COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

A MEDICINA DO FUTURO
 

 

As várias séries de Jornada nas Estrelas (Star Trek) mostraram a todos como poderá ser a medicina do futuro. Muitos dos equipamentos que já existem hoje, foram baseados na sala médica do Dr. McCoy, incluindo o tricorder médico, onde os primeiros protótipos surgiram nos estados unidos em 1999.

 

 

Foram apresentados a nós muitos procedimentos fantásticos, e até aquele momento inimagináveis aos nossos médicos. Como exemplo podemos citar a remoção dos implantes Borgs do capitão Jean-Luc Picard (The Best of Both Worlds – Part 2) feita pela Dra. Beverly Crusher.

 

Também durante a série fomos apresentados à excelentes médicos heróicos e austeros como o Dr. McCoy, que fazia o impossível para salvar seus pacientes sejam da Federação ou alienígenas inimigos, como a alienígena horta (criatura a base de silício) ou o Chanceler Klingon (Star Trek 6 - The Undiscovered Country).

 

O Dr. Bashir foi outro bom exemplo de abnegação e entrega ao Juramento (O Juramento de Hipocrates) quando se dedicava a salvar os inimigos Jem-Hadars da dependência genética no Ketracel White, ou quando salvou Odo e todos os Fundadores do Dominion da doença criada pela Seção 31 para destruí-los e terminar a Guerra contra o Dominion.

 

A série Voyager trouxe uma inovação tecnológica com a utilização de um doutor holográfico (HME - Holograma Médico de Emergência), que depois de substituir o médico morto, teve que ir além de sua programação e criar novos procedimentos médicos, salvar diversos tripulantes e entre eles a ex-Borg Seven of Nine, e virou um faz tudo na nave perdida no quadrante Delta, até a salvando em algumas ocasiões.

 

O Dr. Phlox da primeira nave estelar Enterprise, também se mostrou um excelente médico tratando e curando diferentes espécies, com procedimentos até certo ponto estranhos, como a utilização de sanguessugas, ventosas e outros animais alienígenas. Ele sempre tentava manter o moral da tripulação alto, principalmente durante a Guerra Xindi (um dos momentos mais difíceis para o Cap. Archer e sua tripulação).

 

Ao lado dos tremendos avanços científicos e tecnológicos alcançados durantes esses três milênios, no Futuro desenhado por Star Trek, a Medicina acompanhou todos esses avanços e melhorias de forma surpreendente. A expectativa de vida em 2360 é 40 por cento maior para os humanos do Planeta Terra, significando um pulo de 75 anos para 125 anos. Foram exterminadas doenças que antes eram uma ameaça para o ser humano e medicamentos usados com extrema eficácia, em menor quantidade.

 

Médicos terráqueos começaram a estudar exobiologia, tratando e curando outras raças alienígenas. A maior expectativa de vida aliada a uma visão maior do universo devido à exploração conduzida por naves da Frota Estelar, ajudou a moldar uma atitude na Terra com ênfase em não-interferência e igualdade em tratamento para qualquer forma de vida. O preconceito antigo contra o desconhecido foi eliminado a duras custas e  conquistado o respeito a diversidade de povos e raças em grande parte por iniciativa da Federação. A manutenção a ampliação das antigas tradições, tais como o Juramento de Hipocrates, pode ser estendido ao Corpo Médico da Frota Estelar contribuindo para a Federação aliviar sofrimentos e oferecer ajuda para mundos tomados pela violência e doenças.

 

Os procedimentos médicos no 24º século, e principalmente as cirurgias, avançaram para se tornarem menos traumáticos e invasíveis possíveis, utilizando Exo-Bisturis Esterilizados e Separadores Sônicos para fazer incisões sem depender somente das mãos dos cirurgiões. As Ondas Alfa e Delta e os Indutores Somáticos são utilizados como anestésicos padrões nos pacientes não produzindo os efeitos colaterais adversos. Várias cirurgias podem ser feitas evitando a abertura completa do corpo do paciente. Equipamentos médicos usam campos de força e aceleradores regenerativos para curar pequenas feridas rapidamente. Para casos que requerem grande precisão, podem ser injetados nano-cirurgiões que são Robôs Médicos de tamanho microscópicos na circulação sangüínea do paciente e podem ser controlados pelo médico através de um computador.

 

A seguir, este artigo apresenta as listas relativas as doenças, procedimentos médicos, remédios e substâncias e os equipamentos médicos deste Universo de Jornada nas Estrelas:

 

 

 

 


A MEDICINA DE HOJE

 

Diversas novidades da medicina atual baseada nos instrumentos médicos da Jornada das Estrelas, estão sendo desenvolvidos e prometem revolucionar o diagnóstico e tratamento das lesões internas nos humanos. Uma versão mais recente do famoso tricorder que o Dr. McCoy usava está sendo desenvolvida por engenheiros da Universidade de Washington (UW) em conjunto com os médicos do Harborview Medical Center.

O aparelho usa emissões de ultra-som de alta intensidade para localizar e reparar possíveis perfurações nos pulmões de pacientes. Atualmente, esse tipo de lesão interna, muito comum em vítimas de acidentes automobilísticos, não pode ser solucionado sem intervenção cirúrgica. O artigo publicado no site diz que os físicos ainda estão céticos sobre como o tricorder funcionará na prática, já que o pulmão é um conjunto de cavidades para a passagem do ar, e o ar bloqueia a transmissão do ultra-som. Mas experiências recentes mostram que a terapia de ultra-som conseguiu curar a superfície do pulmão, onde as lesões costumam ocorrer.

Outro tricorder desenvolvido anteriormente, já é capaz de medir pressão sangüínea, temperatura, nível de oxigênio e açúcar no sangue, além de fazer um eletrocardiograma completo, está sendo desenvolvido com o objetivo de atender, a baixo custo, pacientes de comunidades pobres ao redor do mundo.
 

 

 

Artigo Por:
Guilherme Radin e Alm. MDaniel Landman

Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel Landman - USS Venture NCC 71854

Fontes:

Memory Alpha

http://memory-alpha.org/pt/wiki/

 

Starfleet Medical Journal

http://www.geocities.com/Area51/Nebula/4156/infirmary/medicine/intro.html

 

Daystrom Institute Thecnical Library

http://www.ditl.org/

 

Site Oficial de Star Trek

http://www.startrek.com

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.