COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

      Durantes nossas missões e viagens nos deparamos com a imensidão do espaço. Teorias diversas foram elaboradas para a propulsão e navegação de naves estelares esbarrando sempre nos mesmos problemas. O Universo ficcional de Jornada nas Estrelas preencheu as lacunas teóricas e possibilitou alimentar nossos sonhos de viajar pelo espaço.

       Porém sonhar somente não basta! Temos que procurar alcançar esse objetivo de realmente viajar pelo espaço. Fora de nosso país temos alguns bons estudos que geraram uma bibliografia farta sobre o assunto que contribuem para que um dia podermos, finalmente, construir uma espaçonave que permita que nossos sonhos se tornem realidade.

       Dentro desse contexto está inserida a obra indicada abaixo, e o melhor de tudo, em nossa própria língua. O Livro "Propulsão e Controle de Veículos Aeroespaciais - Uma Introdução", escrito para ser um Manual de Introdução sobre o assunto, vem dar sua contribuição a ciência Astronáutica possibilitando a troca de idéias e opiniões que um dia com certeza propiciará a construção de uma nave estelar, e espero que tenha o nome "Enterprise". 

APROVEITEM!!!  

Cap. MDaniel


Propulsão e Controle de Veículos Aeroespaciais - Uma Introdução
 
Divulgação enviada pelo Autor      

A Obra

            Desde as mais remotas épocas o homem deseja conquistar os céus e avançar em direção das estrelas. Entretanto, foi somente a partir do século XVII que ele começou a entender todos os mecanismos necessários para realizar tal tarefa. No século XX, a barreira da atmosfera foi finalmente rompida e o espaço exterior próximo à Terra alcançado. Neste início de novo milênio, a humanidade prepara mais uma etapa de desenvolvimento em direção de corpos celestes longínquos através da construção de uma estação espacial, cujas peças serão fornecidas cooperativamente por diversos países.

              Neste sentido, a divulgação dessas atividades é de fundamental importância para os governos conseguirem apoio da opinião pública para os altos custos de pesquisa e desenvolvimento no campo aeroespacial. No Brasil, por outro lado, a atividade espacial foi, durante um longo tempo, encarada como um assunto de segurança nacional exclusivamente, e pouquíssima informação conseguia chegar ao público leigo. Muitos livros, alguns bons, outros de qualidade duvidosa, foram editados nos anos 60, durante a “espaçomania” provocada pelos vôos pioneiros de Yuri Gagàrin e John Glenn e, mais tarde, pelas viagens espetaculares do Projeto Apollo. Contudo, com a redução de recursos financeiros disponibilizados para os gastos espaciais, verificada nas décadas seguintes, e o fim das viagens à Lua, houve uma diminuição considerável de publicações no Brasil de modo que é raro se encontrar títulos específicos na área atualmente.

              O objetivo de "Propulsão e Controle de Veículos Aeroespaciais - Uma Introdução" é fornecer um conhecimento mínimo a respeito dos princípios físicos, tecnologia e termos técnicos empregados no campo aeroespacial. O leitor visado é aquele com nível médio completo (antigo 2o grau), alunos de graduação ou pessoas interessadas no assunto com noções de Física, Química e Matemática elementares. O Livro tem 196 páginas e está sendo editado pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

O Autor

O Autor Emerson Faria Cabral Paubel é formado nos Cursos Técnicos de Eletrônica e Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná e atualmente exerce o cargo de Técnico de Projeto, Construção e Montagem da PETROBRÁS S/A. Também é um fã do Universo de Jornada nas Estrelas tendo feito parte do fã clube de Curitiba denominado "Sol Sector", chegando ao cargo de Comandante do Clube.
 

Como Adquirir o Livro

Para adquirir está obra basta acessar os sites indicados abaixo e encomendar. Boa leitura para todos!

     

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL

 ma.daniel@uol.com.br

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.