COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

FILMES PARA O CINEMA  -  NOVA GERAÇÃO - 1994 / 2002

 

STAR TREK: GENERATIONS
(Jornada nas Estrelas: Gerações)
Produção: 18.11.1994/#07
História: Rick Berman, Ronald D. Moore,... [4]
Roteiro: Ronald D. Moore & Brannon Braga
Direção: David Carson
Classificação: **½
Data Estelar: 48650.1
É a viajem de comissionamento da USS Enterprise 1701-B, uma nave estelar da classe Excelsior. À bordo estão uma reduzida tripulação, o Capitão, a imprensa e alguns ilustres membros da famosa tripulação da Enterprise original, James Kirk, Montgomety Scotty e Pavel Checov. De repente um chamado de emergência, e a nave mais próxima é a Enterprise. Mas esta nave está despreparada, e durante o resgate o Capitão James T. Kirk desaparece, após um incidente na seção em que se encontrava. Entre as pessoas que foram salvas está o Dr. Soran e Guinan.

Já no século XXIII, a USS Enterprise 1701-D, está às voltas com um resgate em uma estação espacial, na qual o Dr. Soran, está lidando com experimentos gravitacionais. Data resolve experimentar o chip de emoções. Descobre-se que Soran está tentando reencontrar uma faixa de energia que orbita na galáxia, chamada Nexus, que permite a quem entrar nela viver eternamente em um ambiente absolutamente ideal. Picard e Data descobrem que para alterar a órbita de Nexus, Soran pretende destruir um planeta com toda a sua população. As irmãs Duras estão envolvidas com Dr. Soran em uma tentativa de obterem a tão desejada vingança contra Picard. Utilizando-se do V.I.S.O.R. de LaForge, com modificações, as Irmãs conseguem atacar a Enterprise. No planeta abaixo, Soran luta com Picard e obtém seu intento, acabando por levar também Picard para o Nexus, onde ele encontra-se com o Cap. James T. Kirk. Agora eles devem juntar forças para mais uma vez salvar a Galáxia.

Picard tenta convencer James Kirk de que o Nexus não é realidade, mas sim, uma eterna fantasia. Eles então conseguem retornar ao universo normal para lutar novamente contra Dr. Soran.

Curiosidades: O grande problema deste filme é que quiseram colocar vários argumentos que, cada um por si só, já teria dado um bom filme. O Nexus, e o encontro de Picard e Kirk, que era a principal atração do roteiro ficou restrito a poucos minutos do final da história, onde colocam uma morte muito pouco dramática para o ávido e combatente Capitão Kirk.

 

STAR TREK: FIRST CONTACT
(Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato)
Produção: 22.11.1996/#08
História: Rick Berman, Brannon Braga,... [5]
Roteiro: Brannon Braga & Ronald D. Moore
Direção: Jonathan Frakes
Classificação: ***½
Data Estelar: 50893.5
Cap. Picard e a tripulação estão à bordo da novíssima nave estelar USS Enterprise - NCC 1701-E, a sexta nave a levar este nome. Eles estão em patrulha próximo às fronteiras da Zona Neutra Romulana. Ele acredita que mesmo com a ameaça Borg em mira, eles foram enviados para longe das zonas de conflito porque Picard, no passado, foi vítima de assimilação.

Mas as ameaças repentinamente transformam-se num pesado ataque de um cubo Borg, que está se dirigindo ao Sistema Solar, e em sua passagem os Borg estão deixando um terrível rastro de destruição. Ao perceberem isto, Picard contraria as ordens e parte em um curso de interceptação com os Borgs.

Durante o combate, o Com. Worf no comando da USS Defiant, ordena um ataque suicida. A Enterprise transporta a tripulação da Defiant no último instante.

O cubo Borg é destruído, em uma brilhante manobra da Enterprise, mas uma esfera escapa e entra em dobra temporal. Picard determina que eles sigam a esfera, ao mesmo tempo em que notam que a história já está sendo alterada, com a Terra totalmente assimilada. Eles descobrem que os Borg, chegaram à época do primeiro contato, quando houve a primeira viagem em velocidade de dobra, e uma nave vulcana que passava pelo sistema solar identificou a assinatura de dobra.

A Enterprise é então infestada por Borg e Data é capturado e convertido pela rainha Borg, um novo elemento que acrescenta mais uma grande ameaça.

Enquanto na Terra, a tripulação está maravilhada por presenciarem um dos maiores momento da história da humanidade: a conquista do espaço e o nascimento da Federação Unida dos Planetas.

.

Curiosidades: Desta vez foi posto um diretor que realmente compreende a proposta do universo trekker, além de um vasto conhecimento da Série. Jonathan Frakes provou ser um diretor de muito talento, e conduziu com maestria a sua estréia como diretor cinematográfico. Apesar de ser uma história com inúmeros 'furos', principalmente temporal (Ver Comentários Aqui) "Primeiro Contato" é muito bem produzido e conduzido.

 

STAR TREK: INSURRECTION
(Jornada nas Estrelas: Insurreição)
Produção: 11.12.1998/#09
História: Rick Berman & Michael Piller
Roteiro: Michael Piller
Direção: Jonathan Frakes
Classificação: ***
Data Estelar: <Desconhecida>
O Com.
Data esta sendo perseguido, e durante a fuga disparam nele várias vezes. Eles passam por dentro de um vilarejo protegidos por um traje de invisibilidade. Mas Data rechaça seus perseguidores e dispara em uma formação rochosa revelando um nicho protegido por invisibilidade. Há uma missão, da Federação, observando a vila Ba'ku, um povo aparentemente primitivo, e muito pequeno, com apenas 600 habitantes.

A Frota Estelar pede a Picard os esquemas de construção de Data, para que ele seja desligado. Pois após os seus disparos inexplicáveis e de posse de uma nave, ele mantém todos afastados dos Ba'kus, destruindo qualquer nave que se aproxime do planeta.

Picard leva a USS Enterprise-E para o planeta dos Ba'kus e, juntamente com Worf, vão ao planeta tentar capturar Data, conseguindo desativar o andróide.

Em busca de uma explicação, eles descobrem que há, na verdade, um terrível plano para transportar o povo do planeta, dentro de uma nave holodeck, para outro planeta, sem que eles notem. Em volta do planeta existe uma emissão radioativa que prolonga a vida de quem estiver na superfície, indefinidamente. E a Federação, juntamente com os Son'as, estão tentado roubar o segredo da imortalidade.

Picard indignado, se revolta contra a Federação e, desertando juntamente com os seus oficiais, vai à superfície do planeta para se juntar aos Ba'kus, contra a Federação. Mas eles se surpreendem ao descobrir que os simples vilarejo são possuidores de conhecimentos muito superiores aos da Federação.

.

Curiosidades: Este filme é apenas mediano, cumprindo seu papel de diversão, mas sem o espírito de Jornada nas Estrelas. No filme o Com. Riker executa uma manobra para fugir das naves So'nas, que posteriormente será chamada de "Manobra Riker".

 

STAR TREK: NEMESIS
(Jornada nas Estrelas: Nemesis)
Produção: 13.12.2002/#10
História: John Logan, Rick Berman & Brent Spiner
Roteiro: John Logan
Direção: Stuart Baird
Classificação: ***
Data Estelar: 56844.9
O Capitão Jean-Luc Picard e sua a tripulação da USS Enterprise-E enfrentam a ameaça de Shinzon, um clone de Picard que precisa de mais algumas células do Capitão Picard para continuar vivo. Shinzon coordena um golpe de estado no Senado do planeta Romulus – sede do Império Romulano e planeta gêmeo de Remus, que sempre está com uma face voltada para sua Estrela.

Os Remanos sempre foram dominados e escravizados pelos Romulanos. Mas agora diante de um novo poderio militar, Shinzon e os Remanos defendem uma postura mais agressiva diante da Federação Unida dos Planetas. Enquanto isso, Picard e sua tripulação estão em festa com o casamento do seu braço-direito da USS Enterprise-E, o agora Capitão William Riker e a conselheira comandante Deanna Troi.  Como nem tudo é festa, a USS Enterprise-E é enviada em missão de paz para Romulus para a posse do novo Pro-Consul Romulano - Shinzon.

Neste momento em diante a ação começa: Shinzon, criado a partir de uma seqüência de DNA do capitão Picard, está perto da morte e precisa do capitão para sobreviver, além de apagar sua sobra constante no espelho. Nesta luta contra o tempo para conquistar e destruir a Terra, derrotando Picard, o público pode esperar boas cenas: afinal, a batalha no espaço é o que realmente há de bom no filme.

Curiosidades: A tentativa de imitar Star Trek II - A ira de Khan, matando um personagem no final não foi nem em sombra bem sucedida. Quando Spock morreu, foi dentro de um contexto bem trabalhado e elaborado como a ultima saída. A morte sem sentido do Com. Data não se compara ao do Cap. Spock. Apenar de deixarem o gancho para seu retorno através do andróide B-4, sua morte só serviu para tornar mais melancólica a despedida desta tripulação. A única coisa que se salva no filme são as cenas de batalha espacial e as tomadas de diferentes ângulos da USS Enterprise-E.

 

 

 

Fonte:
Otavio Santana

http://lcars.cjb.net/

 

Revisto e Atualização Por:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

 

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.