|
|||
|
O TERRORISMO EM JORNADA NAS
ESTRELAS Quantas vez estamos assistindo em nossos noticiários ações de grupos que se intitulam "libertadores", agindo em nossa sociedade pela sombra do Terrorismo. Jornada nas Estrelas e outras Séries Scifi também abordam o tema em diversos episódios e filmes. Este artigo foi escrito pelo nosso colaborador o Guilherme Radin, e tem o objetivo de apresentar como a Federação / Frota Estelar enfrentaram situações onde os métodos do Terrorismo foram empregados dentro do Universo Star Trek. Este artigo foi elaborado com o auxílio de uma pesquisa em diversas fontes disponíveis, em português e internacionais, as quais encontram relacionadas no final do artigo. Almirante MDaniel Landman USS Venture NCC 71854
A FACE DO TERRORISMO
Desde os anos 1980, Jornada nas Estrelas tem abordado ocasionalmente a temática do terrorismo, apresentando as muitas faces do terrorismo. Realmente existem varias formas diferentes de terrorismo, mas o objetivo sempre é espalhar o medo através de atos criminosos, violentos e extremistas, para causar mudanças políticas que levem à tomada de poder.
O que é considerado como terrorismo em uma sociedade, pode ser considerado combate pela liberdade em outra, assim determinados Grupos optam por nomear a si mesmos como rebeldes, insurgentes ou combatentes da resistência. Por outro lado, os terroristas (como os Bajorianos, os Maquis ou a Rebelião Cardassiana) consideram seus inimigos como opressores, usurpadores ou conquistadores, para justificarem seus atos.
Se tomarmos com exemplo as organizações terroristas que atuaram no século XX do Planeta Terra, a maioria tem suas origens ligadas ao nacional socialismo (nazismo) ou ao socialismo. Os terroristas socialistas/comunistas são seguidores de Karl Marx, enquanto que os islamitas seguem uma visão distorcida da religião Islam, misturadas com as idéias de Karl Marx e Hitler. Ou seja, a maioria estão baseadas em movimentos ultra-nacionalistas com ambições políticas, utilizando sempre a tática de fingir-se ser um movimento social libertatório, derivado do povo e pelo povo, mas que em certos casos é somente um pano de fundo para formações de quadrilhas armadas e narcoterrorismo.
O TERRORISMO NAS SÉRIES E FILMES SCIFI
No dia 11 de setembro de 2001, a face do século XXI foi modificada para sempre. Até o dia anterior, tudo indicava que o presidente George W. Bush dos EUA, faria um governo fraco, e se contentaria em derrubar o ditador Saddam Husseim.
Naquele dia trágico para o planeta Terra, 3.000 pessoas (a maioria civis), foram mortas pelo ataque da Al-Quaeda (organização terrorista criada por Osama Bin Laden, durante a invasão soviética no Afeganistão - 1979 a 1989). Uma imagem de Osama apareceu ao Capitão Archer quando o fluxo de tempo foi corrigido. (ENT: "Storm Front, Part II")
Esses ataques levaram os EUA a desencadear a guerra contra o terrorismo internacional, e a tática da guerra preventiva foi adotada, tendo levado às guerras do Afeganistão (2001), Iraque (2003), e a sombra de um conflito eminente contra o Irã.
Uma enxurrada de produções artísticas passaram a inserir o tema da "Guerra contra o Terror". Vejam as series que já a abordaram o tema: Er, Whithout a Trace, Alias, 24 horas, Heroes, Third Watch, E-ring, Jag, Lei e Ordem, Smallville, Close to Home, The Closer, CSI, NCIS, Battlestar Galactica, Jericho, entre outras...
Jericho é uma que melhor abordou o tema, pois mostra uma cidade dos EUA, isolada após um ataque nuclear, que pode ter devastado os EUA. Vemos que alguns dos moradores podem ter alguma ligação com esses eventos.
Star Trek e outras Séries Scifi, também começaram a abordar o tema de forma recorrente.
Os livros de Star Wars da serie “New Jedi Order”, mostram os Yuuzan Vong fazendo um cerco contra Coruscant, e jogando naves civis no escudo planetário.
Na série Star Trek - Entreprise, os Xindis fazem um ataque suicida que matou milhões de humanos no Planeta Terra, e desse ataque começa a guerra contra os Xindis, que duraria toda a terceira temporada da Série.
Os Xindis estavam sendo manipulados pelos criadores de esferas, da mesma forma que alguns governos terrestres manipularam vários grupos terroristas ao longo da história. A terceira temporada de Enterprise, mesmo estando fora de foco, foi considerada por alguns fans uma das melhores desta série.
Em Battlestar Galáctica, na terceira temporada os Cylons estavam ocupando militarmente o planeta Nova Caprica, e os rebeldes liderados pelo coronel Tygh, passaram a realizar atentados terroristas com homens e mulheres bombas. Isto é uma clara analogia aos ataques da Al-Quaeda no Afeganistão e Iraque.
Heroes na primeira temporada mostra um ataque nuclear contra nova York (um mutante causa uma explosão nuclear devido ao plano de Linderman), e na segunda temporada a ameaça vem na forma de uma arma biológica de destruição em massa.
Neste contexto, foram lançados uma safra de filmes que fazem alusão indireta ao momento político, com a caçada aos terroristas. Algumas obras que refletem isso: Guerra dos Mundos (2005), X-men 2 (2002), Star Wars - O Ataque dos clones (2002), Troia (2004), Homem de Ferro (2008), Clover Field (2008), Agente 86 (2008), Cassino Royale (2006), 300 de Esparta (2007), V de Vingança (2005), Duro de matar 4.0 (2007), Rambo 4 (2007), entre outros...
Diria que 300 é o que melhor retrata esta safra, pois aborda o conflito entre ocidente e oriente de forma totalmente neutra. De um lado temos Esparta (ocidente), sendo invadida pelo Império Persa (oriente). Mesmo Esparta sendo uma sociedade militarizada, era uma das mais democráticas na Grécia daquela época, enquanto os persas eram um império com escravos.
O TERRORISMO NO UNIVERSO STAR TREK
Obviamente que o Universo Star Trek abordou o tema em diversos episódios, mas tem a prerrogativa de ter começado antes do ataque de 2001. Alguns fans citam o episódio "Journey to Babel" da série clássica com primeiro a falar de um ataque suicida com ambições de modificações políticas. Entretanto o termo terrorismo não é empregado no episódio e os piratas Orianos estavam apenas querendo manter Coridian fora da Federação. O grande objetivo era continuar a saquear suas minas de Dilithium, e não provocar uma tomada de poder pelo medo ou intimidação.
Abaixo segue uma lista de episódios de Jornada nas Estrelas sobre Terrorismo.
SÉRIE NOVA GERAÇÃO:
“Um Breve Regresso”: A USS Enterprise-D transporta um velho embaixador da Federação para negociar a soltura de reféns capturados por um grupo terrorista. Durante a viagem a tripulação presencia que ele está cada vez mais jovem.
“Temporada de Caça”: A mãe da Conselheira Deanna Troi, Lwaxana Troi, assedia Picard enquanto estão se dirigindo para uma conferência em Pacifica. Outros passageiros estão se preparando para um ato terrorista durante a conferência de paz.
“Caçado”: Programados para serem soldados perfeitos, os veteranos exilados de guerra agora ameaçam o governo de Angosia 3 com ações violentas. Picard usa-se da Primeira Diretriz para influenciar a favor dos veteranos.
“Tudo pela Causa” Em Rutia IV, Dra. Crusher e Capitão Picard são raptados por terroristas do Grupo Ansata usando equipamentos de teletransporte interdimensionais. Os prisioneiros são levados ao santuário do Grupo terrorista, onde muitos estão sofrendo de uma doença.
“A Ferramenta Perfeita”: Os Romulanos raptam e fazem uma lavagem cerebral em Geordi La Forge num plano para acabar com o acordo de paz entre a Federação e o Império Klingon. Georgi retorna à Enterprise acreditando que continua o mesmo, e que passou férias agradáveis no planeta Risa. Mas, através do V.I.S.O.R, ele recebe instruções para diversos atos de sabotagem e para matar o governador de uma colônia klingon. Para aumentar a gravidade da situação, há um membro do conselho Klingon que está em conluio com os romulanos neste plano.
“Alferes Ro”: Um terrorista bajoriano destrói uma colônia da Federação. Picard recebe a missão de encontrar o terrorista e pedir que ele retorne à colônia de sua origem e pare os ataques contra a Federação, que a Frota Estelar irá intervir juntos aos cardassianos. Ro Laren, uma bajorana a serviço da Frota, junta-se à tripulação. Sua missão é auxiliar Picard. Mas, na verdade, Ro tem uma outra missão, diferente da que Picard recebeu. O Almirante que os despachou em suas missões, tem ainda outras tramas e acordos com os cardassianos. Curiosidade: Foi um dos Episódio base para a Série Deep Space Nine.
“Gambit” Partes 1 e 2: Cap. Picard e Riker se infiltram numa nave pirata e descobrem um grupo terrorista vulcano que busca uma poderosa arma para derrubar o governo.
“Força da Natureza”: A Enterprise se depara com terroristas ambientalistas que alegam que viagens em velocidades de dobra espacial estão destruindo o universo. Eles conseguem chamar a atenção para uma investigação séria sobre o assunto.
“Sem Provocações”; Ro Laren deve se fingir de desertora da Frota Estelar e juntar-se aos Maquis, mas ela descobre que tem muito em comum com a causa deles.
SÉRIE DEEP SPACE NINE:
“Prologo do Passado”: Um encontro com um ex-membro da Resistência Bajoriana, faz a Major Kira Neris, rever suas posições em relação ao que ela considera ser seus verdadeiros deveres para com o povo de Bajor. Ela fica dividida entre a sua nova missão com a Frota Estelar, ou a amizade e o afeto que sente pelo seu companheiro do tempo de guerrilha. Mas infelizmente, a pessoa que se apresenta, agora como seu fiel amigo, na verdade esconde terríveis intenções que podem trazer a morte e destruição aos verdadeiros inocentes.
"Nas Mãos do profetas": Keiko O'Brien, está dando aula quando Vedek Winn, uma líder religiosa ortodoxa, com possibilidades de se tornar a nova Kai, entra na escola e começa a criticar os métodos de Keiko, acusando-a de blasfêmia. A situação na Estação fica ainda mais séria quando uma bomba explode na escola. Paralelamente o chefe O'Brien está investigando a estranha morte de um alferes. Sisko vai a Bajor para falar com Vedek Bareil, um líder também muito cotado para ser Kai, a quem Sisko pede ajuda. A solução da morte do alferes é também o que salva a vida de Vedek Bareil de um atentado na Estação DS9.
“A Volta para Casa”, ”O Circulo” e ”O Cerco”: Este arco gira em torno de um grupo extremista de nome "O Circulo", que tenta um golpe de estado em Bajor.
“A Volta para Casa” : Quark recebe, de uma capitã de um cargueiro, um brinco bajoriano, pertencente a alguém que está preso em Cardassia 4. Quark o entrega a Kira que reconhece como sendo de Li Nalas, um líder da resistência bajoriana que poderia reunificar Bajor sob uma única bandeira. Sisko, sensível ao problema envia Kira e O'Brien para Cardassia 4, numa missão de resgate. Eles se deparam com um campo de prisioneiros de guerra, e resgatam seus ocupantes. Mas o até então desaparecido líder, não quer ser líder. Após uma tentativa de fuga para o Quadrante Gama, Sisko o convence de que ele deve tentar ajudar o seu povo. Agora Li Nalas foi designado pelo governo bajoriano, como o novo oficial de ligação em DS9, e Kira foi mandada de volta a Bajor.
”O Circulo”: Sisko está tendo problemas com o Ministro Jaro, sobre a transferência de Kira. Kira é convidada a passar um tempo no mosteiro de Vedek Bareil, onde ela conhece o terceiro orbe, Kira e Bareil estão apaixonados. Jaro e Vedek Winn estão armando um acordo de benefício mútuo. Sisko descobre que os militares estão apoiando 'O Círculo'. Kira é raptada pelos extremistas, e descobre que Jaro é o líder dos guerrilheiros. Quark diz a Odo que as armas que os guerrilheiros estão comprando estão para ser entregues. Odo descobre que elas são de origem cardassiana, que quer ver a Federação expulsa do sistema bajoriano. Sisko resgata Kira e recebe ordens de abandonar a Estação DS9.
”O Cerco”: Em busca de enviar as provas do envolvimento dos cardassianos na revolução iniciada pelo 'O Círculo', Dax e Kira partem para uma lua e utilizam um caça espacial para chegar a Bajor, e ao conselho. As tropas leais ao ministro Jaro chegam à DS9 e a encontram abandonada, enquanto a tripulação que ficou para trás se esconde nos dutos de energia, e vão sabotando como podem todo o avanço dos bajorianos. Kira e Dax são derrubadas, mas Vedek Bareil consegue salvá-las e as leva sob disfarce ao conselho onde elas conseguem abrir uma investigação, encerrando assim toda a ação do golpe revolucionário. Li Nalas é morto em um ato heróico para salvar a vida de Sisko.
"Os Maquis - parte 1 e 2": Sisko descobre a existência do movimento Maquis, e tenta detê-los para impedir uma guerra entre a Federação e Cardassia. Durante o episódio Sisko tenta resgatar Gul Dukat que está como refém dos Maquis. E consegue localizar o planeta que é usado como esconderijo. Ele prende os rebeldes menos um, que deverá enviar um recado ao restante dos rebeldes. Os maquis compraram uma grande quantidade de armamento e as colônias cardassianas também, mas Dukat revela a rota das armas destinadas às colônias cardassianas. E Sisko entra em combate com os maquis, para prevenir uma guerra em larga escala.
“Defiant”: O tenente Thomas Riker (uma duplicata exata do primeiro oficial da Enterprise que foi criada por um acidente de transporte no episódio "Second Chances", da sexta temporada da Nova Geração), se passando pelo comandante William Riker, rouba a USS Defiant como parte de uma missão dos Maquis. Sisko e Dukat devem novamente se unir para evitar que tal missão acabe levando a uma guerra entre os seus dois governos.
“Paraiso Ameaçado (Homefront) partes 1 e 2”. Um ataque à bomba é perpetrado por um transmorfo na Terra. O antigo mentor de Ben Sisko, almirante Leyton, o chama de volta a sede da Frota Estelar e o nomeia responsável pela segurança do planeta. A ameaça de um ataque dos Jem'Hadar a Terra se mostra uma ameaça muito mais próxima. Foi o almirante Leyton que planejou o apagão mundial (e uma conspiração incluindo os detalhes que apontavam para um ataque do Dominion) de forma a conseguir a declaração de um estado de emergência na Terra e conseguir impor as medidas que ele julgava corretas para preparar o planeta para uma possível invasão. Um golpe de estado na Terra estava bem próximo.
"Bashir, Agente Secreto" (Our Man Bashir) e "Fogo Cruzado" (Crossfire): O primeiro ministro Shakaar vem à estação para discutir detalhes da entrada de Bajor na Federação. Uma suspeita de assassinato transforma Odo em seu guarda-costas. Um grupo terrorista cardassiano, denominado "True Way", acreditava que a Federação era a maior ameaça para os Cardassianos, e a causa de dificuldades econômicas e políticas da União de Cardassiana. Até 2372, eles nunca haviam cometido nenhum ato de terrorismo contra a Federação ou Bajor. Entretanto seu primeiro ato foi detonar uma bomba que destruiu o explorador USS Orinoco, que estava transportando os oficiais da Estação Deep Space 9. (DS9: "Our Man Bashir"). Mais tarde seriam responsáveis por tentar assassinar o primeiro-ministro Shakaar. (DS9: "Crossfire")
“A Escuridão e a Luz” (The Darkness and The Light): Alguém começa a matar os ex-membros da célula de resistência Shakaar, que Kira fez parte nos tempos da ocupação Cardassiana. A cada ex-membro morto, o assassino (que utiliza sempre sofisticados métodos para cometer os crimes) envia uma mensagem para Kira a respeito do fato, levando a major ao limite com tal sadismo. Furel e Lupaza vêm à estação para ajudar Kira a encontrar o culpado, quando os dois são mortos em uma explosão dos aposentos dos O'Brien. Kira diz "basta" e rouba a lista de suspeitos do escritório de Odo e parte sozinha em um explorador para caçar o culpado sem dar satisfação a ninguém.
“Pelo Uniforme” (For Unifrom): Ben Sisko, ainda em sua caçada pelo traidor da Federação, chega a um campo de refugiados Maquis em busca de um informante, quando é surpreendido por Eddington armado, mas consegue fugir. A USS Defiant segue a nave do Líder Maquis para as "Badlands", Sisko pede ajuda ao capitão Sanders da nave estelar USS Malinche. Os Maquis detonam uma arma biogênica (feita com os compostos químicos roubados) em uma colônia Cardassiana em Veloz I, fato que tornará o planeta totalmente inadequado à fisiologia Cardassiana, mas não humanóide em geral, em muito pouco tempo.
“Momento de Gloria” (Blaze of Glory): O general Martok comunica a Sisko a interceptação de uma mensagem codificada Maquis, que surpreende a todos, pois se acreditava que os Maquis haviam sido completamente dizimados pelos Jem'Hadar (após o estabelecimento da aliança Cardassia/Dominion). A mensagem, gravada por uma mulher, é destinada a alguém chamado Michael, avisando-o que mísseis foram lançados e estão em rota da capital cardassiana e chegarão ao alvo em 13 dias.
“Onde há Fumaça” (When Its Rains...): A Federação envia Kira, Odo e Garak para ajudarem na rebelião de Damar e Rusot com ações terroristas e de guerrilha. Bashir e O'Brien descobrem que Odo também está com doença dos Fundadores e suspeitam que a SEÇÃO31 pode estar envolvida. Odo foi de fato infectado sem saber durante os eventos dos episódios "Homefront" e "Paradise Lost" da quarta temporada. Quando ele foi julgado pelos Fundadores em "Broken Link" também da quarta temporada, ele infectou involuntariamente todo o "Grande elo".
“Os cães da Guerra” (Dogs Of War): O Dominion esmaga a resistência organizada de Damar e Kira (que são traídos). Garak consegue levar os outros dois para a casa de Enabran Tain, onde ainda mora Mila, a confidente do velho Cardassiano. Muitos Cardassianos duvidam da notícia da morte de Damar e os três começam a acreditar na possibilidade de um levante popular. Um pequeno ataque a uma instalação do Dominion, permite que Damar venha às ruas e faça um discurso inflamatório que leva a revolta da própria população civil.
SÉRIE ENTERPRISE:
“A Expansão” (The Expanse): Um ataque Xindi suicida causa a morte de milhões de pessoas no planeta Terra desencadeando a guerra Terra/Xindi. Esta guerra é similar a guerra contra o terrorismo de nossos dias. Ambas começam com um ataque suicida, e a localização dos Xindis era incerta (Expansão Délfica). Os Xindis tinham os criadores de esferas como seus deuses e seguiam uma linha religiosa distorcida, da mesma forma que alguns grupos terroristas atuais.
"The Forge", "Awakening" e "Kir'Shara": Este arco compõe os fatos ocorridos em 2154, quando a embaixada da Terra no Planeta Vulcano, foi atingida por uma ataque a bomba. O Alto Comando Vulcano considerou o movimento denominado "Syrrannite" como uma organização terrorista. Esse grupo foi implicado no bombardeio da Embaixada da Terra, entretanto depois foi descoberto que tinha realmente sido planejado e executado por membros do próprio Alto Comando Vulcano.
"Demons" e "Terra Prime": Neste arco de dois episódios, a Enterprise retorna à Terra para participar da conferência diplomática que pode estabelecer alianças entre os humanos e diversas outras sociedades alienígenas. No entanto, o movimento isolacionista terráqueo conhecido como "Terra Prime" planeja sabotar as negociações e impedir que mais alienígenas venham ao planeta. O grupo radical Terra Prime ruma para Marte aonde toma controle de uma instalação capaz de lançar ataques devastadores nas superfícies da Lua e Terra, além de ser poderosa demais para a Enterprise. O grupo ameaça iniciar tais ataques caso todos os alienígenas do Sistema Solar não partam no prazo determinado.
FILME STAR TREK V:
"A Ultima Fronteira" (The Final Frontier): Um vulcano de nome Sybok seqüestra vários embaixadores em um remoto planeta, que tinha uma administração conjunta, com representantes da Federação, Romulanos e klingons. Ao chegar ao planeta onde estão os embaixadores, Sybok, que na verdade é meio-irmão de Spock, consegue seqüestrar a USS Enterprise-A e obrigá-los a irem em direção de um planeta inexplorado na fronteira, que fica além de uma barreira cósmica à qual ninguém jamais sobreviveu. Sybok utilizava-se do elo mental vulcano para convencer os demais a segui-lo em busca do que se imaginava ser a representação de Deus. Neste caso a Federação seguiu seus padrões de ir negociando e ganhando tempo enquanto uma equipe junta conhecimento, e usa todos os seus recursos para surpreender os inimigos num ataque cirúrgico. Infelizmente a tática não deu certo, pois na verdade não haviam seqüestrados, todos estavam de comum acordo para obter uma nave estelar.
LEITURAS RECOMENDADAS
Leituras recomendadas para quem quer se aprofundar no tema:
“Pombas e Gaviões” - Percival Puggina - Editora AGE; “O Eixo Do Mal Latino Americano E A Nova Ordem Mundial” - Heitor De Paola - Editora É Realizações; “Foucault e a Revolução Iraniana” - Editora É Realizações; “Hitler e os Alemães” - Eric Voeligen - Editora É Realizações; “O Verdadeiro Che Guevara” - Humberto Fontova - Editora É Realizações; “Conspiração de Portas Abertas” - Paulo Diniz Zamboni - Editora É Realizações; “O Continente Da Esperança” - Alejandro Pena Esclusa - Editora É Realizações; e “Plano de Ataque - A Historia dos Vôos do 11 De Setembro” - Ivan Santana - Editora Objetiva.
Compartilhe:
Artigo Por:
Revisão, Montagem e Arte
Final:
Fontes: Terrorismo http://www.beth-shalom.com.br/artigos/isla_nazismo.html http://www.midiasemmascara.org/artigos/terrorismo/12206-narcoterrorismo-a-guerra-do-novo-seculo.html http://www.olavodecarvalho.org/semana/101201dc.html http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=129 http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=2958 http://www.youtube.com/watch?v=fez0nLf7Ado&feature=fvwrel http://www.midiaamais.com.br/resenhas/1600-a-guerra-do-iraque
Memory Alpha
Ex-Astris Scientia http://www.ex-astris-scientia.org
Site Oficial de Star Trek
|
||
HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN: MDANIEL LANDMAN grupoussventure@gmail.com |