COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

O GRUPO USS VENTURE NCC 71854

de 2002 até hoje...

 

O GRUPO USS VENTURE existe primeiramente como um Website na Internet (www.ussventure.eng.br) onde os primeiros membros formaram uma simulação de uma nave estelar da Federação Unida dos Planetas “ A USS Venture NCC 71854, uma nave classe Galaxy “. Este Grupo de fans cresceu e se desenvolveu, assim como o Website na Internet tornando-se uma fonte de referência relacionada ao Universo de Jornada nas Estrelas em língua portuguesa. No ano de 2008, este Grupo de Fans Brasileiros foi implantado dentro do meta-universo do Second Life para que seus membros pudessem experimentar uma vida Star Trek, tendo um local para se encontrar, se sentirem confortáveis e desenvolver missões de treinamento operacionais e pessoais.

 

Este artigo foi elaborado para que todos possam entender e resgatar essa história que contem vários capítulos até chegar ao que hoje é o Grupo USS Venture.

 Almirante MDaniel Landman

 Data Estelar: 20161210 - USS Venture NCC 71854

 


O INÍCIO

 

No dia 15 de março de 2002 (2376) era lançada a nave estelar USS Venture NCC 71854 - Classe Galaxy para novas aventuras pelo Universo de Jornada nas Estrelas, continuando a missão de ir onde nenhum homem jamais esteve. Quando o site foi lançado não tínhamos a dimensão exata do que poderia ou seria o site da USS Venture, apenas queríamos oferecer um conteúdo informativo em português sobre esse Universo que tanto amamos.

 

O site foi lançado no antigo endereço/domínio (http://www.ussventure.hpg.com.br/) na data estelar 53206.1 junto com o término das reformas da nave USS Venture que passou por uma atualização de seus sistemas em 2376 e partiu em uma missão de exploração pelos limites do quadrante alfa, sob o comando do então Capitão MDaniel.  Ao lado temos o primeiro painel central de acesso do site.

 

No dia 31/08/2003 (2377) o site ganhou o seu domínio próprio, pois cresceu bastante neste um ano e meio de existência e justificava um investimento para nos tornarmos uma referência entre os diversos sites sobre Jornada nas Estrelas.

 

Este processo iniciou-se com a mudança de rumos promovida pelo HPG, na eliminação de hospedagem gratuita. Tivemos que procurar alternativas para hospedar o site em outro provedor, terminando por gerar um novo domínio da Internet e hospedagem em um servidor norte-americano, com todas as facilidades e ferramentas que hoje utilizamos para navegar no site.

 

 

Durantes os anos subseqüentes foram elaboradas diversas atualizações mensais com a inserção de novos tópicos e artigos, referentes as raças, personagens, naves, dados técnicos, cronologia e dados sobre as séries do Universo de Jornada nas Estrelas. Vários artigos sobre temas específicos foram incluídos devido a sugestões recebidas dos internautas do site.

 

 


PBEM - "Play By E-Mail"

 

O QUE É UM PBEM? PBEM é a sigla para Play By E-Mail. Significa um Role Play por e-mail, onde os participantes da USS Venture assumem seus postos dentro da nave e simulam a vida a bordo de um Nave Estelar da Federação, com todas as sua facilidades, mas também com todos os seus deveres.

 

COMO SE JOGA UM PBEM? PBEM deve estar atrelado a um mecanismo de distribuição simutânea de e-mail, que no caso específico da USS Venture, utilizamos o YAHOO GROUPS. O membro da tripulação manda seu e-mail para o e-mail do Grupo e este o distribui a toda tripulação que interage entre si.

 

MAS... COMO DESENVOLVO UM DIÁLOGO POR E-MAIL? Normalmente você irá incluir a “fala” do outro tripulante no seu e-mail. Esta situação é necessária para dar andamento a ação que está ocorrendo e não ficar esperando por dias as pessoas envolvidas responderem para completar a ação. Esta situação deve ser desenvolvida dentro de conceitos éticos da pessoa que está enviando. Ninguém deve assumir o personagem do outro e sim apenas desenvolver um diálogo em que o outro tripulante não tome atitudes ou emita opiniões. As falas proferidas por terceiros devem ser simples e diretas e dentro de um contexto de continuidade tentando manter a maneira que o tripulante “fala”!

 

Exemplos de Mensagens:

MISSÃO: 16 - SOMBRAS NO HORIZONTE

 

ASSUNTO: PESSOAL NOVO

LOCAL: ESTAÇÃO MCKINLEY - SALA DO ALMIRANTE

HORA: 18:00 HS

 

O Cap. Ari respassa para o Alm. MDaniel as necessidades de pessoal, devido a perdas durante a missão e as promoções que se seguiram.

 

 <Alm. MDaniel> Eu já tinha me antecipado ao seu pedido de pessoal no intuito de escolher com mais cautela, os novos da USS Venture. Tenho alguns nomes aqui que eu já escolhi, veja!

 

 O Alm. MDaniel entrega um PADD para o Cap. Ari com algumas fichas dos novos tripulantes previamente escolhidos.

 

 <Cap. Ari> Me parece tudo em ordem, almirante!

 

 <Alm. MDaniel> Escolhi a dedo como se fossem para meu próprio comando, afinal tenho um carinho todo especial pela USS Venture.

 

 <Cap. Ari> Não poderia ser diferente! Quanto terei este pessoal disponível?

 

 <Alm. MDaniel> Amanhã às 8:00hs estão todos convocados para se apresentarem a você em uma cerimônia de recepção a bordo da USS Venture, onde você oficialmente tomará posse da nave como seu capitão.

 

 <Cap. Ari> Quanto antes melhor, vou voltar para a Venture para supervisionar os reparos. Com licença Almirante!

 

MISSÃO: 16 – SOMBRAS NO HORIZONTE

 

ASSUNTO: PRELÚDIO 1

LOCAL: SALA DE REUNIÕES – USS VENTURE

HORA: 18:19 HS

 

O Capitão Ari chega a bordo da Venture e se encontra com o Comandante Thot, o Comandante Palma e o TC Kavflar na sala de reuniões. Em pauta, a reformulação forçada da nave.

 

<Cap Ari> Muito bem senhores, parece que agora o destino da nave está em nossas mãos. Às 8:00 horas um grupo de novos tripulantes chegarão e quero todos vocês prontos para recebé-los.

 

<Com Thot> O senhor já tem a relação desses oficiais?

 

O Capitão entrega um PADD para cada um dos oficiais com a relação de tripulantes.

 

<TC Kavflar> Parece que terei um conterrâneo. Será interessante.

 

<Com Palma> Muitos cadetes na engenharia Capitão. terei que testá-los para verificar se estão preparados.

 

<Cap Ari> E como estão os reparos da nave?

 

<Com Thot> Estaremos preparados para partir em 16 horas e 48 segundos. Conseguimos aproveitar bem a viajem de volta e a parada na Estação 9.

 

<Cap Ari> Esse é o espírito. Estou liberando a todos até às 8:00 horas, quando nos reuniremos no bar panorâmico para recebermos nossas novas patentes e os novos tripulantes. Dispensados.

 

Com a evolução da Internet e suas novas ferramentas, este método de RPG interativo foi caindo em desuso, principalmente com o desenvolvimentos dos meta-universos virtuais em 3D, que permitem que você através de um avatar vivenciem esta experiência de estar no século 24. Atualmente o PBEM da USS Venture encontra-se desativado.

 


A NOVA FRONTEIRA: SECOND LIFE

 

O Second Life (também abreviado simplesmente por SL) é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi desenvolvido em 2003 e é mantido pela empresa Liden Lab. Dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um simulador, um comércio virtual ou uma rede social.

 

O nome "Second Life" significa em inglês "segunda vida" que pode ser interpretado como uma "vida paralela", uma segunda vida além da vida "principal", "real". Dentro do próprio simulador, o jargão utilizado para se referir à "primeira vida", ou seja, à vida real do usuário, é "RL" ou "Real Life" que se traduz literalmente por "vida real". 

 

Utilizar o Second Life é como viver em outra vida, porém virtualmente. A liberdade que o simulador lhe dá é incrível, permitindo que você trace uma vida paralela à vida real, concretizando e realizando seus planos até então impossíveis de serem atingidos em nosso mundo, principalmente aqueles relacionados a uma Vida Star Trek. Os cenários dos ambientes é em terceira dimensão e completamente interativo, onde qualquer objeto encontrado em sua jornada viabilizará a sua interação conforme sua respectiva função.

 

Em 04 de maio de 2008 foi implementada neste meta-universo a Estação de Treinamento Venture ET 71854 tendo sido desenvolvida para ser uma unidade de simulações operacionais e táticas da nave estelar USS Venture - Classe Galaxy. Esta foi a primeira versão da Estação é composta de vários ambientes funcionais renderizáveis, nos três pavimentos assim distribuídos:  

 

1º Piso - Astronomia e Simulador de ambientes alienígenas;

2º Piso - Setor de Operações, Academia e Escritórios da Estação;

3º Piso - Um grande Holodeck para simulação da ponte de comando da USS Venture e outros cenários para as missões de Treinamento.

 

 

O Laboratório de Astronomia foi desenvolvido pelo tripulante Elemer Piek - com simulações holográficas de diversos sistemas planetários e planetas conhecidos. Neste simulador também poderão ser simulados ambientes alienígenas para os Grupos Avançados que serão desenvolvidos durante as missões.

 

 

A Estação de Treinamento Venture ET 71854 foi desenvolvida posteriormente para o novo Terreno na ilha Utopia Portugal XVII, sendo composta de vários níveis com ambientes funcionais renderizáveis, conforme a figura abaixo:

 

Além da Estação de Treinamento neste terreno foram desenvolvidas diversas edificações, baseadas no Universo Star Trek, que fazem parte do Projeto denominado "Terra Prime", ou seja diferente do Grupo Terrorista do século 22 queremos ter uma representação simbólica de cada raça Star Trek.

 

Para tanto foram implantadas as seguintes edificações: Tribunal Klingon, Templo Vulcano P'Jem, Senado Romulano Jardim Betazóide, Praia de Risa, etc...

 

 

 

 

Também fazia parte do complexo da Venture a Estação Serenity, uma Estação Espacial dedicada aos civis do Grupo onde tivemos atividades recreativas e culturais, tais como recitais e exposições.

 

Esta é a imagem da Ponte de Comando da nave USS Venture renderizada em nosso holodeck da Estação de Treinamento. Aqui participamos de algumas simulações de treinamento dos sistemas operacionais da nave.

 

 

Atualmente estamos trabalhando em nossa Estação Espacial SB-245 (Star Base), é uma estação orbital do planeta Trivas Prime de caráter militar/civil, tendo em seu contingente de membros da Federação Unida de Planetas.  A Estação é administrada pela Frota Estelar tendo o comando pelos oficiais do Grupo USS Venture. Nesta Estação ficam docadas as naves da Frota Venture, prontas para atuarem em várias missões.

 

Em sua cúpula já está operando um stand de reparo das naves de grande porte, o arboreto, salas de lazer e outras funcionalidades. Imediatamente no deck inferior, teremos a Academia, almoxarifado, vários ambientes redenrizáveis, além dos canhões de defesa da Estação. No próximo Deck, onde num mezanino teremos espaço para exposições e as 8 docas de atracação direta de naves estelares, além da sala do comando, sala do almirante e sala da tripulação. Na área de baixo do deck teremos as áreas sociais e a sala de teletransporte, por onde o visitante chega a Estação SB 245. Descendo mais um deck temos a doca de naves auxiliares, os laboratórios científicos, área médica e a área tática com as celas. Por ultimo, o deck da engenharia com gerador da estação.

 

Dentro da Estação Espacial SB-245 temos uma Campus Avançado da Academia da Frota Estelar dentro da Estação, onde os membros do Grupo podem assistir a aulas no Sistema Interativo da Academia, e fazer suas provas individualmente conforme seus horários de acesso. A Academia conta com um grade básica de aulas referentes a diversos temas do Universo de Jornada nas Estrelas e também científicos.

 

 

 


TRATADOS, PARCERIAS E ALIANÇAS

Nossa Missão acima de tudo é divulgar o Universo Star Trek a quem se interessar pelo assunto e esta missão está sendo desenvolvida no mundo de língua Portuguesa de forma excepcional pela nossa Tripulação. Mas somente conseguiremos esta Missão se nos abrirmos ao Espaço Inexplorado, pois não adianta ficarmos fechamos dento de uma Nave Estelar na Doca Espacial. Esta nave tem que sair e explorar o Universo e no caso da USS Venture ela está em plena dobra nesta tarefa de divulgação.

Pelo meio do curso estipulado encontramos outras naves e bases de operações com a mesma missão e com a tarefa de divulgação. Nesta hora paramos e fazemos nossas alianças, parcerias e tratados de cooperação mútua. A seguir apresentamos os últimos tratados assinados para conhecimento de toda Tripulação e amigos do site da USS Venture:

UFS - United Federation of Starfleet - Atualmente a UFS é a maior organização Star Trek dentro do Second Life. Composta de mais de 2.000 membros atuantes com origens de diferentes partes do mundo e de estilos de vida diferentes que decidiram se juntar no SECOND LIFE, na tentativa de recriar a Experiência de uma vida Star Trek. A USS Venture é parceira deste Grupo a tempos, e temos com eles um tratado de cooperação mútua de participação em diversas atividades em conjunto.  WEBSITE

IFT - Internacional Federation of Trekkers - A IFT é uma das organizações líderes mundiais no meio dos Fandom's de Star Trek e foi estabelecida em 1 de Junho de 1984. A IFT é oficialmente afiliada à Roddenberry.com e é o único fã clube de Star Trek com esta peculiaridade até agora. O objetivo do estabelecimento de uma aliança com este Grande Grupo Internacional é fortalecer o Grupo USS Venture individualmente no mundo dos fã-clubes internacionais.   WEBSITE

 


NOVAS COMUNIDADES NA INTERNET

 

Além do site da USS Venture nosso Grupo vem se expandindo em demais comunidades, utilizando as facilidades da Internet nos proporciona. Lembro a todos que nossos tripulantes estão espalhamos pelas diversas regiões do Brasil e não geograficamente concentrados em uma região específica. As ferramentas disponíveis na Internet são imprescindíveis para nós e para desenvolvimentos de nossas atividades.

 

Juntando-se ao e-Group, Fórum e ao Second Life, ferramentas altamente utilizadas em nosso dia a dia. Estamos abrindo novas comunidades no TWITTER, SETI@HOME, YOUTUBE e no TREKSPACE. A seguir apresentaremos algumas das atividades desenvolvidas netas novas Comunidades da USS Venture:

 

TWITTER - O microblog da USS Venture é atualizado constantemente com as notícias mais importantes sobre o Grupo, permitindo a seus seguidores estarem acompanhado as atividades da USS Venture.

TWITTER

 

SET@HOME -  O Projeto Seti@home esta procurando vida fora da terra através de um radio telescópio em Arrecibo. O radio telescópio tenta captar sinais de radio no espaço distante, e para isso precisa fazer uma varredura de todo o espaço, e o mais complicado é analisar estes dados.

Para resolver este dilema foi criado um modelo de Computação Compartilha através de um programa instalado nos computadores individuais, utilizando o processamento ocioso dos nossos computadores para analisar estes dados e remetem os resultados ao Grupo Seti@home. O Sr. Elemer Piek criou a time da USS Venture para ajudar nesta tarefa de pesquisar novas vidas e novas civilizações.... Quem quiser se juntar a essa atividade de procura basta acessar o link abaixo da Comunidade.

 

FACEBOOK - Um das principais redes de divulgação de nosso trabalho é o Facebook. Temos um Grupo e uma Página do Facebbok operacionais e atualizados sempre com as novidades do Universo Star Trek, seja no âmbito nacional ou internacional.

FACEBOOK

 

YOUTUBE - Os vídeos elaborados pelos nossos tripulantes e amigos encontram-se relacionados em nosso Canal de Vídeos no site do Youtube. Temos vídeos de várias das nossas atividades desenvolvidas no Second Life, além de vídeos relacionados ao Universo Star trek, tais como: Documentários, trailers, bastidores, mercado de compras (unboxing), etc...

YOUTUBE

 

 

GOOGLE + - A rede social do Google Plus também conta com uma comunidade do Grupo USS Venture, sendo basicamente um espelho das postagens e notícias divulgadas no Facebook e Twitter.

Google Plus

 

 

 


 

 

Artigo Por:
Alm. MDaniel Landman - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

 

Revisão, Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel Landman - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.