COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPALCOMPUTADOR

 

 

 

 

 

 

 

Dabo (Dabo)
Jogo de azar praticado em uma roleta. Os termos "Double Down" e "Triple Over" são resultados possíveis quando se está jogando Dabo, outro resultado conhecido é o "Pass 5". No bar Quark's, no Promenade da Estação Deep Space 9 existe uma roleta de Dabo.

 

Dachlyds (Dachlyds)
Civilização do quadrante Alpha. Em meados do século 24 os Dachlyds estavam envolvidos numa disputa comercial com seus vizinhos mais próximos, os Gemarianos. O Cap. Jean-Luc Picard auxiliou no processo de mediação que ajudou as duas partes a encontraram uma solução mutuamente benéfica em 2366.

 

DaiMon (DaiMon)
Título dado aos comandantes das naves da Aliança Ferengi. Equivale ao posto de Capitão da Frota Estelar.

 

Data Estelar (Star Date)
Calendário universal "Juliano" adotado pela Federação Unida dos Planetas. Trata-se de um sistema de contagem de tempo usado pelos astrônomos da Terra. Este sistema de contagem de tempo foi estabelecido por Joseph Julius Scaliger (1540/1609), um estudioso francês considerado o fundador dos estudos cronológicos modernos.

 

Data Pad (Data Padd)
  Prancheta de dados com a qual pode-se fazer anotações em qualquer localidade da nave e que pode ter conexão com o computador central. Uma espécie de computador portátil extremamente sofisticado, mas de utilização simples. Pode ser operado por digitação ou comando de voz.

 

Darmok e Jalad em Tanagra (Darmok and Jalad in Tanagra)
Frase tamariana que faz referência ao caçador mitológico Darmok, do planeta Shantil III e seu companheiro Jalad, que compartilharam de uma aventura na ilha de Tanagra. Na linguagem dos Tamarianos, completamente metafórica, a frase significa entender alguém pela vivência de experiências comuns.

 

Debrune (Debrune)
Antiga civilização e ramificação do povo romulano. Há dois milênios atrás, os Debrune usaram o planeta Barradas III como entreposto, deixando lá numerosas ruínas arqueológicas. Em 2370 as ruínas dos Debrune foram alvo do mercenário Arctus Baran, trabalhando na época para o movimento isolacionista vulcano, que buscava fragmentos da antiga Pedra de Gol.

 

Deep Space Nine (Deep Space Nine Station)
Velha estação mineradora construída em 2352 em órbita do planeta Bajor durante a ocupação Cardassiana deste sistema para exploração dos depósitos de Uridium no planeta. A Estação Deep Space Nine era denominada Terok Nor e em 2362 Gul Dukat assumiu o comando da estação até 2369, neste ano os Cardassianos se retiraram de Bajor e da região. A Federação em acordo com os Bajorianos assumiram a Estação a pedido do governo provisório de Bajor.

 

Defletores (Deflector Shield)
Também chamados de escudos ou escudos defletores. Um campo de força invisível que protege a nave contra adversidades naturais ou ataques hostis. Também pode ser utilizado o termo "TELA".

 

Deja Vu (Deja Vu)
Literalmente "já visto". Sensação de conhecer algum local no qual nunca se esteve antes ou de estar "revivendo" uma situação como se ela já tivesse acontecido antes. Trata-se de uma momentânea falha na sub-rotina de reconhecimento da mente que simplesmente passa a sensação de estar reconhecendo algo que se está apenas conhecendo..

 

Dekyon (Dekyon)
Partícula sub-atômica como propriedades temporais e subespaciais. Essas partículas escapam dos loopings de casualidade, como o que aprisionou a USS Enterprise-D em 2368. Essas partículas foram utilizadas para transmitir uma mensagem simples para o cérebro positrônico de Data, com a instrução necessária para libertar a nave do evento recorrente. Em 2371 a USS Voyager fez uso das mesmas partículas para escapar do horizonte de eventos de uma singularidade quântica do tipo 4.

 

Departamento de Investigações Temporais (Department of Temporary Investigations)
Agência Governativa de Investigações temporais da Federação para se verificar e avaliar danos em potencial para o fluxo da história causadas por viajantes do tempo. Agentes do Departamento de Investigações Temporais Dulmer e Lucsly, investigaram um incidente na qual a Defiant viajou atrás do ano 2373 para 2267.

 

Desfribilador (Defribillator)
O desfibrilador é um dispositivo que restabelece o ritmo do coração dos pacientes com fibrilação cardíaca. O desfibrilador do Universo Star Trek é geralmente um dispositivo manual e portátil que é colocado diretamente em contato com a pele em cima do coração, e quando ativado, um computador controla a descarga elétrica transmitida ao tórax do paciente.

 

Desnucleação (Denucleation)
Processo pelo qual um material genético é removido dos núcleos das células de um organismo. As mulheres de Taresia usavam este método de desnucleação para colher material genético de células de humanóides masculinos como parte de seu processo de procriação. Infelizmente para os humanóides masculinos, este processo era fatal. (VOY: "Favorite Son")

 

Detector de Padrões Neurais (Brain-Circuitry Pattern)
Ferramenta para diagnóstico médico que cria uma imagem tridimensional da atividade neural no cérebro de um humanóide. Um Padrão Neural pode ser usado como meio de identificação já que cada imagem individual é única para cada indivíduo. A ten. Mira Romaine foi ordenada a fazer este exame durante sua interação com os Zetarianos. (OS: "The Lights of Zetar")

 

Diário (Log)
Registro de atividades a bordo das naves estelares da Federação e Bases Estelares, requerido como arquivo oficial. Indivíduos da tripulação mantêm freqüentemente diários pessoais, protegidos de forma privativa.

 

Dicosillium (Dicosillium)
Substância usada pelo Dr. Nel Apgar para criar rolos refletivos para o conversor de ondas Krieger que ele estava tentando desenvolver na hora de sua morte em 2366. A USS Enterprise-D entregou uma remessa de dicosillium para Apgar na estação de ciência em Tanuga IV pouco antes da sua morte.

 

Difusor Elefroforético (Electrophoretic Diffuser)
Procedimento utilizado pelo Dr. Julian Bashir para extrair do bebê metamorfo, encontrado pelo Comissário Odo, dos isótopos de tetryon. (DS9: "The Begotten")

 

Dikironium (Dikironium)
Substância gasosa raríssima, anteriormente pensava-se ser apenas uma curiosidade laboratorial. Descobriu-se mais tarde que correspondia a criatura-nuvem de dikironium que matou 200 tripulantes da USS Farragut no planeta Tycho IV em 2257.

 

Dilithium (Dilithium)
Substância cristalina usada a bordo em sistemas de propulsão de dobra das naves estelares. O Dilithium regula as reações de matéria/anti-matéria que provêem a energia necessária para  deformar o espaço e viajar mais rápido que a luz. Achar dilithium naturalmente é extremamente raro e é extraído em só alguns planetas. Até o advento de técnicas de recristalização que permitiram a produção de dilithium sintético, os cristais estavam entre a mais valiosa substância na galáxia.

 

Diretriz Omega (Omega Directive)
A Diretriz Omega é o conjunto de normas secretas que refere-se a um tipo de molécula cuja explosão libera quantidades de energia fenomenais. No entanto, a explosão dessas moléculas possui um efeito secundário que destrói o subespaço e impede que a naves entrem em dobra. Por causa desse revés é que a Federação preferiu ocultar todo o conhecimento sobre essa perigosa fonte de energia.

 

Diretrizes da Frota Estelar (Starfleet Directives)
As diretrizes ou ordens gerais formam o conjunto de regras primárias da Frota Estelar. Nelas estão contidos os mais altos princípios não só da Frota Estelar, mas também da Federação Unida de Planetas. Este conjunto de ordens gerais é formado por 32 diretrizes maiores, dirigidas aos membros da Frota Estelar.

 

Disco Defletor (Deflector)
Componente do sistema de propulsão da Frota Estelar, como na USS Antares. Em 2266, Charles Evans causou a explosão da Antares fazendo o disco defletor sumir. O rompimento de um desses discos causou danos irreparáveis ao Capitão Cristopher Pike durante um resgate de cadetes presos em uma nave de treino Classe J.

 

Dispositivo de Afásia (Aphasia Device)
Arma terrorista criada pela resistência Bajoriana para espalhar o vírus Afásia dentro dos sintetizadores de comida à bordo da Estação Deep Space Nine. Durante a construção da estação em 2351, um desses dispositivos foi implantado mas nunca foi ativado. O Chefe O’Brien acidentalmente ativou o dispositivo enquanto estava reparando um replicador.

 

Disruptores (Disruptors)
Arma de energia semelhante ao phaser. É o principal armamento das naves romulanas e klingons, que não possuem phasers.

 

Dissipação Atmosférica (Atmospheric Dissipation)
Fenômeno muito raro e impossível de se predizer no qual a energia plasmônica explode rapidamente e queima as capas atmosféricas de um corpo planetário. Uma vez o processo iniciado, é impossível de se deter por qualquer meio conhecido. 
Em 2370, uma dissipação atmosférica atingiu Boraal II e o tornou inabitável em questão de dias.

 

DNA (DNA)
Cadeia química complexa que contém os códigos genéticos dos seres que habilitam ao longo da galáxia explorada. Quase todo tipo de forma de vida individual tem um código de DNA que contém a informação comum àquela espécie, e informação pessoal distinta adicional de cada indivíduo. Por estas razões, a seqüência de DNA é freqüentemente usada como meio de identificação entre indivíduos, excluindo o caso de um clone. Uma variedade de espécies ao longo da galáxia possuem uma estrutura de DNA semelhante que pode ser devido a uma única espécie de humanóides que viveram a quatro bilhões de anos atrás.

 

Dobra (Warp)
Forma de "burlar" a Lei de Einstein. Utilizando-se da unificação das forças nuclear forte, fraca e elétrica, cria-se uma grande força gravitacional, de ação limitada a uma bolha quase do tamanho da nave, que dobra o espaço a sua volta. Para alguém dentro da bolha, a nave não viaja mais rápido que a luz, mas para alguém fora dela, a nave pode estar milhares de vezes mais rápido. A escala utilizada para medir a velocidade da nave dentro da bolha é a escala de dobra, que consiste numa equação matemática exponencial, fazendo com que dobra 1 seja a velocidade da luz e, dobra dez, velocidade infinita.

 

Dobra Temporal (Time Warp)
Quando o fenômeno de transdobra se torna além da escala, pode acontecer o fenômeno da dobra temporal, que consiste na viagem de uma nave pelo tempo, tanto para o futuro como para o passado, mas seu controle é quase impossível.

 

Doca Espacial (Ship Yard, dry dock ou Space dock)
Como nas antigas docas‚ um local onde são abrigadas e/ou feitas manutenção nas naves espaciais. Convém lembrar que a maioria estão posicionadas no espaço em órbita de planetas, pois as naves de grande porte da Federação não possuem capacidade de vôo atmosférico, não conseguindo assim decolar de terra.

 

Dominion ou Domínio (Dominion)
Aliança poderosa de grupos planetários do Quadrante Gama, comandada pelos founders (fundadores) ou chagelings (metamorfos - mesma raça de Odo, de Deep Space Nine), que possuem forma física de um líquido, mas que podem assumir qualquer forma, cor ou textura por quatorze hora seguidas. O Dominion não é uma raça, é uma nação comandada pelos Fundadores, através dos Vorta, que, por sua vez, comandam os soldados Jem'Hadar.

 

Duranium (Duranium)
Liga de metal extremamente forte, o duranium é comumente usado na construção de naves estelares, bem como nas estruturas das naves auxiliares da Frota Estelar. Na estrutura da nave USS Voyager (Classe Intrepid) foi largamente utilizada a liga de duranium.

 

Duotronic (Duotronic)
Criado por Dr Richard Daystrom em 2243, o circuito Duotronic foi um avanço revolucionário em poder e velocidade de computadores. Todos os  computadores das naves estelares da Federação  durante oitenta anos estiveram baseados nos circuitos duotronics, e elementos desta tecnologia também foram usados na tecnologia de sensores. Os Duotronics foram substituídos pelos chips ópticos Isolineares em 2329.

 

 

VOLTAR

 

Fontes: 

Este dicionário trekker é uma compilação, organizada e indexada, de vários glossários e referências técnicas de sites públicos da Internet nacionais e internacionais.

 

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,  uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.