COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPALCOMPUTADOR

 

 

 

 

 

 

 

Shakaar (Shakaar)
Grupo Terrorista da Resistência Bajoriana do qual Kira Nerys fazia parte. Dentre as diversas ações contra os Cardassianos destaca-se a libertação do acampamento operário Bajoriano em Gallitep em 2357.

 

Senado Romulano (Romulan Senate)
É o órgão parlamentar supremo do Império Estelar Romulano. Seus membros, os Senadores, respondem cada qual por províncias do planeta natal, Romulus. O Senado é responsável pelas questões de estado e segurança do Império.

 

Sensores (Sensors)
Sofisticados instrumentos científicos capazes de detectar e analisar quase tudo que se possa imaginar. A leitura dos sensores é mostrada nas telas das estações de controle. Quando necessário, pode-se requisitar verbalmente o que se deseja analisar, ou seu resultado da análise. Separação da seção disco: A 1701 é capaz de separar o disco da seção de engenharia e naceles via uma pequena explosão localizada na conexão do disco com a dorsal. Sua reconexação somente pode ser feita com o auxílio dos equipamentos de uma doca espacial.

 

Sensor de Alvo Exográfico (Exographic targeting sensor)
 
Um Sensor de Alvo Exográfico é um sensor montado na cabeça do atirador, capaz de visualmente penetrar através de quase todo tipo de superfície, permitindo que seu usuário veja literalmente através das paredes. Sua  escala pode ser ajustada para permitir que o usuário veja somente algum ponto específico. (DS9: "Field of Fire")

 

Separação da Seção Disco (Saucer Section Separation)
As naves da classe Galaxy são capazes de separar o disco da seção de engenharia e naceles via conexões de atracação da seção disco com a parte dorsal da nave. Sua reconexão é perfeitamente possível, sem necessitar de uma Doca Espacial.

 

Setor (Sector)
Cada quadrante da galáxia é dividido em milhares de setores. Um setor típico leva cerca de cinco dias para ser atravessado em dobra 9. A maior parte dos setores é chamado pelo nome da principal estrela nele presente. 

 

Seven of Nine (Seven of Nine)
Seven of Nine é uma Borg que entrou para a tripulação da USS Voyager logo que os Borgs mostraram a cara pela primeira vez. Sua permanência não estava prevista, mas como tentou assimilar a nave, os tripulantes deram um jeito de separá-la da mente coletiva Borg e remover a maioria de seus implantes. Desde então tem recebido o carinho e apoio dos novos colegas, no entanto há vezes em que a confiança nela deve ser limitada. 

 

Seqüenciador Cronográfico (Chronographic Sequencer)
  Dispositivo que transmite sinais em intervalos regulares, semelhante a um metrônomo. Seven of Nine utiliza este dispositivo para conseguir dançar ao ritmo da música. (VOY 5x22) 

 

Shikahr (Shikahr)
Capital do planeta Vulcano, onde está localizada a Academia Vulcana de Ciências, conhecida através da Galáxia por seus estudos e pesquisas em todas as áreas do conhecimento. Devido às suas habilidades telepáticas, os vulcanos naturalmente estão interessados nos poderes da mente. A Academia Vulcana investiga também isto, de uma maneira cientifica, embora exista uma corrente de crença mística bem desenvolvida em Vulcano. 

 

Sinal de Interferência Iônica (Ionic Interference Signal)
Dr. Julian Bashir usou este sinal em toda a Estação DS9 sobre as freqüências de ressonância da matriz telepática que estava atacando os oficiais, invertendo o efeito e eliminando. (DS9: "Dramatis Personae"). 

 

Síndrome de Bendii (Bendii syndrome)
Doença normalmente fatal e rara que atinge os Vulcanos com idade acima de 200 anos e debilita o seu controle emocional. não havendo nenhum tratamento conhecido. Os sintomas incluem estouros súbitos de emoções. As habilidades telepáticas dos Vulcanos doentes não são fortes o bastante para evitar a perda de controle. O Embaixador Sarek de Vulcano morreu desta doença em 2368. 

 

Síndrome Evolutiva de Transwarp (Transwarp Evolutionary Syndrome)
O efeito colateral de se viajar a velocidade de Transwarp (acima da Dobra 10). Por razões ainda desconhecidas, o corpo humano sofre uma metamorfose como resultado da viagem de Transwarp. A síndrome é Descrita como uma "mutação" genética pelo HMS da USS Voyager, o corpo passa por um processo evolutivo a velocidades altamente aceleradas. Em 2372, Tenente Tom Paris e a Capitã Janeway da USS Voyager NCC-74656 foram sujeitados a este síndrome depois de um teste em velocidade de Transwarp em uma nave auxiliar. 

 

Sintetizador (Replicator)
Primo do teletransporte em tecnologia. Este aparelho permite a perfeita reprodução de pequenos objetos fazendo uso de padrões moleculares armazenados na memória do computador-bilbioteca. A maior parte dos alimentos servidos a bordo da naves da Frota, são providos por sintetizadores, localizados em diversos pontos da nave. Quanto maior o objeto que se deseja "replicar", maior a quantidade de energia que a nave vai gastar para produzi-lo. 

 

Sistema de Amortecimento Inercial (Inertial Damping System - IDF)
Sistema instalado nas naves estelares para criar ma série de campos de forças com simetrias variáveis, que absorvem as forças de inércia em função dos deslocamentos da nave. Este sistema gera um campo de força de baixo nível cerca de 75 millicochranes em média, através de geradores específicos que envolvem pessoas e objetos..

 

Sistema de Classificação Estelar (System of Stellar Classification)
Utiliza-se a versão original do sistema de MK atual definida por Morgan, Keenan, e Kellman (1943) para a classificação das estrelas, e uma lista revisada de padrões publicada em 1953 por Morgan e Johnson. Foram somados refinamentos adicionais desde então. O Sistema Atual é chamado de Spectral.

 

Sistema de Dobra Espacial (Warp Drive)
Principal sistema de propulsão das naves da Frota. Este sistema permite às naves viajar acima da velocidade da luz, para cobrir distâncias muito grandes. O sistema de dobra espacial da Enterprise ‚ alimentado por um reator de matéria/anti-matéria controlado por cristais de dilithiun. 

 

Sistema de Impulso (Impulse Drive)
Sistema de propulsão secundária usado em viagens abaixo da velocidade da luz. Muito mais lento do que o sistema de dobra, este sistema é geralmente utilizado dentro de um sistema solar ou orbitando planetas. Os motores de impulso utilizam a queima de combustível sólido para deslocar a nave. 

 

So'nas (So'nas)
Raça tão ou mais avançada que a Federação, a única capaz de produzir o katracel branco (fonte de energia para os Jem'Hadar, (soldados Dominion) neste lado da Galáxia. Preocupados com o envelhecimento, cobiçam o planeta Ba'ku. Na verdade, os So'nas são dissidentes dos Ba'kus, que usaram a tecnologia bélica de seus antepassados para conquistar outros povos.

 

Sondas Espaciais (Probes)
As sondas das naves espaciais são de uso geral e standards, são divididas em nove classes, organizadas de acordo com tipos de sensores, de poder e de avaliação de desempenho.Todas as nove classes são equipadas com um pacote standard de instrumentos para descobrir e analisar todo o EM normal e subespacial, combinações de substância químicas, orgânicas e inorgânicas, componentes atmosféricos e propriedades de forças mecânicas.

 

Sono Criogênico (Criogene Sleep)
Criogenia é uma técnica de de produção e manutenção de baixas temperaturas que permite, entre outras coisas, a hibernação de organismos vivos por um longo tempo. Foi utilizada nas primeiras viagens espaciais e para suspensão da vida com objetivos de descobertas no futuro de curas para enfermidades fatais.

 

Stargazer (Stargazer)
Sob o comando do capitão Picard, a USS Stargazer NCC-2893 virou sinônimo de viagem e exploração espacial. A nave terminou sua carreira após 22 anos em missão, quando encontrou uma nave desconhecida no que veio a ser um dos primeiros encontros da Federação com os Ferengi. Tão logo a nave pirata começou o ataque, Picard ordenou uma dobra de micro-segundo, o que fez a Stargazer aparecer em dois lugares ao mesmo tempo, confundindo seu atacante e permitindo a destruição da nave Ferengi. Esse salto de dobra ficou conhecido como "Manobra Picard".

 

Subespaço (Subspace)
Contínuo espacial com propriedades significativamente diferentes do nosso próprio espaço, e um elemento fundamental para o funcionamento do motor de dobra. Naves espaciais com capacidade de dobra empregam um gerador subespacial para gerarem uma distorção espacial assimétrica que é necessária para fazer o veículo viajar mais rápido do que a velocidade da luz. Subespaço também é utilizado como um meio de transmissão de sinais de rádio subespaciais. 

 

Substituição Cardíaca (Cardiac Replacement)
Uma técnica cirúrgica originalmente desenvolvida pelo Doutor Van Doren no qual um paciente infectado ou ferido no coração, tem o órgão substituído por um dispositivo artificial. Em 2327, e novamente em 2365, o Capitão Jean-Luc Picard sofreu este procedimento. (TNG: "Samaritan Snare") 

 

Suporte de Vida (Life Support)
Designação de um grupo de sistemas interligados para garantir e manter a vida a bordo de uma nave ou estação espacial. Corresponde basicamente aos controles atmosféricos, geradores de gravidade, etc..  

 

Suturador (Autosuture)
Dispositivo de uso manual que cura feridas razoavelmente moderadas na pele. Os Suturadores podem ser usados para fechar incisões, curar feridas de faca, etc. Em 2369 um Suturador foi usado para curar uma ferida de punhalada recebida pelo Capitão Jean-Luc Picard. É utilizado quando o Regenerador Dérmico não é apropriado. (TNG: "Suddenly Human") 

 

 

 

 

VOLTAR

 

Fontes: 

Este dicionário trekker é uma compilação, organizada e indexada, de vários glossários e referências técnicas de sites públicos da Internet nacionais e internacionais.

 

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,  uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.