COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

      Missão Centenário: O Brasil no Espaço

O site da USS Venture acompanhou toda a missão do astronauta brasileiro em seu primeiro vôo para o espaço, colocando nossa bandeira e nosso país nesta caminhada para o cosmos.  

Este momento especial não poderia ficar sem um registro deste site, para que as futuras gerações saibam que humanidade está em busca de sua identidade olhando para o espaço e para o futuro.

A bordo da nave russa o astronauta brasileiro, o tenente coronel Marcos Pontes, se viu na missão de sua vida e de todo um país. Talvez alguém possa dizer que temos problemas mais urgentes neste país a resolver que mandar alguém ao espaço. Porém se esquecem que o mundo atual é feito de ciência e tecnologia, se não buscarmos atingir uma meta tecnológica básica que permita um futuro digno ao nosso povo, continuaremos a ser aquele país agrícola de subsistência, colônia dos países tecnologicamente desenvolvidos.    

Esta artigo foi elaborado com reproduções de matérias, artigos e fotos veiculadas no meios de comunicação, principalmente da UOL e BBC, e em especial nos dados Agência Espacial Russa.

Cap. MDaniel

USS Venture NCC 71854

Missão Centenário: O Brasil no Espaço
     

   

Em 18 de Outubro de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos) assinaram um acordo que possibilitou a realização da Missão Centenário, que levou o astronauta brasileiro Ten. Cel. Av. Marcos César Pontes à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

A missão recebeu esse nome em homenagem ao centenário do vôo de Santos Dumont no primeiro engenho mais pesado que o ar, o 14 Bis. O vôo aconteceu nos céus da cidade de Campo de Bagatteli, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906.

O vôo do astronauta brasileiro, foi realizado no dia 30 de março de 2006, no Centro de Lançamento de Baikonur (Cazaquistão), sendo feito na nave Soyuz. Além do brasileiro, viajaram o russo Pavel Vinogradov e o norte-americano Jeffrey Williams.

A missão durou 10 dias, dos quais oito aconteceram na ISS, onde foram realizados os experimentos. O astronauta pode levar 15 Kg de carga, incluindo os experimentos científicos, itens pessoais e institucionais.

.


Os Experimentos Científicos

 

Pontes levou oito experimentos científicos que foram estudados em ambiente de microgravidade. Dos estudos que foram ao espaço, seis são de instituições de pesquisa brasileiras e dois de escolas do ensino fundamental, representadas pela Secretaria de Educação de São José dos Campos (SP). A escolha das experiências ficou a critério da AEB (Agência Espacial Brasileira).

 

"Entre os fatores que fazem do espaço um lugar tão especial para os experimentos, podemos citar a pressão externa próxima ao vácuo absoluto, grandes variações de temperatura, incidência direta de radiação solar e microgravidade", escreveu Marcos Pontes.
.

Efeito da microgravidade na cinética das enzimas:

Instituição: Centro Universitário da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial)
Objetivo: Estudar o efeito da microgravidade na cinética em três enzimas que têm grande uso na indústria química, de alimentos e farmacêutica.

Danos e reparos do DNA na microgravidade: 

Instituição: UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Objetivo: Descobrir a influência da radiação sobre as atividades que ocorrem no interior das células humanas na baixa gravidade. Os resultados podem ajudar na prevenção dos danos causados aos astronautas no ambiente espacial. 

Teste de evaporadores capilares em ambiente de microgravidade: 

Instituição: UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
Objetivo: Desenvolver e aperfeiçoar o conhecimento de controle térmico para satélites.
 

Minitubos de calor: 

Instituição: UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
Objetivo: Comprovar a eficácia do dispositivo de transferência de calor em ambientes de microgravidade. Com isso, os minitubos poderão ser utilizados no espaço, no controle de temperatura de componentes eletrônicos.

 

Germinação de sementes em microgravidade:

Instituição: Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Cenargen (Unidade Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia)
Objetivo: Ampliar o conhecimento sobre as sementes da espécie Astronium fraxinifolium, com o intuito de melhorar as técnicas para a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. 

 

Nuvens de interação protéica: 

Instituição: Cenpra (Centro de Pesquisas Renato Archer), do Ministério de Ciência e Tecnologia
Objetivo: Aprimoramento de técnicas para a obtenção de medicamentos de ação mais rápida, além de identificação de microorganismos causadores de doenças em reservatórios de abastecimento de água.

 

Germinação de sementes de feijão: 

Instituição: Secretaria de Educação de São José dos Campos (SP)
Objetivo: Estimular e engajar estudantes - que acompanharão o desenvolvimento das sementes via internet - na participação das possibilidades existentes em pesquisas espaciais.

 

Cromatografia da clorofila: 

Instituição: Secretaria de Educação de São José dos Campos (SP)
Objetivo: Estimular e engajar estudantes - que também acompanharão o desenvolvimento deste experimento via internet - na participação das possibilidades existentes em pesquisas espaciais.
 

 

Como Foi o Lançamento (Imagens da Roscosmos)

 

A "Missão Centenário" teve início às 8h29 do dia 30/03/2006 (23h29 da quarta em Brasília), conforme o previsto. O tenente coronel Marcos Pontes, 43, partiu rumo à ISS (Estação Espacial Internacional) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, que decolou da base de lançamento Baikonur, no Cazaquistão.

A nave russa Soyuz TMA-8 demora cerca de dois dias para chegar à ISS e pouco mais de três horas para voltar à Terra. Entenda por que a ida é bem mais demorada:

A Trajetória da Missão

A "Missão Centenário" teve dez dias de duração. Confira a trajetória da nave nave russa Soyuz TMA-8, que levou o astronauta Marcos Pontes à Estação Espacial Internacional e o trouxe de volta à Terra.

 

Chegada na Estação Espacial

Após esperar quase duas horas, o tenente coronel Marcos Pontes e os demais integrantes da "Missão Centenário" conseguiram entrar na ISS, por volta das 3h do dia 1º de abril.

 

Pontes foi o primeiro a sair da nave russa Soyuz TMA-8, que transportou a tripulação até a estação, e abraçou o russo Valeri Tokariov e o norte-americano William McArthur, que devem voltar à Terra com ele em oito dias. Sorridente, Pontes carregava e exibia a bandeira brasileira.

Durante a apresentação da equipe, Pontes recebeu uma mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que felicitou o brasileiro e os demais integrantes da nave. "Pontes, bola pra frente !", disse Lula ao astronauta, que agradeceu.

A Soyuz acoplou-se com sucesso à Estação Espacial Internacional, por volta de 1h18 deste do dia 1° de abril, no horário de Brasília.

A tripulação da nave teve de esperar cerca de uma hora e meia para checagem de sistemas e para a pressão interna da nave se equiparar com a da estação. Além de renovar a tripulação, a missão levou à ISS uma grande provisão de mantimentos, equipamentos e experimentos científicos.
 

O cosmonauta Marcos Pontes aproveitou para responder, em entrevista ao "Jornal Nacional" logo após chegar na Estação Espacial, aos críticos do Programa Espacial Brasileiro, cuja missão custou US$ 10 milhões aos cofres públicos brasileiros.

"É o início de uma nova era para a gente no Brasil. Nós temos, através dessa missão, a abertura de novas fronteiras, tanto para o vôo tripulado, quanto para outros vôos e experimentos a bordo da Estação Espacial Internacional. Eu espero que os resultados irão demonstrar a viabilidade e a necessidade desse tipo de ação do programa espacial brasileiro. Eu espero contar com esses cientistas [os críticos] para que eles utilizem essa nova abertura, esse novo laboratório", disse Pontes.

Na entrevista, Pontes fez uma breve descrição das tarefas de cada um dos tripulantes a bordo da nave russa Soyuz TMA-8 e disse que o comandante coordena todas as operações a bordo. Já na ISS, sua tarefa é executar as oito experiências brasileiras e ajudar nas operações gerais do grupo.
 

 

O Traje Espacial de Pontes

 

O traje russo Sokol que foi vestido por Marcos Pontes durante a decolagem e retorno à Terra. Veja detalhes sobre esta peça.


 

A Volta para Casa em Segurança

 

A Nave Soyuz TMA-7, que trouxe o astronauta Marcos Pontes e seus dois colegas de volta à Terra, fez um pouso bem-sucedido às 20h48 do sábado dia 08/04/2006 (horário de Brasília) nas imediações da cidade de Arkalyk (Cazaquistão). A viagem de retorno teve início às 17h30, quando a Soyuz desacoplou da ISS (Estação Espacial Internacional).

 

Depois de retirado da cápsula, o primeiro astronauta brasileiro apareceu sorridente, ainda com o traje espacial Sokol. Assim como fez durante sua estada na ISS, ele segurava uma bandeira do Brasil.

Os astronautas foram examinados por profissionais de uma equipe de resgate, que montaram uma tenda portátil no local do pouso. Segundo a Nasa TV, os primeiros testes indicaram que o estado de saúde dos três é "muito bom".

Os astronautas que acompanharam o brasileiro na viagem de retorno, o russo Valeri Tokariov e o norte-americano William McArthur,  passaram cerca de seis meses na ISS, em um ambiente de microgravidade.

"Na volta, parece que você está sendo puxado para o chão, os olhos giram um para cada lado e as pernas ficam tremendo quando você tenta ficar em pé", explicou o general Valery Korzun, primeiro vice-comandante do Centro Yuri Gagarin de Treinamento de Cosmonautas (Moscou).

Os astronautas seguem de helicóptero para Kustanay, no Cazaquistão, onde concedem uma entrevista coletiva. Na seqüência, embarcam em um avião militar russo rumo a Moscou.
 

Como não havia um local específico definido para o pouso, a equipe de resgate seguiu a nave logo depois de sua reentrada na atmosfera. Um sinalizador da Soyuz facilitou a realização deste monitoramento, deixando no céu um rastro como o dos cometas.

A equipe de resgate contava com nove helicópteros russos MI-8 e três carros especiais "capazes de andar até na Lua". Estes veículos terrestres seriam utilizados caso os helicópteros não conseguissem se aproximar do local de pouso.
 

 

Compartilhe:

 

Montagem das Matérias e Dados:
Cap. MDaniel - USS Venture NCC 71854

Visite o site da ROSCOSMO

Visite o site do UOL

Visite o Site da BBC Brasil

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL

 ma.daniel@uol.com.br

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.