COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

ACESSO AOS DADOS DA SÉRIE DEEP SPACE NINE :

 

 

 

SUMÁRIO

Deep Space Nine, com seus 176 episódios devidamente legendados e dublados, é uma das séries mais elogiadas do Universo Star Trek, onde tudo foi muito bem pensado e encaixado no cânone já existente de Star Trek e culminando com a guerra contra o Domínio, lembrando que a busca e a manutenção da paz é sempre mais importante para todos os lados do conflito.

Deep Space Nine (DS9) estreou nos EUA em 1993 com o episódio: Emissário (Emissary - part I e II), episódio dividido em duas partes. Com sete temporadas nos EUA, Deep Space Nine como toda a Série de Jornada nas Estrelas teve seus altos e baixos, mas todos os fãs são sinceros em afirmar que ela resgatou o antigo glamour da Série Clássica em seus roteiros. Depois de seis anos no ar DS9 teve um grande final recheado de nove episódios entrelaçados, os quais fecharam um ciclo de desavenças, guerras, intrigas e paixões, tudo isso desencadeado pelos roteiros de qualidade que fizeram de DS9 um sucesso.

Toda a produção para o primeiro episódio começou ainda no ano de 1992, onde é apresentado Benjamin Sisko, Oficial da Frota Estelar marcado pela morte da esposa na batalha de Wolf 359 e tendo um filho adolescente para cuidar. Com certa relutância ele aceita o comando da Base Espacial "Deep Space Nine" uma antiga base mineradora cardassiana "Terok Nor", construída em 2351 para controlar o espaço do planeta Bajor, que nesta época era domínio cardassiano.

Em 2369, com a revolta e o levante dos bajorianos, os cardassianos abandonam a base estelar, um acordo com a Federação é estipulado e a Frota fica incumbida de vigiar o setor e assegurar a paz para os bajorianos. O Governo provisório de Bajor aceita a Frota na Base, até que Winn Kay é eleita e cria certa animosidade com Sisko por motivos políticos e ideológicos, desavenças à parte tudo corre bem, até a chegada dos Dominion. A estação além de ser um entreposto da Federação também é um grande centro comercial, científico e de importância estratégica para o distante Quadrante Gama, isso devido à Fenda Espacial ou buraco de minhoca (Wormrole) descoberto por Sisko logo de sua chegada à Base, para os bajorianos este buraco de minhoca é sagrado, mas para os demais povos interessados ele é fonte de poder político, poder este que até Bajor chega a disputar.

A tripulação comandada por Sisko é bem eclética, em primeiro plano temos a Major bajoriana Kira Neris antiga líder da resistência bajoriana contra os cardassianos. O Chefe de Segurança é Odo que no início não conhece sua origem, mas com o passar dos anos descobre que é da raça dos fundadores (líderes do Dominion), em segundo plano vem o chefe médico da Frota Julian Bashir recém-saído da academia, cheio de energia para gastar, a Oficial de Ciências é Jadzia Dax, qual possui um ser simbionte hospedeiro dentro de seu corpo e o chefe de operações Miles O'Brien (que vem com esposa e filha), um dos mais experientes na Base, vindo transferido da USS Enterprise-D depois de seis anos sob comando do Capitão Jean-Luc Picard.

A partir da quarta temporada, o Tenente Comandante Worf aparece na série, devido à necessidade do Cap. Sisko lidar com os Klingons que entraram em guerra contra os Cardassianos. Após convencer Worf a ficar, ele é transferido para a Estação Espacial.

Normalmente a estação abriga 300 residentes permanentes, sem contar das tripulações visitantes de naves que param por ali, a estação é equipada também por um grande centro de recreação, chamado de Promenade. Um dos lugares prediletos para os visitantes da Estação é o bar do Quark (Quark's bar), onde se pode: beber, jogar e roubar de vez em quando, principalmente se você é for Ferengi.

A partir da Segunda Temporada é desencadeada em Bajor uma guerra civil, as ordens de Sisko são se manter imparcial na disputa, mas logo ele toma partido dos defensores do Governo Bajoriano, isso demonstra que Sisko tem um estilo muito mais para Cap. Kirk do que para Picard. Os três primeiros episódios desta temporada são "The homecoming", "The Circle" e "The Siege", carregados de ideologia política e disputas entre Bajor e a Estação (que representa a Federação).

A estação possui três torres de atracação para naves de grande porte e outros hangares para naves auxiliares e de pequeno porte. Também possui um arsenal de armas para defesa. Os canhões de phaser (instalados posteriormente) estão em sua maioria no disco central que circunda a base, o que dificulta a acessibilidade do inimigo. Outra eficiente arma da estação é a Nave USS Defiant NX 74205, ela é uma das mais poderosas naves da Frota Estelar, possui dispositivo de invisibilidade (doado pelos romulanos em antigos acordos) e foi projetada inicialmente para combater os borgs, Sisko conseguiu que a nave ficasse permanentemente na base para que esta se defendesse dos Jem'Hadar .

O mais importante no decorrer de toda a Série foi a intenção de mostrar que a Federação e a Frota Estelar não são instituições perfeitas, (Seção 31) possuindo também suas manchas dentro das intrigas galácticas, outra particularidade da Série foi trazer novos e interessantes inimigos, digo inimigos de valor, como os:

1 - MAQUIS:

Estes são na verdade ex-cidadãos da Federação que vivem em uma região denominada “zona desmilitarizada”. Quando a guerra entre a Federação e os cardassianos obteve trégua (de certa forma acabou), os habitantes desta zona (onde haviam planetas ligados a Federação), foram forçados a abandonar seus lares, contrários a isso, decidiram ficar e passaram o seu tempo tentando expulsar os cardassianos de seu setor, para isso criaram uma força militar de defesa, chamada Maqui (Nome dado aos membros da resistência francesa na Segunda Guerra Mundial).

Antigos oficiais da frota simpatizantes da causa aderiram criando um exército particular para defender seus ideais, um deles é destruir os cardassianos. Os Maquis foram perseguidos tanto pela Frota Estelar e pelos Cardassianos, mas foram eliminados com a chegada dos Jem'Hadar ao território Cardassiano.

2 - DOMINION:

Outros inimigos valorosos são os Dominion uma raça que habita o Quadrante Gama e que pretendem exterminar qualquer forma de vida do quadrante Alfa, eles são divididos por castas e são extremamente organizados. As castas são as seguintes:

Fundadores - Composta pelos Transmorfos que existiam em um estado naturalmente líquido viscoso e capazes de emular qualquer outra forma de vida sólida. Eles eram uma raça de exploradores, muito como a Federação é hoje, entretanto eles eram rejeitados por muitas raças que encontravam. Hoje comandam o Dominion para trazer ordem ao caos.

Vortas - São humanóides telecinéticos manipulados geneticamente  pelos Fundadores. Utilizados como o braço administrativo do Quadrante Gama, sendo basicamente a ligação entre os Fundadores e o resto do Dominion, e também com outros governos. Além disso, os Vortas são responsáveis por manter os soldados de elite do Dominion sob controle quando estão fora em uma missão.

Jem’Hadar - Soldados da tropa de choque do Dominion criados geneticamente e dependem para viver da substância Ketracel, que é fornecida em doses controladas pelos Vortas. Os Vortas e os Jem’Hadars consideram os Fundadores seus deuses por herança genética manipulada.

3 - CARDASSIANOS:

Não podemos esquecer a presença marcante dos Cardassianos, um povo que mistura o lado traiçoeiro dos romulanos e o lado belicoso dos Borgs, são especialistas em tortura psicológica e dominam qualquer raça sem pena, são capazes de qualquer coisa para isso, julgando as demais raças como inferiores. Os Cardassianos já tinham sido apresentados em episódios da Série Nova Geração – TNG, inclusive interagindo com o Chefe Miles O'Brien, pois era um veterano da guerra entre a Federação e os Cardassianos.

Deep Space Nine também foi testemunha ocular do início da Guerra Klingon-Cardassia, onde os klingons pretendiam invadir Cardassia alegando que os líderes cardassianos foram trocados pelos fundadores Dominion. A Federação se nega a participar do ato de guerra, e ainda o Capitão Sisko tenta salvar Gul Dukat (cardassiano) das mãos dos Klingons.

Os klingons se revoltam e atacam a base estelar, o tratado de Khitomer de 2393 vai por água abaixo, e a guerra começa.

Um dos episódios mais marcantes foi "Trials and tribble Actions“ - sexto da 5ª. Temporada,  onde a tripulação de DS9 se encontra com a tripulação da Série Clássica isso tudo na antiga Estação K-7, aquela onde os pingos faziam a festa, tudo feito com alta tecnologia nos efeitos especiais. Sisko se encontra com Kirk em pessoa e a antiga Enterprise volta a aparecer. Este episódio comemorou os 30 anos da Série.

Outro episódio que marcou foi o casamento de Dax e Worf (eles são casados na vida real), desde a Quarta temporada eles vinham tendo algo, e na Sexta temporada foi realizado o casamento dos dois. Infelizmente logo depois Jadzia Dax morre, e seu simbionte é transferido para o corpo de outra fêmea chamada Ezri Dax.

A Série chegou ao fim em 28 de abril de 1999, o final foi idealizado para conter nove episódios concatenados, nestes episódios são abordados todos os assuntos que envolveram a Série durante as sete temporadas, dando ênfase para as relações interpessoais dos personagens, além disso, as posições políticas de todas as espécies envolvidas no seriado começam a ficar definidas, os Dominion fazem acordos com os Breen e os Cardassianos. Apensar das diferenças, os Romulanos se juntam à aliança e conseguem trabalhar junto aos Klingons, e no fim alguns líderes Cardassianos se juntam clandestinamente ao Capitão Sisko e os Bajorianos para expulsar o Domínion de Cardássia.

Apenas Odo consegue convencer à fundadora a se render, evitando um banho de sangue ainda maior. Ele também se ofereceu para voltar ao Grande Elo no Quadrante Gama e curar o seu povo do vírus. A guerra foi oficialmente terminada com a assinatura do "Tratado de Bajor" na Estação Deep Space 9, e todas as forças do Dominion voltaram ao Quadrante Gama com exceção da Líder Fundadora que seria julgada pelos crimes de guerra.

Deep Space nine é responsável por capturar  as  melhores  coisas  da  saga de Jornada nas Estrelas e através de roteiros criativos e lhe dar roupagem nova, com muita intriga política, guerras, acordos escusos e ação. Foi a Série que mais mostrou o processo interpessoal dos personagens dando espaço para o desenvolvimento emocional de cada um, envolvendo dessa forma os fãs trekkers que procuravam além da aventura um pouco mais de sensibilidade.

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.