COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

ACESSO AOS DADOS DA FEDERAÇÃO UNIDA DOS PLANETAS SOBRE AS DIVERSAS CULTURAS E RAÇAS:

  

 

      OS FERENGIS   

 

Os Ferengis são considerados uma raça inimiga da Federação, mas conforme as circunstâncias, trabalharam em conjunto. Talvez a melhor definição seria que se tratam de uma raça neutra que em função da conveniência própria podem mudar de lado constantemente. O nome formal do governo ferengi é Aliança Ferengi.

Tecnologicamente sofisticada raça humanóide que era um completo mistério para a Federação até o primeiro contato oficial no planeta Delphi Ardu em 2364. Entretanto houve um contato inicial com a nave NX-01 Enterprise, onde a abordaram a procura de objetos valiosos, mas foram rechaçados pela tripulação. 

Os Ferengis Possuem um estrito código de honra, a filosofia ferengi abraça os princípios puros do capitalismo, seguindo as suas Regras de Aquisição. Os ferengi são Machistas ao extremo e não permitem que suas fêmeas se vistam, embora muitos machos ferengi achem as fêmeas humanas muito atrativas, assim como as fêmeas Vulcanas devido as orelhas diferenciadas.  Logo após o primeiro contato com a Federação, empresários ferengi viram novas oportunidades e rapidamente assimilaram o comércio da Federação, como fez Quark, um ferengi que estabeleceu um bar e cassino na Estação Espacial 9. 

 

A Raça e Fisiologia dos Ferengis

aparência geral
Os Ferengi são humanóides, bípedes, possuem sistema nervoso central e são mamíferos. O cérebro Ferengi é separado em quatro lóbulos distintos, diferente dos humanos, que possuem dois lóbulos. Esta característica de sua fisiologia parece não permitir que os telepatas betazóides leiam suas mentes.

Devido à fina atmosfera do planeta Ferenginar, as orelhas dos feregis foram, ao longo dos anos, adaptadas para ouvir o máximo possível em pequenas distâncias, pois o som tem dificuldade em se propagar, por isso as orelhas de um ferengi são desproporcionais ao seu crânio e muito sensíveis. 

Eles também são providos de uma alta sensibilidade para captar cheiros e sabores. As orelhas também representam uma área de grande sensibilidade nos ferengis, pois proporcionam agradáveis horas de prazer quando acariciadas. Os ferengis são de baixa estatura, sendo uma das raças humanóides mais baixas no quadrante alfa. Sua altura varia entre 1,07 a 1,09 cm, para um adulto macho. A alimentação ferengi se constitui de larvas, insetos e sucos; seus dentes são pequenos e afiados. Porém os ferengis são bem adaptáveis em relação a alimentação, às vezes aceitando qualquer tipo de iguaria contanto que seja apetitosa e bonita aos olhos.

 

Sociedade Ferengi

A forma Ferengi de convivência se baseia no lucro a qualquer custo. São especialistas em criação de lobby, e seu lema é "faça qualquer coisa para obter um ganho". Isso para um Ferengi constitui uma honra. Uma família Ferengi é constituída como uma família normal, com pequenas diferenças. As fêmeas são renegadas a um segundo plano e as crianças são envolvidas em um constante senso de piedade paternal, sendo mimadas ao extremo. Dentro da família há várias regras a serem seguidas, mas o Ferengi macho é o dominante fora e dentro do lar. 

 

Outra característica interessante é o apego do filho às mães. Em uma negociação com um Ferengi, nunca deve-se insultar a sua mãe. Por outro lado, a família é vista como um arcabouço de paz e tranqüilidade para o macho Ferengi, que passa horas e horas em grandes negociações fora do lar. O pequeno macho ferengi desde cedo possui várias responsabilidades, deve conhecer desde muito cedo todas as regras de aquisição ferengi, um conjunto de leis para negociação, nas escolas ensinam tudo sobre negócios, economia e lucro. Mas como qualquer outra criança, os ferengi jovens também gostam de brincar e dão muito trabalho.

 

 

Dados Gerais e Governo

 

O PlANETA:

Nome nativo de seu planeta é Ferenginar, um planeta classe M, localizado no centro do território Ferengi no quadrante alfa. O clima é chuvoso e úmido, mas a atmosfera é sempre fina. Como a chuva é uma constante no planeta, eles possuem cerca de 178 palavras para designar chuva, e nenhuma para designar seca. O Prédio mais alto de Ferenginar é a Torre do Comércio local considerado o centro comercial dos ferengis. Os Ferengi moram em construções baixas, seus únicos prédios altos são os de finalidade política e administrativa. Uma das curiosidades é que suas construções são desprovidas de portas. Nas entradas há sempre caixas de coletas para inserir a contribuição dos convidados. (Um costume de boas vindas a possíveis visitas).

 

GOVERNO:

O nome da organização política dos Ferengi é Aliança Ferengi. O líder desta aliança é o Grande Nagus. Sua função básica é organizar e ser intermediador de grandes negociações entre a Aliança Ferengi e outras organizações, como a Federação por exemplo, ou os cardassianos, klingons, romulanos, etc. Além de ser um grande estrategista na área dos negócios, ele controla toda a economia e comércio dos Ferengis. Por outro lado, isso não quer dizer que o Grande Nagus é uma pessoa Honesta. Na verdade, seu modo desonesto e suas práticas corruptas é que fazem sua grande fama e lhe conferem respaldo junto à comunidade econômica Ferengi. É uma grande honra para um Ferengi chegar a este patamar de ser um Grande Nagus. Um dos braços mais importantes da Aliança Ferengi é a Associação Comercial Ferengi, é a mais poderosa organização comercial da comunidade Ferengi. Todo Ferengi que se preza negocia através da Associação Comercial Ferengi. 

 

RELIGIÃO:

A religião ferengi não é muito conhecida. Ela é mais lembrada quando um ferengi morre e há duas coisas que podem acontecer quando um ferengi morre, e eles acreditam piamente nisso: se um ferengi foi bom enquanto viveu, auferindo muito lucro e fazendo negociações com grandes estratégias e ganhos, ele vai para a Tesouraria Divina, um local todo feito de ouro Latinum. Mas se você foi um mau ferengi e nunca conseguiu lucro em sua vida, principalmente o lucro desonesto, então você vai para a Caverna da Eterna Miséria e nunca mais vai sair de lá. Quanto ao ritual mortuário o corpo do ferengi morto é cremado e colocado em discos de vácuos, os quais posteriormente, serão vendidos pelos familiares. Isto é uma honra para memória do morto.

 

A LÍNGUA NATAL:

A língua ferengi se utiliza de duas formas de comunicação; a Bidirecional e a linguagem de sentenças:

A Bidirecional se movimenta em duas direções somente tanto para leitura como para a escrita e se utiliza de seis ângulos diferentes para expressar uma idéia, uma linguagem geométrica. Começam de cima para baixo e tanto da esquerda ou da direita da maior sentença para a menor sentença, sempre usando a forma hexagonal. O ponto central às vezes é utilizado para mensagens simples ou figuras ou sinais de aviso.

A linguagem por sentenças se utiliza da direção esquerda para direita e é uma sub-forma da Bidirecional, usando frases inteiras e sentenças grandes ou pequenas misturadas entre si.

 

 

As Regras de Aquisição

As Regras de Aquisição são as regras que governam o comércio ferengi. As crianças masculinas ferengi são obrigadas a decorar todas as 285 regras e repeti-las quando requisitados. As mulheres não podem ter acesso as essas regras. Este livro é o livro mais sagrado para um ferengi. Lá há preceitos sobre a convivência entre eles, política e negócios.

A seguir temos TODAS essas regras são seguidas há milênios pelos Ferengis, algumas estão com a indicação do episódio em que são mencionadas. 

  • A Primeira Regra de Aquisição: "Uma vez que você tenha o dinheiro deles, nunca devolva".

  • 1ª regra: "Uma vez que você tenha o dinheiro deles, nunca devolva". (DS9: "The Nagus", "Heart of Stone")

  • 2ª regra:  "Não consegues enganar um cliente honesto, mas não custa nada tentar".

  • 3ª regra: "Nunca gaste mais em uma aquisição do que precisa".  (DS9: "The Maquis, Part II")

  • 4ª regra: "O sexo e o lucro são as duas coisas nunca duram o tempo suficiente".

  • 5ª regra: "Se não podes quebrar um contrato, dobra-o".

  • 6ª regra: "Nunca permita que a família fique no caminho da oportunidade". (DS9: "The Nagus"; ENT: "Acquisition")

  • 7ª regra: "Mantenha suas orelhas abertas e o seus olhes no objetivo". (DS9: "In the Hands of the Prophets")

  • 8ª regra: "A Conta sempre o teu troco".

  • 9ª regra: "Oportunidade mais instinto é igual a lucro". (DS9: "The Storyteller")

  • 10ª regra: "Ambição é eterna". (DS9: "Prophet Motive"; VOY: "False Profits")

  • 11ª regra: "O latinum não é a única coisa que brilha".

    12ª regra: "Qualquer coisa que valha a pena vender, vale a pena vender duas vezes".

    13ª regra: "Qualquer coisa que vale a pena fazer, vale a pena fazê-la por dinheiro".

    14ª regra: "Qualquer coisa roubada é lucro total".

    15ª regra: "Se fazer de estúpido é muitas vezes inteligente".

  • 16ª regra: "Um trato é um trato". (DS9: "Melora")

  • 17ª regra: "Um contrato é um contrato -- mas somente entre ferengis". (DS9: "Body Parts")

  • 18ª regra: "Um ferengi sem lucro não é ferengi de qualquer maneira". (DS9: "Heart of Stone", "Ferengi Love Songs")

  • 19ª regra: "Satisfação não garantida".

  • 20ª regra: "Quando o cliente começar a suar... aumente o calor."

  • 21ª regra: "Nunca ponha a amizade acima do lucro". (DS9: "Rules of Acquisition")

  • 22ª regra: "Um homem experiente pode ouvir lucro no vento". (DS9: "Rules of Acquisition"; VOY: "False Profits")

  • 23ª regra: "Nada é mais importante que sua saúde... exceto o seu dinheiro". (ENT: "Acquisition")

  • 24ª regra: "Nunca perguntes quando podes tomar algo".

    25ª regra: "A maioria dos ricos nesta galáxia não herdaram a sua fortuna, roubaram-na".

    26ª regra: "O medo é um bom sócio".

    27ª regra: "A coisa mais bonita numa árvore é o que se faz com ela depois de cortada".

    28ª regra: "A moralidade é sempre definida por aqueles que estão no poder".

    29ª regra: "Quando alguém diz "não é o dinheiro" está mentindo".

    30ª regra: "Falar não custa, sintaalcool custa".

  • 31ª regra: "Nunca goze de uma mãe ferengi".  (DS9: "The Siege")

  • 32ª regra: "Cuidado com o que vende, pode estar fazendo aquilo que o cliente espera".

  • 33ª regra: "Nunca machuca puxar o saco do chefe". (DS9: "Rules of Acquisition", "The Dogs of War")

  • 34ª regra: "Guerra é bom para os negócios". (DS9: "Destiny", "The Siege of AR-558")

  • 35ª regra: "A paz é boa para os negócios". (TNG: "The Perfect Mate"; DS9: "Destiny")

    36ª regra: "Muitos Ferengi já não conseguem rir-se deles próprios".

    37ª regra: "Se pode sempre comprar de volta a reputação perdida".

    38ª regra: "A publicidade boa ou ruim é barata".

    39ª regra: "Os elogios saem barato, use-os com todos os teus clientes".

    40ª regra: "Se perceber lucro numa viagem, faça-a".

    41ª regra: "O dinheiro ajuda, mas ter muito atrai mais a atenção".

    42ª regra: "Negocie somente quando estiver certeza que haverá lucro".

    43ª regra: "Acariciar uma orelha às vezes custa mais do que apontar uma arma".

    44ª regra: "Nunca discuta enquanto andas com uma arma carregada".

    45ª regra: "Expanda ou morra - Um homem só vale a soma dos seus bens". (ENT: "Acquisition"; VOY: "False Profits")

    46ª regra: "Os campos de trabalho forçado estão cheios de pessoas que confiaram na pessoa errada".

  • 47ª regra: "Nunca confie em alguém cuja roupa é melhor que a sua própria". (DS9: "Rivals")

  • 48ª regra: "Quanto maior for o sorriso, mais afiada será a faca". (DS9: "Rules of Acquisition") 

  • 49ª regra: "A antiguidade e a inveja se sobrepõe sempre à juventude e ao talento".

  • 50ª regra: "Nunca blefe com um klingon".

    51ª regra: "Nunca admita um erro se houver outra pessoa a quem culpar".

    52ª regra: "Somente visionário poderá construir um Cassino".

    53ª regra: "Vende primeiro, pergunta depois".

    54ª regra: "Nunca compre nada que não possa vender depois",

    55ª regra: "Venda sempre de modo a que possas obter o maior lucro possível".

    56ª regra: "Persegue o lucro, as mulheres vêm depois".

  • 57ª regra: "Bons consumidores são como ouro latinum. Cuide bem deles". (DS9: "Armageddon Game")

  • 58ª regra: "A amizade é muitas vezes barata".

  • 59ª regra: "Conselho de graça quase nunca é barato". (DS9: "Rules of Acquisition")

  • 60ª regra: "Nunca use latinum quando as palavras bastam".

  • 61ª regra: "Nunca compres nada quando podes adquirir de outra forma".

  • 62ª regra: "Lucro é a nossa recompensa. Quanto mais risco tiver o caminho, maior será o lucro".  (DS9: "Rules of Acquisition", "Little Green Men", "Business as Usual", "Starship Down")

  • 63ª regra: "O poder sem lucro, é como uma nave sem energia".

    64ª regra: "Não fales sobre as vendas, fale sobre vender".

    65ª regra: "Não fales sobre os carregamentos, fale sobre carregar".

    66ª regra: "Alguém que preste serviço numa frota e seja doido... pode ser dispensado, alguém que peça para ser dispensado não é doido... e deve ser forçado a servir".

    67ª regra: "O suficiente nunca é suficiente".

    68ª regra: "A compaixão não é substituta do lucro".

    69ª regra: "Poderias comprar a tua nave sem o teu governo, se não fosse pelo teu governo..."

    70ª regra: "Consegue o dinheiro primeiro, então deixa os compradores se preocuparem em carregar a mercadoria".

    71ª regra: "O jogo e o comércio tem duas coisas em comum: o risco e o latinum".

    72ª regra: "Nunca deixes que os teus competidores saibam o que está pensando".

    73ª regra: "Nunca confie nos conselhos de um Ferengi que está morrendo, apenas escuta mas não confie".

  • 74ª regra: "Conhecimento é igual ao lucro". (VOY: "Inside Man")

  • 75ª regra: "Lar é onde o coração está, mas as estrelas são feitas de ouro latinum". (DS9: "Civil Defense")

  • 76ª regra: "De vez em quando, declare paz -- confunde uma enormidade seus inimigos". (DS9: "The Homecoming")

  • 77ª regra: "Nasce um cliente a cada minuto".

    78ª regra: "Tenha cuidado com a ambição dos outros pelo conhecimento".

    79ª regra: "Se algo funciona vende, se funciona bem vende por um preço mais alto, se não funcionar mais quadruplica o preço e vende como uma antiguidade".

    80ª regra: "Não há nada mais perigoso do que um homem de negócios honesto".

    81ª regra: "Um cliente esperto não é um bom cliente".

    82ª regra: "A vingança não dá lucro".

    83ª regra: "Ela pode tocar nas tuas orelhas mas nunca no teu latinum".

    84ª regra: "A morte não aceita subornos".

    85ª regra: "Uma esposa é um luxo, um bom contabilista é uma necessidade".

    86ª regra: "A confiança é o maior risco".

    87ª regra: "Quando o patrão vem jantar, não custa nada que a mulher vista alguma coisa".

    88ª regra: "O latinum dura mais do que a luxúria".

    89ª regra: "Meu é melhor do que nosso".

    90ª regra: "Quem bebe depressa paga devagar".

    91ª regra: "Nunca confunda sabedoria com sorte".

    92ª regra: "Tolo é aquele que faz do seu médico o seu herdeiro".

    93ª regra: "Cuidado com as pequenas despesas, um furo pequeno no casco destrói uma nave".

    94ª regra: "Mulheres e Negócios nunca se misturam". (DS9: "Ferengi Love Songs", "Profit and Lace")

    95ª regra: "Expanda ou morra". (VOY: "False Profits"; ENT: "Acquisition")

    96ª regra: "Se queres esconder um segredo do teu inimigo, não o contes a um amigo".

    97ª regra: "O lucro é a melhor parte da coragem".

  • 98ª regra: "Todo homem tem seu preço". (DS9: "In the Pale Moonlight"0

  • 99ª regra: "Tudo aquilo que não tem dono precisa de um".

  • 100ª regra: "Nunca faça nada quando alguém pode fazer isso por você".

  • 101ª regra: "Dormir pode interferir com a oportunidade".

  • 102ª regra: "A Natureza envelhece, mas ouro latinum é para sempre". (DS9: "The Jem'Hadar")

  • 103ª regra: "O dinheiro nunca é feito, é meramente perdido ou ganho". (DS9: "Rules of Acquisition")

    104ª regra:  "Os homens sábios não mentem, apenas dobram a verdade".

    105ª regra:  "Não há honra nenhuma na pobreza".

    106ª regra:  "Quer percas quer ganhas há sempre o "Huyperien Beetle Snuff"'.

    107ª regra:  "Uma mulher vestida é como um homem sem lucros".

    108ª regra:  "Somente um tolo desperdiçaria uma oportunidade de negócio".

  • 109ª regra: "Entre dignidade e um saco vazio, fique com o saco". (DS9: "Rivals")

  • 110ª regra: "Nunca durmas com a mulher do patrão, a não ser que lhe tenhas pago primeiro"

  • 111ª regra: "Trate pessoas em dívida como a sua família -- explore-os". (DS9: "Past Tense, Part I", "The Darkness and the Light")

  • 112ª regra: "Nunca faça sexo com a irmã do chefe". (DS9: "Playing God")

    113ª regra: "A letra comercial vencida leva a grandes riscos".

    114ª regra: "A inveja é eterna".

    115ª regra: "Existe sempre uma saída".

    116ª regra: "Se o lucro parece bom demais para ser verdade normalmente é".

    117ª regra: "Nunca enganes um homem honesto que ofereça um preço decente".

    118ª regra: "Compra, vende ou sai da frente".

    119ª regra: "Até um cego consegue ver o brilho do latinum".

    120ª regra: "Está tudo à venda, até mesmo a amizade".

    121ª regra: "Quando o cliente sai, também sai o lucrador esperto".

    122ª regra: "Um amigo só é um amigo até que lhe vendas alguma coisa, a partir daí é um cliente".

    123ª regra: "A amizade é temporária, o lucro é para sempre".

    124ª regra: "Uma mentira só é mentira quando alguém conhece a verdade".

    125ª regra: "Você não pode fazer negócios se você estiver morto". (DS9: "The Siege of AR-558")

  • 126ª regra: "A gratidão pode trazer a generosidade".

    127ª regra: "Os Ferengi não são responsáveis pela estupidez das outras raças".

    128ª regra: "Nunca confie nos seus clientes."

    129ª regra: "Nunca confie num beneficiário. "

    130ª regra: "Se conseguir lucro, vende a própria mãe".

    131ª regra: "Quanto mais bonito é o produto, mais alto é o preço".

    132ª regra: "Nunca julgues um cliente pelo tamanho da carteira (...às vezes, as coisas boas vêm em pacotes pequenos.)"

    133ª regra: "Existe sempre uma forma de enganar ou burlar".

    134ª regra: "O único valor de uma coisa colacionável é o que se pode conseguir quando alguém a compra"

    135ª regra: "A faca afiada corta mais depressa, agem sempre sem demora".

    136ª regra: "A necessidade é a mãe da invenção, o lucro é o pai".

    137ª regra: "A lei faz com que todos sejamos iguais, mas a justiça vai para o que oferecer mais".

    138ª regra: "A solução para o lucro fácil e rápido é: Compra por pouco, vende por muito".

  • 139ª regra: "Viúvas servem. Irmãos herdam". (DS9: "Necessary Evil")

  • 140ª regra: "A competição e o fair play são exclusivos, O fair play e as perdas financeiras andam de mãos dadas".

    141ª regra: "Um Ferengi só faz uma oferta quando os seus adversários tiverem esgotado as suas reservas".

    142ª regra: "A família dos Idiotas é antiga e grande".

    143ª regra: "Não há nada de errado com a caridade desde que acabe no teu bolso".

    144ª regra: "Pergunta sempre em primeiro lugar quanto custa".

    145ª regra: "Vende a gordura, não o bife".

    146ª regra: "Se possível não vendas a gordura nem o bife mas sim o germe do trigo Elfasiano".

    147ª regra: "Os clientes novos podem ser como as minhocas Gree de dentes afiados, podem ser suculentos mas mordem".

    148ª regra: "A oportunidade não espera por ninguém".

    149ª regra: "As mulheres e as finanças não se misturam".

    150ª regra: "Faça com que a sua loja seja fácil de encontrar".

    151ª regra: "Às vezes o que consegues em parte, custa demasiado na totalidade".

    152ª regra: "Não perguntes o que é que os seus lucros podem fazer por você, pergunta o que é que você pode fazer pelos teus lucros".

    153ª regra: "Não podes libertar um peixe da água".

    154ª regra: "A diferença entre o estrume e o latinum é o comércio".

    155ª regra: "O que é meu é meu, o que é teu pode ser meu também".

    156ª regra: "Mesmo nas piores situações alguém têm lucro".

    157ª regra: "Está rodeado de oportunidades, tem é que saber onde procurar".

    158ª regra: "Não pague até ter a mercadoria".

    159ª regra: "O Cliente tem sempre razão (até ter o dinheiro dele)".

    160ª regra: "O respeito é bom, o latinum é melhor".

    161ª regra: "Nunca mates um cliente, a não ser que lucres mais com a sua morte do que com a sua vida".

    162ª regra: "O dinheiro dele só é teu quando ele não o puder reaver".

    163ª regra: "Um cliente com sede é bom para o negócio, um cliente bêbado não é".

    164ª regra: "Nunca gastes do teu dinheiro quando podes gastar o de outras pessoas".

    165ª regra: "Nunca deixes que a lei de uma cultura se interponha no caminho do objetivo universal: o lucro".

    166ª regra: "Nunca dê de graça aquilo que pode vender".

    167ª regra: "Se um negócio é mal feito, então procure vingança, especialmente não lucrativa e ilegal".

  • 168ª regra: "Sussurre seu caminho para o sucesso". (DS9: "Treachery, Faith and the Great River")

  • 169ª regra: "Se vai ter que passar uma situação difícil, tente torná-la mais confortável".

    170ª regra: "Nunca negocie com um ser telepático".

    171ª regra: "O tempo é latinum, o primeiro Ferengi a chegar ficam com o latinum".

    172ª regra: "Se consegues vendê-lo, não hesites em roubá-lo".

    173ª regra: "Um bocado de latinum na mão, vale mais do que dois bocados no bolso do cliente".

    174ª regra: "Quem partilha e podes desaparecer".

    175ª regra: "Quando tudo falha.... grita o mais alto que puderes ou foge"

    176ª regra: "Os Ferengi não dão Brindes promocionais".

    177ª regra: "Conhece os teus inimigos, mas faz negócios com eles da mesma forma".

    178ª regra: "O mundo é um palco, não te esqueças de pedir uma entrada".

    179ª regra: "Quando pensares que as coisas não podem piorar... sempre a ACF (Autoridade do Comércio Ferengi) pode bater à porta".

    180ª regra: "Nunca confesse quando o suborno pode resolver o assunto".

    181ª regra: "Mesmo a desonestidade não consegue tirar o brilho do latinum".

    182ª regra: "Quando te perguntarem se és Deus, a resposta é SIM".

    183ª regra: "O gênio sem oportunidade é como latinum na mina".

    184ª regra: "Há três coisas que não se devem falar com alienígenas: sexo, religião e impostos".

    185ª regra: "Se te quer se arruinar, existem três maneira: o jogo é a maneira mais rápida, as mulheres a mais deliciosa e os bancos a mais certa".

    186ª regra: "Só duas coisas é que são certas: a morte e os impostos".

    187ª regra: "Se a tua parceira de dança quer dirigir a dança a qualquer custo, deixa-a e convida outra para dançar".

    188ª regra: "Nunca apostes numa corrida na qual não tenhas o resultado combinado".

    189ª regra: "Pede emprestado com um aperto de mão e empresta por escrito".

    190ª regra: "Ouça tudo e não creia em nada."  (DS9: "Call to Arms")

  • 191ª regra: "Deixe que outros fiquem com a reputação... e você fica com o dinheiro".

    192ª regra: "As feridas saram mas as dívidas são eternas".

    193ª regra: "As mulheres Klingon não dançam o Tongo.

  • 194ª regra: "É sempre bom fazer negócios para conhecer novos consumidores antes que eles entre pela sua porta". (DS9: "Whispers")

  • 195ª regra: "O segredo de uma pessoa é a oportunidade de outra pessoa".

  • 196ª regra: "Dá dinheiro somente às pessoas que tu depois possas roubar".

    197ª regra: "Nunca confies nos teus clientes. especialmente se eles forem familiares".

    198ª regra: "Nos negócios uma pistola disruptora pode ser tão importante como uma calculadora".

  • 199ª regra: "Um ferengi sem lucro não é ferengi nenhum".

  • 200ª regra: "Um doido com latinum significa lucro sem retorno".

    201ª regra: "A justificação para o lucro é o lucro".

    202ª regra: "Um amigo com dificuldades é um potencial cliente".

  • 203ª regra: "Novos consumidores são como razor-backed Greeworms -- podem ser suculentos, mas às vezes mordem de volta!". (DS9: "Little Green Men")

  • 204ª regra: "Quando o Grande Nagus chega e te oferece uma oportunidade de negócio, é tempo de deixar a cidade e esperar que ele vá embora".

    205ª regra: "Quando o cliente morre o dinheiro para de chegar".

    206ª regra: "Lutar com os Klingons é o mesmo que jogar com os Cardassianos - é necessário ter um amigo nas redondezas quando se perde".

    207ª regra: "Nunca confies num empregado trabalhador".

  • 208ª regra: "As vezes a única coisa mais perigosa que uma pergunta é uma resposta". (DS9: "Ferengi Love Songs")

  • 209ª regra: "Diga sempre o que eles querem ouvir".

    210ª regra: 'Uma esposa que saiba limpar... poupa o pagamento de uma empregada".

  • 211ª regra: "Empregados são os degraus da escada do sucesso -- não hesite em pisar sobre eles". (DS9: "Bar Association")

  • 212ª regra: "Se eles aceitam a sua primeira oferta significa que pediu pouco ou ofereceu muito".

    213ª regra: "Se mantenha neutro durante os conflitos, de modo a que possa vender a ambos os lados".

  • 214ª regra: "Nunca comece a negociar com o estômago vazio". (DS9: "The Maquis, Part I")

  • 215ª regra: "O instinto sem oportunidade é inútil".

    216ª regra: "Nunca aceite a hospitalidade de alguém que seja pior que você".

  • 217ª regra: "Você não pode libertar um peixe da água". (DS9: "Past Tense, Part I")

  • 218ª regra: "Entenda sempre sobre o que está comprando".

    219ª regra: "Um amigo não é amigo se ele pedir desconto".

    220ª regra: "O lucro é como uma cama de rosas, alguns espinhos são inevitáveis".

    221ª regra: "Cuidado com alguém que pensa por si próprio".

    222ª regra: "Os homens ricos não vêem comprar, vêem se apoderar".

  • 223ª regra: "Ouro latinum dura mais que a luxúria". (DS9: "Profit and Loss")

  • 224ª regra: "Nunca jogue nada fora, pode valer muito latinum no futuro".

    225ª regra: "O orgulho vêm antes do prejuízo".

    226ª regra: "Nunca considere sua família como garantia para nada, somente o seu Latinum".

    227ª regra: "A lealdade pode ser comprada ... e vendida".

    228ª regra: "Quem espera demora a conseguir, mesmo o Latinum".

  • 229ª regra: "latinum dura mais que paixão". (DS9: "Ferengi Love Songs")

  • 230ª regra: "A manipulação pode ser a maior ferramenta de um Ferengi, e o seu maior risco".

    231ª regra: "Se roubar alguma coisa, certifica que ela têm garantia".

    232ª regra: "A vida não é justa".

    234ª regra: "Nunca faças negócios com um pedinte, é ruim para o negócio".

    235ª regra: "Nunca confie em alguém que confia em você".

    236ª regra: "Não se pode comprar o destino".

    237ª regra: "Nasce um idiota a cada minuto, se certifica que seja o primeiro a encontrá-lo".

    238ª regra: "A verdade custa dinheiro".

  • 239ª regra: "Não tenha medo de nomear um produto erroneamente". (DS9: "Body Parts")

  • 240ª regra: "Quanto maior for o preço que pedir, mais clientes fogem do seu estabelecimento".

    241ª regra: "Nunca subestime a importância das primeiras impressões".

    242ª regra: "Mais é sempre bom, o todo é bem melhor".

    243ª regra: "Se tens alguma coisa boa para dizer... então grita.

    244ª regra: "Se não consegue vender uma coisa, senta em cima dela, mas nunca dê para ninguém".

    245ª regra: "A garantia só é válida se eles conseguirem encontrar você".

    246ª regra: "Os que falam mal dos produtos são os que irão comprá-los".

    247ª regra: "Nunca questiones a sorte".

    248ª regra: "Festeja quando receber e não quando te prometem que vai receber".

    249ª regra: "Respeite as crenças das outras culturas, assim é mais provável que consiga o dinheiro deles".

    250ª regra: "Um vendedor morto não exige o teu dinheiro".

    251ª regra: "A satisfação não é garantida".

    252ª regra: "Deixa que seja o comprador a se preocupar".

    253ª regra: "Um contrato sem letra miudinha é um documento de um tolo".

    254ª regra: "Alguém que não consiga detectar uma coisa falsa não merece o produto genuíno".

    255ª regra: "Uma garantia sem enganação é uma vulnerabilidade".

    256ª regra: "O álcool é o lubrificante para facilitar a abertura da bolsa ao cliente".

    257ª regra: "Só os tolos negociam com seu dinheiro".

    258ª regra: "Um ferengi só é tão importante quanto a quantidade de dinheiro que carrega em seus bolsos".

    259ª regra: "Uma mentira é uma maneira de contar uma verdade a quem não sabe".

    260ª regra: "Jogar é como subir na escada do poder, A única maneira de vencer é enganando, mas não se deixe ser pego no processo.

    261ª regra: "Um homem rico pode comprar tudo menos a consciência".

    262ª regra: "Sem o cérebro e orelhas... não há lucro".

  • 263ª regra: "Nunca permita que a dúvida diminua seu desejo por latinum". (DS9: "Bar Association")

  • 264ª regra: "Não é o tamanho do teu planeta que conta, mas o seu rendimento financeiro".

    265ª regra: "O medo dos prejuízos pode ser o teu maior inimigo, ou o teu melhor amigo, escolhe sensatamente".

    266ª regra: "Um par de boas orelhas consegue secar cem línguas".

    267ª regra: "Não deseje viver muito, mas sim viver bem".

    268ª regra: "Quando tiver duvidas do que fazer: Minta, Compre, Peça mais dinheiro e depois mata, rouba o dinheiro, foge e culpa outro qualquer".

    269ª regra: "Nunca compres nada que não irá valorizar-se".

    270ª regra: "É melhor jogar e perder do que nunca ter jogado".

    271ª regra: "Há muitos clientes espertos, os quais a suas carteiras não acompanham os seus cérebros".

    272ª regra: "O caminho para o coração de um Ferengi é através da sua carteira".

    273ª regra: "Conte sempre o dinheiro deles antes de vender qualquer coisa".

    274ª regra: "Não há lucro no amor, contudo um coração forte vale algumas barras de Latinum no mercado aberto, por isso mantenha um conservado em gelo".

    275ª regra: "O latinum não pode comprar a felicidade, mas pode permitir se divertir tentando".

    276ª regra: "Se de princípio não conseguir, tenta comprar outra vez".

    277ª regra: "Os diamantes podem ser os melhores amigos de uma fêmea, mas só podes comprar uma com latinum".

    278ª regra: "É melhor engolir o orgulho do que perder o lucro".

    279ª regra: "Nunca faça um negócio depois de uma fêmea ter acariciado as suas orelhas".

    280ª regra: "Um saco vazio não consegue ficar direito".

    281ª regra: "O sangue é mais espesso do que água, mas é mais difícil de vender".

    282ª regra: "Os negócios são como uma guerra, é importante reconhecer o vencedor".

    283ª regra: "As regras estão sujeitas a mudanças".

    284ª regra: "As regras estão sujeitas a interpretações".

  • 285ª regra: "Nenhuma boa proeza fica impune". (DS9: "The Collaborator", "The Sound of Her Voice")

 

Os Ferengis Famosos

QUARK: Quark, é o Ferengi dono do Bar e Cassino da Estação Espacial 9 no sistema bajoriano, como todo bom ferengi é trapaceiro e vive tentando levar vantagem sobre seus fregueses e visitantes da Estação, mas sempre é frustrado pelo chefe de segurança Odo. É tio de Nog, o único ferengi a entrar para a academia da Frota Estelar. Em 2370, o Grande Nagus Zek ofereceu a Quark a oportunidade de ser o primeiro Ferengi a abrir negociações empresariais com um planeta do Quadrante de Gama. Também estava junto do Comandante Sisko quando foi capturado pelo Dominion. Vive na estação com seu irmão Rom e o sobrinho Nog.  
nagus zek:  Líder do Aliança Ferengi como o Grande Nagus. Zek recrutou Quark para agir como seu negociador com as raças do Quadrante de Gama, mas era uma estratagema de Zek para aprender mais sobre o Misterioso Dominium, uma força poderosa daquela região da galáxia. Zek sofreu uma mudança de personalidade temporária em 2371 depois de obter um Orbe Bajoriano da Sabedoria. Zek tinha esperança que conhecendo os Profetas da Fenda Espacial lhes o ajudariam a aprender bastante sobre o futuro fazer um lucro inconcebível, mas ao invés disso, eles o devolveram a personalidade dos antigos ferengis que não veneravam o lucro acima de tudo. Após isso ele reescreveu todas as 285 Regras de Aquisição Ferengis, e fundou uma Associação Benevolente Ferengi. Quark convenceu as entidades da fenda a restabelecer a personalidade de Zek para o bem da raça Ferengi. 

nog:  Sobrinho de Quark e filho de Rom, era o melhor amigo de Jake Sisko, filho do comandante da Estação Espacial 9, onde vivia com seu pai e tio. Através de Jake, que sempre o incentivou, ele entrou para a escola da estação até que pediu para o Comandante Sisko que o recomendasse para admissão na Academia da Frota Estelar. A decisão de Nog, contraria ao seu tio Quark, foi um marco decisivo. Ele estudou sério dentro do Programa Preparatório para a Academia da Frota Estelar. Em 2372, Nog vendeu os seus pertences de infância, conforme costume feregi, para deixar a Estação Espacial 9 e cursar a Academia da Frota Estelar. Nog volta a Estação Espacial 9 em 2373 já como um cadete da Academia da Frota para estudos de campo.  

 

 

Naves Ferengis

Os ferengi utilizam naves para seus comércios, mais notavelmente as Marauder de classe D'Kora com uma tripulação de até 450. As marauders classe D'Kora são naves sofisticadas e algumas carregam uma arma de plasma energético, capaz de desabilitar uma nave classe Galaxy. O primeiro contato com essa nave foi em 2364, perto do planeta Gamma Tauri IV. Os comandantes das naves ferengi recebem o título de DaiMon, equivalente à capitão.

 

Embora o primeiro contato tivesse sido feito em 2364, nove anos antes desse contato, uma nave não identificada (depois descobriu-se que era ferengi) atacou a USS Stargazer sob comando do capitão Jean Luc Picard, perto de Maxia Zeta e foi destruída.

 

 

Classe D´Kora:  

Nave Ferengi de comércio e guerra

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.