COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

 

 

 

STAR TREK: PICARD

 A NOVA GERAÇÃO

 

O Site da USS Venture transcreve e amplia o artigo publicado em nossa Revista TRIBUNA QUARK de SETEMBRO de 2019. Este artigo tece comentários sobre a nova Série Star Trek: Picard que chega na plataforma streaming da AMAZON PRIME no início de 2020. No entanto, baseado em tudo que sabemos, escrevemos este artigo especial para os fãs que estão ansiosos para essa volta do capitão mais querido por todos. Deciframos os trailers... e o possível tema central desta primeira temporada que será desenvolvido em 10 episódios. Sentem-se nas cadeiras e... “Make It So” !

 

Ob.: Este artigo não contém Spoilers de qualquer natureza, pois está baseado nos materiais publicados oficialmente pela CBS, ou seja, fotos, trailers e entrevistas de atores e produtores, todas as afirmações e previsões, são conjecturas do autor, baseado nestes matérias públicos.

Almirante MDaniel Landman

 USS Venture NCC 71854 - Data Estelar 20191104

 

Uma nova Série televisiva Star Trek está saindo do forno e estando alicerçada em ninguém mais que o famoso Capitão/Almirante Jean-Luc Picard, interpretado magistralmente pelo ator britânico Patrick Stewart em sete temporadas na TV e nas telas entre os anos 1987 a 2002, tornando a expectativa deste retorno muito grande.  Com o final das filmagens da primeira temporada, e considerando todas as declarações de atores e produtores, bem como nos trailers e fotos exibidos, vamos traçar neste artigo uma prévia do que estar por vir.

 

 

Tudo começou com um convite de Alex Kurtzman ao Sir Patrick Stewart, com agora 79 anos de idade, para que retorna-se ao papel icônico na franquia, com uma nova história e tripulação, para fazer algo novo. Aqui temos que ressaltar a idéia inicial... que não seria para ver Jean-Luc Picard na ativa da Frota Estelar, e sim o ser humano que se tornou depois de 20 anos da sua ultima aparição no filme Star Trek: NEMESIS.

 

Stewart comentou na ultima Comic-Con de San Diego como se sentiu ao gravar as últimas cenas da série Jornada nas Estrelas – A Nova Geração e como se havia se oposto várias vezes a voltar à franquia de ficção científica, até se reunir com a equipe de roteiristas liderada por Michael Chabon, ganhador de um prêmio Pulitzer.

 

"Assim que começamos a conversar na sala de roteiristas,

voltou essa poderosa emoção...”

 

Patrick Stewart também fez parte de todo processo criativo, como co-produtor e voz ativa na sala de roteiristas para garantir essa novidade e frecor em Star Trek: Picard. Um ex-almirante pessoalmente e emocionalmente diferente, mas com o mesmo espírito positivo de Star Trek... A essência da Série vai estar garantida, nas palavras de todos os envolvidos nesta nova Série.

 

 

Então, o que esperar? Como será esta Série? Que nova tripulação será essa? São as perguntas que  todos os fãs de Star Trek estão se fazendo agora, mas para vislumbrar  o  futuro do ano de 2399 (período de tempo em que se passará a Série), temos que olhar o passado e toda a trajetória do Capitão Jean-Luc Picard até esse momento. 

 

Recomendamos que os fãs revejam alguns episódios e filmes “chaves” para acompanhar esta nova fase de vida de Jean-Luc Picard ao longo da Frota Estelar. Para ajudar fizemos o quadro ao lado para que possam rever os estes episódios e entender todos os personagens que irão aparecer nesta primeira temporada  da nova Série.

 

E as surpresas já iniciaram com o anuncio oficial do elenco da Série, com algumas participações mais que especiais: Brent Spiner (Data), Jeri Ryan (Seven of Nine), Jonathan Del Arco (Hugh), Jonathan Frakes (Riker) e Marina Sirtis (Troi), formando um link com os atores mais estreantes na franquia.

 

A co-produtora Heather Kadin explicou que a proposta é criar algo diferente e único: “A série de Picard não deve ter nada a ver com Discovery. Ela não vai se parecer com Discovery, não terá os mesmos valores. Nós queremos que cada série seja única, para que você não assine uma experiência e tenha a mesma todas as vezes.”

 

 

Trata-se de Continuação?

 

Fica bem claro que a Série “A Nova Geração” não será reeditada ao seus moldes, Star Trek: Picard trará uma continuação 20 anos após os acontecimentos do filme Star Trek: NEMESIS, mas no seu ritmo e característica própria. Será um momento em que o Planeta Romulus desapareceu por causa da explosão da Super Nova em que o Embaixador Spock aparentemente é morto, mas na verdade, foi transportado ao passado dando início a Linha de Tempo KELVIN dos filmes para o cinema do diretor J.J. Abrams de 2009 a 2016.

 

Também devem ser considerados alguns importantes acontecimentos anteriores, tais como: a tentativa de reunificação Romulana-Vulcana, onde o Capitão Picard junto com Spock foram os que tentaram, e conseguiram expor uma conspiração Romulana, também vamos ver as conseqüências finais da libertação da coletividade do Borg chamado Hugh, e também da sua libertação quando Lore acabou sendo o líder de uma célula dissidente Borg, onde Picard conseguiu derrotar Lore, e permitiu a Hugh ser o líder desses Borgs desconectados da Coletividade.

 

Pelo trailer, percebe-se que os sobreviventes Romulanos continuam com a tendência roubar tecnologia inimiga, fazendo experiências com Borgs, e nada mais justo que nosso bravo Jean-Luc Picard, mesmo com sua idade avançada e aposentado da Frota Estelar, seja convocado a resolver este problema junto com uma ex-zangão Borg Seven of Nine, já que ela entende bem como é viver fora da coletividade... e Picard sabe como é viver dentro da coletividade!

 

Essa nova série promete muitas coisas... Inclusive os avanços tecnológicos e as diversas inter-relações galácticas com a destruição de Romulus, a recuperação dos Cardassianos, e a situação do principal aliado da Federação: será que os Klingons terminaram mesmo a aliança com a Federação?

 

Uma Nova Geração na Tripulação:

 

Pelo menos nesta primeira temporada, se percebe claramente que Jean-Luc Picard está agindo a revelia da Federação e  sem  a  Frota Estelar  para ajudá-lo, recorrendo a naves civis, ou de mercenários, para concluir sua missão de salvar o universo novamente.

 

 

Na Comic-Con de San Diego foram apresentados a “Nova Geração” dos personagens desta Série, mesclando atores já experientes em Séries televisivas atuais com poucos estreantes, onde o próprio Patrick Stewart anunciou que sua nova tripulação não é como a da USS Enterprise, nem da Frota Estelar, sendo heterogênea e de renegados, agindo de forma independente, com Chris Rios sendo o chefe de um “bando de desajustados”:

 

Santiago Cabrera como o piloto Cristobal ‘Chris’ Rios, um ladrão habilidoso, ex-oficial da Frota que ficará bastante relutante em ajudar Picard quando o conhece;

Michelle Hurd como Raffi Musiker, uma ex-oficial da inteligência lutando contra abuso de drogas, que tinha um relacionamento não mencionado no passado de Picard;

Evan Evagora como Elnor, um jovem romulano altamente leal a Jean-Luc Picard e especialista em combate corpo-a-corpo;

Alison Pill como Dra. Agnes Jurati uma pesquisadora meio confusa;

Harry Treadaway como Narek, um romulano, ainda sem maiores informações; e

Isa Briones como Dahj, uma jovem que após uma tragédia horrível, começa uma jornada para encontrar Jean-Luc Picard procurando por respostas e ajuda.

 

Tema Central da Primeira Temporada:

 

Esta primeira temporada desenvolve sua história em 10 episódios, com diretores diferentes a cada bloco de dois episódios, ou seja, um mesmo diretor dirige dois episódios em seqüência. As filmagens começaram em abril de 2019, no Santa Clarita Studios, na Califórnia, impulsionada por US$ 115,6 milhões em créditos de impostos pela “California Film Commission” para a produção ocorrer na Califórnia em vez de Toronto, onde a série Star Trek Discovery foi filmada. O ator/diretor Jonathan Frakes (Riker), que também já dirigiu com sucesso episódios de ST:Discovery, dirige o segundo bloco de episódios da série. As filmagens foram concluídas recentemente no início de setembro, um mês antes do previsto.

 

Os trailers de Star Trek: Picard lançados, nos trazem algumas dicas sobre o Tema Central da Série nesta primeira temporada: Quando uma misteriosa mulher chamada Dahj encontra Picard para pedir ajuda, Picard embarca em uma nova missão que o levará a confrontar os Romulanos e os Borgs – mas sem a autoridade e ajuda oficial da Frota Estelar. Ao longo do caminho, o ex-capitão da USS Enterprise se juntará a uma nova tripulação composta por renegados a bordo  de  uma  nova  espaçonave.

 

Também teremos alguns rostos familiares em Star Trek: Picard. Confirmados para aparecer na série alguns dos personagens da antiga Série “A Nova Geração”: Will Riker, Deanna Troi, Data e Hugh, bem como da Série “Voyager”: Seven Of Nine. Para a segunda temporada já estão sendo convidados o Doutor de Voyager e Guina, a El Aureana da Nova Geração.

 

 

Nemesis, o ponto de Partida:

 

O filme de 2002 foi a última aparição na tela grande do elenco de Star Trek: A Nova Geração e foi um evento devastador para Jean-Luc Picard. Em Nemesis, o Capitão da Enterprise descobriu que os romulanos haviam criado um clone dele chamado Shinzon (Tom Hardy), que por sua vez se instalou como Preator de Romulus e promulgou um plano para destruir a Federação e o próprio Picard.

 

Para derrotar Shinzon, o Comandante Data se sacrificou e foi destruido, "Quase 20 anos atrás, o comandante Data sacrificou sua vida por mim." Uma das cenas do trailer mostra o corpo desmontado do Andróide B-4, para o qual Data transferiu seus enegramas de memória antes de morrer. Entretanto é mostrado nos trailers, o próprio Data jogando cartas com Picard e também pintando um quadro (embora o mais provável estes momentos fossem um sonho, flashback ou uma simulação de holodeck). Independentemente disso, Star Trek: Picard é a muito aguardada continuação de Star Trek: Nemesis.

 

 

A Destruição de Romulus:

 

Fica claro que as circunstâncias que levaram Picard a deixar a Frota Estelar estão ligadas à destruição do planeta Romulus, que foi um evento crucial no filme Star Trek (2009), do diretor J.J. Abrams, que iniciou a “linha do temporal Kelvin”. No universo cronológico principal, onde Star Trek: Picard se encontra, o planeta Romulus foi destruído por uma super nova em 2387 (8 anos depois dos eventos de Nemesis, e 12 anos antes deste período de tempo da Série), apesar dos melhores esforços do embaixador Spock (Leonard Nimoy). Embora Spock e o vilão romulano Nero (Eric Bana) tenham viajado pelo tempo até o século 23, a destruição de Romulus desempenhará um papel enorme na vida atual do então Almirante Jean-Luc Picard.

 

O que sabemos até agora é que o almirante Picard liderou o maior esforço de resgate na história da Federação para tentar salvar o povo romulano, mas pagou um preço terrível que o levou a perder a fé e deixar a Frota Estelar. Anos mais tarde, os Romulanos remanescentes parecem estar conduzindo experimentos ilícitos de ex-membros do Coletivo Borg, fato que deve ser o tema principal desta temporada de Star Trek: Picard. Então, apesar da trilogia do cinema de J.J. Abrams ter acontecido em um passado e realidade alternativos, o filme Star Trek 2009 deixou uma marca duradoura no Universo Cronológico Principal que Star Trek: Picard vai lidar com essa marca de frente.

 

Referências a Episódios Anteriores:

 

Naturalmente, Star Trek: Picard vai homenagear os principais momentos da vida e carreira de Jean-Luc Picard. Esta série começa com um amargurado Picard aposentado que vive na vinícola de sua família em La Barre, na França, que foi sua casa de infância vista pela primeira vez no clássico episódio "Family" de TNG. Assim como ele fez quando criança, Picard ainda olha para as estrelas e deseja fazer parte de algo maior. No entanto, Jean-Luc mora sozinho no Chateau Picard (exceto por um cachorro chamado Number One) porque seu irmão mais velho Robert e seu sobrinho Rene morreram tragicamente em um incêndio durante os eventos do filme Star Trek: Generations.

 

No trailer de Star Trek: Picard também mostra um vislumbre do banner do “Capitão Picard Day” do episódio TNG: "The Pegasus“, onde foi introduziu este feriado especial em que crianças da nave USS Enterprise-D celebravam  seu  heróico  capitão,  tudo  sob a supervisão de Conselheira Troi. Além disso, aparentemente os romulanos serão os grandes vilões em Star Trek: Picard, e vamos lembrar que Picard tinha muitos contatos com o frágil movimento de Unificação Romulus/Vulcano, socorrendo desertores e ajudando nas tentativas do embaixador Spock no episódio duplo "Unification". No início deste artigo temos um quadro com os episódios e filmes que devem ser revistos antes de assistir ST: Picard.

 

Borgs em Star Trek: Picard:

 

Diante de tudo exposto, Star Trek: Picard lidará profundamente com os laços Borg ao longo da história de vida do Capitão Picard lutando contra o coletivo de mentes do Quadrante Delta. Os problemas com os Borgs começaram desde seu primeiro encontro, até quando ele foi capturado e transformado em “Locutus of Borg” no clássico episódio “The Best of Both Worlds”, embora Picard aparentemente, tenha colocado esse demônio para descansar quando ele matou a Rainha Borg (Alice Krige) no filme Star Trek: Primeiro Contato. Em Star Trek: Picard, ele mais uma vez se encontrará com Hugh (Jonathan Del Arco), o Borg, que o pessoal da Enterprise, incentivou e acendeu sua humanidade no episódio "I, Borg".

 

 

Hugh, que agora lidera uma colônia de ex-borgs libertos desde o episódio “Descent”, apresentará em primeira mão o que aconteceu com ele neste período e com a sua pequena coletividade de indivíduos livres.

 

Mas Picard vai ter ajuda para lidar com os ex-Borgs, A aparição de Seven of Nine no primeiro trailer chega a ser surpreendente, mas ao mesmo tempo lógica. Cabe lembrar que os dois personagens nunca se encontraram antes em tela, mas o diálogo sugere que se conhecem antes deste período de tempo. Seven, cujo nome real é Annika Hansen, foi o caso mais bem-sucedido de um ser humano retornado da Coletividade Borg. Assimilada ainda quando ela era uma menina, Seven of Nine foi resgatada e se juntou à tripulação da nave USS Voyager no quadrante Delta.

 

 

Em 2378 (21 anos antes deste período de tempo), após sete anos perdidos no Quadrante Delta, a nave USS Voyager retornou ao Planeta Terra no final da série, no episodio "Endgame". Todos se perguntam o que aconteceu com Seven of Nine desde então.

 

 Enquanto isso, é possível que a reação positiva dos fãs a Seven of Nine abra uma porta para a CBS All-Access considerar um desmembramento sobre a personagem, assim como os fãs estão exigindo que o Capitão Pike (Anson Mount) e Spock (Ethan Peck) ganhem uma série Star Trek própria. Até que isso aconteça, os ícones Picard e Seven of Nine unindo forças fazem de Star Trek: Picard uma continuação muito bem-vinda  da Série Voyager.

 

 

Compartilhe:

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.