COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

OS AMORES E ROMANCES EM

 JORNADA NAS ESTRELAS
 

Dos muitos affairs do Capitão Kirk até a lenta chama do amor entre os então amigos Kira e Odo, o Universo de Jornada nas Estrelas (Star Trek) foi sempre recheado de paixões e romances. Ao longo dos anos, temos visto muitos de nossos amados personagens se envolverem em uma multiplicidade de relações, sem contar aqueles apresentados no Universo Espelho. Alguns desses relacionamentos foram desenvolvidos ao longo das Séries pelos personagens regulares, outros são flertes instantâneos com atores convidados em um único episódio. Alguns tem finais trágicos, outros com alegria dos "felizes para sempre". Porém, todos acabaram por motivar ou acrescentar mais vida e realidade sobre os nossos personagens.
 

Este artigo, elaborado em conjunto com o nosso colaborador Guilherme Radin, apresenta alguns dos principais amores, paixões e romances apresentados no Universo "normal" de Jornada nas Estrelas e suas principais  conseqüências ao  longo da história. Os relacionamentos apresentados no Universo Espelho ficarão para um artigo futuro.

 

O artigo foi elaborado com o auxílio de uma pesquisa em diversas fontes disponíveis, em português e internacionais, as quais encontram relacionadas no final do artigo.

 

 Alm. MDaniel Landman

 USS Venture NCC 71854

 


OS CASAIS E ROMANCES AO LONGO DAS SÉRIES

 

ENTERPRISE:

 

TRIP e T'POL - Sabemos agora que as coisas não funcionam muito bem para este jovem casal, mas foi uma jornada interessante este relacionamento. Várias situações atrapalharam este primeiro relacionamento entre um humano e uma vulcana, até um casamento tradicional vulcano forçado e o seu posterior divórcio, culminaram para mantê-los separados. Sempre havia algum entrave para esta relação. O relacionamento dos dois começou com um empurrão do Médico da nave que aconselhou seções de massagem vulcana ao engenheiro Trip. Era uma relação conturbada pois a falta de demonstração das emoções vulcanas deixava Trip  incerto dos sentimos de T'Pol.  Como poderia naquela época um humano se apaixonar por um mulher que era incapaz de demonstrar suas emoções.

No meio disso tudo eles tiveram uma filha contra a vontade, gerada por clonagem por um bando de terroristas da Terra, que veio a falecer poucos dias depois de seu nascimento. Infelizmente, com a posterior morte de Trip, nós nunca teremos uma resposta de como este romance poderia ter continuado a longo prazo.

 

Archer e Navaar - Um capitão Oriano presenteia Archer com três mulheres escravas Orianas como prova de suas boas intenções de iniciar relações amistosas com os humanos. o Cap. Archer fica envolvido amorosamente e sexualmente com a Oriana Navaar, motivado pelos poderosos feromônimos delas, que também rapidamente dominam os homens da Enterprise. Misteriosamente, apenas Trip consegue resistir aos encantos das escravas.

 

 

SÉRIE CLÁSSICA:

 

Christopher Pike e Vina - Este primeiro relacionamento foi apresentado no piloto da série original "The Cage", porém foi re-modelado no clássico episódio duplo  "The Menagerie". Embora Vina tivesse sido apresentada a Pike através de uma série de disfarces e ilusões (Princesa Rigelliana ou Escrava Oriana) foi pela forma humana que Pike se apaixonou. E embora eles tenham sido separados quando ela revelou que não poderia deixar Talos IV, a sua feliz reunião no final de "The Menagerie" insinuou tiveram uma vida lúdica, onde ambas as condições físicas não atrapalhariam mais seu romance.

 

James T. Kirk e Edith Keeler - Se fossemos falar sobre todos os beijos e paqueradas do nosso mais famoso Capitão, teríamos um artigo somente para as suas conquistas. Ele nunca se envolveu seriamente com ninguém, nem com a Dra. Carol Marcus com quem teve um filho. Sua única grande paixão ao longo da Série Clássica – com exceção, é claro, da Enterprise – foi com Edith Keeler, do episódio “The City on the Edge of Forever”. Naquele exótico século 20 ele descobriu um linda e bondosa agente social que fez seu coração realmente bater de amor. Evidentemente, o resultado desta paixão é lendário: Kirk foi forçado a escolher entre o amor e um bem maior que era restaurar a linha do tempo. Ele assim o fez e o resultado é ainda um dos momentos mais marcantes de Jornada nas Estrelas.

 

Spock e Zarabeth - O primeiro oficial Spock também andou dando seus pulinhos por ai, mas era tudo altamente calculado segundo um objetivo (The Enterprise Incident) ou sobre a influência dos Esporos alienígenas (This Side of Paradise). Na verdade sentia-se incapaz de voltar seus sentimentos para alguém, e com isso a enfermeira chefe da Enterprise (Christine Chapel) sofreu por um amor não correspondido.

Porém na era glacial do Planeta Sarpeidon (All Ours Yesterday) Spock conheceu o amor legítimo por uma mulher. Zarabeth salva Spock e McCoy da morte e acaba se apaixonando por Spock, e ele encontrava-se cada vez mais atraído pela Zarabeth devido a viagem no tempo promovida pelo Computador Atavachron que o regrediu para seus ancestrais vulcanos. Infelizmente essa paixão não pode continuar com o retorno de Spock a seu tempo.

 

Amanda e Sarek - Os pais do primeiro oficial Spock eram muito apaixonados entre si, apesar do Vulcano não demonstrar seus sentimentos, ele amava Amanda. Amanda era uma humana muito compreensiva que procurou entender a cultura Vulcana e procurava unificar novamente pai e filho, que discordavam em muitos pontos. Porém Amanda era submissa a Sarek, assim como todas as mulheres de Vulcano, embora não deixasse de emitir sua opinião própria sobre o assunto.

 

 

NOVA GERAÇÃO:

 

Jean-Luc Picard e Beverly Crusher - Eles nutriam uma grande amizade romântica, a despeito de Beverly ter sido casada com o melhor amigo de Picard. Existia uma potente química entre o capitão e sua médica, mas diversos fatores dificultavam a relação física entre os dois. Temos um vislumbre de como seria esta paixão no excelente episódio da sétima temporada "Attached", onde o casal foi telepaticamente unido por uma raça alienígena e forçados a enfrentar os seus verdadeiros sentimentos um pelo outro.

 

Deanna Troi e William Riker - Este foi o tipo de relacionamento que gerou uma torcida por parte dos fans. Desde seu primeiro momento na tela juntos (onde Troi saúda Riker telepaticamente como "Imzadi") e os diversos beijos roubados ao longo do caminho, eles ficavam sempre no flerte com um curso que os levava a iminência de finalmente ficarem juntos. Claro, eles tiveram a sua quota de obstáculos (incluindo um quase romance entre Deanna e Worf e as diversas puladas de cerca de Riker com as mulheres da galáxia), mas a relação sempre tive um sentimento cosmicamente fatídico, que culminou com o casamento de Riker e Troi em "Star Trek: Nemesis", fato que significou para os fãs algo do tipo: "sempre soube que eles acabariam juntos". 

 

Worf e K'Ehleyr - O amor nunca foi algo fácil para o durão Worf, mas ele realmente encontrou uma adversária a altura na meia-klingon e meio-humana K'Ehleyr (que teve um filho - Alexander - do rápido relacionamento com Worf) . Suas cenas apaixonadas são as mais explosivas de toda a Série - notavelmente a cena em que o Casal usa um Programa de Luta Calisteniano no holodeck como preliminares. Realmente foi considerado um grande erro dos roteiristas matar K'Ehleyr após apenas dois episódios, pois poderiam ter tido uma série de passagens juntos.

 

Jean-Luc Picard e Vash - Vash, uma divertida vilã, é a última pessoa que você esperaria que o certinho Picard se envolveria, e é precisamente isso que tornou tão delicioso o relacionamento dos dois. Quando conhece Vash em Risa, Picard é atraído pelas conspirações, devido sua natureza aventureira. "Captain's Holiday" é um divertido episódio onde Picard tem sua merecida pulada de cerca. Porém no episódio "QPid" vemos um Picard vestido como Robin Hood que vem salvar sua amada... porém depois ela o abandona para viajar pela Galáxia com Q.

 

 

Miles e Keiko O'Brien - Até este momento tivemos relacionamentos e paixões de curta duração. No caso de Miles O'Brien e Keiko Ishikawa se forma um casal que ultrapassa até duas Séries. Podemos acompanhar seu casamento a bordo da USS Enterprise-D, presidido por um pomposo Cap. Jean-Luc PIcard e como padrinho da noiva temos o Ten. Com. Data que apresentou os dois pombinhos, até sua vida matrimonial a bordo da Estação Espacial Deep Space Nine. Na USS Enterprise eles tiveram uma filha e já a bordo da Estação tiveram seu segundo filho com a ajuda de uma barriga de aluguel da Major Kira. Keiko teve alguns problemas de adaptação na Estação mas logo assumiu a Escola da Estação, ajudando no desenvolvimentos dos filhos dos tripulantes. O Amor dos dois sempre foi muito bonito e muito bem desenvolvido ao longo das duas Séries.

 

 

DEEP SPACE NINE:

 

Kira Nerys and Bareil Antos - Às vezes, os casais improváveis são os que resultam nas maiores recompensas para os fans. Como foi o caso da espevitada Major Kira Nerys com o gentil monge de fala mansa Vedek Bareil Antos. Desde o início, este romance gerou muita química entre os personagens, e foi especialmente agradável para ver a relação desdobrar ao longo de alguns episódios. O relacionamento terminou tragicamente com a morte de Bareil. mas o casal teve uma segunda chance quando Bareil do universo espelho tentou iniciar novamente um romance com Kira. "Resurrection".

 

 

 

Jadzia Dax e Worf - Após K'ehleyr parecia que Worf não estaria pronto para um novo amor. Entretanto Jadzia Dax revelou uma paixão que sentia por Worf, e acrescentou nova dimensão a ambos os personagens. Apesar de vários obstáculos e conflitos de personalidade, o relacionamento dos dois foi sempre apaixonado, e culminou em casamento. A cerimônia foi ao estilo Klingon "You Are Cordially Invited" com tudo que tem direito até uma despedida de solteiro klingon. Em "Change of Heart", os dois são enviados em uma missão juntos e Jadzia fica gravemente ferida. Ao invés de completar a missão, Worf sacrifica a sua carreira e salva a sua esposa. Infelizmente o casamento terminou tragicamente, com a morte de Jadzia.

 

Benjamin Sisko e Kasidy Yates - A memória da esposa Jennifer impedia Sisko de desenvolver um bom relacionamento de longo prazo com alguém. Felizmente, seu filho Jake interveio, e os fãs de DS9 ganharam um romance entre a capitã de Cargueiro Kasidy Yates e Benjamin Sisko. Porém a distancia e alguns obstáculos deixaram a relação dos dois em compasso de espera. A situação ficou especialmente complicada quando Kasidy foi considerada culpada de contrabando de armas para os Maquis. Felizmente, Ben foi capaz de admitir que ele amava mesmo assim e a esperou sair da prisão. Eles se casaram durante a Guerra do Dominion (apesar do aviso dos Profetas para evitar esta situação).

 

Kira Nerys e Odo - Quando você assistir o clássico episódio "The Collaborator", observe a cena em que Kira diz Odo ela está apaixonada por Bareil. É apenas um segundo, mas o angustiado olhar na cara dele diz tudo. A partir de então, era evidente que Odo estava apaixonado por sua amiga Kira, e da forma meticulosa em que essa relação evoluiu fez da sua consumação um ato inevitável. Na Sexta Temporada, Odo (com uma pequena ajuda de Vic Fontaine, um programa do holodeck) finalmente teve a coragem de expor os seus sentimentos a Kira. Deste momento em diante a relação deles passa para uma exploração das diversas possibilidades entre uma Bajoriana e um metamorfo. Porém tudo que é bom dura pouco, Kira e Odo acabam se separando devido a promessa que ele fez em voltar ao Grande Elo em seu planeta natal.

 

Rom e Leeta - Era um casal bem improvável, o bondoso Ferengi com a sexy garota Bajoriana do Baboo. Ela estava mais para iniciar um romance com um humano bonitão, mas o destino quiz que os dois formassem este casal muito encantador. Rom provou seu valor a Leeta ao organizar um Sindicato dos Trabalhadores do Bar do Quark e isso a deixou impressionada. Logo depois Rom percebeu que precisava se declarar a ela, e desse dia em diante ganhou uma bela companheira.

 

 

VOYAGER:

 

Neelix e Kes - Este casal já estava formado quando a USS Voyager chegou ao Quadrante Delta. Neelix, um Talaxiano, buscava uma maneira de ajudar sua companheira, a Ocampa Kes, a fugir de seu planeta natal para viverem sua paixão. Quando foram incorporados a tripulação mantiveram por algum tempo este relacionamento, que foi se deteriorando aos poucos até culminar com a separação dos dois.

 

Janeway e Chakotay - Era o tipo amor proibido. Um sentimento escondido pelos dois que viviam se olhando e se desejando em segredo. Porém para não interferir com a cadeia de comando da Tripulação da Voyager, sempre procuraram se manter afastados e suprimir os sentimentos. Apenas no episódio "Resolutions" as intimidades afloram quando são deixados para traz num planeta alienígena, mas quando retornam a USS Voyager voltam a recolher seus sentimentos em função de um bem maior.

Tom Paris e B'Elanna Torres - Este piloto da Frota e a Engenheira da nave viviam se hostilizando durante vários meses, pois na verdade se amavam. O fato do pai de B'Elanna ter abandonado a sua mãe, a deixava insegura em iniciar um relacionamento com Tom. Foram muitas idas e vindas até o famoso "Eu te Amo!" proferido por B'Elanna. Os dois se casaram a bordo da nave e tiveram uma filha ainda a bordo logo quando chegaram de volta ao Quadrante Alfa.

Seven of Nine e Chakotay - No final da Série Voyager temos a aproximação de Chakotay e Seven of Nine, um relacionamento que começou de forma estranha e não foi muito bem desenvolvido durante os poucos episódios restantes. Este romance poderia ter sido iniciado um pouco mais cedo, dando chance de desenvolvimento de um química entre o casal.

 


 

 

Artigo Por:
Alm. MDaniel Landman e Guilherme da Costa Radin

 

Revisão, Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel Landman - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

 

 

Fontes:

Memory Alpha

http://memory-alpha.org/pt/wiki/

 

Daystrom Institute Thecnical Library

http://www.ditl.org/

 

Site Oficial de Star Trek

http://www.startrek.com

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.