COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

WORF – A REDENÇÃO DOS PECADOS PATERNOS


O Site da USS Venture transcreve o artigo publicado na Revista TRIBUNA QUARK de outubro de 2014. Tendo sido a reportagem de capa da Tribuna Quark dedicada ao personagem Worf e sua uma história de honra familiar.

 

Como o Tenente Comandante Worf lutou para ter reconhecida a inocência de seu pai, injustamente acusado de traição pelo Império Klingon. São diversos episódios que compõe esta trama em busca da honra familiar.

 

 Aproveitem este artigo!

 Almirante MDaniel Landman

 USS Venture NCC 71854


 

A VIDA E CARREIRA

 

Worf filho de Mogh, nasceu em Kronos, Império Klingon, em 2340. Aos seis anos de idade, acompanhava seus pais ao posto avançado de Khitomer. Em 2346 fica órfão, depois de um brutal ataque romulano contra aquele posto, onde 4.000 klingons foram mortos. Worf foi resgatado e posteriormente adotado pela família Rozhenko, tripulantes da nave USS Intrepid.

 

 

Sergey e sua esposa, Helena Rozhenko, criaram Worf como seu filho, porque acreditavam que ele não tinha parentes em sua terra natal, Kronos. Worf passa parte de sua vida no Planeta Gault e depois na Terra, onde sente certa dificuldade de adaptação.

 

Worf foi o primeiro Klingon a se graduar na Academia da Frota Estelar em 2361. Sua primeira designação foi como oficial de ponte na USS Enterprise-D. Posteriormente Worf foi promovido a chefe de segurança. Em 2366 Worf solicitou estar frente a frente com o Alto Conselho Klingon, pois seu pai morto em Khitomer estava sendo acusado de alta traição por colaboração direta com os romulanos para o ataque.

 

 


 

DIANTE DO CONSELHO KLINGON

 

Worf se apresenta ao Chanceler K'mpec junto com seu irmão Klingon Kurn (que até aquele momento Worf desconhecia) para limpar a honra da família. Porém, o Klingon Duras tenta matar seu irmão e impedir uma apuração dos fatos, uma vez que na verdade foi o pai de Duras o traidor. Toda trama acaba sendo desmascarada com ajuda do Capitão Picard, devido a uma possível guerra civil Klingon todos concordam em ocultar os fatos reais e Worf aceita um banimento como punição, para quando a situação política mudar, tentar resgatar a honra de sua família.

 

O Alto Conselho Klingon continuou sendo um lugar de intrigas políticas. Deste modo, em 2367 o Império foi quase mergulhado em uma guerra civil quando o Líder de Conselho, o Chanceler K'mpec morreu envenenado. Este assassinato, visto como uma matança  sem  honra  sob a tradição Klingon, iniciou uma disputa para determinar o sucessor de K'mpec. Entretanto K'mpec tinha tomado a precaução pouco ortodoxa de designar um alienígena como o Árbitro dele para o processo de sucessão. O então Capitão Jean-Luc Picard da nave estelar USS Enterprise NCC-1701-D foi o escolhido para conduzir os Ritos de Sucessão.

 

 

Neste período Worf descobre a existência de um filho, fruto do seu envolvimento romântico com a embaixadora Klingon K'Ehleyr,. Alexander (nome dado por Worf ao seu filho) vai para a Terra ficar sob os cuidados de Helena e Sergey Rozhenko.

 

Uma vez que sua mãe foi assassinada pelo membro do Alto Conselho Klingon Duras, o mesmo que tinha tentado matar seu irmão.

 

Durante um ataque de fúria, Worf mata Duras que era um dos candidatos à sucessão de K'mpec, deixando o caminho aberto para o Membro Gowron que reivindicou o direito de secessão do Chanceler.

 

Sob a mediação do Capitão Picard, o recém político Gowron, candidato exclusivo para Chanceler e Líder do Alto Conselho Klingon, é elevado a Chanceler em meio a uma crise com a Família Duras que estava sendo apoiada secretamente pelo Romulanos.

 

 


 

GUERRA CIVIL KLINGON

 

Em 2368, o Império  Klingon entrou em uma guerra civil breve, mas amarga, quando as forças leais à Família Duras tentaram bloquear a posse do novo Chanceler Gowron. Durante este período conturbado Worf vislumbra a possibilidade de restaurar a honra de sua família, solicitando uma licença de suas responsabilidades da Frota Estelar e se insere neste conflito apoiando Gowron junto com seu irmão Kurn, agora capitão.

 

 

Gowron sai vitorioso após uma ajuda indireta do Capitão Jean Luc Picard e da Frota Estelar que corta o envio de suprimentos pelos Romulanos, causando derrotas das forças leais aos Duras. A honra da família Mogh é restituída e um novo tratado de paz é assinado com a Federação.

 

Com a Honra de sua família restaurada, Worf volta a seus serviços na USS Enterprise, se afastando das confusões políticas do Alto Conselho Klingon e das transformações promovidas para estabelecer a honra do Império Klingon por Gowron.

 

 


 

OS SOBREVIVENTES

 

Em uma passagem pela Estação Deep Space Nine, Worf encontra um mercador Iridiano que confirma a existência um campo de prisioneiros mantidos pelos Romulanos no setor Carraya com sobreviventes do massacre de Khitomer, onde seu pai Mogh poderia estar ainda vivo.

 

Com essa revelação Worf parte em uma missão especial para resgatar seu pai e os demais sobreviventes.

 

 

 

 

Entretanto acaba encontrando uma comunidade onde romulanos e Klingons vivem em harmonia. Seu pai tinha morrido realmente em Khitomer. A presença de Worf neste campo instiga os filhos destes sobreviventes, nascidos no campo de prisioneiros, a buscarem sua herança klingon.

 

 

 

 

 


 

GUERRA CONTRA O DOMINION

 

Mas a história da Casa de Mogh, não termina e continua em  ascensão sob a liderança do seu irmão Kurn, dizia-se que a Casa de Mogh poderia até chegar a herdar futuramente a posição de Chanceler no Alto Conselho.

 

Tudo desmoronou em 2372 quando Worf, já servindo à bordo da Estação Deep Space Nine, recusou a se juntar aos Klingons e atacar os Cardassianos em seu território. Em retaliação, o Chanceler Gowron confiscou as terras e os títulos da Casa de Mogh, e expulsou publicamente seu irmão Kurn do Alto Conselho Klingon em desgraça.

 

Durante os próximos quatro meses durante a guerra, Kurn vagou como uma “persona non grata” pelo Império, incapaz de cometer suicídio, uma vez que é considerado um modo desonroso de morte. Ele finalmente chegou a Deep Space Nine, e pediu Worf para restaurar sua honra, matando-o no ritual Mauk-to'Vor. Entretanto conseguiram evitar o ritual e transformam Kurn em outra pessoa. Um amigo da família, Noggra, concordou em assumir Kurn como seu próprio filho. Então Dr. Bashir apagou a memória de Kurn e alterou cirurgicamente seu rosto, para que ele pudesse assumir uma nova identidade como filho da Casa de Noggra.

 

 

Worf também foi admitido dentro da Casa de Martok, general do Império Klingon, e depois de matar o Chanceler Gowron em um desafio pelo poder, restaurando definitivamente o nome de sua família e colocando o General Martok como Chanceler.

 

 

 

 

Compartilhe:

 

Artigo Por:
MDaniel Landman - USS Venture NCC 71854

Obs.: Todas as imagens estão disponíveis publicamente na Internet
 

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN

  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.