COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

   O UNIVERSO ESPELHO  
 

O Universo Espelho (Mirror Universe) é um universo paralelo similar ao original onde se desenvolvem tramas de diversos episódios das séries de Jornada nas Estrelas, porém de uma forma invertida dos acontecimentos, fatos e personalidades existentes no Universo Original de Jornada. O primeiro episódio em que esse universo foi mostrado foi "Mirror, Mirror" na 2a Temporada da Série Original. Os personagens do Universo Espelho são geralmente os mesmos do universo "normal", mas suas personalidades são muito mais agressivas, desconfiadas e oportunistas. Onde no Universo de Jornada nas Estrelas mostra uma visão otimista do futuro onde se valoriza a paz e o entendimento entre civilizações, episódios passados no Universo Espelho mostram que a Terra seguiu uma linha militar, cuja história é repleta de guerras e a compaixão é vista como fraqueza. Ao invés de uma Federação de Planetas Unidos temos um Império Terrano que foi construído ao custo de guerras, conquistas, escravos, mortes e traições ao longo dos anos.

 

Apesar do Universo Espelho ser muito mais sombrio e violento que o universo normal de Jornada nas Estrelas, alguns poucos personagens-espelho são mais amigáveis e dóceis que suas contrapartes "normais". Por exemplo, Quark-Espelho, se coloca em risco para ajudar escravos foragidos a conseguirem sua liberdade. E enquanto o Brunt "normal" é egocêntrico e faminto por poder, Brunt-Espelho é um Ferengi bondoso e atencioso. Reafirmando a dualidade invertida dos personagens.

 

Existem um número infinito de universos paralelos (como foi apresentado no episódio "Parallels" da Série: A Nova Geração). Entretanto, o Universo Espelho aparenta ser um universo paralelo "especial" que é de alguma forma particularmente ligado com o universo "normal", dada a facilidade com que os personagens conseguem viajar entre os universos. O fato é que personagens que acidentalmente trocam de universo sempre acabam lá (e personagens de lá acabam no universo "normal"), o fato que cada personagem fixo do universo "normal" tem uma contraparte no Universo Espelho a despeito de o quão divergentes possam ser as histórias dos universos (apesar da probabilidade de que as mesmas pessoas possam nascer e existir em ambientes semelhantes em ambos os universos seja infinitamente pequena). Personagens de cada universo se referem às suas contrapartes como "paralelos" ou "espelhos".

 

O Universo Espelho foi visitado em um episódio da Série Clássica, cinco episódios da Série: Deep Space Nine, e dois episódios da Série: Enterprise, bem como em diversos livros de Jornada nas Estrelas e em pelo menos um jogo eletrônico, "Star Trek: Shattered Universe", que se passa inteiramente no Universo Espelho, compondo um "Universo Expandido" relativo ao tema. 

 

 


A CRONOLOGIA DOS EVENTOS DO UNIVERSO ESPELHO

 

Série Enterprise:

 

O episódio foi apresentado em duas partes, intitulado "In a Mirror, Darkly" na 4a Temporada, e introduz os primeiros acontecimentos histórios do Universo Espelho conforme descritos a seguir. Para estes dois episódios foi elaborada uma seqüência especial de abertura.

 

1969 - Uma bandeira do Império Terrano é fincada na lua por um Luis Armstrong-Espelho.

 

 

2063 - Em 5 de abril de 2063, Zefram Cochrane-Espelho conduziu seu vôo em dobra espacial, chamando a atenção de uma nave Vulcana que passava pelas proximidades da Terra, como foi mostrado nos eventos do filme "Star Trek: Primeiro Contato". Entretanto, quando os vulcanos aterrizam na Terra e fizeram sua pacífica apresentação, Cochrane matou o líder com uma arma que estava escondida, e então liderou a população a tomar a nave vulcana. O episódio "In a Mirror, Darkly", deixa subentendido que aquela nave vulcana era, ou foi assim interpretada pelos humanos, como a primeira de uma frota invasora. Porém, este não foi o ponto onde a história do Universo Espelho divergiu do Universo Padrão, pois a seqüência de abertura especial deste episódio implica que a humanidade sempre foi uma espécie mais agressiva no Universo Espelho, confirmando que não existiu um "ponto de divergência", o Universo Espelho sempre existiu como tal.

 

A maior parte das raças não-humanas tem uma base similar no Universo Espelho, como os Gorns e os Tholianos, cuja as histórias das raças também divergem do Universo "Normal". A história humana também difere bem antes, pois o Dr. Phlox-Espelho, depois de pesquisar no banco de dados da Defiant, comenta que a literatura clássica do Universo "Normal" apresenta personagens fracos em relação ao Universo Espelho, com uma possível exceção das palavras de William Shakespeare.

 

Alguns fãs especulam que no Universo Espelho, a futura tripulação da ISS Enterprise-E Espelho estava lá durante o primeiro contato, e possa assim ter influenciado a forma com que Cochrane respondeu aos Vulcanos quando eles aterrizaram. No entanto, como foi apresentado em Deep Space 9, o Império Terrano já tinha sido derrotado antes dos eventos do filme "Star Trek: Primeiro Contato", então não deveria haver uma ISS Enterprise-E Espelho. 

 

2155 - Até esta data o Império Terrano cresceu e havia conquistado os Vulcanos, Andorianos, Tellaritas, Danubianos e Orions, transformando estes povos em membros subjugados do Império. Nesta época além de lutar contra outras raças, o Império Terrano também lutava com movimentos de resistência interna dos povos subjugados. Na data de 13 janeiro de 2155 a nave estelar ISS Enterprise, sob o comando do então Cap. Maximilian Forrest-Espelho, seu primeiro oficial Com. Archer-Espelho e o resto da tripulação descobrem que uma nave vinda de 100 anos no futuro de um universo alternativo - a USS Defiant NCC-1764 - estava em poder do Tholianos. Esta nave foi presa numa fratura espaço-tempo Interfásica e foi parar a deriva no espaço Tholiano Espelho no passado. Na tentativa de tomar posse da nave e roubar sua tecnologia do futuro, a nave ISS Enterprise utilizando um dispositivo primário de camuflagem, acaba sendo atacada pelo Tholianos. Vários membros da tripulação, exceto o Capitão Forrest, evacuaram a Enterprise depois do ataque dos Tholianos e subiram a bordo da USS Defiant. A ISS Enterprise explode e sua tripulação transferida usa a nova tecnologia da USS Defiant para fugir dos Tholianos. O Com. Archer assume o posto de Forrest como Capitão.

 

A tripulação da Enterprise Espelho encontra a Defiant em total desordem, com os corpos de sua antiga tripulação que se mataram uns aos outros devido aos efeitos da Interfase que causou psicose nos tripulantes. Os Tholianos estavam usando escravos para saquear a nave. O capataz é um Gorn chamado Slar, que sabota a USS Defiant e mata alguns dos sobreviventes da ISS Enterprise.

 

Archer-Espelho derrota o Gorn, e então seus pensamentos se voltam em como usar a poderosa USS Defiant para tomar o controle do Império Terrano. Entretanto, é Hoshi Sato-Espelho quem realmente ameaça usar as armas da USS Defiant contra o Imperador e tomar seu lugar como Imperatriz do Império Terrano.  (ENT: "In a Mirror, Darkly" Part II)

 

 

 

A Série Clássica:

 

A existência de realidades alternativas foi primeiramente estabelecida em Jornada nas Estrelas no episódio "O Fator Alternativo" da Série Clássica. Neste episódio, a tripulação encontra um homem chamado Lázarus que demonstra alterações extremas de comportamento. Após algum tempo, se descobre que existem dois homens, um de um universo alternativo que era calmo e racional, e outro de nosso universo que era irracional.

 

2267 - Através de uma acidente de transporte quatro membros da USS Enterprise trocam de lugar com suas contrapartes do Universo Espelho e tentam voltar para casa evitando serem descobertos pela tripulação espelho da ISS Enterprise. Foi estabelecido que no Universo Espelho que a contraparte da Federação Unida de Planetas seria o brutal Império Terrano, governado por humanos e seus "aliados subjugados" vulcanos. O Capitão James Kirk-Espelho da Nave Estelar Imperial era um genocida, que foi promovido ao posto de Capitão após assassinar misteriosamente o antigo Capitão Christopher Pike.

 

O oficial da Frota Estelar Cap. James Kirk, antes de voltar ao Universo "Normal", encoraja o primeiro oficial Spock-Espelho a tomar medidas para evitar um colapso total do Império pois ele não poderia se sustentar. Na verdade, Spock já previa que, na sua forma atual, o Império Terrano inevitavelmente entraria em colapso.  Para ajudar na tarefa de assumir o comando o Cap. Kirk informa ao Spock-Espelho a existência de um dispositivo de assassinato denominado "Campo de Tantalus" nos aposento do Kirk-Espelho. (TOS: "Mirror, Mirror")

 

2268 - Detonação de um dispositivo de Tricobalto no interior de uma estrela morta no espaço da Assembléia Tholiana. A USS Defiant NCC-1764 atendeu a um pedido de socorro e fica presa numa fratura interfásica espacial, causando um psicose generalizada na tripulação. Na verdade esta nave foi transportada pela fratura interfásica para o Universo Espelho, 100 anos no passado pelos Tholianos daquele universo. Os Tholians construíram uma doca espacial em uma lua-asteróide em órbita de um gigante gasoso no Sistema Vintaak para iniciar uma operação de desmonte da nave e obtenção de sua tecnologia, mas não foi possível concluir, pois a nave foi roubada pelo Com. Jonathan Archer-Espelho da ISS Enterprise. (TOS: "The Tholian Web")

 

 

Série Deep Space Nine:

 

O Universo Espelho foi revisitado posteriormente no episódio "Crossover" da 2a Temporada de Deep Space Nine, e gerou um arco que se expandiu até a temporada final, com um episódio passado no Universo Espelho por temporada.

 

Em Deep Space Nine, que se passa mais de 100 anos após o contato do Cap. James Kirk com o Universo Espelho, são apresentadas as mudanças drásticas que ocorreram no Universo Espelho, ironicamente, devido à interferência do próprio Cap. Kirk do Universo "Normal". O Spock-Espelho ouviu a incitação do Cap. Kirk por mudanças no Império. O futuro de Spock-Espelho e o destino do Império Terrano não foi apresentado, apenas foi sugerido que o Cap. Kirk-Espelho foi assassinado e o então Cap. Spock-Espelho veio a se tornar o Chefe de Estado do Império Terrano e introduziu muitas reformas populares que encerrou de forma ampla o domínio cruel que o império exercia, e em especial um vasto programa de desmilitarização. Entretanto, essas reformas acabaram se mostrando inoportunas neste Universo.

 

Não se passou muito tempo após as reformas, o Império Terrano travou contato com a nova Aliança Klingon-Cardassiana. No Universo Espelho, a Aliança é um governo unificado entre os antigos inimigos Klingons e Cardassianos, presumivelmente governado pelo Imperador Klingon (Regente). A Aliança conquistou o agora despreparado Império Terrano, terminando por escravizar os humanos e os vulcanos. Ironicamente, no Universo Espelho o planeta Bajor foi dominado por décadas pelo Império Terrano, porém os bajorianos se aliaram aos cardassianos quando o Império caiu, tornando-se parte da Aliança.

 

Além disso, durante esse período, as forças do universo espelho começaram a aplicar salvaguardas para evitar outro evento de cruzamento entre os dois Universos. A tecnologia de transporte foi alterada para evitar viagens interdimensionais - obrigando a criação de dispositivos específicos para esse fim, tais como o transportador multidimensional. E em caso de ocorrer uma viagem interdimensional, os envolvidos deveriam ser mortos para evitar novas interferências no equilíbrio de forças.


2366 - Benjamin e Jennifer Sisko-Espelho se separam e ela é transferida para a Estação Terok Nor como cientista, seus pais eram colaboradores da Aliança na Terra.

 

2370 - Dr. Bashir e a Major Kira depois de um acidente dentro da Fenda Espacial são transportados ao Universo Espelho. Eles descobrem que o Império Terrano foi tomado pela Aliança Klingon-Cardassiana e que a humanidade foi escravizada. Neste Universo eles ainda não descobriram a existência da Fenda Espacial e a Estação Terok Nor se encontra em órbita do planeta Bajor. Para retornar ao Universo "normal" os dois conseguem ajuda do Miles O'Brien-Espelho e do Renegado Sisko-Espelho. Na tentativa de fuga o Dr. Bashir ataca o Odo-Espelho com um Phaser regulado para matar e o destrói. (DS9: "Crossover")

 

2371 - A Rebelião Terrana ganha força, porém logo depois o líder Benjamin Sisko-Espelho morre quando sua nave é atacada e destruída. Miles O'Brien-Espelho (Smiley) viaja ao Universo "Normal" e seqüestra o Com. Sisko para que possa fingir ser sua contraparte e tentar salvar a versão espelho de sua falecida esposa, fazendo ela mudar de lado e ajudar a rebelião. Durante esses eventos o Garak-Espelho executa sumariamente o Rom-Espelho. Milles O'brien-Espelho se torna um dos líderes da Rebelião Terrana. (DS9: "Through the Looking Glass")

 

2372 - A Rebelião Terrana toma a Estação Terok Nor. Jennifer Sisko-Espelho seqüestra Jake Sisko, obrigando o Capitão Sisko a viajar ao Universo Espelho para resgatar seu filho. Milles O'Brien-Espelho pede ao Cap. Sisko que o ajude a terminar a sua versão da Defiant, construída através de esquemas e especificações da Defiant Original, para lutar contra a Aliança em uma batalha que pode significar a liberdade para a humanidade. A Intendente Kira Nerys Espelho mata Nog e Jennifer Espelho. (DS9: "Shattered Mirror")

 

2374 - A versão espelho de Vedek Bareil chega a Estação DS9 assim que ele foge da Aliança. Sua verdadeira razão para estar no Universo "Normal" é roubar o Orb Bajoriano da Profecia. Entretanto, antes que completasse sua missão, Kira o convence a mudar de idéia fazendo-o deixar o Orb para trás e retornar ao Universo Espelho com a contraparte de Kira. (DS9: "Resurrection")

 

2375 - Jadzia Dax-Espelho é morta em uma batalha contra a Aliança no início 2375, deixando Bashir-Espelho ainda mais irritado e insano. O Grande Nagus Zek, líder financeiro da Aliança Ferengi, é capturado e levado para o Universo Espelho como refém. Quark e Rom devem pagar como resgate um dispositivo de camuflagem para libertar o Nagus Zek, mas o Regente Worf-Espelho encarcera todos eles em sua missão de esmagar os rebeldes Terranos. Porém Rom sabota o dispositivo de camuflagem e desabilita os sistemas principais da nave do Regente. O Regente Worf acaba capturado pela nave rebelde Defiant Espelho. (DS9: "The Emperor's New Cloak")

 

 


REFERÊNCIAS DO UNIVERSO ESPELHO

 

  GOVERNOS

NOME

DESCRIÇÃO

Série

EPISÓDIOS

Império Terrano (Terrain Empire) Império formado pelo planeta Terra a partir da conquista de diversas outras raças: Vulcanos, Andorianos, Tellaritas, Danubianos e Orions. ENT / TOS "In a Mirror, Darkly" e "Mirror, Mirror"
Aliança Klingon-Cardassiana (Alliance) Histórica união entre dois antigos inimigos, os Klingons e os Cardassianos, face às agressões do Império Terrano. A Aliança era chefiada por um Regente, que delegava poderes a vários Intendentes que administravam os setores de seu território. DS9 "Crossover", "Through the Looking Glass", "Shattered Mirror", "Resurrection" e "The Emperor's New Cloak"
  TECNOLOGIA DO UNIVERSO ESPELHO

DISPOSITIVO

DESCRIÇÃO

Série

EPISÓDIOS

Agonizador "Agonizer"

Pequeno dispositivo usado no cinto dos tripulantes do Império, utilizados para infligir dor em punição a pequenas transgressões. TOS "Mirror, Mirror"

Campo de Tantalus

"Tantalus field"

Dispositivo localizado na cabine do Capitão da ISS Enterprise que vaporiza a vítima em segundos. TOS "Mirror, Mirror"

Cabine da Agonia "Agony Booth"

Cabine de tortura desenvolvida para infligir dor constante com punição de alguma transgressão grave. ENT / TOS "In a Mirror, Darkly" e "Mirror, Mirror"

Matriz Sensora Trans-espectral "Transpectral sensor array"

A Matriz Sensora Trans-espectral era um dispositivo que poderia penetrar nas interferências causadas pelas tempestades de plasma das Badlands e localizar as bases terranas rebeldes. DS9 "Through the Looking Glass"

Transportador Multidimensional

"Multidimensional Transporter"

Dispositivo construído para possibilitar a viagem interdimensional entre os Universos, utilizado por Miles O'Brien-Espelho para seqüestrar o Cap. Sisko. DS9 "Through the Looking Glass"

Dispositivo de Tricobalto "Tricobalt Device"

Em 2155 os Tholianos do Universo Espelho detonaram um dispositivo de Tricobalto em seu espaço para atrair uma nave da Federação e capturá-la. ENT / TOS "In a Mirror, Darkly" e "The Tholian Web"
  NAVES

NAVE

DESCRIÇÃO

IMAGEM

ISS Enterprise

NX-01

Nave capitânia do Império Terrano da Classe NX, comandada pelo Cap. Maximilian Forrest. em 2155. Destruída por uma "teia" Tholiana em órbita de gigante gasoso em espaço Tholiano.

USS Defiant

NCC 1764

Nave da Classe Constitution da Frota Estelar. Os Tholianos do Universo Espelho criaram um Fratura Interfásica com a detonação de um dispositivo de Tricobalto capturando a nave da Federação e a transportando para seu Universo.

ISS Avenger

NX-09

Nave classe NX do Império Terrano sob o comando do Almirante Black após a morte de seu Capitão. A Avenger estava sob fogo pesado de várias naves rebeldes, quando foi ajudada pela USS Defiant comandada pelo Com. Archer-Espelho.

ISS Enterprise

NCC 1701

Nave da Classe Constitution do Império Terrano no Universo Espelho, visitada pelo Cap. Kirk e alguns membros de sua tripulação em 2267. Muito similar a nave da Federação. O primeiro oficial Spock assumiu o comando da nave após o retorno do Cap. Kirk a seu Universo.

Defiant

Nave de guerra construída pela Rebelião Terrana no Universo Espelho, com base nos desenhos e especificações furtadas da Estação Deep Space 9. Esta nave se revelou de crucial importância na luta contra a Aliança na Batalha de Terok Nor, e representou um importante impulso para os rebeldes.

Nave Capitânia

do Regente

Nave de design Klingon da Aliança Klingon-Cardassiana utilizada como nave capitânia pelo Regente Wolf. Em 2372, esta nave liderou um ataque da Aliança destinada a recapturar a Estação Terok Nor da Rebelião Terrana, mas a nave sofreu pesados danos em combate com a nave Defiant e foi forçada a se retirar.

Terok Nor

Estação espacial construída sob a autoridade da Aliança Klingon-Cardassiana em órbita de Bajor. Em 2370, a estação era o posto de comando da Aliança no Setor Bajoriano, sob o comando da Intendente Kira Nerys. A Estação também era utilizada como centro de processamento do minério Uridium extraído de Bajor. As operações de processamento eram feitas por escravos Terranos.

 

 


O CONCEITO DOS UNIVERSO PARALELOS

 

O conceito dos universos paralelos desperta um grande interesse por parte dos mais sérios cientistas do planeta. "A idéia de vários universos simultâneos é mais do que uma invenção fantástica. Parece natural em várias teorias e merece ser levada em conta", afirma o astrofísico Aurélien Barrau no número de dezembro da revista "Cern Courier", publicada pela Organização Européia para a Pesquisa Nuclear.

 

"Estes universos múltiplos não são apenas teoria, e sim as conseqüências de teorias elaboradas para responder a questões de física das partículas ou da gravitação. Muitos problemas centrados na física teórica encontram assim uma explicação natural", resume o cientista do Laboratório de Física Subatômica e Cosmologia.

 

 

"Nosso Universo seria apenas uma ilhota insignificante dentro de um imenso 'multiverso' infinitamente vasto e diversificado? Se for verdade, isso pode ser para o homem, que durante muito tempo acreditou que era o centro do mundo ou o centro da criação, a quarta ferida narcisista", prosseguiu, explicando que as três primeiras feridas teriam sido causadas por Copérnico, Darwin e Freud.

 

Imaginar que existem vários universos responderia a uma das grandes perguntas dos físicos: Por que motivo -- fora acreditar em Deus -- nosso universo, se fosse o único existente, teria precisamente as leis e as constantes físicas que teriam permitido o surgimento de astros, de planetas e finalmente de vida?

 

A idéia de universos paralelos foi introduzida em 1957 pelo físico americano Hugh Everett, para interpretar certas raridades -- para o sentido comum -- da física quântica.

 

Dessa maneira, é possível encontrar partículas numa espécie de superposição de estados. O exemplo clássico e o do gato que pode estar vivo e pode estar morto ao mesmo tempo dentro da caixa que serve de exemplo e paradoxo da teoria pronunciada por um dos "pais" da física quântica, Erwin Schrödinger.  Apenas um dos estados se torna realidade no momento de uma observação. Dessa maneira, não se criam outras possibilidades em outros tantos universos? Hugh Everett e outros cientistas acreditam que sim.

 

Existiriam então vários universos paralelos que poderiam ter um passado comum, antes de divergir para outro possível e diferente.

 

 

 

Escrito e Revisto Por:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

Fontes:

Memory Alpha

http://memory-alpha.org/

 

Daystrom Institute Thecnical Library

http://www.ditl.org/

 

Site Oficial de Star Trek

http://www.startrek.com

 

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.