COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

OS SERVIÇOS SECRETOS E A ESPIONAGEM EM STAR TREK
 

Todos sabemos que eles existem e procuram saber de tudo, se antecipar aos movimentos dos adversários, buscar os segredos tecnológicos e garantir que o serviço "sujo" seja feito por alguém extremamente bem treinado e leal a seu governo.
 

Entretanto todos negam e dizem que apenas contam com Serviços de Inteligência. Na verdade, todos os Governos e Impérios de Star Trek contam com suas Agências de Espionagem treinadas e atuantes, com informantes espalhados por todos os lados. Até mesmo a Federação, que não reconhece sua Agência de espionagem, mais ela é atuante desde antes da Fundação da Federação.

 

Este artigo, elaborado em conjunto com o nosso colaborador Guilherme Radin, apresenta de forma clara e objetiva os Serviços Secretos do Universo de Jornada nas Estrelas e suas principais  atuações e missões ao longo da história.

 

O artigo foi elaborado com o auxílio de uma pesquisa em diversas fontes disponíveis, em português e internacionais, as quais encontram relacionadas no final do artigo.

 

 Alm. MDaniel Landman

 USS Venture NCC 71854

 


OS SERVIÇOS SECRETOS

 

Nas diversas séries de Jornada nas Estrelas, podemos observar que vários governos (Federação, vulcanos, cardassianos e romulanos) possuem Serviços Secretos distintos. Este Serviços Secretos agem de forma oficial ou extra oficial, inclusive os Klingons que não é apresentada uma Agência Específica, mas somente seus espiões infiltrados.

 

A espionagem em si é a prática de obter dados ou informações sobre um indivíduo, grupo ou entidade política, muitas vezes de natureza militar. No caso específico de Jornada os Espiões trabalham geralmente disfarçados e infiltrados em território inimigo, por vezes, são submetidos a cirurgia para transformação em outras raças.

 

As principais agências conhecidas são:

 

Inteligência Klingon - Agência responsável no Império Klingon pela realização espionagem e atividades em disfarces. Os Agentes que falham em cumprir sua missão são desonrados e exilados para fora do Império Klingon.

 

Tal Shiar - Esta Agência é altamente respeitada e temida dentro do Império Romulano. Sua finalidade é zelar pela segurança do Império, tanto das forças inimigas do Império (em particular a Federação e o Império klingon) como dos traidores dentro da própria população do Império  Romulano. Os agentes do Tal Shiar disfarçados mantém a população geral em um constante estado de paranóia, onde qualquer sinais de dissidência ou de insatisfação poderá resultar em um "desaparecimento".

 

Ordem Obsidiana - A Ordem Obsidiana foi a principal agência de inteligência da União Cardassiana. Uma das mais implacáveis e eficientes organizações do quadrante alfa, conseguindo até uma eficiência maior em operações disfarçadas que o Tal Shiar Romulano. Quase todos os Cardassianos viviam com medo da Ordem Obsidiana, cuja vigilância constante levou à súbita eliminação de numerosos "traidores".  Mantinha uma certa autonomia tanto do Governo central quando do Militares Cardassianos, que por vezes, eram investigados pelos Agentes da Ordem. Certos Agentes da Ordem Obsidiana possuem implantes cranianos, para que possam  resistir melhor às seções de tortura. (DS9: "The Wire") Eles também desenvolveram uma substância chamada Promazina, utilizada em caso de captura para matar imediatamente o Agente.

 

V'Shar - O V'Shar era o Serviço de Inteligência e de segurança de Vulcano. Esta Agência era responsável pela manutenção das atividades internas e externas sobre assuntos Vulcanos no espaço durante o século 24. Em 2370, o V'Shar Vulcano foi liderado pelo Ministro do Alto Comando de Segurança, Satok.

 

Seção 31 - A Seção 31 é o nome código de uma oficialmente inexistente divisão da Agência de Inteligência da Frota Estelar que alega proteger os interesses de segurança da Federação Unida dos Planetas. O precedente histórico do grupo, deriva do século 22, quando um antigo membro desta organização agiu dissimuladamente no interesse do Governo da Terra. 

 

Existe pouca informação disponível sobre as atividades desta organização, e um dos seus agentes alegou que a Secção 31 tratava com as ameaças à Federação que ninguém sequer percebia. As ações da Seção 31 eram autônomas e não eram controladas nem pelo Comando da Frota Estelar ou reconhecido pelo governo da Federação.


 


CRONOLOGIA DA ATUAÇÃO DESSES GRUPOS

 

 

INTELIGÊNCIA KLINGON:

 

2268 - Arne Darvin era um agente da Inteligência klingon, cirurgicamente alterado para se aparecer Humano. Sua missão era envenenar um carregamento de quadrotriticale a bordo da Estação K-7 que seriam doados ao Planeta Sherman.  A verdadeira identidade do agente Darvin somente foi descoberta quando um pingo reagiu a sua presença. Este agente foi banido do Império Klingon em desonra pela sua falha. (TOS: "The Trouble with Tribbles" e DS9: "Trials and Tribble-ations")

 

 

2371 - A Inteligência Klingon enviou os agentes Bo'rak, Atul, e Morka a Estação Deep Space 9 para observar uma Delegação Romulana num encontro com a Frota Estelar para troca de informações sobre o Dominion. Eles implantaram um dispositivo de vigilância perto da sala de reunião, modificando um replicador em um transponder. Suas identidades foram expostas por Miles O'Brien depois de uma visão do Futuro. (DS9: "Visionary").

 

2372 - A Inteligência Klingon tinha descoberto que o planeta Cardassiano Loval era o local de uma instalação secreta para pesquisas de armas, fato que gerou um ataque direto de uma Ave de Rapina klingon ao planeta. (DS9: "Return to Grace").

 

 

Ordem Obsidiana:

 

2369 - A Ordem Obsidiana consegue atrai o Cap. Jena-Luc Picard para uma cilada dentro do território cardassiano na intenção de obter informações importantes sobre a Federação através de métodos de lavagem cerebral no mais perfeito e cruel serviço secreto do quadrante. (TNG: "Chain of Command - Part 1 / 2")

 

2370 - A Ordem Obsidiana exila um de seus agentes na Estação Deep Space 9 disfarçado como alfaiate. Garak é na verdade filho de Enabran Tain (ex-lider da Ordem Obsidiana). (DS9: "Improbable Cause") Ele acaba por ajudar a Federação em várias oportunidades durante a Guerra contra o Dominion.

 

2371 - A Ordem Obsidiana foi responsável pelo rapto e a alteração cirúrgica da Major Kira Nerys, em uma operação para expor o Legado Tekeny Ghemor como um simpatizante do movimento dissidente Cardassiano. (DS9: "Secon Skin"). Neste ano a Ordem também sabotou a USS Defiant na tentativa de vaporizar um cometa na Direção da Fenda Espacial, na esperança de minar o Tratado de Paz entre Cardassia e Bajor. (DS9: "Destiny").

 

 

2371 - A Ordem se envolveu numa grande operação conjunta com o Tal Shiar Romulano para montar um ataque surpresa aos fundadores em seu planeta natal. Esta operação foi chefiada pelo antigo chefe da Ordem Enabran Tain, e montou uma frota de naves de guerra no sistema Orias, sem o conhecimento do Comando Central. (DS9: "Improbable Cause"). Estas naves Cardassianas estavam equipadas com dispositivos de camuflagem Romulanos, cedidos pelo Tal Shiar.

Entretanto o ataque surpresa falhou, devido a um Fundador Infiltrado como agente do Tal Shiar, e toda a frota dos dois serviços secretos foram destruídas em uma emboscada preparada pelos Jem'Hadar. Esta falha estratégica minou as capacidades da Ordem Obsidiana, essencialmente causando sua dissolução na União Cardassiana. (DS9: "The Die is Cast").

 

 

2372 - Com a iminência da ameaça do Dominion, e sem o rigoroso controle da Ordem Obsidiana cresce a dissidência popular, e uma revolta civil derruba o Comando Central Cardassiano, resgatando a autoridade do Conselho Detapa. (DS9: "The Way of the Warrior").

 

2373 a 2375 - Após a adesão da União Cardassiana ao Dominion, o papel da Ordem Obsidiana foi assumido pela Segurança do Dominion e pelo Bureau de Inteligência Cardassiano, que a seu modo foram tão "eficientes" quanto a Ordem em manter o Controle. (DS9: "Rocks e Shoals")

 

 

TAL SHIAR:

 

2367 - O Império Romulano solicitou a Embaixadora Vulcana T'Pel como intermediária nas negociações de paz entre a Federação e os Romulanos. A embaixadora aparentemente morreu durante o transporte da USS Enterprise-D para o Ave de Guerra IRW Devoras. Posteriormente, foi descoberto que a embaixadora T'Pel era na verdade a subcomandante Selok, uma Agente Romulana infiltrada no Corpo Diplomático da Federação. Apesar de não mencionar diretamente o Tal Shiar, posteriormente é confirmada que essas missões de infiltração eram realizadas por Agentes do Tal Shiar. (TNG: "Data's Day")

 

2369 - Primeira menção oficial do Serviço secreto Romulano, quando a Conselheira Deanna Troi é seqüestrada por membros da dissidência romulana, e obrigada a assumir a identidade da major Rakal, uma agente do Serviço secreto Romulano, servindo a bordo da Ave de Guerra Romulana - IRW Khazara. A missão foi planejada pelo Embaixador Spock para possibilitar a deserção de altos membros do Movimento de Dissidência, entre eles o vice-proconsul M'ret. (TNG: "Face of the Enemy")

 

2371 - O Tal Shiar formou uma aliança secreta com a Ordem Obsidiana Cardassiana, para lançar uma ofensiva contra o Planeta Natal dos Fundadores no coração do Dominion. No entanto a batalha foi um desastre devido a infiltração de Fundadores no Tal Shiar substituindo o Coronel Lovok, um respeitado membro do Tal Shiar e chefe em campo da ofensiva combinada. (DS9: "Improbable Cause" e "The Die is Cast").

 

2374 - Ao contrário da Ordem Obsidiana, o Tal Shiar foi capaz de ser reconstruído após o ataque desastroso ao Planeta Natal dos Fundadores. Em 2374, agentes  Militares Romulanos seqüestraram o novo protótipo de nave estelar - USS Prometeus e tentaram trazê-la para o Império Romulano. Em principio eles deveriam entregar a nave aos seus superiores militares, mas receberam ordens durante a operação para entregar a nave roubada a Frota do Tal Shiar. (VOY: "Message in a Bottle").

 

 

2374 - No final deste ano, o Tal Shiar investigou a destruição da nave do senador Vreenak. Seu relatório preliminar, apontou no sentido de uma sabotagem do Dominion, porém na realidade é Garak quem providencia a morte do senador romulano, mas deixa indícios apontando para o Dominion. Sisko e Garak tomam essa atitude extrema depois que o Planeta Betazed é tomado pelo Dominion. (DS9: "In the Pale Moonlight") Além deste fato o Comandante Chefe do Tal Shiar na época: Koval, era na realidade um colaborador da Federação que foi plantado no cargo para evitar hostilidades romulanas durante a guerra contra o Dominion. (DS9: "Inter Arma enim Silent leges")

 

2379 - Durante os eventos decorrentes da mudança de poder em Romulus, a Tripulação da USS Enterprise-E descobre que anos atrás o Tal Shiar clonou o capitão picard a partir de um seqüência de DNA, e pretendia substituí-lo no comando da USS Stargazer, mas o plano foi abortado devido a um golpe de estado, e o clone Shinzon, foi enviado as minas em Remus. ("Star Trek X - Nemesis")

 

 

Seção 31:

 

2151 - Seção 31 teve o seu codinome a partir do artigo 14, Seção 31 da Carta magna da Federação, que permitia que certas regras de conduta fossem "flexibilizadas" em tempos de ameaça extrema. Um pouco antes de 2151, o jovem Alferes Malcolm Reed foi requisitado pela Seção 31. Porém quando ele foi designado para a nave estelar Enterprise NX-01, ele já não estava envolvido ativamente em operações da agencia.

 

2154 - No entanto, no final 2154, quando Reed estava investigando o rapto do Dr. Phlox, ele foi contatado por Harris, o antigo agente de controle de Reed na Seção 31. Segundo Harris a organização tinha entrado em um acordo secreto com o Almirante klingon Krell: os klingons raptaram Phlox e o obrigaram a ajudá-los com a cura de uma praga mortal. (ENT: "Affliction", "Divergence")

 

2155 - A Seção 31 concordou em fornecer informações sobre a atuação do Grupo Terrorista humano denominado Terra Prime para a tripulação da NX-01, quando foi descoberto que o Terra Prime estava tentando impedir a criação da Coalizão de Planetas e expulsar otodos os não-Humans para fora da Terra. O Agente Harris deixou claro que essas informações seriam fornecidas a um preço que seria cobrado mais tarde (ENT: "Demons", "Terra Prime").

 

2358 - Ao Capitão Erik Pressman da nave USS Pegasus foi atribuída a missão secreta de testar um dispositivo ilegal de camuflagem interfásico que, de acordo com Com. William T. Riker, foi desenvolvido em segredo por uma "Seção de Segurança da Frota Estelar". (ENT: "These are the Voyages ...")

 

 

2372 - Durante alguns testes realizados pelo Comissário Odo no Quartel General da Frota Estelar, a Seção 31 consegue infectar o Comissário com um Vírus Mortal Morfogênico desenvolvido pela própria Seção 31, para ser disseminado no Grande Elo e contaminar todos os Fundadores provocando um Genocídio da raça. (DS9: "Extreme Measures"). O Vírus ficou inativo tanto em Odo quando no demais fundadores durante 2 anos e começou a se manifestar no final de 2374.

 

 

2374 - A Seção 31 tentou recrutar o Chefe Médico (geneticamente alterado) da Estação Deep Space 9 - Dr. Julian Bashir - Após uma bateria de testes psicológicos em um holodeck de uma nave onde ele foi seqüestrado. O agente que comandou a operação foi um homem conhecido como Luther Sloan. Ele descreveu a Seção 31 como um organismo autônomo, criado como parte da Frota Estelar, a partir da Carta Magna da Federação (DS9: "Inquisition").

 

 

2374 - O Chefe O’Brien recebe a missão de se infiltrar no Sindicato Orion a serviço da Inteligência "Oficial" da Frota (Seção 31). O chefe acaba fazendo amizade com Bilby que hipoteca sua palavra para colocar Miles “na família”. O’Brien confirma que o Dominion pretende usar o pequeno grupo de Bilby para gerar intriga dentro do governo Klingon através de um atentado a embaixada local. Os Klingons são avisados e aguardam para massacrar os mafiosos. (DS9: "Honor Among Thieves").

 

2374 - O Agente Sloan aparece outra vez ao Dr. Bashir, atribuindo-lhe uma missão de diagnosticar a saúde de Koval, atual Chefe do Tal Shiar, durante uma conferência no planeta Romulus. No decorrer de seus esforços para expor a Seção 31, Dr. Bashir descobriu que ele tinha sido manipulado por Sloan para convencer o senador Senador Kimara Cretak a acessar os dados pessoais de Koval, dando motivos para o Tal Shiar prender o Senador. Na verdade Koval era um colaborador da Federação e o Almirante Willian Ross era um agente da Seção 31. (DS9: "Inter Arma Enim Silent Leges")

 

 

2375 - Com a descoberta que Odo possuía a doença dos Fundadores, Dr. Bashir inicia suas pesquisas sobre o Vírus, e descobre que ele foi manipulado geneticamente pela Seção 31, e que o Comissário Odo foi o portador da doença para os demais Fundadores. Numa atitude para salvar Odo da morte, Dr. Bashir atrai o Agente Sloan para a Estação e com a ajuda de Milles O'Brien, consegue obter a cura da doença. O Agente Sloan cometeu suicídio em uma tentativa de impedir que a cura fosse descoberta, quase matando Bashir e O'Brien no processo. (DS9: "Extreme Measures")

 

 

2375 - O Conselho da Federação votou e decidiu não compartilhar a cura descoberta com os Fundadores, pois a guerra não tinha acabado. Esta parece ter sido parte de uma sistemática tentativa de encobrir a existência da Secção 31. Porém Odo compartilha a Cura com a Fundadora Líder do Dominion em troca da rendição incondicional, frustrando os planos de aniquilação total dos Fundadores da Seção 31. (DS9: "The Dogs of War", "What You Leave Behind").

 

 


 

 

Artigo Por:
Guilherme da Costa Radin e Alm. MDaniel Landman

 

Revisão, Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel Landman - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

 

 

Fontes:

Memory Alpha

http://memory-alpha.org/pt/wiki/

 

Daystrom Institute Thecnical Library

http://www.ditl.org/

 

Site Oficial de Star Trek

http://www.startrek.com

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.