COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

ACESSO AOS DADOS DA FEDERAÇÃO UNIDA DOS PLANETAS SOBRE AS DIVERSAS CULTURAS E RAÇAS:

   

 

     OS KLINGONS - KRONOS    

 

Os Klingons são uma raça humanóide de guerreiros com origem no planeta natal chamado Qo'noS (Kronos). Eles são povo orgulhoso e tradicional que avaliam honra pessoal e familiar acima de tudo. Sua cultura agressiva os tornaram um poder militar temido e respeitado por todos. Também a fisiologia Klingon é bastante diferente, vários órgão vitais tem redundâncias múltiplas. Esta característica física, conhecida como brak'lul, permite aos guerreiros Klingons uma resistência enorme a ferimentos mortais durante uma batalha. 

O Lar dos Klingons é um planeta classe M, quase toda a sua superfície é de massa terrestre, existe pouca vegetação e pouca água superficial (oceanos, rios ou lagos). Este clima árido ajudou a evoluir apenas espécies carnívoras e perigosas entre os animais do planeta. A temperatura local é elevada devido ao efeito estufa gerado por uma densa camada de dióxido de carbono na atmosfera do planeta.

CARTOGRAFIA ESTELAR

 

 

A Raça e Fisiologia dos Klingons

FISIOLOGIA KLINGON 
A característica mais evidente de um klingon são suas reentrâncias na testa, formando um aglomerado de peles. A beleza klingon é qualificada de acordo com a quantidade de rugas na testa. Outra característica é a ausência de dutos lacrimais. Isso também contribui para que sua imagem perante os terráqueos pareça fria e desinteressada, quando na verdade o klingon possui uma grande carga de sentimentos desencadeada por sua educação e modo de vida incansável. Seu sangue possui cor rosa, e sua constituição física supera em muito a dos outros humanóides. Seu coração possui uma camada extra de musculatura, que serve tanto para proteção como para proporcionar mais força. Seu tórax também possui um revestimento extra de tecido protetor. 

características psicológicas
A civilização  Klingon inteira está baseada no conceito de Honra e na Reputação de Família (Muito semelhante ao antigo sistema feudal japonês da Terra). A realização e coroamento glorioso da vida de qualquer Klingon é morrer com honra, e preferivelmente em uma batalha honrada e gloriosa. 

APARÊNCIA KLINGON
Foram observados duas aparências para os klingons ao longo dos primeiros contatos com a Federação. Em 2151 foi efetivamente o primeiro contato com a raça, quando um klingon caiu acidentalmente na Terra, obrigando ao governo da Terra enviar um nave para devolve-lo a Kronos. A aparência até aquele momento era semelhante a atual com as reentrâncias na testa
. Depois em 2268 vimos os klingons com a testa lisa e uma forma mais parecida com os humanos. Entretanto em 2271, um transmissão klingon foi interceptada pela Estação Episilon 9, quando da incursão de V'Ger no espaço da Federação, mostrando a real face dos klingons, novamente com as reentrâncias na testa. Existem várias explicações para esta situação, mas assumimos a explicação oficial publicada no livro "Star Trek Science Logs"  de André Bormanis (consultor de ciências para Deep Space 9 e Voyager, numa posição similar àquela ocupada por Rick Sternbach e Mike Okuda), e diz:

"Os Klingons reconheceram, em alguma parte do final do século 23, que uma classe de guerreiros melhorados pela engenharia genética seriam mais efetivos em batalhas, e então produziram e criaram uma classe de guerreiros superior."

 

 

A História do Império Klingon

A nação de Klingon foi fundada a 1.500 anos atrás por 'Kahless - o Inesquecível', que uniu o povo Klingon, matando o tirano Molor. O primeiro contato com os humanos aconteceu em 2151 na Terra, quando uma pequena nave de klingon com um ocupante a bordo caiu na Terra. O Governo terrestre decidiu devolver o klingon a seu planeta, contra os conselhos do Vulcanos. Nesta época ainda não estava formada a Federação Unida dos Planetas.

O segundo importante contato entre o Império de Klingon e a Federação Unida dos Planetas aconteceu em 2218 em um evento desastroso que conduziu a quase um século de hostilidades entre os dois poderes. 

Em 2267 foi assinado o Tratado de Paz de Orgânia, que colocou um fim a um longo período (49 anos) de agressões mútuas entre o Império Klingon e a Federação Unida dos Planetas. Nesse Tratado foi fixada a fronteira entre o império klingon e o espaço da Federação com a criação de uma Zona Neutra entre eles. 

Em 2268 o Império Klingon estabelece uma breve aliança com o Império Romulano, que resultou no compartilhando de tecnologia militar para espaçonaves, proporcionando aos Romulanos desenvolver cruzadores de batalha klingons, e os Klingons assimilarem a tecnologia de camuflagem. 

Uma explosão catastrófica acontece em 2293 na lua Klingon Praxis que causou um sério dano ambiental no seu planeta natal além da destruição dos recursos energéticos fundamentais. Na desordem econômica que se seguiu, o Chanceler Klingon Gorkon, líder do Alto Conselho Klingon, iniciou uma iniciativa de paz com a Federação, terminando com cerca de 70 anos de hostilidades com a Federação. Com o acordo de paz a Federação se dispõe a auxiliar o Império klingon com tecnologia. 

Durante o século que seguiu, o Alto Conselho klingon era um lugar de intrigas políticas. Deste modo em 2367 o Império foi quase mergulhado em uma guerra civil quando o Líder de Conselho o Chanlecer K'mpec morreu envenenado. Este assassinato, visto como uma matança sem honra sob a tradição de Klingon, iniciou um disputa para determinar o sucessor de K'mpec. K'mpec tinha tomado a precaução não ortodoxa de designar um alienígena como o Árbitro dele de Sucessão. O então Capitão Jean-Luc Picard da nave USS Enterprise NCC-1701-D foi o escolhido para conduzir os Ritos de Sucessão. Sob a mediação do Capitão Picard, recém político Gowron emergiu como o candidato exclusivo para Chanceler e Líder do Alto Conselho. 
 
Então em 2368 o Império de Klingon entrou em uma guerra civil breve, mas amarga, quando as forças leais a Família Duras tentaram bloquear o posse de Gowron. Gowron sai vitorioso após uma ajuda indireta do Capitão Jean Luc Picard que corta o envio de suprimentos pelo Romulanos, a honra da família de Mogh é restituída e um tratado de paz é assinado com a Federação.

Embora a sua nação seja chamada de Império, um imperador não o regeu por mais de três séculos. Esta situação mudou bastante dramaticamente em 2369, quando os clérigos de Boreth produziram um clone de Kahless - o Inesquecível. Embora a reivindicação inicial seria   que o clone era o Kahless atual, foi rapidamente contestada. O clone foi considerado como o herdeiro legítimo ao trono, e com o apoio do Líder do Alto Conselho Gowron, foi iniciado como apenas um Imperador Cerimonial do povo Klingon.  

Em 2372 tem inicio a Guerra Klingon-Cardassiana. Esta Guerra foi iniciada por manobra do Dominion. Um Founder (metamorfo) disfarçado de General Martok (chefe do Império Klingon) inicia ataque aos Cardassianos. Os Klingons promovem grande devastação no território da União Cardassiana. Os Cardassianos ameaçados unem-se ao Dominion. Essa guerra abalou a aliança entre os Klingons e a Federação Unida dos Planetas. A falta de apoio da Federação desperta ódio nos Klingons que chegam a fazer ataques à Estação Deep Space Nine.

A Federação Unida dos Planetas reativa sua aliança com os Klingons em 2374 para uma grande ofensiva contra o Dominion, mas os aliados permanecem em desvantagem até que os Romulanos, sentindo-se ameaçados pelo avanço das forças do Dominion no quadrante alfa, unem-se aos Klingons e a Federação formando a Tríplice Aliança.

Em 2375 ao preparar umo grande ofensiva, o Líder do Alto Conselho Gowron resolve se intrometer no comando das forças klingons , tendo como resultado a perdas de várias naves klingons e da aliança. O Ten. Comandante Worf desafia o líder do conselho para uma batalha de morte pelo comando do império Klingon. Gowron é morto por Worf que transfere o comando do conselho, e de todo império, para o General Martok que, junto com as demais forças da tríplice aliança, derrotam o Dominon.

 

Dados Gerais Sobre a Política e a Sociedade

O Império Klingon é regido por um Alto Conselho formado por 12 membros que governa junto o a figura maior do poder denominado Chanceler. Trata-se de uma estrutura de governo parlamentarista onde o Líder do Alto Conselho (Chanceler) é responsável pela pelas medidas políticas do Império e sua relação com os demais governos na galáxia. Exista ainda a figura do Árbitro de Sucessão quando da morte de um Chanceler, podendo ser um membro do conselho ou um pessoa neutra, que julgará as reivindicações ao cargo de Chanlecer e escolherá o sucessor baseado nas tradições e honra klingon.

Na sociedade de Klingon, não é lamentada a morte de um guerreiro que morreu em uma batalha honrosa e sim, os sobreviventes celebram a libertação do espírito guerreiro. Os Klingons acreditam em uma vida após a morte mas não há nenhuma cerimônia de enterro. Eles dispõem do corpo já morto de qualquer maneira, confiantes que o espírito do guerreiro se uniu a Kahless - o Inesquecível - em Sto-Vo-Kor. Uma tradição klingon diz que "o filho de um Klingon é um homem no dia que ele pode segurar uma lâmina". Os Klingons acreditam que eles têm a habilidade instintiva para olhar um oponente no olho e ver sua intenção de matar. Os Guerreiros Klingons não sussurram ou mantêm a distância para conversar. Conversas distantes ou sussurros são considerados insultos em sociedade de Klingon.

ALGUMAS COMIDAS KLINGON:

 

Beeth: Carne de um animal dos desertos de Klinzai (humanos não podem comê-lo)
Todo e qualquer vegetal azul: A maioria dos vegetais azuis possuem ácido cianídrico, por isso os humanos não podem comê-los.
'Rrotmey: Pipoca klingon, elas secretam um ácido que faz extremamente mal aos humanos.
Gagh: Vermes ou serpentes originárias de Klinzai, é um dos pratos preferidos dos klingons, sendo uma iguaria muito apreciada entre eles. É servida fresca, quer dizer, vivas.
Bregit'lung: Prato tradicional e consumido todos os dias em Kling.
Chech'Tluth: Bebida típica klingon.
Coração de Targ: Outro prato tradicional klingon.
Garra de Pipius : Prato tradicional klingon, feito com animal selvagem nativo do planeta.
Warnog: Aguardente Klingon (uma espécie de pinga).

 

AS LAMINAS KLINGONS:

 

 

 

Os Klingons Famosos

WOLF: Tenente Worf é o Oficial de Segurança da USS Enterprise-D, e primeiro oficial Klingon da Frota Estelar. Quando criança foi o único sobrevivente a um ataque romulano ao planeta Khitomer, foi adotado por um Oficial da Frota e viveu entre os humanos, por este motivo procura sempre manter o auto-controle, apesar de sua natureza agressiva, preza muito as tradições de seu povo. Posteriormente foi transferido para a Estação Deep Space Nine, onde mostrou o mesmo senso de lealdade que tinha para com o Capitão Picard. Casou-se com Jadzia Dax, mas ficou logo viúvo. Após a Guerra contra do Domínion, tornou embaixador da Federação em Kronos, ajudando como conselheiro direto do novo Chanceler Martok.

 

Gowron:  Chaceler Klingon e líder do Alto Conselho após a morte por envenenamento de K'mpec. O Capitão Jean Luc Picard foi o árbitro de sucessão. Gowron, lutou com sucesso contra o desafio da família Duras para pôr o filho ilegítimo de Duras, Toral, como líder do conselho. Essa luta levou o Império a uma rápida, porém difícil, guerra civil entre as facções do conselho em 2368. A vitória de Gowron foi, em parte, conseguida por causa de sua promessa de restaurar a honra à família de Mogh em troca de apoio militar dos filhos de Mogh, Worf e Kurn. Foi responsável direto pela entrada do Império Klingon na guerra contra os Cardassianos e depois contra o Dominion e os Breens. Como as aves-de-rapina klingon eram as únicas que resistiam à arma breen, Gowron veio do Império para a Deep Space 9 para comandar pessoalmente a luta, em detrimento de Martok. As táticas de Gowron eram suicidas. Worf o desafiou e ganhou, tornando-se Chanceler, mas ele preferiu continuar com suas atribuições para com a Federação, passando o cargo para o verdadeiro General Martok. 

 

K'Ehleyr:  Embaixadora da Federação que era responsável de evitar uma crise potencial quando do retorno da nave Klingon T'Ong ao espaço klingon em 2365, com uma tripulação recém acordada que ainda acreditava que o Império estava em guerra com a Federação. A mãe de K'Ehleyr era humana, e o seu pai era Klingon. Ela disse que ela tinha herdado o senso de humor de sua mãe, mas o temperamento Klingon do seu pai. Teve um relacionamento romântico a bordo da Enterprise-D com o Tenente Wolf, quando foi concebido o seu filho Alexander. Morreu assassinada por Duras quando da crise de sucessão klingon.

 

ALEXANDER: Filho do oficial klingon da Frota Estelar e da Embaixadora da Federação K'Ehleyr. Wolf não sabia da existência de seu filho e não queria assumir a paternidade dele devido a desonra de sua família. Mas com o assassinato de K'Ehleyr, Wolf assume seu filho que voltou a Terra levado pelos pais adotivos de Worf, Sergey e Helene Rozhenko. Retornou depois de um ano para o convívio de Wolf a bordo da USS Enterprise-D. Após crescer foi servir ao Império klingon durante a Guerra do Dominion em um nave de guerra.

 

KANG:  O Comandante Kang foi vítima da entidade beta XII-UMA que destruiu sua nave. A USS Enterprise resgatou os Klingons em 2268. Sua esposa Mara e mais 38 membros de sua tripulação lutaram com a tripulação da Enterprise em uma batalha aparentemente infinita, controlada pela entidade Beta XII-UMA, até que ambos os lados descobriram que a cooperação e o fim das hostilidades era o único modo de sobreviver. Em 2290, Kang teve seu primeiro filho, a quem chamou Dax, em homenagem a seu amigo, embaixador da Federação em Qo'noS, Curzon Dax. Juntou-se a Jadzia Dax e outros guerreiros klingons famosos em uma missão suicida para matar um renegado klingon em 2371.

 

KOR:  Kor era o governador militar do planeta Organia em 2267, quando o Capitão Kirk foi libertar os organianos. O Império Klingon e a Federação estavam praticamente em guerra. Mas a guerra total foi evitada quando os habitantes de Organia, aparentemente humanóides pacíficos, se revelaram como poderosos seres de energia pura e impuseram o Tratado de Paz Organiano, onde ficou estabelecida a Zona Neutra Klingon. Kor se tornou um dos guerreiros mais importantes do império. 22 anos depois ele conhece Curzon Dax em 2289, tornando-se amigos. Juntou-se a Jadzia Dax e outros guerreiros klingons famosos em uma missão suicida para matar um renegado klingon em 2371.

 

KRUGE:  Comandante da nave klingon Bird-of-Prey que investigava o segredo do Projeto Gênesis da Frota Estelar, para utilizá-lo com arma de guerra para o Império Klingon. Na sua Ganância pelos segredos do projeto mandou matar a sangue frio o Dr. David Marcos, filho do então Almirante James T. Kirk. Kruge foi morto em combate pelo Almirante Kirk no Planeta Gênesis como vingança pela morte de seu filho.

 

General martok:  General responsável pelas forças militares klingons no período em que Gowron era o Chanceler. Foi substituído por uma cópia de um metamorfo (Fundador) por volta de 2371, onde pode galgar força dentro do império, e assumir o comando das forças militares. Sua cópia provocou a invasão ao espaço Cardassiano e a conseqüente quebra do tratado de paz para coma a Federação. Martok volta da prisão Jem'Hadar em 2373 junto com Worf e Dr. Bashir, tornando-se grandes amigos. Em 2375 Worf entrega o posto de chanceler e o comando do império klingon em suas mãos depois de assassinar Gowron num desafio mortal.

 

 

As Naves Klingons

Classe Negh´Var: É a nave mais poderosa da Frota Klingon, equipada com phasers maciços, lançadores de torpedos photon, poderosos escudos e grande capacidade para tripulantes, são usadas para defender as fronteiras do Império. 

Classe Vor´cha: Cruzador Klingon, equipado com phasers de alta potência, utilizada para missões de força ofensiva. Os POLERON TORPEDO - Esses torpedos têm a capacidade de ultrapassar os escudos de uma nave e danificar o seu casco e sistemas.
Classe B´rel - Nave de Rapina: Serve para apoio à Frota Klingon, armada com dois canhões disruptores de tiro reto, assim como com um dispositivo de ocultamento, tornando-a útil para reconhecimento de áreas no espaço.
 

Classes D7 e K'T'Inga: São as naves de retaguarda da Força de Defesa Klingon, com amplo arsenal de armas para longas batalhas. Possuem dispositivo de invisibilidade e disruptores potentes, como também velocidade de Dobra. Estas naves são amplamente usadas para defender o Império contra ataques Romulanos. A classe D7 está em funcionamento desde 2260 e seu design inspirou naves romulanas.

 

 

 

Compartilhe:

 

Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.