COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

 

 

Iate do Capitão (Captain´s Yacht)
Nave Auxiliar do Capitão para funções diplomáticas que fica docado na parte inferior da seção disco de algumas classes de naves da Federação. Embora não seja a sua função primária, este tipo de nave também dispõe de boas capacidades táticas, como os que acompanham a classe Sovereing. 

 

IKS (IKS)
Abreviação do termo "Imperial Klingon Ship", título usado por naves do Império Klingon, como a IKS Amar. "IKS" seria o equivalente ao "USS" da Frota Estelar, que precede o nome da nave, e não seu número de registro. 

 

Imzadi (Imzadi)
Termo de origem betazóide que pode significar "querido" ou "amado". Deanna Troi costumava apelidar William T. Riker com este nome quando estavam romanticamente envolvidos antes de servirem a bordo da USS Enterprise-D. Mesmo após o término da relação ela ainda usava o termo com ele em particular. 

 

Império Tkon (Tkon Empire)
Uma federação interestelar morta que floresceu a 600.000 anos atrás. Em seu cume, o Império de Tkon teve uma população numerada em trilhões e era tão poderoso que era realmente capaz de mover planetas. O Império Tkon foi extinto quando o seu sol virou supernova, mas um número pequeno de postos avançados sobreviveram, incluindo o do planeta Delphi Ardu. A tripulação da USS Enterprise-D encontrou este posto avançado em 2364 e estabeleceu o primeiro contato com os Tkons, como também com a raça Ferengi.

 

Implante Cardíaco (Cardiac Replacement)
Uma técnica cirúrgica, originalmente desenvolvida pelo Doutor Van Doren, no qual um paciente infectado ou ferido mortalmente no coração, o tem substituído por um dispositivo artificial. Em 2327 e novamente em 2365, o Capitão Jean-Luc Picard sofreu passou por este procedimento.

 

Implantes Neurais (Neural Implants)
O implante neural tem como função bio-eletrica conectar o córtex visual de Geordi LaForge e sua viseira (VISOR). Eles consistem diretamente em dois implantes bilaterais nas regiões temporais do crânio de LaForge e alimenta o córtex visual. Uma parte dos implante tem que permanecer externa para permitir a conexão direta como Visor. (TNG: "The Mind's Eye")

 

Indicador K-3 (K-3 Indicator)
Meio médico de medir a atividade neural que corresponde ao nível de dor que está sendo sentida por um paciente. A bordo das naves estelares, os monitores biomédicos incluem um indicador K-3. (TOS: "Operation: Annihilate!")

 

Indutor de Ondas Alpha (Alpha-wave Inducer)
Dispositivo de ajuda para induzir o sono em humanóides, não indicado para uso freqüente. Em 2369, Kajada mencionou para o Dr. Bashir que ela estava usando um indutor para combater as dificuldades que ela estava tendo para dormir. (DS9: "The Passenger")

 

Indução Neuro-Polárica (Neuro-polaric Induction)
Uma operação muito complicada que Dr. Bashir precisou realizar no Com. Sisko para repolarizar as suas envoltórias neurais após um acidente na holosuite que o deixou inconsciente. A operação foi um sucesso. (interessante que este fato ocorreu no período em que o Dr. Bashir tinha sido substituído por um Fundador, fato que só foi revelado mais tarde) (DS9: "Rapture")

 

Indutor de Ondas Delta (Delta-wave Inducer)
Dispositivo utilizado para manter anestesiado um paciente durante uma intervenção cirúrgica, também ajuda a aumentar a produção natural de endorfinas do organismo, ajudando sua recuperação. (DS9: "Invasive Procedures")

 

Infusão Ribossômica (Ribosome Infusion)
Tratamento médico sugerido pela Dra. Crusher para ajudar na recuperação do Romulano Patahk ferido em 2366 devido a uma exposição longa às condições severas da superfície de Galorndorn. Porém, Ten. Worf era o único doador compatível a bordo da nave e o Klingon se recusou a cooperar de qualquer forma para ajudar um Romulano. (TNG: "The Enemy")

 

Inibidor de Fase Quântico (Quantum Phase Inhibitor)
Conhecido como Tox Uthat, este artefato pode inibir as reações nucleares que ocorrem no núcleo das estrelas. Foi inventado no século XXVII por Kal Dano.

 

Instituto de Ciências Bajoriano (Bajoran Cience Institute)
Centro de pesquisas Bajoriano onde Dr. Mora Pol estudou Odo durante os anos seguintes da sua descoberta no Cinto de Denorios. Odo deixou o Instituto em 2365 para trabalhar na plataforma espacial de mineração Cardassiana, Terok Nor. Atualmente designada Estação Deep Space Nine.

 

Instituto Daystrom (Daystrom Institute)
Maior centro de ciências e tecnologia no século 24.
Nomeada em homenagem ao cientista de computadores Richard Daystrom. Em 2365, o comandante Bruce Maddox serviu na Cadeira de Robótica no Instituto Daystrom, e também trabalhou com a Divisão de Cibernética.

 

Inteligência da Frota Estelar (Starfleet Inteligence)
Departamento da Frota Estelar encarregado de manter informado o Conselho da Federação e o Comando da Frota Estelar sobre as atividades de governos alienígenas que possam afetar os interesses da Federação Unida dos Planetas. Talvez a parte da Inteligência da Frota menos conhecida seja a Seção 31, uma unidade de inteligência clandestina, que opera independentemente, sem supervisão direta, para identificar e neutralizar ameaças sérias a Federação.

 

Interpretador de Engramas Multitrônico (Multitronic Engrammatic Interpreter)
Ferramenta de diagnóstico médico para análise de engramas neurais, utilizado pelo Dr. Bashir em DS9 para explorar a mente de um agente da Seção 31. (DS9: "Extreme Measure")

 

I.D.I.C. (I.D.I.C.)
Significa Infinita Diversidade em Infinita Combinações. Trata-se de uma filosofia Vulcana, instituída na reforma por Surak, a qual mostra que sempre devemos apreciar nossas diferenças e combiná-las para aprendermos mais já que "a suprema glória da Criação está em sua Infinita Diversidade sobre Infinitas Combinações".

 

 

 

 

VOLTAR

 

Fontes: 

Este dicionário trekker é uma compilação, organizada e indexada, de vários glossários e referências técnicas de sites públicos da Internet nacionais e internacionais.

 

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,  uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.