COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPALCOMPUTADOR

 

 

 

 

 

 

 

Kahs-Wan (Kahs-Wan)
Na idade dos sete anos, o jovem vulcano deve sofrer um rito de passagem: o Kahs-Wan. Esse teste de maturidade é, na verdade, um curso de sobrevivência, onde o jovem deve passar no máximo dez dias no deserto.

 

Kai (Kai)
Titulo do Líder Religioso Supremo Bajoriano, eleito pela Assembléia dos Vedecs. Kai Opaka esteve neste posto até 2369. Depois da morte de Opaka, Vedec Winn ganhou o título em 2370, depois que o forte candidato Vedec Bareil se retirou da eleição.

 

Katra (Katra)
É a palavra Vulcana para designar alma, o espírito vivo, a essência, tudo aquilo que não é material. Quando um Vulcano está para morrer, ele une sua mente com seu amigo mais próximo, passando sua essência, o seu Katra. Esta pessoa deve levá-lo, após a morte do amigo, ao monte Seleya, em Vulcano onde se encontra o Pavilhão do Antigo Pensamento, onde o Katra do morto passa a integrar a hereditariedade da raça.

 

Kazon (Kazons)
Os Kazons são uma raça do Quadrante Delta da galáxia, encontrados pela USS Voyager logo em sua chegada a esta parte da galáxia. Eles são divididos em grandes clãs e juntos formam um grande território chamado de Nystrom. Os kazons utilizam naves chamadas de "Raider" capazes de dobra e com armamento pesado. Contudo, os kazons não possuem tecnologia de teletransporte.

 

Kelbonite (Kelbonite)
Metal refratário. Kelbonite estava presente nas cavernas dos planetas Melona IV e Forlat III. O Comandante Data especulou que a presença de kelbonite impediu a Entidade Cristalina de penetrar nas cavernas onde os colonos estavam se escondendo. Kelbonite interferiu com os sensores da USS Enterprise-D e impediu a operação de transporte. Também foram achados depósitos de Kelbonite no planeta Ba'ku.

 

Kelpien (Kelpien)
Os Kelpiens eram uma espécie humanóide inteligente, de constituição alta e esguia, pele alaranjada acastanhada e sem pêlos faciais. Além a estrutura facial complexa, percebe-se alguns Gânglios que se sobressaem na parte de trás da cabeça de um Kelpien quando eles se em perigo eminente. A população Kelpien já era reduzida em seu planeta natal e ao longo a Federação poucos eram vistos.

 

Ketracel-Branco (Ketracel-white)
Uma droga líquida branca descoberta pelo médico Dr. Julian Bashir da Estação Deep Space 9, como uma "enzima " isogênica na qual os Jem'Hadar foram viciados geneticamente pelos Fundadores. A droga é distribuída e controlada pelos administradores Vortas. Cada uniforme dos Jem'Hadar inclui um tubo que leva o ketracel-branco de um frasco substituível na área de clavícula diretamente ao pescoço. Sem a droga os Jem'Hadar exibem sintomas de abstinência tais como fraqueza, sensibilidade tátil extrema e dor abdominal, resultando com a morte. 

 

Khan Noonian Singh (Khan)
Guerreiro Sikh do norte da Índia, foi líder e ditador de um quarto do planeta Terra e um dos "super-homens" geneticamente engendrados que protagonizaram as Guerras Eugênicas. Foi encontrado, junto com sua tripulação, pela USS Enterprise em unidades criogênicas na nave SS Botany Bay - DY100. Khan conseguiu com a ajuda de sua tripulação dominar a Enterprise, mas o Cap. Kirk conseguiu reverter a situação e condenou Khan e sua tripulação a viver no planeta Ceti Alfa V.

 

Kiloquad (Kiloquad)
Unidade de medida para capacidade de armazenamento e transmissão de dados de sistemas de computadores de naves e bases estelares da Federação.

 

Klaa (Klaa)
Jovem e impetuoso capitão klingon que viu na possibilidade de derrotar James Kirk a grande glória de sua carreira. Em função disso, perseguiu a Enterprise que fora roubada pelo vulcano Sybok que tentava chegar até ShaKaRe, a Fonte, o lendário lugar da Criação. Conhecido pelos humanos como Éden, entre os klingons como Qui'tu e entre os romulanos como Vorta Vor. Lá, acabou cedendo às ordens do General Korrd e ajudando Kirk e seus homens a deixar o planeta.

 

Klingons (Klingons)
Seres beligerantes que um dia foram os maiores inimigos da Federação e que hoje são aliados, ou quase isso. Passaram por uma guerra civil em que duas famílias brigaram pelo poder e lutaram ao lado da Federação na Guerra Contra o Dominion. Facções esparsas de Klingons ainda mantém os velhos costumes de guerra, conceito central da sua religião - um  complexo código de ritual, honra e crueldade. Mas os seus limitados adeptos não são mais que piratas espaciais.

 

Kobayashi Maru (Kobayashi Maru)
Simulação de treinamento de Batalha da Academia da Frota Estelar, onde o computador é programado para impedir o cadete de vencer a batalha. Era um rito de passagem para aqueles cadetes que sonhavam com o comando. O Capitão James T. Kirk reprogramou os computadores para ganhar a batalha na sua terceira tentativa, pois não admitia perder.

 

Kolinar (Kolinar)
O filósofo e líder vulcano Surak estabeleceu vários métodos para alcançar a descoberta de um senso de aperfeiçoamento, realização e serenidade no controle das emoções. A maioria dos adultos vulcanos estão satisfeitos em alcançar o Venlinahr, estado normal de disciplina dos adultos com pequena dificuldade de ser alcançando. Entretanto cerca de 10% dos adultos vulcanos escolhem sofrer o rigoroso e longo processo de treinamento chamado Kolinahr, que conduz à supressão de todas as emoções e a aceitação da lógica total. Nem todos os que começam o treinamento Kolinahr terminam.

 

Koord, General (General Korrd)
General e herói militar do Império klingon que caiu em desgraça e acabou sendo afastado das altas esferas ao ser designado embaixador em Nimbus III, o chamado "Planeta da Paz Galáctica", uma tentativa de criar uma comunidade harmônica, mas na realidade um verdadeiro desterro para diversas raças. Durante os acontecimentos desencadeados por um vulcano místico, Sybok (irmão de Spock) que, para realizar seus planos de encontrar ShaKaRe, o lendário planeta-morada de Deus, seqüestrou embaixadores de varias raças, Korrd travou conhecimento com Kirk e ajudou Spock a salvar a vida do capitão, entregando ao vulcano a Okrona, nave do capitão Klaa.

 

Kruge (Kruge)
Comandante klingon que tomou conhecimento da existência e detonação do Torpedo Gênesis, através de um relatório secreto roubado da Frota por uma agente klingon chamada Valkris. Desrespeitando o Tratado Organiano, destruiu a USS Grissom, que realizava investigações científicas no planeta. Depois de encontrar David, Saavik e Spock no planeta, deu ordens para eliminar um deles, David Marcus tentou impedi-los, e lutando com o klingon, foi morto. Kirk, que já havia descido ao planeta, derrotou Kruge em combate. Durante os acontecimentos do caso Gênesis, os organianos nunca se manifestaram ou interferiram.

 

Kunate Kelife (Kunate Kelife)
A cerimônia conhecida como Koon-ut-Kal-if-fee ("casamento ou desafio") é feita em um terreno específico para esse propósito. Através de um acordo de casamento entre as famílias, os meninos e as meninas predestinados realizam um ritual telepático que produzirá uma compulsão para que o macho faça uma jornada até o local do Koon-ut-Kal-if-fee durante seu período de pon farr. A fêmea envolvida escolhe entre Kah-if-farr (casamento sem desafio) ou Kah-if-fee (desafio, com dois rivais machos lutando até a morte pela fêmea).

 

 

VOLTAR

 

Fontes: 

Este dicionário trekker é uma compilação, organizada e indexada, de vários glossários e referências técnicas de sites públicos da Internet nacionais e internacionais.

 

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,  uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.