COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

A CRONOLOGIA (LINHA DE TEMPO) DE STAR TREK ESTÁ RESUMIDA EM ALGUNS TÓPICOS MAIS IMPORTANTES, E SERÁ SEMPRE ATUALIZADA :

 

  LEGENDA:

 
TOS Fatos ocorridos na Série Original, exibida em 1966 a 1969.  
TNG Fatos ocorridos na Série Nova Geração, exibida em 1987 a 1994.  
DS9 Fatos ocorridos na Série Deep Space Nine, exibida em 1993 a 1999.  
VOY Fatos ocorridos na Série Voyager, exibida em 1994 a 2001.  
ENT Fatos ocorridos na Série Enterprise, exibida em 2001 a 2004.  
DIS Fatos ocorridos na Série DISCOVERY, exibida em 2017 ao presente.  
Realidade Fatos históricos reais relacionados ao desenvolvimento espacial.  
Venture Fatos ocorridos durante as Missões da USS Venture NCC 71854.  
     

Para acessar a Linha de Tempo alternativa, gerada pelo Filme Star Trek 2009,

e denominada de Kelvin Time Line - clique AQUI

 

 

ANO

Dada Estelar

ACONTECIMENTO

REF.

-4 bilhões

Formação do Planeta Terra (sistema Solar) - Os Primeiros humanóides semeiam seu código genético em várias partes da galáxia.

TNG

The Chage


1893

O Comandante Data é transportado acidentalmente ao passado por alienígenas e em confronto perde a cabeça que é recuperada somente no século 24.

TNG

Times Arrow


1967

A Nave Temporal Aeron do século 29º cai em Sierra Alta na Califórnia, e foi encontrada por Henry Starling que explorou sua tecnologia para fundar a companhia Chronowerx e iniciar a revolução dos computadores na Terra. Esta foi uma linha de tempo alternada. É possível que, depois dos acontecimento de "Future End" a linha de tempo fosse restaurada e a Chronowerx nunca de fato tenha existido.

VOY

Future's End


1968

A Enterprise viaja de volta no tempo onde Gary Sete está em uma missão prevenir uma guerra nuclear. No curso dos eventos um ogiva de combate nuclear explode só 100 milhas sobre a superfície de Terra, como uma advertência para humanidade,

TOS

Assignment: Earth


1969

Neil Armstrong torna-se o primeiro homem a andar sobre um corpo celeste, no caso a lua terrestre.

Realidade


1969

A Enterprise viaja acidentalmente para o passado da Terra ao passar por uma estrela escura, um efeito que será conhecido depois como o efeito de estilingue. A nave é descoberta pelo Piloto da Força Aérea John Christopher. Um possível dano para a linha secular é consertado, de forma que nenhum registro exista do incidente.

TOS

Tomorrow is Yesterday


1977

A primeira nave espacial chamada Enterprise é lançada (Shuttle OV-101) pela NASA. O "ônibus Espacial" fez apenas alguns vôos orbitais.

Realidade


1986

Kirk, Spock, McCoy, Sulu, Scott, Uhura e Chekov visitam Terra com uma Ave de Rapina Klingon e levam baleias Jubarte para o futuro salvando a humanidade. Eles fornecem para o Dr. Nichols da companhia Plexicorp a fórmula para alumínio transparente.

TOS

The Voyage Home


1990-1996

Guerra mundial ocorrida na Terra com frentes principais na Ásia, causada por uma raça de super-humanos que não queriam ficar em condição de igualdade com os outros. Seu líder, Khan Noonian Singh, fugiu da Terra quando a derrota era iminente.

TOS

Space Seed


1996

Magnata da Microeletrônica Henry Starling desaparece misteriosamente depois de uma explosão em seu edifício comercial. Permanecerá desconhecido até que no 24º século descobre-se que ele estava tentando viajar ao 29º século e que sua Nave Temporal foi destruída pela USS Voyager . É possível que, depois dos acontecimento de "Future End" a linha de tempo tenha sido restaurada e esses acontecimentos nunca de fato existiram.

VOY

Future's End


1999

Lançamento da sonda espacial não tripulada Voyager 6 criada para coletar dados e retransmiti-los à Terra. Desapareceu em um buraco negro e emergiu em outra parte da Galáxia, caindo em um planta habitado por máquinas. Retornou a Terra em 2271, completamente modificada e com vida própria atrás de seu "criador".

TOS

Motion Picture


2002

A sonda Nômade, construída por Jackson Roykirk, é lançada da Terra em uma missão para buscar vida extraterrestre. Depois de uma colisão com uma sonda alienígena Tan Run, Nômade se transformará em uma arma mortal que busca destruir vidas que considera imperfeitas.

TOS

The Chamgeling


2004

Três Xindis viajam de volta no tempo para Detroit, Michigan. Eles contratam alguém para seqüestrar os humanos com diferentes tipos sanguíneos, baseado nos quais eles desenvolvem e quase conseguem libertar uma arma bacteriológica..

ENT

Carpenter Street


2024 Sisko, Bashir e Dax se materializam em São Francisco após acidente de transporte. Sisko e Bashir são levados a um Distrito Santuário onde Gabriel Bell que salvaria as vidas de muitos reféns é morto acidentalmente por causa da presença deles. Sisko então assume a identidade de Gabriel e mantém a linha temporal. Registros históricos de Gabriel Bell mostram a fotografia de Sisko como o homem que pacificamente terminou a revolta

DS9

Past Tense


2037

A NASA lança em 23 de julho a nave Charybdis comandada pelo Coronel Steven Rickey. É a terceira tentativa para explorar além do sistema solar da Terra. O nave é declarada perdida depois da perda do sinal de telemetria.

TNG

The Royale


2050

Os Andorianos começam a terraformar um planetóide que eles chamam Weytahn perto do Sistema Vulcano). Também é mencionado no episódio que "o planeta esteve deserto durante quase 100 anos". Inicio das disputas territoriais entre Vulcanos e Andorianos. .

ENT

Cease Fire


2050

A III Guerra mundial devasta Terra. São mortos cerca de  600 milhões e muitas das principais cidades são destruídas. Os governos e sistemas legais desmoronam em grande parte da Terra.

TNG

First Contact


2061

Zefran Cochrane descobre a teoria e inventa o Dispositivo de Dobra Espacial.

TNG

First Contact


2063

Primeiro contato extraterrestre - Estimulados pela descoberta do Dispositivo de Dobra Espacial pelos Terráqueos e a confirmação de um primeiro vôo dentro do Sistema Solar feito pela Phoenix, os Vulcanos fazem o Primeiro Contato com os Terráqueos. Neste período a tripulação da USS Enterprise-E ajuda ao cientista Zefran Cochrane a realizar este vôo em função de um grupo de Borgs do futuro que retorna ao passado da Terra para evitar o primeiro contato.

TNG

First Contact


2067

A Friendship One foi lançada da Terra, Somente quatro anos depois do vôo de dobra de Cochrane. Trata-se de uma sonda de espaço profundo para contatar outras civilizações.

VOY

Friendship One


2117

Zefran Cochrane desaparece, aos 87 anos, em Alfa Centauri, e muitos boatos são criados sobre seu paradeiro.

TOS

Metamorphosis


2123

A SS Mariposa é lançada para colonização do setor Ficus. Um acidente leva os colonos para o planeta Bringloid V, posteriormente batizado de planeta Mariposa. Restaram apenas cinco sobreviventes da queda e eles mantiveram a colônia utilizando tecnologia de clonagem.

TNG

Up the Long Ladder


2133 O líder religioso Bajoriano Kai Taluno, enquanto viajava pelo Cinturão de Denorios, experimentou um mau funcionamento da sua nave e fica a deriva por vários dias. Taluno informou que teve uma visão que descreve como "os céus se abriram, e quase engoliu minha nave". Primeira relato sobre a Fenda Espacial Bajoriana.

DS9

Emissary


2139

Emory Erickson filho de Quinn, inventor do Transporte, desaparece durante uma experiência com o teletransporte sub-quântico.

ENT

Daedalus


2143

A NX-alfa, o primeiro dos protótipos das naves NX, pilotada por A. G. Robinson,. é despedaçada depois que o Robinson alcançou a Dobra 2.2. Logo após o incidente, o Jonathan Archer e Robinson alcançam a Dobra 2.5 com a nave NX-beta em um vôo sem autorização. Os protótipos de NX são consolidados como nova plataforma, somente três meses depois do incidente..

ENT

First Flight


2150

Por volta deste ano todos os países em Terra se uniram no Governo Unificado da Terra.

TNG

Attached


2151

Lançada a primeira Nave Estelar chamada Enterprise - Após o desenvolvimento de um motor de dobra que atingisse dobra 5, é finalmente lançada a NX-01 Enterprise, sob o comando do Capitão Jonathan Archer, apesar da opinião contrária dos Vulcanos.

ENT

Broken Bow


2151

Primeiro contato entre humanos, Klingons e Sulibans. A Enterprise NX-01 foi a primeira Nave Estelar equipada com um tele-transporte biomolecular. Foram introduzidas as pistolas de Fase na Frota Estelar. As pistolas de Fase foram uma primeira versão menos potente das armas phasers. A Terra se envolveu politicamente nas tensões existentes na época entre os Vulcanos e os Andorianos, e culminou com a destruição do monastério e posto de escuta vulcano de P'Jem.

ENT

Broken Bow

The Andorian Incident

Shadows of P'Jem


2152

Primeira visita de humanos ao planeta Risa..Depois da destruição da Colônia Mineira de Paraagan, a missão da Enterprise foi temporariamente cancelada até descobrirem que, de fato, os Sulibans foram os verdadeiros responsáveis pelo desastre. A Enterprise estabeleceu o primeiro contato com os Romulanos quando a nave entrou em um campo minado.

ENT

Two Days and Two Nights

Shockwave

Minefield


2152

O Capitão Archer torna-se o mediador na disputa entre os Vulcanos e Andorianos pelo planetóide Weytahn/Paan Mokar. Neste mesmo ano, depois de capturado e julgado, o Cap. Archer foi enviado a prisão de Rura Penthe pelos Klingons, mas posteriormente salvo. Um tratado de paz entre os Vulcanos e os Andorianos foi assinado.

ENT

Cease Fire

Judgment

Awakening


2153

A Nave Estelar Vulcana Seleya desapareceu em uma anomalia espacial conhecida como Expansão. Na Terra, um grupo de Seres Cibernéticos de origem desconhecida foram encontrados no Pólo Norte dentro de uma nave em forma de esfera caída na Terra, Estes seres foram reativados acidentalmente e assimilaram um grupo de pesquisadores, seqüestrando um transporte, mas foram impedidos e destruídos pela Enterprise NX-01.

ENT

Impulse

Regeneration


2153

Uma sonda espacial enviada pela raça Xindi atacou a Terra, matando 7 milhões de pessoas. A Enterprise foi enviada em uma missão dentro da região espacial denominada Expansão para evitar um possível segundo ataque que destruiria o planeta. Dentro da Expansão a tripulação encontrou anomalias espaciais que emergiam de esferas enormes. A Enterprise se alia aos Andorianos para capturar um protótipo da arma Xindi, mas a aliança se rompeu quando os Andorianos quiseram roubar os segredos da arma.

ENT

The Expanse

Anomaly

Proving Ground


2154

Cap. Archer consegue provar que as esferas foram construídas por uma espécie transdimensional que persuadiram os Xindis a destruir a Terra por causa de uma guerra na qual a Terra destruiria o planeta natal Xindi, supostamente a 400 anos no futuro. A guerra no futuro será conduzida de fato pelos humanos e Xindis, mas como aliados contra os Construtores das Esferas. Um segundo, ataque muito mais poderoso dos Xindis-Reptilianos a Terra foi evitado, e a rede de esfera foi destruída.

ENT

Azati Prime

Zero Hour


2154

Um atentado a bomba na Embaixada da Federação em Vulcano, no qual Almirante Forrest foi morto, iniciou uma crise em Vulcano que somente foi resolvida pela descoberta do Kir'Shara pelo Cap. Archer. Neste recipiente continha os verdadeiros ensinamentos de Surak e marcou o retorno da sociedade Vulcana ao caminho da lógica pura.

ENT

The Forge

Awakening

Kir'Shara


2155

O movimento xenofóbico Terra Prime comandado pelo seu líder Paxton tenta expulsar todos os estrangeiros / alienígenas do Sistema Solar e foram impedidos pela tripulação da Enterprise.

ENT

Demons

Terra Prime


2156

Ultimo contato direto com os Klingons, com apenas rumores de atritos internos entre as grandes casas.

DIS

Vucan Hello


2157-2160

Guerra contra os Romulanos - Devido a divergências quanto à fronteira entre os dois governos foi deflagrada uma guerra que durou de 2157 a 2160, quando, na Batalha de Cheron os Romulanos foram derrotados e assinaram um acordo de paz (Tratado de Algeron). O Tratado fixou a fronteira entre os dois governos e estabeleceu a Zona Neutra uma área de largura de 1 ano-luz nesta fronteira.

TOS

Balance of Terror


2158

Lançada a USS Venture NCC-211 - Primeira Nave Estelar chamada USS Venture da Frota Estelar (Deadalus Classe). A última nave da classe Deadelus foi retirada de serviço em 2196, depois da perda misteriosa da USS Venture. Mas ela não foi destruída e nove anos depois em 2205 ela retorna para casa depois de enfrentar as conseqüências de uma violenta tempestade subespacial.

Venture

Frota Estelar


2161

Fundação da Federação Unida dos Planetas - Temendo mais uma Guerra em proporção maior, a Terra mais seus aliados (vulcanos, tellaritas, alfa centauris e andorianos), decidiram criar a Federação Unida dos Planetas, que englobaria além destas raças, qualquer outra raça que concordasse com os termos da FUP (Sigla para Federação Unida dos Planetas ou UFP United Federation of Planets). Para isso códigos de ética foram criados, como um novo sistema de lei que resguarda a soberania de cada planeta e de cada raça. A Federação Unida dos Planetas constitui a união das raças em favor da paz e da prosperidade mutua tendo como meta a liberdade dos seres vivos e a soberania dos planetas. Atualmente a FUP engloba aproximadamente 150 planetas e colônias todas unidas em um ideal: propagar de forma igualitária as ciências, tecnologia, a cultura e filosofia dos povos envolvidos, buscando de forma diplomática a convivência e defendendo de possíveis inimigos qualquer território sobre a guarda da Federação Unida de Planetas. Para tanto foi criada a Constituição da Federação Unida dos Planetas que garante o cumprimento das leis de igual forma para todos os membros ao mesmo tempo que prevê a soberania e os governos individuais de cada planeta, que não podem interferir na política de outros povos membros. Outro ponto importante da Constituição é a lei que garante a liberdade individual de cada ser vivo, contra o estado ou sistemas opressores, esta lei está explanada no artigo Sétimo da lei civil de garantia e proteção individual do ser vivo. Um dos mais importantes artigos da Constituição que protege qualquer cidadão contra a incriminação (sem provas) e discriminação.

TOS

Court-Martial

TNG

The Outcast

DS9

Homefront

ENT

These Are The Voyages


2167

A Nave Estelar Archon foi destruída por Landru em órbita de Beta III no Sistema da  estrela C-111. Alguns dos membros da tripulação são mortos, mas muitos mais são absorvidos na Sociedade de Beta III que era controlada por um computador.

TOS

Return of the Archons


2172

O poeta Bajoriano Akorem Laan embarcou a bordo de uma nave sub-luz para uma viagem interplanetária de navegação solar. Ele desapareceu na Fenda Espacial Bajoriana, e seu destino permaneceu um mistério até 2372 quando Os Profetas (Aliens da Fenda) mudaram a linha secular e o mandaram de volta a Bajor.

DS9

Accession


2205

Retorno da USS Venture NCC-211 - Retorno da Nave USS Venture (Classe Deadalus). Ela retornou para casa depois de enfrentar as conseqüências de uma violenta tempestade subespacial. Na sua jornada a USS Venture estabeleceu o primeiro contato com os Medusanos, que com suas habilidades navegacionais foram fundamentais para o retorno ao espaço da Federação.

Venture

Frota Estelar


2236

Acidente com a SS Columbia - A nave cai no planeta Talos IV e tem apenas uma sobrevivente.

TOS

The Cage


2245 Lançada a USS Enterprise NCC-1701 - Espaçonave da classe constitution lança da Doca São Francisco em órbita da Terra, sob comando do capitão Robert April, iniciando sua primeira missão de 5 anos de exploração espacial.

TOS

Menagerie


2249 Embaixador Sarek de Vulcano, apresenta sua tutelada Michael Burnham, à Capitão Philippa Georgiou para inicio de seus serviços junto a Frota Estelar na nave USS Shenzhou NCC 1227, após sua graduação na Academia de Ciências Vulcana.

DIS

Battle at the Binary Stars


2251 A USS Enterprise inicia sua segunda jornada - Agora sob o comando do Capitão Christopher Pike, a Enterprise parte para sua segunda missão de exploração de 5 anos e em 2252 o ainda cadete da Academia da Frota, Spock inicia seu serviço a bordo da Enterprise.

TOS

Menagerie


2254 A USS Enterprise descobre o que aconteceu com a SS Columbia - Apesar de todos os subterfúgios Talosianos descobre-se o que realmente aconteceu. Em razão destes fatos, em 2255, é criada a Ordem Geral 7, que proíbe qualquer contato com o planeta Talos IV. A desobediência é punida com a pena de morte.

TOS

The Cage


2255

Em sua última comunicação sub-espacial antes de 2366, a Corporação Sheliak e a Federação Unida de Planetas estabeleceram o Tratado de Armens no qual a Federação cede o planeta Tau Cygna V a Corporação Sheliak.

TNG

Ensigns of Command


2256

1207.3

USS Shenzhou NCC 1227 foi enviada para os limites do espaço da Federação para investigar um retransmissor subespacial avaliado. Ao encontrar um artefato Klingon em espaço da Federação, aciona a Frota Estelar para um possível confronto depois de 100 anos sem contato com os Klingons.

DIS

Vucan Hello


2256

1207.3

USS Shenzhou NCC junto com a armada da Frota Estrelar entra em confronto com os Klingons liderados por T"Kuvma que tenta reunificar as 24 grandes casas Klingons entorno de um inimigo comum - A Federação.

DIS

Battle at the Binary Stars


2266 Dr. Leonard H. McCoy foi designado para a nave USS Enterprise com cirurgião chefe em substituição ao Dr. Mark Pip. A USS Enterprise, agora sob o comando do recém promovido Cap. James T. Kirk, fez contato com uma nave desconhecida da Primeira Federação.

TOS

The Corbomite Maneuver


2266 Postos na Zona Neutra Romulana são atacados - Vários postos da Federação ao longo da Zona Neutra são atacados por nave Romulana com sistema de camuflagem, tornando-a invisível aos sensores, e equipada com um poderosa arma de phasma. A USS Enterprise consegue destruir a nave evitando uma possível incursão romulana e nova guerra.

TOS

Balance of Terror


2267 Gorns atacam posto avançado da Federação - Primeiro ataque e contato com a raça Gorn, que destruiu completamente posto avançado em Cetrus III.

TOS

Arena


2267 Tratado de Orgânia - Colocando fim a um longo período (49 anos) de agressões mútuas entre os Klingons e Terráqueos, foi assinado em 2267 o Tratado de Orgânia. Nesse Tratado foi fixada a fronteira entre os dois impérios com a criação de uma zona neutra entre eles.

TOS

Errand of Mercy


2267 Conferência de Babel - Onde os embaixadores dos governos vulcano, andoriano, tellarita mais um representante terráqueo, se reuniram no planetóide chamado Babel para discutir o ingresso dos planetas da Aliança Coridan na Federação Unida dos Planetas.

TOS

Journey to Babel


2267 Encontrada a SS Botany Bay- Uma antiga nave de sono criogênico foi encontrada a deriva no espaço, cujos seus passageiros foram exilados das Guerras Eugênicas da Terra. Estes sob a liderança de Khan N. Soon, tentaram tomar o controle da USS Enterprise. Kirk os exila em um planeta deserto.

TOS

Space Seed


2268 Primeiro contato com os Tholianos - Em 2268 a Federação tentou também um acordo diplomático com a Assembléia Tholiana, raça extremamente territorial, que acusou a USS Defiant de adentrar em seu espaço sem permissão (Tholian Web - episódio da série clássica). Até hoje o espaço Tholiano é evitado.

TOS

Tholian Web


2268 Aliança Klingon-Romulana - Com o objetivo de fazer frente à FUP, Klingons e Romulanos assinaram uma aliança em 2268. Teoricamente essa aliança perdurou até 2270. O que de mais marcante ficou desse acordo foi a assimilação da tecnologia de camuflagem dos Romulanos pelos Klingons e a utilização de projetos de naves klingons pelos romulanos.

TOS

Enterprise Incident


2269-2270 Almirante Kirk - O Cap. James T. Kirk foi promovido a almirante, e designado a frente do Centro de Operações de Frota Estelar A Enterprise sofreu um grande refit (remodelação) nas Docas Secas de São Francisco. O Cap. Decker assume comando da nave.

TOS

Motion Picture


2271 V'Ger - A sonda não tripulada Voyager 6 retorna a terra modificada e como um ser ciente para encontrar seu "criador". Nesta viagem de volta a Terra adquiriu tanto conhecimento que ganhou consciência própria. Entretanto V'ger sentia-se vazio e incompleto, até que o sacrifício do Comandante Decker e da Tenente Ilia, que uniram-se a ele, permitiu a transformação numa forma de vida superior.

TOS

Motion Picture


2278

A Nave Estelar USS Bozeman desaparece tentado escapar de um loop temporal na Expansão Typhoon.

TNG

Cause and Effect


2285 Um planeta é criado após a detonação do dispositivo Gênesis - Khan Noonian Singh se apoderou da nave USS Reliant que estava em uma missão científica, checando o planeta Ceti Alpha V, no qual Khan havia sido exilado. Khan deixou a tripulação da Reliant em Ceti Alpha V e foi vingar-se do então Almirante Kirk, mas ao morrer detonou o dispositivo Gênesis e criou o planeta Gênesis no setor Mutara. A USS Grissom foi designada para investigar o planeta recém-formado, mas foi destruída por uma nave klingon tentando tomar o segredo do dispositivo para o Império Klingon.

TOS

The Wrath of Khan


2286 Lançamento da USS Enterprise NCC-1701-A - Terceira nave da Frota a receber o nome Enterprise, lançada sob comando do agora Capitão James T. Kirk, após se rebaixamento por desobedecer ordens diretas e salvar o capitão Spock da morte.

TOS

The Final Frontier


2290 Hikaru Sulu promovido a Capitão - Sulu é promovido a capitão e recebe o comando a novíssima nave estelar USS Excelsior NCC-2000, partindo para uma missão científica no quadrante Beta próxima a Zona Neutra Klingon.

TOS

The Undiscovered Country


2292 Lançamento da USS Venture NCC-2011 -  A segunda nave da Frota Estelar com o nome USS Venture (classe Excelsior, foi uma das primeiras naves desta classe) teve uma longa história de serviço, servindo como um ponto de apoio da Frota na fronteira junto a Zona Neutra Romulana durante mais de 60 anos, antes de ser finalmente descomissionada em 2355 sob as ordens do Capitão Owen Paris que depois veio ser promovido a Almirante.

Venture

Frota Estelar


2293 Zona Neutra Klingon, é desativada, devidos acordos entre o Império Klingons e a FUP - Quando o Chanceler Gornkom é substituído por sua filha Azetbur e o Império Klingon sagra acordo de paz com a Federação devido problemas internos de fornecimento de energia. Com o acordo a Federação se dispõe a auxiliar o Império klingon com tecnologia.

TOS

The Undiscovered Country


2293 Lançamento da USS Enterprise NCC-1701-B - A quarta nave a receber o nome, Enterprise-B foi batizada em 2293 e posta sob o comando do Capitão John Harriman. A sua viagem inaugural foi interrompida por causa de um sinal de socorro de naves el'aurianas, pegas numa faixa energética com extrema força gravitacional, chamada de Nexus. A Enterprise-B salvou 47 pessoas da nave Lakul, mas foi pega no campo gravitacional também. Enquanto tentava fazer o defletor principal simular uma descarga de anti-matéria para liberar a nave, o Capitão Kirk foi jogado ao Nexus por causa de uma abertura no casco da nave.

TNG

Generations


2294 Desaparecimento do Engenheiro Chefe Scotty - Após sua aposentadoria Scotty embarca na nave USS Jenolan rumo a Colonia Norpin, as a nave colide com uma Esfera de Dyson.

TNG

Relics


2305 Nascimento de Jean-Luc Picard - Data aproximada do Nascimento do futuro Capitão Jean-Luc Picard, esta data foi obtida indiretamente devido ao fato de seu alistamento na Academia da Frota Estelar com 17 anos na data 2322.

TNG

Coming of Age


2309 Aproximação Cardassiana a Bajor - A União Cardassiana oferece voluntariamente ajuda ao podre e sub-desenvolvido planeta Bajor, como parte dos preparativos para invasão do planeta.

DS9

The Emissary


2311 Ataque Romulano - Milhares de Cidadãos da Federação morreram no Incidente Tomed. Depois desse incidente a Federação e o Império Romulano assinaram o Tratado de Algeron, onde a Federação se comprometia a não desenvolver a tecnologia de Camuflagem em troca do exílio e não interferência dos Romulanos na Federação.

TNG

The Neutral Zone The Pegasus


2325 Aparecimento dos Son'a - Os Son'a dominam e subjugam os Tarlacs e os Elloras, os incorporando a sua sociedade como classes inferiores destinada a serviçais.

TNG

Insurrection


2328 Guerra Bajoriana-Cardassiana - O planeta Bajor foi dominado pelos Cardassianos de 2328 a 2368, promovendo o genocídio de milhares de Bajorianos. A Resistência bajoriana inicia uma luta baseada na guerrilha e terrorismo para expulsar os Cardassianos. Em 2372 foi assinado Tratado de paz entre Bajorianos e Cardassianos. A Base Estelar Cardassiana Tenok Nor fica sob o controle Bajoriano e da FUP, e é renomeada Deep Space Nine.

DS9

The Emissary


2331 Nascimento de Benjamin Sisko - Joseph Sisko e Sarah uma "Profeta" (Entidade Alienígena da Fenda Espacial) se casam na Terra logo temos o nascimento de Benjamin Lafayette Sisko.

DS9

Image in the Sand


2333 Primeiro Comando de Picard - Quando o Capitão da USS Stargazer é morto, Jean-Luc Picard assume o comando da nave.

TNG

The Battle


2335 Ataque da Entidade Cristalina - Depois de três tentativas frustadas de criar um andróide com celebro positrônico,  Dr. Noonien Soong constrói Lore, mas ela apresenta um comportamento perigoso e é desativado. Algum tempo depois ele constrói outro andróide, menos emocional com o nome de Data. Soong tenta melhorar o aspecto humano de sua criação programando as  todas as memórias dos colonos de Omicron Theta dentro de sua memória, mas antes de ser reativado a Entidade Cristalina Ataca e mata todos os habitantes.

TNG

Datalore


2338 Data encontrado - Andróide Data é encontrado desativado nas ruínas da colônia no planeta Omicron Theta pela tripulação da USS Tripoli, depois do ataque sem precedentes da Entidade Cristalina.

TNG

Datalore


2344 USS Enterprise-C destruída - A nave estelar USS Enterprise NCC-1701-C, classe ambassador, foi destruída defendendo um posto avançado Klingon em Narendra III de uma ataque Romulano. A nave estava sob o comando da capitã Rachel Garrett e sua destruição ajudou a selar a paz entre os klingons e a Federação.

TNG

Yesterday's Enterprise


2346 Tratado de Khitomer - Um Tratado de paz entre a FUP e os Klingons foi assinado depois de um ataque Romulano a Khitomer. A USS Intrepid respondeu ao pedido de socorro klingon, socorrendo alguns sobreviventes, entre eles o pequeno Wolf, filho de Mogh. Levado a terra foi adotado pela família Rozhenko. Alguns Klingons foram capturados e levados pelos romulanos a campo de prisioneiros secreto em Carraya.

TNG 

Sins of the Father Birthright


2350-2366 Guerra contra os Cardassianos - Por volta de 2350 a FUP havia colonizado diversos planetas em território considerado Cardassiano e vice-versa. Esse fato deu início a conflitos bélicos entre os dois povos. Um Tratado de paz foi assinado em 2366. Esse Tratado estabeleceu a fronteira entre a FUP e a União Cardassiana, e determinou uma zona desmilitarizada abrangendo a área em litígio. Durante a retirada dos colonos da FUP dos territórios Cardassianos, um grupo de colonos descontentes (Maquis) com essa estratégia passou a executar atos terroristas na região, e começaram a ser combatidos tanto pela FUP como pela União Cardassiana.

DS9

Maquis


2351 Construção de Terok Nor - Os militares Cardassianos constroem uma Estação Mineradora denominada Terok Nor, em orbita de Bajor. Após o término da Guerra esta Estação foi entregue ao controle dos Bajorianos e da Federação, sendo denominada Deep Space Nine.

DS9

Babel


2351

Contato com a USS Voyager  - Uma Nave Científica Romulana a Talvath, investigando um fenda espacial microscópica, faz contato com a nave USS Voyager, 20 anos no futuro no quadrante Delta. O Comandante Telek R'Mor recebeu um chip de computador contendo mensagens para serem entregues aos familiares da tripulação da Voyager, vinte anos depois quando desaparecer a nave.

VOY

Eye of the Needle


2353 Tholianos atacam base da Federação - Kyle Riker é o único sobrevivente deste ataque.

TNG

The Icarus Factor


2354

O casal de cientistas Hansers e sua filha, partem em missão científica a bordo da Nave Estelar Raven, sua pesquisas envolvem uma estranha raça de humanóides biônicos, os até então desconhecidos Borgs.

VOY

The Raven


2355 Ataque a USS Stargazer - A nave USS Stargazer foi ataca por uma nave desconhecida, na batalha o Cap. Picard se utiliza de uma manobra, posteriormente denominada "Manobra Picard", para destruir a nave agressora, porém Picard e sua tripulação foram obrigados a abandonar a nave. A nave agressora foi identifica como Ferengi, tendo sido um dos primeiros encontros com essa raça. 

TNG

The Battle


2355 Instituído no currículo da Academia da Frota Estelar treinamento contra ataques Tholianos.

TNG

First duty


2357 O Cargueiro SS Odin foi seriamente danificado perto do planeta Angel One, e quatro sobreviventes conseguiram chegar ao planeta em cápsulas de fuga depois de 4 meses de viagem.

TNG

Angel One


2358 USS  Pegasus Desaparece - Um motim se instala na USS Pegasus quando seu Capitão Pressman testava um dispositivo phasico de camuflagem considerado ilegal. Pressman e alguns oficiais leais, entre eles o Ten. William Riker, tiveram de abandonar a nave quando a Pegasus ficou presa num asteróide durante uma falha no dispositivo de camuflagem. O resto da tripulação foi dada como morta.

TNG

The Pegasus


2360

Primeira Nave Assimilada - A Nave Estelar da Federação USS Tombaugh é a primeira nave da Federação a ser assimilada pelos Borgs.

VOY

Infinite Regress


2361 Ultimo Contato com Turkana IV - A USS Potemkin estabelece o último contato com a colônia da Federação em Turkana IV, antes visita da USS Enterprise-D em 2367.

TNG

Legacy


2361 Duplicata de Riker - A bordo da USS Potemkin durante uma missão de resgate em Nervala IV. O padrão do Ten. Willian Riker foi duplicado por um defeito no transporte e se materializado na superfície ficando preso no planeta por 7 anos.

TNG

Second Chances


2364

41153.7

Lançamento da USS Enterprise NCC-1701-D - Lançada da Doca Utopia em órbita de Marte a sexta nave classe Galaxy da Frota Estelar sob o comando do capitão Jean-Luc Picard. Em sua primeira missão entra em contato com uma forma de vida extra-dimensional chamada "Q".

TNG

Encounter at Farpoint


2364

41601.3

A Tenente Natasha Yar é morta por uma entidade maligna denominada Armus. O Tenente Klingon Worf é promovido a Oficial Chefe de Segurança da Enterprise.

TNG

Skin of Evil


2364

41775.5

Anticanos são aceitos como membros da Federação. Neste ano uma inteligência alienígena tenta tomar o controle da Frota Estelar dominando seus oficiais superiores.

TNG

Conspiracy


2364

41986.0

Três pessoas do século 20, congeladas criogenicamente, são encontradas em um velho satélite da Terra, e são reavivadas pela Dra. Crusher. Os Romulanos são vistos na fronteira da Zona Neutra depois de 53 anos isolados. Postos Avançados nos dois lados são destruídos por uma força desconhecida, provavelmente os Borgs. Um conflito pode ser evitado, mas os Romulanos anunciaram que eles voltariam a estar mais presentes.

TNG

The Neutral Zone


2365

42609.1

Seguindo um pedido de socorro do Capt. Varley da USS Yamato, a Enterprise entra na Zona Neutra, porém tarde demais e a nave classe Galaxy explode depois de mau funcionamento do computador. Os diários de Varley revelaram que ele achou o planeta místico Iconia. Picard, Worf e Dados se transportam ao planeta para examinar a tecnologia Iconiana - inclusive um portal que permite chegar a planetas remotos em segundos. O Cap. Picard destruiu a tecnologia Iconiana para impedir que caísse nas mãos dos Romulanos.

TNG

Contagion


2365

42761.3

Primeiro contato oficial entre a Federação e os Borgs - Através de "Q" que transporta a USS Enterprise-D para o quadrante Delta, alertando a Federação de um possível confronto no futuro com um inimigo que se regenera rapidamente e se adapta às diversas armas existentes.

TNG

Q Who?


2365

42901.3

A Emissária da Federação K'Ehleyr, meio-humana e meio-Klingon, é enviada para ajudar com o encontro com um velha Cruzador Klingon cuja tripulação não está ciente da aliança Klingon-Federação. Quando a tripulação do cruzador Klingon despertou, Worf e K'Ehleyr agiram como os comandantes da Enterprise, sugerindo assim que o Império Klingon era a força dominante.

TNG

The Emissary


2366 Nave Breen ataca nave Cardassiana próximo ao planeta Dozária.

DS9


2366

43133.3

A Corporação insectoide Sheliak reivindicou que a colônia humana no planeta Tau Cygna V  estava em seu território, de acordo com o Tratado de Armens de 2255. A Colônia devia ser evacuada dentro de três dias, caso contrário eles matariam os colonos. O Ten. Com. Data é enviado devido a altas taxas de radiação no planeta. Depois de estudar o Tratado, o Cap. Picard conseguiu negociar várias semanas para a evacuação da colônia.

TNG

The Ensigns of Command


2366

43462.5

A Enterprise ajudou na fuga de uma pequena nave de reconhecimento Romulana na Zona Neutra com um desertor de baixa patente Setal, que revelou um plano romulano para retomar a Zona Neutra de uma base secreta em Nelvana III. Posteriormente foi revelado que o desertor era de fato o Almirante Jarok em uma missão de paz, preocupado sobre o futuro de sua família em caso de uma nova guerra. Com a ajuda dos Klingons foi descoberto que era tudo uma armadilha romulana para Federação e para o próprio Alm. Jarok.

TNG

The Defector


2366

43625.2

A USS Enterprise-C desaparecida a 22 anos atrás quando defendia o posto avançado Klingon de Narendra III contra o Romulanos, apareceu de uma rachadura temporal, alterando a linha de tempo, inclusive com Tasha Yar ainda viva. A Federação estava em guerra com o Império Klingons, obviamente porque a Enterprise-C não apoiou os Klingons no passado. Guinan foi a única a notar a mudança, e pode convencer o Cap. Picard a enviar a Enterprise-C de volta para corrigir história. Tasha Yar decide ficar na Enterprise-C sabendo que a nave enfrentaria uma batalha desesperada. Logo que a Enterprise-C entra na rachadura temporal, a história "real" é restabelecida.

TNG

Yesterday's Enterprise


2366

43989.1

Ataque surpresa dos Borgs ao espaço da Federação - Foi quando houve a grande Batalha de Wolf 359 e a frota perdeu quarenta de suas naves. A década de 2360 foi marcada pela descoberta do Wormhole próximo a Bajor, e pela entrada em cena dos Borgs. Eles foram responsáveis pela destruição de diversas colônias Romulana e da FUP próximas à zona neutra (2364). Em 2366 os Borgs assimilam o Capitão Picard e empreendem um ataque à Terra.

TNG

The Best of Both Worlds


2367

45020.4

Guerra Civil Klingon - Romulanos atacaram bases Klingons no Planeta Khitomer no ano de 2346. Duras, um importante membro do Conselho Klingon vendeu informações para os Romulanos. O conhecimento desse fato pela população poderia desencadear uma guerra civil. Então decidiu-se colocar o culpa em Mogh, um outro membro do Conselho que havia sido morto no ataque dos Romulanos. Na época, o único membro vivo da família de Mogh (Worf) vivia na Terra sob cuidados de um oficial da Frota Estelar. Porém, um outro membro da família de Mogh que permanecera em silêncio durante anos (o Comandante Kurn) encontra Worf (seu irmão) em 2366 e os dois decidem levar a verdade para o Conselho. K’mpec, presidente do Conselho, conversa com os dois irmãos que decidem deixar as coisas como estavam. Duras, entretanto, acaba sendo morto por Worf. Seguidores da família Duras envenenam K’mpec. Gowron é escolhido chanceler em substituição a K’mpec e em detrimento de Toral, candidato da família Duras. As desavenças entre os Duras e os defensores de Gowron são o estopim da Guerra Civil Klingon que estoura em 2367. Gowron sai vitorioso após uma ajuda indireta do Capitão Picard que corta o envio de suprimentos pelo Romulanos, a honra da família de Mogh é restituída e um tratado de paz é assinado com a FUP.

TNG

Redemption


2367 Lançamento da USS Venture NCC-71854 - A terceira nave USS Venture (classe Galaxy) foi lançada em 2367 e teve papel fundamental na guerra contra o Dominion. Em 2372 era a nave líder de uma armada enviada pela Frota Estelar para o Estação Deep Space 9 quando da invasão klingon ao espaço cardassiano. O almirante Hastur comandou a armada da USS Venture. Já em 2374 a USS Venture participou da ousada missão de retomada da Estação Deep Space 9 do controle do Dominion, prevenindo uma grande invasão de naves do Dominion no quadrante alfa.

DS9

Call To Arms


2367 O Transporte Pessoal Cardassiano Ravinok é dado como desaparecido. Entre os passageiros estão a Amante Bajoriana de Gul Dukat e sua filha Tora Ziyal. Neste mesmo ano, a Federação Unida dos Planetas e a União Cardassiana assinam um Tratado de Paz.

DS9

Indiscretion

TNG

The Wounded


2368

45236.4

Embaixador Spock em Romulos - O embaixador vulcano Spock viaja sem avisar para Romulos, planeta natal do Império Romulano, gerando suspeitas de uma deserção. Mas com a interferência do Capitão Picard e Data, descobre-se ser uma cilada com objetivo de invadir e tomar o planeta Vulcano dentro do espaço da FUP. Após o incidente o embaixador Spock permanece secretamente em Romulos tratando de assuntos pertinentes à unificação entre os povos romulano e vulcano.

TNG

Unification


2369 Primeira conferência com Lenarianos Feita a primeira tentativa de convivência pacífica - Um grupo Lenariano atacou a USS Enterprise-D e acusou o Capitão Picard de ter atacado nave Lenariana. Desde então a Federação considera-os inimigos e vice-versa. TNG

2369

46125.3

A USS Enterprise-D descobriu uma esfera de Dyson, uma imensa estrutura artificial construída ao redor de uma estrela. A Nave Estelar USS Jenolan colidiu com essa esfera, e surpreendentemente o seu transportador ainda estava operando em um ciclo diagnóstico contínuo depois de 75 anos, preservando o padrão de um sobrevivente: Capitão Montgomery Scott.

TNG

Relics


2369

46379.1

Os Cardassianos abandonam Bajor - Com a revolta e o levante dos bajorianos os cardassianos abandonam a antiga base cardassiana "Terok Nor", construída em 2351 para controlar o espaço do planeta Bajor, um acordo com a Federação é estipulado e a Frota fica incumbida de vigiar o setor e assegurar a paz para os bajorianos. A estação agora denominada  "Deep Space Nine" além de ser um entreposto da Federação também é um grande centro comercial, científico e de importância estratégica para o distante Quadrante Gama, isso devido à Fenda Espacial ou buraco de minhoca (Wormrole) descoberto por Sisko logo de sua chegada na Base.

DS9

The Emissary


2369

46519.1

Deanna Troi foi alterada cirurgicamente para se parecer uma Romulana. Ela foi intorduzida na Ave de Guerra Khazara no disfarce de uma oficial do Tal Shiar para ajudar na deserção de três personalidades de alto-escalão para a Federação. Estas três personalidades romulanas eram simpatizantes do movimento de unificação comandado pelo Embaixador Spock.

TNG

Face Of The Enemy


2369

46700.2

A Estação DS9 recebeu a visita de Kai Opaka, a líder espiritual de Bajor. Sisko a oferece uma viagem pela Fenda Espacial. O Explorador foi atacado e caiu em uma lua, Opaka é morta mas revive devido aos micróbios existentes. A Lua era uma colônia penal onde micróbios mantêm os prisioneiros vivos, os fazendo empreender uma guerra eterna entre si. Kai Opaka decide ficar, visto que ela não podia sobreviver no mundo externo sem os micróbios.

DS9

Batle Lines


2369

46915.2

Uma segunda versão do Comandante Riker foi encontrada no planeta Nervala IV. Gerada a partir de uma mau funcionamento do Transporte da USS Potemkin. Este cópia do então tenente Riker passou muitos anos sozinho no posto avançado. Ten. Thomas Riker decide se transferir para a USS Gandhi. 

TNG

Second Chances


2369/70

46982.1

Os Borgs atacaram um posto avançado da Federação, mas estes Borgs são diferentes com uma estratégia no ataque, buscando vingança e com nomes individuais. O Com. Data é sequestrado e quando o grupo de buscam acham Data, encontram também o líder desse Grupo de Borgs, Lore. A nova individualidade trazida ao Coletivo pelo Borg Hugh formou este Grupo de Borgs vivendo fora do Coletivo. Com a ajuda de Hugh, Lore foi finalmente desativado, enquanto Data ficou com o Chip de emoção de Lore. 

TNG

Descent


2370

47102.3

Um movimento fanático chamado "O Círculo" tentou tomar o governo Bajoriano e forçar que todos os estrangeiros deixem Bajor. O Círculo era comandado pelo Ministro Jaro e a Vedek Winn e quase conseguiram tomar o poder em Bajor e atacar a estação. O Comissário Odo descobre que de fato os Cardassianos são os responsáveis por armar e incentivar o momento com intuito de desestabilizar Bajor

DS9

The Homecoming

The Circle

The Siege


2370

47457.1

O Almirante Erik Pressman conduziu a Enterprise-D em uma missão para recuperar a nave USS Pegasus que ele e o Com. Riker tiveram que abandonar anos atrás. Ele não conta para o Cap. Picard a história inteira, e ainda exige que Riker fique calado sobre os eventos na Pegasus. De fato, Pressman estava testando uma dispositivo de camuflagem de fase, ilegal de acordo com o Tratado de Algeron. Riker decide contar toda a verdade ao Cap. Picard após estudar os acontecimentos na Enterprise NX-01 antes da fundação da Federação. O dispositivo de camuflagem de fase foi instalado na Enterprise e revelado aos Romulanos, tornando pública a violação do tratado. 

TNG

The Pegasus


2370

47988

O Cap. Picard tem visões sobre o passado e futuro, a princípio divido a descoberta de uma anomalia temporal na Zona Neutra que se expande podendo destruir o Universo. Na verdade o Cap. Picard criou esta anomalia escaniando a mesma região do espaço com um raio invertido de tachyons nos três tempos diferentes, e isto fazia a anomalia crescer para trás no tempo. Quando finalmente o dano foi consertado as outras Enterprises desapareceram, e Picard voltou a sua época normal. 

TNG

All Goods Things


2370

47995.9

O Com. Ben Sisko e Quark, em uma excursão no quadrante Gamma, foram presos junto com Eris, uma mulher humanóide e tímida, por soldados cruéis do Domínion chamados Jem'Hadar. Enquanto isso Jake e Nog tentaram fugir com um Explorador, mas tiveram dificuldade de desligar o piloto automático. O Terceiro Talak'talan, o líder do grupo Jem'Hadar, anuncia na Estação DS9 que o Domínio não mais toleraria naves atravessando a Fenda, e ressaltando que Sisko é um prisioneiro do Domínion. A nave classe Galaxy - USS Odissey sob o comando do Cap. Keogh - chegou a Estação e partiu para a Fenda para salvar Sisko. Sisko, Quark e Eris conseguiram se libertar e fogem. As Naves Jem'Hadar entram em confronto com as naves da Frota Estelar destruído a Odissey. Sisko foi resgatado e descobre já na Estação DS9 que Eris era de uma raça pertencente ao Domínion. Ela desapareceu antes que pudesse ser presa.

DS9

The Jem'Hadar


2371

48650.1

A USS Enterprise-D é destruída - Em 2371, a seção de engenharia da Enterprise-D sofreu uma fusão do reator de dobra e explodiu, depois de uma ataque das irmãs klingons Duras. A seção disco da nave foi abalada pelas ondas de choque provenientes da explosão e caiu no planeta Veridian III. Neste planeta o Cap. Jean Luc Picard descobriu que o Capitão James T. Kirk não estava morto, mas preso da dimensão espacial chamada Nexus. Após ajudar o Cap. Picard a destruir o Dr. Tholian Soran, Kirk morre e é enterrado por Picard neste planeta.

TNG

Generations


2371

48213.1

A USS Defiant é designada para Deep Space 9 - Com a ameaça crescente do Dominion foi designada para a Estação Deep Space Nine a Nave USS Defiant NX 74205, ela é uma das mais poderosas naves da Frota Estelar, possui dispositivo de invisibilidade (doado pelos romulanos em antigos acordos) e foi projetada inicialmente para combater os borgs, Sisko conseguiu que a nave ficasse permanentemente na base para que esta se defendesse dos Jem'Hadar, soldados do Dominion.

DS9

The Search


2371

48315.6

A USS Voyager dada como desaparecida - A USS Voyager é uma nave da classe Intrepid, comandada pala capitã Kathryn Janeway. Em sua primeira missão, a Voyager se choca com uma massa de energia nas Bad-lands, que a danifica e mata vários tripulantes, incluindo a navegadora, o imediato e toda a equipe médica. Eles descobrem então que estão no quadrante Delta da Galáxia, a 70 mil anos-luz do lugar onde estavam ao deparar-se com a massa energética.

VOY

Caretaker


2371

48467.3

Thomas Riker, cópia do Com. Will Riker, consegue roubar a USS Defiant com a intenção de utiliza-la a serviço dos Maquis com ataques surpresas aos Cardassianos. Naves de Dukat partiram em perseguição mas foram impedido por naves da Ordem Obsidiana, equivalente ao Serviço Secreto Cardassiano. Thomas Riker se entregou a Dukat com a promessa de que não seria executado. 

DS9

Defiant


2371

48532.4

A USS Voyager encontra os Vidiianos. Esta raça sofre de uma doença terrível que destrói os seus corpos, e para sobreviver, eles roubam órgãos de outras raças com o doador ainda vivo.

VOY

Phage


2371

48928.4

Os dois serviços secretos o Tal Chiar - Romulano e a Ordem Obsidiana - Cardassiana lançam um ataque em comum contra o planeta natal dos Fundadores. Este ataque foi uma armadilha elaborada pelos próprios Fundadores para a destruição completa das frotas Romulana e Cardassiana. 

DS9

Improbable Cause

The Die is Cast


2372

49011.4

Guerra Klingon-Cardassiana - Guerra iniciada por manobra do Dominion em 2372. Um Founder disfarçado de General Martok (Comandante do Império Klingon) inicia ataque aos Cardassianos. Os Klingons promovem grande devastação no território da União Cardassiana. Os Cardassianos ameaçados unem-se ao Dominion. Essa guerra abalou a aliança entre os Klingons e a FUP. A falta de apoio da FUP desperta ódio nos Klingons que chegam a fazer ataques à Deep Space Nine.

DS9

The Way of The Warrior


2372

49011.4

Ten. Com. Worf na Estação DS9 - Para compreender melhor a presença de Klingon, Ten. Com. Worf foi convocado à estação pelo Cap. Sisko. Wolf colaborou para avisar sobre a invasão do espaço Cardassiano pelos Klingons, apoiando sempre a Federação. Cap. Sisko o convida a fazer parte da tripulação da Estação DS9, depois de relutar aceia o convite.

DS9

The Way of The Warrior


2372

49170.6

Numa tentativa frustrada de golpe de estado, a rede de força do planeta Terra é desativada pelo Almirante Leyton que tentou estabelecer um governo militar para estar preparado a um ataque do Domínion a Terra.

DS9

Homefront

Paradise Lost


2372

49337.4

Estando sempre sob ataque contínuo dos Kazons, Janeway decide buscar aliados. A Voyager encontrou os Trabes que antigamente subjugou os Kazons mas foram expulsos de seu planeta quando da rebelião Kazon. Cap. Janeway organiza uma conferência de paz, inclusive com todas os Clãs Kazons. Porém, naves Trabes atacaram o local da conferência. Rejeitando o  comportamento covarde dos Trabes, Janeway termina as conversas de paz sem alianças.

VOY

Aliances


2372 Colônia bajoriana de "Paraíso Livre" é atacada por nave Breen - Este é o primeiro ataque dos Breens, que até então eram pouco conhecidos.

DS9


2372

49370.1

O Comissário Odo é infectado com um vírus mortal pela Seção 31 dentro das instalações da Frota Estelar, para exterminar todos os Fundadores em seu planeta natal.

DS9

When it Rains


2373

50032.7

Com a ajuda de Seska, os Kazons capturam a USS Voyager com um ataque suicida e abandonam a tripulação num planeta primitivo, sem nenhuma tecnologia. Tom Paris obteve ajuda dos Talaxianos, enquanto o Doutor e Suder sabotaram a nave, de forma que a desativou quando atacada por Paris. Os Kazons fogem e Seska morre.

VOY

Basics


2373

50893.5

Lançamento da USS Enterprise NCC-1701-E - Sétima nave a receber o nome, classe Sovereign  sob o comando do capitão Jean Luc Picard. Após alguns testes entra em combate com os Borgs no setor 001 da Federação.

TNG

First Contact


2373

50893.5

Borgs fazem nova investida contra a FUP - Desta vez conseguem chegar próximo da Terra mas são eliminados pela armada comandada pelo Capitão Picard, Desrespeitando ordens, o Capitão Picard levou sua nave à frente de batalha, onde participou e levou a frota à uma vitória sobre o cubo Borg, devido a seus conhecimentos e ligação com os Borg desde que fora transformado em Locutus of Borg. Após isso, a USS Enterprise-E perseguiu uma esfera Borg no passado e, quase foi inteiramente assimilada pelos Borg, venceu-os e não alterou o curso normal da história.

TNG

First Contact


2373-2375

50814.2

Guerra contra o Dominion - Através do Worm Hole soldados do Dominion passam ao quadrante alfa e os Cardassianos ameaçados pelos Klingons aliam-se ao Dominion. A  Estação Deep Space Nine é tomada e depois recuperada. A FUP reativa sua aliança com os Klingons, mas os aliados permanecem em desvantagem até que os Romulanos, sentindo-se ameaçados pelo avanço das forças do Dominion no quadrante alfa, unem-se aos Klingons e a FUP (Tríplice Aliança, 2374). Os Breens, que haviam atacado os Bajorianos em 2372, entram no conflito galáctico ao lado do Dominion. Os Cardassianos, insatisfeitos com o fato (os Breens haviam atacado os Cardassianos em 2366), desfazem sua aliança com o Dominion e associam-se à Tríplice Aliança. Em 2375 o Dominion capitula e assina Tratado de paz.

DS9

Call To Arms


2373

50982.9

O primeiro encontro da Federação com a Espécie 8472 no Quadrante Delta dentro do território Borg. A USS Voyager entra no coração do território Borg, testemunhando a destruição de uma frota de cubos Borg por uma forma de vida estranha. Ainda em perigo de assimilação, a Capitã Janeway é forçada a fazer uma aliança temporária com os Borg, oferecendo a eles um caminho para derrotar seu novo inimigo em troca de passagem segura através do espaço Borg. A coletividade Borg  concorda com este acordo, e os dois lados colaboram em criar uma arma biogênica que pode derrotar os invasores. A Borg Seven Of Nine se junta a tripulação das USS Voyager.

VOY

Scorpions


2374

51652.3

A USS Voyager encontrou uma nave Hidrogen a deriva e percebe que seu ocupante estava caçando um membro da Espécie 8472. Ferido ele invadiu a USS Voyager para tentar abrir uma singularidade para seu mundo. Por contato telepático com Tuvok, o membro da Espécie 8472 explicou que sua nave foi danificada durante conflito com os Borgs. Ele foi capturado só, ferido e caçado pelo Hidrogen e só desejava voltar para seu mundo. A Capitã ordenou a Seven Of Nine que abra a singularidade, mas ela se recusou.

VOY

Prey


2375 A Federação e os Son'as estão planejando deslocar o povo Ba'ku de seu planeta para explorar as partículas metafásicas que cercam o planeta. Cap. Picard e sua tripulação se amotinam e começaram a defender os Ba'kus. Porém, Ru'afo líder dos Son'as decidiu cumprir a sua missão a qualquer preço. Depois de tentar capturar os Ba'kus pela força, ele tentou usar o coletor de partículas sem evacuar o planeta, o que mataria todos os habitantes. Felizmente ele pode ser detido a tempo. Durante a batalha foi descoberto que os Son'as são de fato a mesma raça que os Ba'kus e deixaram o planeta a 100 anos atrás.

TNG

Insurrection


2375

52136.4

A USS Voyager encontrou uma elaborada simulação do Quartel General da Frota Estelar em pleno Quadrante Delta. Ao capturar um dos Alferes eles descobrem que na verdade a Espécie 8472 está em treinamento para uma invasão contra a Federação no Quadrante Alfa. A Capitã Janeway consegue uma reunião com o Líder da Espécie 8472. Devido a colaboração da USS Voyager com os Borg contra a Espécie 8472, eles achavam que os humanos tinham planejado uma força hostil de invasão ao Universo Fluídico. Capitã Janeway explica que sua tripulação não tinha conhecimento na ocasião, que os Borgs tinham começado a guerra com sua espécie. Depois de concordarem em compartilhar tecnologia como um primeiro passo para paz entre ambas as espécies, os seres da Espécie 8472 voltaram ao Universo Fluídico.

VOY

In The Flesh


2375

52644.2

Tratado de não agressão entre Romulanos e o Dominion - Este tratado foi firmado, mas quando iniciou-se a Guerra Dominion, os Romulanos quebraram o tratado e formaram a Tríplice Aliança - Federação/Klingons/Romulanos - que levaram o Dominion a rendição.

DS9


2376

53206.1

Início da missão da USS Venture - Após uma ampla reforma e atualização dos sistemas a USS Venture sai da Doca Espacial, sob comando do recém promovido Capitão Mdaniel para a retomada das missões de exploração da galáxia pela Frota Estelar.

Venture

Missão 01


2377

54973.4

Retorno ao quadrante Alfa da nave da Federação USS Voyager, destruindo uma tentativa de invasão em massa dos Borgs do quadrante Delta.

VOY

End Game


2379

56844.9
 

Depois do casamento de Deanna Troi e o Cap. Riker, a Enterprise-E captou um sinal positrônico no planeta Kolaren perto da Zona Neutra onde B-4, um protótipo de Data, foi encontrado. Em Romulus, o novo Praetor Shinzon de origem Remana assassinou todo o Senado Romulano e solicitou uma nave da Federação para negociações de paz. Shinzon se revelou como sendo um clone do Cap. Picard, criado para se infiltrar na Federação, entretanto foi exilado em Remus. Tornou-se claro que Shinzon atraiu a Enterprise a uma armadilha. Ele precisava das células do Cap. Picard para sobreviver e, além disso, ele estava próximo de usar um emissor de thalaron contra Terra, matando toda a vida no planeta. Na batalha contra a nave de guerra superior de Shinzon, a Cimitarra, a última chance do Cap. Picard foi colidir com a nave e se transportar para explodir o emissor de thalaron. O Com. Data o segue, conseguindo cumprir esta tarefa, mas sendo destruído na explosão da Cimitarra.

TNG

Nemesis


2387

64333.4
 

A permanência do Embaixador Spock em Romulus foi permitida e autorizada pelo Senado Romulano com Embaixador da Federação em solo romulano. Seus estudos apontam para um fenômeno potencialmente destrutivo na Estrela Hobus, podendo atingir o Império Romulano, Suas alegações não foram consideradas pelo Semado e o Embaixador recebe a ajuda de um minerador espacial chamado Nero, Spock desenvolveu uma teoria que ao lançar Matéria Vermelha, uma matéria extremamente volátil, dentro da Super Nova criando uma singularidade quântica no Espaço-Tempo, e este buraco negro artificial, consumirá todo poder destrutivo do fenômeno. Para produzir a Matéria Vermelha é necessário o raro isótopo denominado Decalithium. Nero consegue minerar a quantidade suficiente do minério para produção da Matéria Vermelha. Porém o Conselho da Academia de Ciências de Vulcano nega a ajuda e o repasse de tecnologia a Romulus, o Embaixador Spock solicita ajuda da Federação para continuar com seu plano. Porém a Estrela Hobus entra em Super Nova e conforme a previsão destrói o Planeta Romulus. Nero e sua tripulação assistem o desastre e juram vingança a todos que de alguma negaram ajuda ao Império Romulano. O Fenômeno continua a crescer a ameaça agora sistemas estelares da Federação até que com uma nave modificada Spock consegue lançar a Matéria Vermelha na Estrela sumindo em seguida.

Star Trek

CountDown


 

LEGENDA:

 
TOS Fatos ocorridos na Série Original, exibida em 1966 a 1969.  
TNG Fatos ocorridos na Série Nova Geração, exibida em 1987 a 1994.  
DS9 Fatos ocorridos na Série Deep Space Nine, exibida em 1993 a 1999.  
VOY Fatos ocorridos na Série Voyager, exibida em 1994 a 2001.  
ENT Fatos ocorridos na Série Enterprise, exibida em 2001 a 2004.  
DIS Fatos ocorridos na Série DISCOVERY, exibida em 2017 ao presente.  
Realidade Fatos históricos reais relacionados ao desenvolvimento espacial.  
Venture Fatos ocorridos durante as Missões da USS Venture NCC 71854,.  
     

Para acessar a Linha de Tempo alternativa, gerada pelo Filme Star Trek 2009,

e denominada de Kelvin Time Line - clique AQUI

 

FONTES:

http://www.ex-astris-scientia.org

http://www.startrek.com

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.