COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

 

 ABRIR FREQUÊNCIAS PARA GENE RODDENBERRY

 

O Site da USS Venture transcreve o artigo publicado em nossa Revista TRIBUNA QUARK N° 37 de Outubro de 2018, sobre os rumores de um mistério por traz da história inicial de Star Trek, em torno das visitas secretas de Gene Roddenberry a um Grupo chamado “Round Table”. Este artigo foi escrito pelo nosso colaborador Flori Antonio Tasca

 

 Almirante MDaniel Landman

 USS Venture NCC 71854


 

Um dos ramos em que se divide a Ufologia moderna é a chamada ufologia “mística” ou “esotérica”. Nessa vertente, embora os aspectos científicos ou casuísticos relacionados ao Fenômeno UFO possam ser considerados, a ênfase está nas relações “espirituais” que resultariam do contato entre os seres humanos e alienígenas. Acredita-se que seres de outros planetas poderiam se comunicar conosco mediante métodos de transferência de pensamento, como canalizações espirituais e/ou telepatia. Nesse tipo de contato, os seres espaciais trariam, geralmente, mensagens edificantes ou de forte cunho moral.

 

É o caso, por exemplo, do célebre Ashtar Sheran, suposto alienígena que, por meio de canalizações ou mesmo de contatos físicos, teria se comunicado com diferentes pessoas desde a década de 1950. Além de transmitir ensinamentos à humanidade, ele seria uma espécie de comandante de uma imensa armada de naves espaciais e se reportaria, simplesmente, a Jesus Cristo. Essa versão “religiosa ou mística” da Ufologia, cujos fundamentos são pertinentes à doutrina espírita, é controvertida e não costuma ser vista com bons olhos por quem segue os outros ramos da Ufologia, sobretudo a “científica”, bem mais exigente e criteriosa.

 

Entretanto, vez ou outra as alegações nascidas de experimentos místicos da Ufologia se mostram interessantes e sugerem, ao menos, a necessidade de mais investigações das evidências. Experiências de ufologia mística podem ter sido decisivas até mesmo para o enredo de seriados célebres de ficção científica, como é o caso do Universo Star Trek.

 

O seriado “Star Trek” ainda impressiona e fascina pela realidade futurística criada por seus idealizadores. Os cenários e as experiências vividas pela humanidade em um contexto interplanetário parecem bastante verossímeis e pode ser que tenham antecipado situações pelas quais um dia passaremos de fato.

 

Existe uma possibilidade de que esse grau de acerto da série não seja fruto unicamente da mente brilhante do seu criador, o roteirista Gene Roddenberry. Há quem diga que ele teve ajuda de alienígenas...

 

 

 

GENE RODDENBERRY E OS “NOVE (9)”:

 

Essa história começa com Andrija Puharich, um médico, inventor e pesquisador dos fenômenos parapsicológicos que, em 1952, convidou o místico e médico hindu D. G. Vinod para participar de uma sessão de “canalização”. Ao participar, Vinod entrou em um profundo transe e teria feito contato com entidades que se identificaram como “os 9 princípios do Universo”, ou apenas “os 9”. Eles teriam afirmado que eram alienígenas observando a humanidade desde o seu princípio.

 

Em verdade, eles se colocaram como “deuses-guias” da humanidade. A uma pergunta de Puharich a respeito da identidade de uma dessas entidades, foi lhe revelado que era Atum, que é justamente o Deus criador e primordial da civilização egípcia. Isso sugeriu que os demais “princípios” correspondessem aos 9“grandes deuses”descritos na mitologia do Egito Antigo.

Puharich criou então em sua propriedade a Fundação “Round Table” (Mesa Redonda) e passou a convidar diversos médiuns para que canalizassem essas entidades tidas como divindades egípcias. Além dos médiuns, Puharich procurava trazer para as sessões observadores influentes, que fossem “formadores de opinião” e pudessem replicar as mensagens recebidas dos “nove”, embora guardando segredo da sua origem. Entre pioneiros da cibernética, alunos de Nikola Tesla e representantes do governo americano, as reuniões teriam contado também com a presença de ninguém mais que... Gene Roddenberry.

 

A tese é sustentada em um episódio de “Ancient Aliens” (Alienígenas do Passado), série televisiva exibida pelo canal norte-americano “The History Channel”.
 

Um assistente de Roddenberry teria confirmado que o criador de Star Trek participou ativamente das reuniões promovidas por Puharich, além de sugerir que partes do seriado teriam sido inspiradas diretamente nas informações que o roteirista havia recebido dos “9”.

 

James Hurtak, cientista social e colega de Puharich, não só confirma a participação de Roddenberry nas reuniões como revela que o criador de Star Trek era um dos mais talentosos do grupo, tomando notas e colhendo informações que achava que um dia seriam usadas no mundo todo. “O que é empolgante é que parte do que Gene viu lá, do nosso trabalho juntos, foi produzido em alguns episódios de Star Trek”, reforça Hurtak.

A participação de Roddenberry nas reuniões de canalização é endossada por Michael Salla, o pioneiro no desenvolvimento da Exo-política: “Gene Roddenberry participava e fazia perguntas aos médiuns que se comunicavam com o Conselho dos 9”, garante. Salla chega inclusive a sugerir que ideias utilizadas em Star Trek como o teletransporte e a dobra espacial são consequências da participação de Roddenberry nessas reuniões.

 

A própria ideia de uma entidade colegiada (Federação) responsável por um governo de planetas, como existe na série, poderia ser uma tentativa de reproduzir algo que já existe no universo. O papel da Federação Unidas de Planetas, em nossa realidade, seria exercido por entidades como as que se manifestaram a Roddenberry. A hipótese de que tal Federação não seja uma ideia para o futuro, mas algo a que o Planeta Terra já está sujeito, mesmo que não saiba disso, é compartilhada por outros nomes de expressão, como o ex-ministro da Defesa do Canadá, Paul Hellyer.

Se uma federação interplanetária já está acompanhando o desenvolvimento do Planeta Terra, o fato de não ter ainda se apresentado como tal à humanidade pode ter a sua explicação em outra ideia fundamental de Star Trek. Trata-se da Primeira Diretriz, a principal norma que orienta as ações da Frota Estelar (o “braço armado” da Federação), no contato com outras civilizações. Em síntese, a Primeira Diretriz proíbe que a Frota Estelar interfira no desenvolvimento de um planeta ainda em evolução. Seria exatamente dessa maneira que os “9” estariam agindo em relação ao Planeta Terra.

 

Acredita-se que a ideia de que os alienígenas não devem se apresentar a uma civilização antes que ela tenha chegado a um certo patamar de evolução, que a capacite a fazer viagens interestelares, teria sido  mais uma inspiração que Roddenberry teve a partir das sessões nas quais tomou parte. A lógica é que, agindo dessa maneira, os alienígenas não iriam tumultuar a existência de uma civilização ainda não preparada para a realidade deles.

 

Nick Pope, ex-ministro da Defesa britânico, aparece no episódio de “Ancient Aliens” defendendo exatamente que, se estamos sendo monitorados por alienígenas e eles ainda não pousaram abertamente em frente à Casa Branca, deve ser por um motivo muito parecido com a Primeira Diretriz de Star Trek. Se esses alienígenas são os “9” ouvidos nas experiências de Puharich, então é possível que, em vez de interferir, eles tenham a intenção de nos orientar nos “bastidores”, o que justificaria sua “aparição” para alguns.

Neste sentido, como sugerido pelo autor David Childress, é bem possível que filmes e seriados de ficção científica como Star Trek contenham “verdades” que, sob a orientação das inteligências alienígenas, funcionam como um modo de acostumar a humanidade à realidade que está por vir, uma espécie de “aclimatação”.

 

Pode ser que Roddenberry tenha inserido verdades cósmicas em sua série televisiva, a partir do que ouviu, e que elas contribuam para nos conduzir a um nível de evolução maior e mais pacífico (?). Por outro lado, como cogitado no episódio de “Ancient Aliens”, pode ser que o objetivo alienígena principal seja evitar que nos tornemos uma ameaça, e então, por mais que nos revelem conhecimentos, eles não nos diriam toda a verdade.

 

Fato é que a presença do criador de STAR TREK nas sessões em que se ouvia entidades supostamente egípcias (aliens?) é confirmada por quem delas também participou. Mesmo que não se possa garantir que a comunicação realizada em tais encontros fosse realmente de origem alienígena, é difícil não imaginar que aquilo que ele ouviu nessas ocasiões não o tenha influenciado no momento de caracterizar o Universo de STAR TREK.

Será que tudo aquilo a que assistimos nos episódios da série é mais do que somente uma tentativa de conjecturar sobre o futuro da humanidade a partir da conquista do espaço? Teriam os episódios elementos de verdade que já são utilizados por alienígenas e que nós próprios experimentaremos quando estivermos mais desenvolvidos? São questões que nos surgem diante da participação de Gene Roddenberry em tais sessões. E fica o mistério, para que audaciosamente reflitamos sobre aquilo que poucos cogitam...     

 

REFERÊNCIAS:

- MEMORY Alpha. Conteúdo enciclopédico sobre Star Trek. Disponível em: http://memory-alpha.org

 

- Seu History: Alienígenas do Passado – O mistério por trás de Star Trek – Parte 1 e 2. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=_GVUnpdXo_I

 

- Seu History: Alienígenas do Passado – Os nove chefes do Universo. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=pK4cqLzSXjI

 

 

Para mais artigos dessa edição da Revista Eletrônica TRIBUNA QUARK, basta fazer o download em PDF, totalmente gratuito direto do nosso site clicando na capa abaixo:

 

Tribuna

N° 37 - OUTUBRO  2018

 

Compartilhe:

 

 

Artigo Por:


FLORI ANTONIO TASCA

tascaadvogados@tascaadvogados.adv.br

Graduado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Membro Honorário da Força Aérea Brasileira – FAB.

Obs.: Todas as imagens do artigo estão disponíveis publicamente na Internet

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.