COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

JJ ABRAMS ACERTA A MÃO

(STAR TREK ALÉM DA ESCURIDÃO)
 

O Site da USS Venture pode estar presente na Pré-estréia do Rio de Janeiro do filme Star Trek - Além da Escuridão (Into Darkness), ocorrida na data estelar 20130517 no Cinépolis Lagoon 5, com grande presença dos fans cariocas.

 

Este artigo tem o objetivo de analisar o filme sob a ótica de sua produção, roteiro e adequação ao Universo Star Trek, bem como o que o público pode esperar deste filme. Evitou qualquer tipo de Spoilers, uma vez que a estréia oficial do filme aqui no Brasil somente acontecerá na data estelar 20130614. Aproveitem este artigo!

 Almirante MDaniel Landman

 USS Venture NCC 71854


 

MELHOR QUE O PRIMEIRO

 

Confesso que quando sentei na cadeira do cinema para ver essa Pré-estréia, estava meio pré-condicionado a ver um filme de ação pura e simples, muito devido as trailers e clips divulgados pela própria Paramount.  Aquelas seqüências de imagens de ação não estavam de acordo com as entrevistas concedidas pelo diretor J.J.Abrams e pelos atores do elenco, onde estavam constantemente enfatizando as relações entre os personagens e preservação da filosofia Star trek.

 

O filme começa..... e o que se assiste é uma grande e excitante aventura de ficção científica, com estonteantes efeitos visuais em 3D e — o mais importante — um sutil desenvolvimento de um grupo de personagens que são bem familiares aos fans, e novos integrantes da tripulação. Ressalta também um roteiro bem composto com desafios morais aos nossos heróis, culminando com a verdadeira formação da tripulação da USS Enterprise.

 

 

O Filme combina perfeitamente sequências de ação de cair o queixo com os dramas pessoais cativantes, com desenvolvimento das inter-relações pessoais do grupo central. Kirk, Spock e McCoy, bem como dos demais personagens Uhura, Scotty, Sulu e Checov. Durante o filme os fans da série irão se deliciar com as citações e situações que remetem aos episódios originais da série, e se tiver um olhar afiado, encontrará vários "ovos de páscoa" nos cenários e nas cenas de aventura.

 

Ao final você respira novamente, e diz para si mesmo "Foi melhor que o primeiro!!" e desta vez sem sobressaltos ou agressões, seguindo a filosofia e ideais do Universo Star Trek que tanto gostamos.

 


 

EFEITOS & SONS MAIS QUE ESPECIAIS

 

Trata-se de uma produção para o cinema com a intenção de ser grandiosa, com muito trabalho envolvido para dar a este filme de Jornada nas Estrelas o que a franquia merecia. A equipe criativa de J.J. Abrams soube conduzir o filme e apresentar imagens fantásticas, com efeitos especiais dignos dos melhores filmes SCIFI. Quando J.J Abrams anunciou que eles estavam tentando revolucionar a filmagem em 3D, ela sabia o que estava dizendo. A profundidade em 3D é uma das mais intensas e visualmente "reais" (especialmente no IMAX). O grande mérito foi conceber e filmar tudo isso sem perder em momento algum os melhores elementos do universo de Jornada nas Estrela.

 

 

A USS Enterprise é muito bem filmada em novos ângulos, tanto externos quanto internos. Cabe destacar as recriações de Londres e São Francisco do 2259, retratadas realmente como centros urbanos do futuro com preservação dos elementos que hoje conhecemos, adaptados aos elementos futuristas que se espera (carros de levitação e naves voadoras). Pode-se perceber a vida acontecendo normalmente nestas cidades, diferente de outros filmes de SCIFI onde não temos essa percepção de vida acontecendo neste ambiente.  

 

 

Os sons e efeitos sonoros são de primeira linha, não tão altos para dar "susto" na platéia como em alguns filmes, mas essências para as dinâmicas das cenas de ação e respeitoso nas cenas mais emocionais. Cabe uma menção especial a trilha sonora de Michael Giacchino que conduz o filme dentro de cada situação, além de ter sido realizada como uma continuidade da trilha sonora do filme de 2009, dentre todas as adições destaca-se o tema Klingon "The Kronos Wartet".

 

 


 

AS ATUAÇÕES DO ELENCO

 

Este filme trabalha muito bem a relação, a princípio conflituosa, da dupla do comando Kirk/Spock. Os atores tiveram tempo para interpretar e montar seus personagens de forma mais densa. Confesso que fico admirado com o ator Karl Urban, o seu McCoy simplesmente rouba a cena,  pois vemos perfeitamente DeForest Kelley atuando como nos velhos tempos. Os demais tripulantes do elenco. considerados secundários, também conseguiam desenvolver seus personagens.

 

A Tenente Uhura (Zoë Saldana) consegue uma participação mais atuante do que ficar somente no rádio, assim como Scotty (Simon Pegg) que efetivamente sai da USS Enterprise para ter uma participação importante. Chekov e Sulu são os que menos "trabalharam", mas mesmo assim, cada um tem seu espaço e aproveitam muito bem.

 

O elenco de apoio também merece destaque, com honras para Bruce Greenwood, como o Almirante Pike, e Peter Weller como o Almirante Marcus. Entretanto de "Oscar goes to...." Benedict Cumberbatch pela sua interpretação do vilão John Harrison.

 

 

Cumberbatch interpreta o John Harrison de forma densa e aterrorizante em alguns momentos, e calmo e envolvente em outros, mas sempre de forma fascinante e completa. Terão momentos que até você irá torcer para ele.  John Harrison conseguiu ser o vilão que Nero (Eric Bana) não conseguiu ser no primeiro filme - e suas motivações e revelações farão qualquer trekker vibrar em sua cadeira.

 aplausos dos fãs.


 

RESUMO GERAL DO FILME

 

Por todas as referências e citações os fãs de Star Trek vão adorar e vibrar, entretanto o novo público que desconhece a série também vai se empolgar. Este filme, apesar de ser uma continuação, funciona sem problemas para qualquer pessoa, apostando pesado nas cenas de ação e suspense.  Minha esposa que não é uma trekker adorou e quer voltar a ver no dia 14 de junho.

 

Sem necessidade de conhecimento prévio da série, e ao mesmo tempo valorizando tudo que a série pode fornecer, o filme Star Trek - Além da Escuridão encontra-se num padrão superior, se comparado com o primeiro (2009), garantindo um equilíbrio perfeito entre entretenimento empolgante e respeito histórico da série original, de onde extrai idéias conhecidas, e as torna novas e revigoradas.

 

Recomendo fortemente que assistam Star Trek - Além da Escuridão, de preferência em um cinema IMAX, e levem aqueles seus amigos que não conhecem, ou não gostam tanto de Star Trek, que talvez você vai ganhar amigos transformados em novos trekkers de carteirinha.

 

Enfim podemos dizer que agora, J.J Abrams acertou a mão e começa a traçar uma rota segura para descobrir novas vidas e civilizações, audaciosamente continuando as aventuras da nave estelar USS Enterprise NCC 1701.

 

 

 

 

 

Compartilhe:

 

Artigo Por:
Alm. MDaniel Landman - USS Venture NCC 71854

Obs.: Todas as imagens estão disponíveis publicamente na Internet
 

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.