COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

MATÉRIA VERMELHA: O QUE É?
 

O Site da USS Venture está sempre a procura de novos artigos para publicação, principalmente aqueles em que os fans de língua portuguesa demonstram interesse. Por isso estamos sempre solicitando que os internautas trekkers manifestem suas vontades e na medida do  possível nossa equipe procurará atender os anseios.

 

Este artigo técnico é um caso típico de numero de pesquisas efetuadas no sistema de busca do site da USS Venture, mostrando ser uma tema de interesse comum de nossos visitantes. Este artigo se refere a nova linha de tempo alternativa criada a partir do retorno da Nave Narada e do Embaixador Spock na nave Medusa.

 

 Alm. MDaniel Landman

 USS Venture NCC 71854

 


 

A MATÉRIA VERMELHA

 

A Matéria Vermelha é uma substância artificial instável, com distintas propriedades gravitacionais, dentre elas uma propensão a se condensar em singularidades quânticas, e foi descoberta no século 24 pela Academia de Ciências de Vulcano. A Matéria Vermelha é altamente instável e pode ser facilmente inflamadas por métodos convencionais, tais como o calor, pressão ou um choque. Uma pequena quantidade de matéria vermelha contém energia suficiente para criar uma singularidade capaz de consumir um planeta inteiro.

 

As propriedades destrutivas da Matéria Vermelha são ampliadas pelo calor intenso e pela  alta pressurização que uma estrela ou um núcleo de um planeta pode oferecer, tornando os efeitos da singularidade quântica catastróficos.

 

Para produzir a Matéria Vermelha é necessário o raro isótopo denominado Decalithium, difícil de ser encontrado. Apenas um minerador Romulano denominado Nero, conseguiu encontrar em um planeta árido dentro do espaço Romulano, este isótopo que quantidade suficiente para seu processamento.

 

 


 

HISTÓRIA DA UTILIZAÇÃO DA SUBSTÂNCIA

 

Na data estelar 64333.4 (2387), a Estrela Hobus ameaça entrar em Super Nova que consumirá vários sistemas solares. Esta estrela se localiza próxima ao planeta natal do Império Romulano. O Embaixador Spock, que estava vivendo em Romulus, desenvolveu uma teoria que ao lançar Matéria Vermelha, uma matéria extremamente volátil recém descoberta, dentro da Super Nova criará uma singularidade quântica no Espaço-Tempo, e este buraco negro artificial, consumirá todo poder destrutivo do fenômeno.

 

Para produzir a Matéria Vermelha era necessário o raro isótopo denominado Decalithium. Um minerador romulano chamado Nero consegue minerar a quantidade suficiente do minério para produção da Matéria Vermelha. Porém o Conselho da Academia de Ciências de Vulcano nega a ajuda e o repasse de tecnologia a Romulus, o Embaixador Spock solicita ajuda da Federação para continuar com seu plano. Porém a Estrela Hobus entra em Super Nova e conforme a previsão destrói o Planeta Romulus. Nero e sua tripulação assistem o desastre e juram vingança a todos que de alguma negaram ajuda ao Império Romulano. O Fenômeno continua a crescer a ameaça agora os sistemas estelares da Federação.

 

O Embaixador Spock inicia sua missão para deter o fenômeno sabendo que não conseguiria mais voltar. Nero consegue transformar sua nave mineradora em uma arma mortal de combate graças a tecnologias derivadas dos Borgs desenvolvida pelos Romulanos de um posto avançado de pesquisas. Spock, utilizando a nave Medusa, consegue lançar a Matéria Vermelha no núcleo da Estrela e conter uma catástrofe ainda maior. O Capitão Nero tenta deter Spock mas chega tarde, pois o Buraco Negro artificial gerado captura em seu campo gravitacional a nave Narada e a nave do Embaixador Spock, forçando as duas naves a emergir em uma viagem no tempo.

 

 

A Narada é lançada no ano de 2233 próxima zona neutra klingon dentro do espaço da Federação, porém a nave do Embaixador Spock entra no Buraco Negro em um instante posterior gerando uma diferença de 25 anos entre a chegada das duas naves ao passado.

 

Quando chega ao passado a Narada provoca o que parece ser uma Tempestade Elétrica no Espaço chamando a atenção dos sensores da Federação que envia a USS Kelvin NCC 0514  para averiguar o fenômeno. Neste instante é gerada uma nova linha do tempo alternativa com o combate entre a USS Kelvin e a Narada. O Embaixador Spock emergiu do buraco negro 25 anos depois, em 2258, quando teve sua nave capturada por Nero. Nero, em seguida, usou a matéria vermelha que estava a bordo da nave Medusa para criar um buraco negro no núcleo do planeta Vulcano, que consumiu o planeta.

 

A nave Narada foi finalmente destruída, com todos os Romulanos a bordo, pela intervenção da tripulação da nave estelar USS Enterprise NCC 1701, que conseguem roubar a nave Medusa e o restante da matéria vermelha em seu interior. O então primeiro oficial Spock executa uma manobra e coloca a nave Medusa em rota de colisão com a Narada. O impacto direto contra a Narada, inflama a Matéria Vermelha e gera um imenso buraco negro artificial que destrói e engole a nave romulana.

 

 


 

REPERCUSSÕES DO USO DA SUBSTÂNCIA

 

O retorno ao passado das naves Narada e Medusa criou dois Universos Star Trek, e isso somente foi possível pela criação do Buraco Negro artificial para eliminar a supernova Hobus. A partir da chegada da Narada é que a linha temporal é migrada para esta nova realidade. Alguns cientistas já admitiam a existência de dois Universos de Jornada considerando o Universo Espelho, que seria uma linha de tempo divergente da conhecida. Se for assim, teríamos então agora três Universos ativos em Jornada nas Estrelas.

 

A Supernova Hobus ameaçava não somente destruir os sistemas próximos, mas também chegar a fronteira da Federação. Um fenômeno que iria sendo aumentado a cada estrela consumida. Portanto a utilização da matéria Vermelha era imperativa para a sobrevivência de vários povos da galáxia.

 

Como já foi exposto anteriormente, para produzir a Matéria Vermelha era necessário o raro isótopo Decalithium, encontrado em alguns planetas e de difícil mineração, conseguido apenas pela experiência mineradora de Nero. Além disso é necessário um complicado procedimento de transformação e produção somente dominado pela Academia de Ciências de Vulcano. Ou seja a matéria vermelha foi utilizada por Nero para destruir o planeta Vulcano no passado, justamente os criadores do processo de produção da matéria vermelha.

 

Não é de conhecimento desta linha temporal se o buraco negro gerado pela colisão das naves era também uma singularidade quântica temporal que pode ter enviado os restos da nave Narada para outro tempo ou época. Também não foi apresentado se o buraco negro foi selado ou ainda está ativo nas coordenadas em que foi gerado.

 

 


 

 

Artigo Escrito e Revisão Por:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

 

Fontes:

Memory Alpha

http://memory-alpha.org/

 

Site Oficial de Star Trek

http://www.startrek.com

07/

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.