de instrumentos musicais, supostamente de sopro metálicos. Tocado pela kriosiana Kamala - Tradução alternativa da dublagem: Cornetas Valtesas. (TNG 5x21) 

 

Tubos Jefferies (Jefferies Tubes)
Espaço existente entre as várias seções da nave onde estão localizados inúmeros circuitos de controle da Engenharia e Comunicações. Seu nome é em homenagem a Walter Jeffreis, um conhecido técnico e artista do século XX.. 

 

Turbo Elevador (Turbolift)
Elevador utilizado para se deslocar dentro das naves estelares. Devido ao tamanho das naves da Frota. Existem vários turbo-elevadores que são capazes de se deslocar tanto na vertical quanto na horizontal.

 

 

 

 

VOLTAR

 

Fontes: 

Este dicionário trekker é uma compilação, organizada e indexada, de vários glossários e referências técnicas de sites públicos da Internet nacionais e internacionais.

 

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,  uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.