COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

TRIBUTO A GENE RODDENBERRY

1921 - 1991

 

O site da USS Venture se sente honrado em prestar uma singela homenagem neste final de ano, ao grande pássaro Gene Roddenberry.

 

Este artigo foi elaborado pelo nosso colaborador o Guilherme Radin e busca resgatar a importância de Eugene Gene Wesley Roddenberry para a televisão norte-americana, e não somente para o Universo Star Trek.

 Almirante MDaniel Landman

 Data Estelar: 20091227 - USS Venture NCC 71854

 


PRIMEIROS PASSOS DO ESCRITOR

 

Gene roddenberry foi uma das mentes mais criativas do século 20. Em 1966 estreava na rede de televisão NBC a série "Star Trek". Mas quem era o gênio por trás de Star Trek? Gene Roddenberry ou Eugene Gene Wesley Roddenberry foi um grande diretor e produtor norte-americano, mundialmente conhecido por suas séries de ficção científica, especialmente a série de televisão "Star Trek" (Jornada nas Estrelas).

 

Gene nasceu no dia 19 de agosto de 1921, na cidade de El Paso, Texas, mas passou sua infância e juventude em Los Angeles, onde pensou inicialmente em entrar para a polícia e entrou para a academia onde estudou por três anos. Mas depois passou a se interessar pela engenharia aeronáutica e obteve a sua licença como piloto. Mas tarde se inscreveu como voluntário no Corpo de Aviação do Exército dos Estados Unidos da América, realizando seu treinamento como cadete e lutou pelo seu país na Segunda Guerra Mundial, onde participou de aproximadamente 89 missões de guerra e recebeu por isso as condecorações "Distingueshed Flying Cross" e "Air Medal".

 

Sua vida de escritor começou quando ele se encontrava ainda no Pacífico Sul e passou a vender seus artigos para as revistas especializadas em aviação. Mais tarde chegou até a escrever poesias que chegaram a ser publicadas no jornal New York Times. Quando a Guerra terminou se uniu a Pan American World Airways e também foi estudar literatura na Universidade da Columbia, permaneceu trabalhando como piloto até sua entrada na televisão.

 

Gene Roddenberry via a televisão com um grande futuro para a sociedade do século 20 e por conta disso deixou a vida de piloto, mudou-se para Hollywood onde foi trabalhar como policial da Califórnia. Começou a vender seus roteiros para as séries como "Goodyear Theatre", "The Kaiser Aluminium Hour", "Four Star Theater", "Dragnet" "The Jane Wyman Theater", "Naked City", entre outros, mas consolidou-se ao escrever os roteiros para a "Have Gun Will Travel" (O Paladino do Oeste). A partir de então resolveu largar a polícia e se dedicar completamente aos roteiros e criar novas séries. Casualmente durante esta época que trabalhou como roteirista de televisão conheceu alguns atores que posteriormente encabeçaria a série "Star Trek", entre eles DeForest Kelley, que na época era protagonista de um episódio piloto de "333 Montgomery Street" uma série dramática protagonizada por um advogado.

 

Nesta época Gene Roddenberry também conseguiu vender a série "The Lieutenant" que foi protagonizado por Gary Lockwood, como um tenente da marinha. Esta série não obteve êxito e não passou da primeira temporada, mas ajudou Gene a conhecer e ficar amigo de vários atores que mais tarde abrilhantariam a sua série "Star Trek". Entre eles estavam Leonard Nimoy, Nichele Nichols e Edward Milkis.

 

Com o fracasso de "The Lieutenant", Gene criou mais outras três séries, bem como os episódios pilotos e apresentou a três diferente produtoras. Uma das séries chamava-se "Police Story", o outro "Lost Hunt of April Savage" que era um western convencional e a série de ficção científica "Star Trek".

 

 


O GRANDE TRIUNFO: STAR TREK

 

Segundo diversos autores, Gene desenvolveu a série "Star Trek" em 1964 para rivalizar com "Buck Rogers" e "Flash Gordon" que eram as grandes vedetes da ficção científica da época. O primeiro piloto da série foi rechaçado pela rede de televisão NBC, que achou que a obra era "muito cerebral", muito difícil de ser compreendida, mas Gene não se deu por vencido e conseguiu vender para a Desilu Studios como "Wagon Train to the Stars" (Caravana para as Estrelas), fazendo uma alusão a série de sucesso "Wagon Train" (Caravana) da época. Com a produção de um segundo piloto assegurado pela Desilu, mais $500,000 recebido pelo primeiro piloto e um segundo comissionamento vindo da própria NBC, que havia rechaçado inicialmente a série foi possível criar um segundo piloto sem precedentes.

 

Gene Roddenberry reformou parcialmente os roteiros e introduziu algo mais juvenil e substituiu o ator Jeffrey Hunter por William Shatner. O ator Jeffrey Hunter morreu em 27 de maio de 1969, quase na mesma época do cancelamento da série. A série fez sua estréia no dia 8 de setembro de 1966 e durou três temporadas e acabou cancelada em 1969 devido as sua baixas avaliações de audiência.

A série acabou ganhando adeptos, graças aos ótimo roteiros conseguidos pelos melhores escritores de ficção cientifica que Roddenberry conseguiu reunir, e com isso conseguiu tratar de temas sociais da época como o movimento hippie, o feminismo, o racismo e por sua extrema capacidade liberal, que acabaram por chegar aos pacifistas dos anos 60. Lembrando que durante essa época os Estados Unidos estavam envolvidos com a Guerra do Vietnã.

 

Gene Roddenberry se casou por duas vezes e teve três filhos. Com Eileen Rexroat ficou casado durante 27 anos e com ela teve duas filhas, Dawn e Darlene. Nos anos 60 durantes as filmagens de "Star Trek" se envolveu rapidamente com a atriz Nichelle Nichols.

 

Depois se envolveu também com a atriz Majel Barret que também participou de vários episódios da série. Gene se divorciou de Eileen e se casou no Japão, numa cerimônia xintoista tradicional com Majel Barret no dia 6 de agosto de 1969 e juntos tiveram um filho.

 

 


O TRABALHO APÓS STAR TREK

 

Depois de "Star Trek" Gene começou a trabalhar em outros projetos pela MGM e começou a trabalhar no roteiro do filme "Pretty Maids All in a Row" adaptado de uma obra de Francis Pollini e que teve a direção de Roger Vadim.

 

O elenco incluía grandes nomes como Rock Hudson, Angie Dickinson, Telly Savalas e Roddy McDowal e também a participação de "Star Trek" como James Doohan e William Campbell. Apesar de todo empenho de Roddenberry o filme não fez sucesso e isto acabou esfriando sua convivência com a MGM, apesar dele continuar lá até 1972. Em 1973 participou com consultor executivo para a série animada "Star Trek: The Animated Series" produzida pela Filmation e apresentada pela NBC.

 

Isso convenceu Gene da longevidade de "Star Trek" e lançou quatro conceitos em "sci-fi" para a televisão. Episódios pilotos foram produzidos, mas as séries não chegaram a ser concretizadas: "The Questor Tapes", "Genesis II", "Planet Earth" e "Strange New World".

 

 

A Warner Bros vai lançar duas dessas obras em DVD pela primeira vez: Genesis II e Planeta Terra. Em 1973 ele tentou lançar Genesis 2, mas não passou do piloto. Alguns atores já haviam participado de "Star Trek". Vários elementos de Genesis 2 foram depois utilizados na criação da serie Andrômeda entre 2000 e 2005. Como a hibernação de Dylan Hunt, e o fato de ter despertado num futuro totalitário.

 

Depois da CBS recusar Genesis 2, a Warner Bros e Roddenberry retrabalharam na idéia de Planeta Terra. Nesta versão, Dylan Hunt é agora o líder da equipe PAX, que faz pesquisas no mundo pós-apocalíptico. A emissora ABC exibiu o piloto como um filme de TV, mas não ficou com a série. A Warner Bros e a ABC também desenvolveram um terceiro filme para TV chamado "Estranho Mundo Novo", usando muitos dos mesmos conceitos de Gene e também estrelado por Saxon, mas não envolveu Roddenberry. Os nomes dos personagens foram alterados para evitar problemas de direitos autorais.

 

Em 1979 ocorreu o lançamento de "Star Trek - O Filme", que trouxe de volta as aventuras do Capitão Kirk e sua tripulação. Foram produzidos outros cinco filmes para o cinema com a tripulação da primeira enterprise NCC 1701: "a ira de Khan", "a procura de Spock", "a volta para casa", "a ultima fronteira" e "a terra desconhecida". Gene faleceu em 1991, ano de lançamento do filme "A Terra Desconhecida", mas um pouco antes, ele pode ver o sucesso de outra criação sua para a TV: a série "Star Trek - A Nova Geração", que foi exibida nos EUA entre 1987 e 1994.

 

Em 1994 chega aos cinemas o filme "Star Trek - A Nova Geração - Generations", que teve  apenas um desempenho mediano. Depois vieram os filmes "Primeiro Contato" (1996), que foi um sucesso, seguido de "Insurreição" (1998), que afundou nas bilheterias, assim como o filme seguinte "Nemesis" (2002), sendo a ultima aventura da tripulação do Cap. Picard com a USS Enterprise.

 

Na televisão a série "A Nova Geração", foi a de maior sucesso da franquia. Em 1993 estreou nos EUA a serie "Star Trek - Deep Space Nine", que durou até 1999. Esta foi a primeira serie de Jornada nas Estrelas em que a ação se passa numa Estação Espacial. Em 1995 estréia nos EUA pela UPN, a serie de televisão "Star Trek Voyager", sendo exibida até 2001. Vemos pela primeira vez, uma nave da Federação perdida no quadrante Delta e uma mulher como a Capitã e protagonista da Série. Entre 2001 e 2005, foi exibida pela UPN, a serie de televisão "Enterprise", que mostrava o capitão Archer comandando a Enterprise NX-01 do século 22. Mas as criações de Gene não ficaram restritas a saga "Star Trek" e suas continuações e derivados:

 

"Terra: Conflito Final" ou "Earth: Final Conflict" foi uma série de televisão canadense de ficção científica, baseada nas idéias de história criadas por Gene Roddenberry e produzida sob a orientação de sua viúva, Majel Barrett Roddenberry. Este seriado não foi produzido, nem filmado e o projeto somente foi apresentado depois de sua morte. O título original do programa era para ser “Battleground: Earth” (Campo de Batalha: Terra), mas os produtores acharam que o nome não soava bem, pois esse título original era muito parecido a uma obra de L. Ron Hubbard.

A produtora executiva da série, Majel Barrett, esposa de Roddenberry, também apareceu em alguns episódios interpretando a personagem da Doutora Julianne Belman. As anotações desta história estavam em poder de Majel. Outra criação póstuma de Gene Roddenberry foi a série Andrômeda.

 

Foi Majel Roddenberry, durante a década de 90, encontrou rascunhos de novas idéias para séries criadas pelo seu falecido marido Gene Roddenberry. Reconhecendo o potencial comercial de alguns deles, usou-os como base para novos projetos televisivos. Com o sucesso de "Terra: Conflito Final" possibilitou a criação de outra série: Gene Roddenberry's Andromeda.

 

A Tribune Entertainment (uma produtora independente) negociou com os advogados de Gene o desenvolvimento da nova série. Kevin Sorbo (o Hércules da série dos anos 90) foi escolhido para interpretar o Capitão Dylan Hunt, que após ficar trezentos anos em animação suspensa a bordo de sua nave, a Andromeda Ascendant, reúne uma tripulação de aventureiros e os convence a ajudá-lo a reerguer a Commonwealth, a outrora vasta Comunidade Interestelar cujo declínio iniciou após ter sua frota destruída pela raça dos nietzscheanos.

 

Tomando o ponto de vista da criação mais famosa de Roddenberry "Star Trek", Andromeda trabalha com o seguinte conceito: o que aconteceria se a nave USS Enterprise ficasse desaparecida, e quando retornasse descobrisse que a Federação Unida de Planetas havia sido destruída? Conhecendo o perfil dos Capitães James Kirk e Jean-Luc Picard, sabe-se que eles tentariam reerguer a Federação. E é esta justamente a missão de Dylan, reerguer a Comunidade que fora destruída 300 anos atrás por uma guerra civil, iniciada pelos nietzscheanos.

 

 


A INFLUÊNCIA NO MEIO SCIFI

 

As idéias do lendário Gene Roddenberry, também migraram para outras criações: pode-se notar que Stargate (1994), de Roland Emerich, e as series derivadas: SG-1, Atlantis e Universe foram fortemente influenciadas por "Star Trek". Ronnald D. Moore, que trabalhou em "Star Trek - Deep Space Nine", também inseriu a filosofia de Gene na nova versão de Battlestar Galáctica (2003 e 2009). A série Babylon5 (1993 a 1998), de J. Michael Strackzinski também segue as idéias de Gene, além de Strackzinski ser fã declarado de "Star Trek". Majel Barrett Roddenbery atuou em 1996 em alguns episódios interpretando "Lady Morella" a esposa de um imperador Centauri.

 

Alem de toda influência em várias Série Scifi, diversas tecnologias vistas primeiramente em "Star Trek" estão se tornando realidade: já existem aviões com tecnologia de camuflagem, o tricorder medico, os comunicadores (atuais celulares), tanto os hologramas como o teletransporte já estão sendo desenvolvidos.

 

Gene Roddenberry pode ter morrido em 1991, mas o seu legado continua vivo seja na obras de ficção cientifica ou na ciência moderna.

 

Para saber mais sobre o Criador de Jornada nas Estrelas aqui no site da USS Venture, basta clicar AQUI.

 


 

 

Artigo Por:
Guilherme da Costa Radin

 

Revisão, Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel Landman - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

 

Fontes:

TREKBRASILIS

http://www.trekbrasilis.org/2009/10/08/duas-obras-de-gene-roddenberry-estarao-em-dvd/

http://www.trekbrasilis.org/2008/01/01/andromeda-o-legado-de-roddenberry/

 

TVSINOPSE

http://www.tvsinopse.kinghost.net/art/g/gene1.htm

http://www.tvsinopse.kinghost.net/t/terra-conflito-final1.htm

 

USS VENTURE

http://www.ussventure.eng.br/LCARS-Terminal_net_arquivos/series/criador.htm

 

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.