COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

ACESSO AOS DADOS DO CRIADOR DO UNIVERSO STAR TREK :

 

“GENE RODDENBERRY”

 

Menos de 20 anos depois de os irmãos Wright mostrarem ao homem como voar, Gene Roddenberry nascia em El Paso, Texas, no dia 21 de Agosto de 1921, filho de Carolyn Goleman, uma rapariga local, e Eugene Roddenberry, um nativo da Geórgia e veterano da 1ª Guerra Mundial. Antes de Gene fazer 2 anos, a família mudou-se para Los Angeles onde o pai se tornou polícia por 20 anos.

Gene cresceu em Los Angeles e estudou no liceu Franklin High School onde era membro da equipe de debates e tocava guitarra na banda local. Com os anos 30, era das comunicações de massas, na forma de radio, cinema e revistas, Gene, ávido participante, ouvia na rádio as versões em áudio de: The Lone Ranger, The Shadow, The Green Hornet, I Love A Mystery. Tudo isto serviu como rampa de lançamento para a grande imaginação de Gene.

O seu interesse pela escrita foi largamente encorajado pela sua professora de Inglês. Mais tarde, no Los Angeles City College, Gene teve lições de estudo policiais e aprendeu a voar tirando o brevet de piloto em Setembro de 1940, quando tinha cerca de 19 anos. 

Sendo piloto de aviões, e com a 2ª Guerra Mundial, logo após o ataque a Pearl Harbor, Gene foi chamado para o serviço militar. Foi enviado para o Kelly field no Texas para ser treinado como piloto de bombardeiros, recebendo a sua comissão de serviço como segundo tenente na sua graduação em 1942.

Gene casou com a sua namorada de liceu, Eileen Rexroat, e logo após uma breve lua de mel, foi destacado para o Pacífico Sul onde fez mais de 100 missões de combate, recebendo a “Distinguished Flying Cross”, a “Air Medal” e promoção para capitão, recebendo o seu próprio avião e tripulação. De volta aos EUA, Gene dedicou-se à investigação de acidentes de aviação, e no fim da guerra entrou para a Pan American World Airways como co-piloto, voando rotas através do atlântico, África do sul, entre outros. Em 1947, o Lockheed Constellation de Gene perdeu 2 motores e caiu no deserto sírio. Gene não só sobreviveu como tomou a liderança nas operações de salvamento dos sobreviventes. Novamente nos EUA, em New Jersey, a sua esposa engravidou com a primeira filha do casal, Darleen Anita.

Esta sua experiência quase letal, a sua crescente curiosidade e as limitações de ser um piloto ("um condutor de autocarros aéreos” como disse mais tarde), levou a que Gene tivesse aulas de escrita em várias escolas incluindo a New York’s Columbia University.

Gene deixou a Pan Am e mudou-se juntamente com a família para a Califórnia, onde pensou ingenuamente obter rapidamente um trabalho como escritor de televisão. Infelizmente, havia muito pouca televisão a ser escrita em Hollywood e ele não arranjou trabalho como queria. Depois de breve tempo como homem de vendas, Gene entrou para a polícia de Los Angeles seguindo assim, as passadas do irmão Bob e do seu pai. No entanto, Gene entrou para a área de notícias da polícia e deu por si a escrever diariamente sobre assuntos de polícia e de imprensa.

A partir do início dos anos 50, Gene mantendo o seu trabalho na polícia, começou a dedicar-se á escrita de argumentos e outros artigos para programas de televisão que envolviam assuntos policiais. Em 1954, a televisão expandia-se e Gene teve o seu primeiro trabalho importante na área. Começou a trabalhar como Consultor Técnico para a nova série de televisão, District Attorney. Em 1956, Gene teve de escolher entre a polícia ou tornar-se escritor a tempo inteiro. A sua escolha recaiu sobre a escrita, claro. Quatro anos mais tarde, Gene tinha um contrato de desenvolvimento com Bill Dozier recebendo cerca de $100,000 por ano para criar e escrever episódios piloto de séries de televisão.

Em 1963, Gene criou e produziu The Lieutenant para a empresa Arena Productions da MGM. Contribui ainda para inúmeras idéias para séries de TV, sendo uma delas de ficção científica com personagens contínuas. Chamou-lhe Star Trek.

Star Trek não nasceu sem mais nem menos da imaginação de Gene, mas foi sim o resultado de uma acumulação de histórias e idéias para séries de televisão.

Após inúmeros contactos e muito trabalho, a NBC aprovou a idéia de Star Trek e $435,000 foram destinados ao episódio piloto da série. No entanto foram gastos entre $500,000 a $600,000, mas após todas estas dificuldades a série foi aprovada e Gene ficou satisfeito.

A personagem de Number One, representada pela na altura namorada de Gene (mais tarde esposa), foi eliminada pela rede de televisão e o cargo dado ao Sr. Spock. O primeiro capitão também não respondeu ás expectativas e a procura de um novo começou. A tarefa calhou ao Canadense William Shatner que possuía um currículo muito bom. O segundo episódio piloto, “Where no man has gone before” foi concebido com o orçamento de $300,000, o que juntamente com os novos atores, levou á compra da série pela NBC.

Gene escreveu praticamente todos os argumentos dos episódios da primeira e segunda épocas, muitas vezes trabalhando fora de horas para que os mesmo fossem de acordo com os seus ideais de como Star Trek seria. Não era anormal que Gene saísse do estúdio de gravação ao mesmo tempo que os atores chegavam. Como Gene dizia, "It isn’t Star Trek until I say it’s Star Trek." Esta habilidade de Gene levou ao criar a famosa introdução de Star Trek, mundialmente famosa:

  No dia 10 de Agosto de 1966, Gene escreveu:
    "Space...the final frontier. These are the voyages of the Starship Enterprise, its five-year mission
    ...to explore strange new worlds
    ...to seek out new life and new civilizations
    ...to boldly go where no man has gone before."

Esta frase que inspira infinito, trouxe o tom e a alma para uma inteira geração de fãs de Star Trek.

A história de Gene é demasiado complexa para permitir que lhe seja feita justiça em tão poucas palavras. Nos seus 70 anos de vida, ele viveu o equivalente a várias vidas. Ele escreveu: Questor, Spectre, o argumento de um filme de Tarzan, Star Trek The Motion Picture e os subseqüentes filmes de Star Trek, e StarTrek: The Next Generation, provando que a sua primeira série não era o limite.

Em Outubro de 1992, um ano depois do seu falecimento, uma pequena garrafa com as cinzas de Gene, foi enviada para Houston, e mais tarde, envolta numa bandeira dos EUA, seguiu viagem abordo do space shuttle Columbia.

Numa gigante coluna de fogo e fumaça, o Columbia elevou-se nos céus e com ele seguia uma pequena parte de Gene. Gene Roddenberry finalmente chegara ao espaço, embora simbolicamente. Ele acompanhou a evolução do homem, a ida à lua e mais além. É a imaginação e o sonho de homens como ele que permitem a realização de feitos tão grandiosos como aquele que Neil Armstrong protagonizou. Pelas suas ações, pela sua generosidade de espírito, este pequeno gesto da NASA mostrou que o sonho de Gene e a sua visão otimista do futuro da humanidade iria perdurar.....

Para visualizar um artigo especial sobre a carreira de Gene Roddenberry, acessem....

Uma homenagem da USS Venture a vida e obra de Gene Roddenberry e sua importância não somente para o Universos Star Trek, mas para as obras de ficção científica em geral.

TRIBUTO A GENE

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.