COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

ACESSO AOS DADOS DO ÔNIBUS ESPACIAL COLUMBIA :

 

O ônibus Espacial Columbia desintegrou-se 16 minutos antes do horário programado para o pouso no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, por volta das 9h (12h em Brasília) do dia 01 de fevereiro de 2003.

Imagens registradas no Texas mostram um rastro branco da nave e pelo menos uma grande explosão, além de outras menores. Aos poucos o Columbia se partiu em inúmeros pedaços inca
ndescenteso.

A Columbia era a nave mais antiga na frota da Agência Espacial NASA, que ainda conta com a Endeavour (que substituiu a Challenger em 1991), Discovery e Atlantis. A espaçonave passou por uma reforma de 17 meses em 1999, que custou US$ 90 milhões.

Com 90 toneladas, a Columbia era a única nave da frota que não podia acoplar com a Estação Espacial Internacional (ISS).

A nave foi responsável por várias missões especiais da NASA. Uma delas foi a colocação em órbita do telescópio de ráios-x Chandra, em 1999. Pela primeira vez uma mulher - Eileen Collins - seria a comandante.

Embora o Chandra tenha sido instalado perfeitamente, a missão passou por vários problemas. Na decolagem, milhares de litros de combustível vazaram da Columbia, impossibilitando-a de alcançar a órbita ideal. E logo depois, um curto-circuito desligou os computadores que controlavam dois dos três motores. Um sistema de emergência entrou em ação e livrou os tripulantes de um pouso forçado.

Conheça a ficha técnica da missão ÔNIBUS ESPACIAL COLUMBIA :

Ficha Técnica da missão STS-107 do ônibus espacial Columbia:

Lançamento: 16 de janeiro às 10h39 locais (13h39 em Brasília

Tranportador: Columbia

Duração da missão: 15 dias, 22 horas e 17 minutos

Previsão de aterrissagem: 1º de fevereiro às 9h16 locais (12h16 em Brasília)

Alti
tude da missão: 277 km, com uma inclinação orbital de 39 graus

Tipo de missão: científica

Saídas do espaço: nenhuma

Carga útil: módulo de pesquisa Spacehab RDM e quatro toneladas de experimentos científicos

Tripulação:
- Comandante: Rick Husband (EUA)
- Co-piloto: William McCool (EUA)
- Comandante da carga útil: Michael Anderson (EUA)
- Especialistas de missão: David Brown (EUA), Kalpana Chawla (EUA), Laurel Clark (EUA)
- Especialista de carga útil: Ilan Ramon (Israel)

a missão STS-107 :

Os sete astronautas a bordo do ônibus espacial Columbia se dedicaram durante a missão a 80 experiências científicas nas semanas em órbita.

A tripulação se dividiu em duas equipes, cada uma trabalhando 12 horas. A maioria das experiências, 59, foi realizada em um módulo laboratorial no porão de carga do ônibus.

Entre elas, figuram pesquisas sobre o câncer de próstata e o funcionamento do coração e dos pulmões em ambiente de microgravidade. Outra experiência, preparada pela Agência Espacial de Israel, mediu as propriedades das tempestades de areia no deserto do norte de África e sua influência nas regiões vizinhas. Os astronautas estudaram também a origem de sprites, fenômenos elétricos invisíveis ao olho humano que surgem na atmosfera, descobertos há mais de uma década.

A longa lista de experiências envolveu ainda amostras de tecidos biológicos e rochas, além de um grande número de animais, como camundongos, insetos, peixes, formigas, aranhas e abelhas.

Os próprios astronautas foram sujeitos a experiências, uma vez que verificavam constantemente seu sono, cada uma das bebidas e alimentos que ingeriam, bem como o sangue e a urina.

A maior parte dos dados foi transmitida à Terra antes do fim da missão, que vinha sendo considerada um sucesso pela NASA até o acidente.

OS HERÓIS DA EXPLORAÇÃO ESPACIAL :

O comandante, Rick Husband, nasceu no dia 12 de julho de 1957 em Amarillo, Texas. Era casado e tinha dois filhos. Era mestre em engenharia mecânica pela Universidade Estadual da Califórnia. Foi selecionado como astronauta pela Nasa em 1994. Antes da missão do Columbia, havia acumulado 235 horas no espaço.

 

O co-piloto William C. McCool nasceu no dia 23 de setembro de 1961 em San Diego, Califórnia, e era casado. Era mestre em engenharia aeroastronáutica pela Escola Naval dos EUA. Foi selecionado pela Nasa em 1996.

 

A especialista Kalpana Chawla nasceu em Karnal, na Índia. Fez doutorado em filosofia de engenharia espacial na Universidade do Colorado. A cientista foi selecionada pela Nasa em 1994 e esteve mais de 376 horas no espaço.

 

O especialista David Brown nasceu em 16 de abril de 1956 em Arlington, Virgínia. Era doutor em medicina pela Escola Médica da Virgínia. Foi selecionado pela Nasa em 1996.

 

O comandante da carga útil Michael Anderson nasceu em 25 de dezembro de 1959 em Plattsburgh, New York. Era casado e fez mestrado em física na Universidade Creighton. Foi selecionado pela Nasa em 1994 e completou 211 horas no espaço.

 

A especialista Laurel Clark nasceu em Iowa, era casada e tinha um filho. Era doutora em medicina pela Universidade de Wisconsin-Madison e foi selecionada pela Nasa em 1996.

 

 O especialista em carga útil Ilan Ramon nasceu em 20 de junho de 1954 em Tel Aviv, Israel. Era casado e pai de quatro filhos. Era formado em eletrônica e engenharia da computação pela Universidade de Tel Aviv. Era o primeiro astronauta israelense a ir para o espaço.

   

MENSAGEM DA TRIPULAÇÃO DA USS VENTURE :  

Nós, tripulação da Nave Estelar USS Venture, deixamos aqui nossa homenagem e respeito aos sete companheiros que derão suas vidas a exploração espacial. Não foram os primeiros e nem serão os últimos a se sacrificarem pelo sonho da humanidade em conquistar definitivamente o espaço, a fronteira final!!!

Sabemos que este é um dos maiores desafios da humanidade e que levará vários anos para alcançar o sonho de viajar por entre as estrelas, por isso, deixamos nosso apelo para que os esforços não venham a ser prejudicados com a queda do Columbia. Que o exemplo desses homens e mulheres motive cada vez mais as próximas missões espaciais, sem atrasos ou dúvidas dos reais objetivos a serem alcançados.

Tripulação da USS Venture  

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL

 ma.daniel@uol.com.br

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.