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DADOS SOBRE JOGOS DO UNIVERSO STAR TREK: 

 

 

STAR TREK: 

LEGACY

 Lançamento: 2006

 Produtor: Bethesda Softworks / Mad Doc Software 

 Plataforma: PC - Windows  e Xbox 360 

 Requisitos: Pentium 4; 2.66 GHz ou equivalente; 512MB de RAM; placa aceleradora 3D com 128MB; Windows XP 

 Site Oficial:  http://startrek.bethsoft.com

 Site de Fans: http://www.startrek-gamers.com/

 

OBSERVAÇÕES / COMENTÁRIOS

Os fans de Star Trek invariavelmente ficam decepcionado ao ver que "Star Trek" está anos-luz atrás de "Star Wars" nos universo dos games. Claro que, ajuda ter uma competente LUCASARTS na produção de cada projeto. Jornada nas Estrelas passou pelas mãos de várias produtoras ao longo dos anos, mesmo tendo mais em enredo do que o universo criado por George Lucas acabou sofrendo com a falta de uma produtora que abraçasse a causa.


Lançado pela distribuidora Bethesda e elaborado pela Mad Dog Software, "Star Trek: Legacy" foi lançado para as plataformas PC e XBOX 360, comemorando as quatro décadas da franquia. A Bethesda lançou paralelamente mais dois jogos para diferentes plataformas, mostrando que deseja impulsionar os Star Trek Games em todas as modalidades de Jogos. Vejam os dados dos demais games Star Trek lançados este ano pela nova distribuidora, aqui no site da USS Venture.

 

Não espere ir aonde o homem jamais esteve com o Star Trek: Legacy. Ao invés de explorar o espaço em busca de novas formas de vidas e civilizações, o jogador enfrenta um universo hostil e, no comando das três gerações da nave Enterprise, precisando guiar uma frota estelar através de quinze missões, se arriscando contra Borgs, Romulanos e Klingons.

 

O modo Campanha ou Careira agrupa as séries "Enterprise", "Star Trek" do capitão Kirk e "A Nova Geração" em um enredo que envolve uma “bizarra aliança” entre Borgs e uma cientista vulcana. Cada era traz a voz de seu respectivo capitão. Kathryn Janeway, de "Voyager", e Benjamin Sisko, de "Deep Space Nine", também fazem suas aparições. Se o enredo é meio pobre em comparação com o legado oficial da franquia, ao menos serve para reunir os cinco capitães. Entretanto os combates propostos rendem emoções para todos.

A aventura começa com Archer no comando da Enterprise NX-01. Logo, as outras naves vêm ao socorro. O jogador controla até quatro naves, podendo dar ordens individuais ou a toda a frota. "Star Trek: Legacy" é um jogo tático. Não espere desferir bancos phasers e torpedos fotônicos como um Rambo espacial. Há um tempo de espera entre um disparo e outro, que varia conforme a condição da nave. Alterar entre velocidade de impulso e dobra espacial também não é instantâneo. Resumindo, a estratégia geralmente define o sucesso ou fracasso de uma missão.

As naves também oferecem ajustes que não chegam a ser determinantes, mas facilitam missões mais específicas. O jogador pode transferir toda a força para escudos, motores ou armas. Sob fogo cerrado, pode ainda priorizar reparo no casco, sensores ou escudos. Porém, ajustar câmera para visualizar os combates chega a ser um pesadelo, somente com prática consegue uma visualização boa para a batalha. Cada missão dura em média 30 minutos sem direito a "checkpoints", um deslize e é necessário recomeçar tudo do inicio da Missão.

Concluindo uma era, o jogador é arremessado para o futuro e a NX-01 dá lugar a USS Enterprise do Cap. Kirk e posteriormente a do Cap. Picard. Estranhamente, as demais naves Enterprise e capitães da frota das eras anteriores permanecem na transição. Nada é de graça neste universo “Star Trek" criado neste jogo e para trocar as naves velhas é preciso conquistar pontos de comandos, que são ganhos conforme o seu desempenho em cada missão.


A modelagem 3D das naves de "Star Trek: Legacy" impressionam. Em batalhas agitadas, o visual reproduz o clima dos duelos épicos dos episódios. O mesmo não vale para os efeitos visuais. Ver uma gigantesca estação espacial se desmanchar em meia dúzia de blocos chega a ser deprimente. Não é raro também a nave colidir com outra sem nenhum dano ou, pior, ver sua parte do disco dentro de um asteróide. Mas na soma entre belos modelos 3D, boa trilha sonora e pequenos defeitos, "Legacy" se enquadra na nova geração de games.


Em algumas missões, não é preciso se perder na imensidão do espaço. A tela de comando - um mapa estratégico plano com a posição de aliados, amigos e objetivos - é o local ideal para montar sua estratégia. É possível até mesmo disparar phasers e torpedos, no entanto, o "espaço real" oferece mais opções para selecionar alvos inimigos e controle das funções das naves. Outra desvantagem da tela de comando é que essa reproduz muito bem os planos X e Y, mas é péssima para calcular a terceira dimensão. Em uma das missões, por exemplo, deve-se rebocar um canhão da federação para defender um planeta. Por mais que o jogador indique a posição corretamente na tela de comando, o objetivo não aparece como cumprido. Nesses casos, o melhor a se fazer e alternar para o 3D, mirar a nave para o ponto indicado e conduzi-la manualmente.

"Star Trek: Legacy" tem sua opção multiplayer e o modo Skirmish, que permite criar uma batalha contra o computador entre Federação, Klingons, Borgs e/ou Romulanos de qualquer era.


Para um jogo comemorativo das quatro décadas do seriado, o game cumpre seu papel, porém poderia ser melhor. Para trekkers e admiradores do universo  de Jornada nas Estrelas, as vozes dos atores principais dos cinco seriados é um presente. Tirando o apelo emocional, trata-se de um bom jogo recomendado para quem aprecia a ficção científica. Espero que a Bethesda Softworks realmente abrace a franquia e produza no futuro novos jogos que utilizem a gama de enredos, personagens e histórias de cinco séries televisivas e dez filmes para o cinema.

 

 

NOTA PESSOAL: NOTA 8.0!!!

  

ATUALIZAÇÃO

 

Nosso amigo Rodrigo de Souza encaminhou algumas Telas de Jogo com a nova USS Enterprise do Filme de J.J. Abrams.

 

O site que contém dezenas de PATCHES é esse:

 http://legacy.filefront.com/

 

 

Nesta página as fotos e links para baixar a U.S.S. Kelvin NCC-051:4:

 http://legacy.filefront.com/file/STXI_Kelvintype;99592

 

 

Nesta página as fotos e links para baixar a U.S.S. Enterprise NCC-1701:

 http://legacy.filefront.com/file/STXI_Constitution_class;99608

 

 

 

DICAS / CHEATS

God Mode:

 

Para você conseguir jogar no “God Mode” (Indestrutível) deve editar o arquivo config.cfg do jogo, localizado geralmente no diretório c:/Arquivos de Programas/Bethesda Softworks/Star Trek Legacy.

 

Edite o arquivo com o bloco de notas, mudando a seguinte entrada de dados:

 

cfg_SPPlayerDamageModifier = 0.35


Para esta:


cfg_SPPlayerDamageModifier = 0.00

 

Depois de alterado o arquivo, quando reiniciar o jogo, as naves sobre seu comando não sofreram mais dados em seus escudos e cascos, tornando sua nave indestrutível.

 

Esta dica somente irá funcionar para o “Modo Campanha ou Carreira”, e lembre-se de fazer uma cópia do arquivo de configuração original para o caso de desejar voltar a jogar sem o “God Mode”.

 

 

Mapa de Teclas de Comando:

 

Para ajudar no controle da Frota e da nave comandada foi elaborado um Mapa de Teclas de Comando. Para baixar o mapa basta clicar no link abaixo:

 

Mapa de Teclas de Comando 

 

TELAS DO JOGO / SCREENSHOTS

DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS / WALKTHROUGHT 

O arquivo disponível a seguir é de circulação pública na Internet com DICAS E MACETES para vocês passarem por cada missão proposta pelo Game.

A USS Venture não se responsabiliza pela má utilização do conteúdo destes textos. Não existe nenhuma intenção de obtenção de lucros na divulgação deste arquivo, ele foi elaborado exclusivamente por fans, e para fans de Jornada nas Estrelas (Star Trek) com intuito de divulgar a série e seus produtos derivados, compartilhando todo o conhecimento com as gerações futuras.

 Capitão MDaniel – USS Venture NCC 71854 -  ussventure@uol.com.br    

 

STAR TREK LEGACY - GUIA COM DICAS E MACETES  (28 KB) 

 

 

 

 

 

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