COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPALCOMPUTADOR

 

 

 

 

 

 

 

Cabrodine (Cabrodine)
Explosivo químico comum no Planeta Terra. Uma combinação de Cabrodine e Infernite foi utilizada por Neela para destruir a sala de aula de Keiko O’brien na Estação Deep Space Nine em 2369

 

Cairn (Cairn)
Sociedade humanóide com grandes capacidades telepáticas e que não utilizam a fala. Solicitaram o ingresso na Federação em 2370, e a Embaixadora Lwaxana Troi foi encarregada de escoltar a delegação Cairn na USS Enterprise-D para ajudar com as suas habilidades telepáticas as conversações diplomáticas. 

 

Caitian (Caitian)
É uma raça membro da Federação, felina, bípede, com uma grossa juba laranja, rabo comprido e grandes olhos dourados que permitem uma excelente visão em baixa luminosidade. Sua audição capta freqüências fora do alcance de outros humanóides. Extremamente cooperativos e inteligentes, são tripulantes altamente requisitados pelas naves da Frota Estelar.

 

Calder II (Calder II)
Planeta onde se localiza um antigo local de sepultamento construído por antigos Romulanos. A Federação possui uma pequena instalação científica no planeta, a qual foi alvo de um ataque por mercenários contratados pelo Movimento Isolacionista Vulcano, que estava em busca da antiga Pedra de Gol. 

 

Câmara de Descompressão (Decompression Chamber)
Uma câmara de tratamento a bordo das naves estelares da Frota Estelar para tratamento de tripulantes que sofreram exposição a pressões atmosféricas diferentes em planetas classe-M. 

 

Calibrador Neural (Neural Caliper)
Um dispositivo colocado geralmente na fronte do paciente que induz a perda da consciência. O Calibrador Neural é normalmente usado durante intervenções cirúrgicas.

 

Câmara de Estasi (Stasi Chambers)
Uma Câmara de confinamento utilizada para preservar a vida de um paciente extremamente ferido ou em estado terminal até que suas condições sejam estabilizadas e transportados para uma unidade médica avançada. Também é utilizada por algumas espécies para viagens de longa duração, principalmente aquelas que estão em Estágio de Pré-Dobra. (VOY: "Resolutions" e "One")

 

Camelóides (Camelians)
Os camelóides são seres extremamente perigosos e felizmente raros. Rodem alterar sua forma e voz de maneira a imitar a maioria das espécies inteligentes da galáxia. É famoso o camelóide Martia que assumiu as formas de uma linda mulher para simular uma fuga com Kirk e McCoy do asteróide penal de Rura Penthe.

 

Campainha Betazedi (Betazoid Chime)
Instrumento musical cerimonial utilizado durante refeições betazoides como forma de agradecimento. (TNG 1x11)

 

Campainha Taresiana (Taresian Chime)
  Instrumento musical cerimonial utilizado durante casamentos taresianos. (VOY 3x20)

 

Campo Bioregenerador (Bioregenerator Field)
Energia usada para incrementar a taxa de crescimento das células em experimentos médicos. Em 2369, o Dr. Bashir usou um campo desse tipo em um material celular encontrado nos alojamentos de Ibudan. O material se desenvolveu em um clone de Ibudan.

 

Campo de Contenção (Containment Field)
Campo de força usado para isolar materiais perigosos devido a altos níveis de radiação emitidos ou biologicamente perigosos. Também usado em situações de quarentena e para isolar decks ou setores das naves devido a descompressão.

 

Campo Gravitacional (Gravitational Field)
Todo corpo com massa produz no espaço ao seu redor um campo gravitacional. Qualquer outro corpo com massa, sujeito a esse campo, é por ele afetado e atraído para o corpo que o originou. A intensidade do campo num dado ponto depende da massa do corpo gerador e da distância deste ao ponto em questão.

 

Campo Khitomer (Khitomer Camp)
Local em um sistema estelar próximo a fronteira do Império Klingon com o Império Romulano, aonde ocorreu a conferência definitiva de paz entre o Império Klingon e a Federação, em 2293.

 

Camuflagem (Cloake Device)
Dispositivo que torna as naves que o usam invisível a qualquer tipo de radiação eletromagnética. Essa tecnologia foi desenvolvida primeiro pelos romulanos, que passaram a tecnologia para os klingons e agora, para a Federação.

 

Canção de Ninar Denobulana (Denobulan Lullaby)
  Tipo de canção utilizada por denuobulanos para pôr seus filhos para dormir. O Dr. Phlox utilizava esta canção com seus filhos (ENT 4x01)

 

Canhão Isocinético (Isocinetic Cannon)
Poderosa arma de energia desenvolvida por uma espécie nativa do Quadrante Delta. Desenhado para penetrar escudos poderosos e infligir sérios danos com um único tiro, o canhão isocinético foi instalado na USS Voyager em troca de 125 chips isolineares. O Canhão foi instalado na Voyager para um teste de fogo e, a despeito do sucesso do teste, o fabricante do dispositivo foi morto antes de completar a integração da arma aos sistemas táticos da nave.

 

Canhão Phaser (Phaser Cannon)
Nova arma de múltiplos tiros phasers adotada nas naves de guerra da Classe Defiant para ataques pesados.

 

Cardassia (Cardassia)
Planeta classe M, pobre em recursos naturais, onde suas lendárias ruínas ainda são consideradas uma das mais extraordinárias em toda a galáxia. Quase toda a sua superfície do planeta é de massa terrestre, existe pouca vegetação e poucos oceanos ou mares. Esta discrepância gerou espécies carnívoras e perigosas entre os animais nativos do planeta. Há também uma densa camada de dióxido de carbono cobrindo o planeta, o que causa o efeito estufa.

 

Cardassianos (Cardacian)
Seres que outrora foram uma raça religiosa. Com a escassez de minérios em seu planeta, tornaram-se beligerantes, fazendo de qualquer confronto uma guerra santa. Invadiram Bajor e construíram a Estação de Mineração Terok Nor (Deep Space 9), agora em posse da Federação. 

 

Casco (Hull)
Os cascos das naves estelares é composto normalmente por titânio e alumínio transparente, mas estão em constante desenvolvimento.

 

Catapulta Espacial Nula (Null Space Jupper)
Em 2376 a USS Voyager encontrou um alienígena chamado Tash que tinha construído o que ele chamou de uma "catapulta  espacial nula". O dispositivo consistia em uma armação na qual eram montados projetores de gráviton, alimentados  por um reator de tetrion. Uma nave estacionaria perto da catapulta e se permitiria ser encaixada nos gráviton  que a catapultaria então em espaço nulo. Tash disse que a nave deveria emergir algumas horas depois em centenas ou até mesmo milhares de anos luz de distancia. Com a Ajuda da USS Voyager Tash pôde usar a catapulta com um resultado além de suas expectativas. A USS Voyager foi lançada por trinta setores espaciais e ficou três mil anos luz mais perto de casa em menos de uma hora.

 

Cerveja Romulana (Romulan Beer)
Bebida de elevado efeito embriagante, de coloração azul-clara. A cerveja romulano é ilegal dentro do espaço da Federação. A cerveja, iguaria largamente apreciada na Federação, é freqüentemente objeto de operações de contrabando.

 

Chips Isolineares (Isolinear Chips)
  O chip isolinear substituiu o circuito duotronic em 2329, e se tornou o componente principal dos sistemas de computadores da Federação por mais de quarenta e cinco anos. O avanço principal que veio com os chips isolineares foi a combinação de armazenamento e poder de processamento numa única unidade totalmente integrada. A Memória acrescentada a este sistema de computadores somou mais poder de processamento automaticamente melhorando o desempenho.

 

Chocalho Bajoriano (Bajoran Cabasa)
  Instrumento musical de percussão bajoriano, utilizado como parte do ritual de nascimento. (DS9 5x12)

 

Christopher Pike (Christopher Pike)
  Capitão da Enterprise antes de James Kirk, Chris Pike esteve em Talos IV, planeta habitado por seres telepáticos que conseguem tornar realidade ilusões abrigadas no inconsciente das pessoas. Anos mais tarde, O capitão Pike ficou mutilado e inválido durante acidente numa nave estelar. Com a ajuda de Spock, os talosianos o convidaram e ele aceitou viver em Talos IV, na ilusão de ser uma pessoa saudável e jovem. Quando comandava a Enterprise, tinha como primeiro-oficial uma humana chamada Número Um e como segundo oficial Spock.

 

Chronowerx  (Chronowerx)
Corporação empresarial no século 20 na Terra. A Chronowerx era responsável por um número notável de inovações tecnológicas extraordinárias em tecnologia de computador, inclusive a introdução do primeiro circuito integrado em 1969 e o HyperPro PC em 1996. Esse inovações vinham da tecnologia do século 29 de uma tempo-nave da Federação caída na Terra do século 20. A USS Voyager conseguiu restaurar a linha do tempo. 

 

Circuitos Bio-Neurais (Circuits Bio-Neural)
Avançada tecnologia da Federação que caracteriza os sistemas das naves de classe Intrepid. Alguns dos circuitos tradicionais das naves estelares foram substituídos por pacotes de gel que contêm células bio-neurais sintéticas. Sua função é organizar as informações mais eficientemente e acelerar a resposta do computador. A tecnologia foi implementada pela primeira vez na USS Voyager. Apesar de confiável, foi provado que infecções orgânicas podem danificar o sistema.

 

Cinturão de Asteróides (Ateroids Belts)
Durante a formação de um sistema planetário, além da estrela (ou estrelas) e dos planetas, pode ocorrer, também, a formação de um cinturão de pequenos corpos (asteróides ou planetóides), com órbitas muito parecidas. Estes asteróides provavelmente são restos de um proto-planeta, que acabou não sendo formado devido a instabilidade gravitacional..

 

Classe das Naves (Ship Class)
Segundo a tradição naval, é o agrupamento de navios/naves que têm o mesmo desenho básico. O nome da classe é dado pelo primeiro navio/nave construído com aquele desenho.

 

Classe dos Planetas (Planet Class)
Os planetas são divididos por classes de acordo com sua temperatura, atmosfera, composição química e geoformológica. A título exemplo podemos definir os Planetas Classe M - Planetas com crosta onde predominam os silicatos, mares e oceanos de protóxido de hidrogênio (água), atmosfera oxidante e ainda geologicamente ativos. O planeta Terra está inserido nesta classificação.

 

Clonagem (Clone)
A Clonagem É um método cientifico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (as que formam órgãos, pele e ossos) no lugar do óvulo e espermatozóide. Vale lembrar que este é um método artificial, pois a maioria dos seres se reproduz, através de células sexuais. As exceções à regra seriam os vírus e bactérias.
Coalizão (Coalition)
Uma das duas facções rivais em controle da colônia terráquea de Turkana IV em seguida ao colapso do governo colonial em 2337. Conduzido por Hayne, a Coalizão ofereceu ajuda para a tripulação da USS Enterprise-D na missão para resgatar a tripulação do Cargueiro Arcos em 2367. Ishara Yar, irmã da Tenente Tasha Yar era um membro da Coalizão.

 

Código: Alerta Azul (Blue Alert Code)
A bordo das naves estelares da Frota Estelar com habilidade de aterrizar em planetas, o alerta azul é um estado de prontidão para as operações de aterrizagem. Um capitão de nave não deve ordenar o começo da descida até todos tenham respondido o relatório da condição azul.

 

Coletividade Borg (Borg Colective)
O imenso conhecimento de todas as mentes assimiladas pelos borg funcionam como uma só, e cada borg é parte de una gigante rede de comunicações subespaciais chamada a Coletividade Borg. Toda a informação importante é transmitida a cada borg por meio desta rede, permitindo-lhes uma instantânea adaptação e reação a qualquer fator exterior.

 

Coletores Bussard (Bussard collectors)
Componentes das naceles de dobra das naves estelares da Federação. Nomeado durante o século 20º por um físico da Terra que primeiro teorizou a sua operação. Localizados à frente das naceles, os coletores geram grandes campos eletromagnéticos que atraem o gás de hidrogênio disperso no espaço interestelar sendo então utilizado como combustível pelos reatores de fusão da nave.

 

Colyus (Colyus)
Uma forma de vida holográfica consciente e a autoridade de manutenção da lei em Yadera II. Como o protetor da sua vila, Colyus investigou o desaparecimento de 22 aldeões em 2370. De fato, todos os habitantes eram hologramas vivos, e seu desaparecimento deu-se em função de um problema no hologerador.

 

Comando da Frota Estelar (Starfleet Comand)
Localizado em São Francisco no Planeta Terra, onde algumas das importantes decisões da Federação são tomadas. O Comando da Frota Estelar reporta-se diretamente ao presidentes em exercício da Federação e este ao Conselho da Federação.

 

Comunicador (Communicator or Combadge)
O Comunicador é um transmissor portátil de grande importância bastante utilizado entre os oficiais e tripulantes da Frota. Ele consegue alcançar  longas distâncias, sendo utilizado principalmente nas comunicações entre uma equipe de terra e uma espaçonave. Os primeiros modelos eram de operação manual, consistindo de uma pequena interface e uma antena de flip grade/ativadora. Por volta de meados do século XXIV, ele passou a ser incorporado à insígnia da Frota Estelar, sendo ativado apenas pelo toque dos dedos ou pela voz.

 

Computador (Computer)
Os computadores principais das naves estelares são muito poderosos e fáceis de operar. Na maior parte das vezes, pode-se requisitar o que se deseja verbalmente. A resposta adequada será fornecida por uma voz feminina, caso sua pergunta não seja entendida o computador irá requisitar que você seja mais específico, de modo que ele consiga encontrar a resposta à sua pergunta inicial. 

 

Conselho da Federação (Federation Council)
Órgão de maior autoridade na Federação Unida dos Planetas que organiza os planetas membros e constantemente avalia suas próprias decisões. O Conselho se auto-fiscaliza e se auto-gerencia. Fazem parte dele as mentes mais sábias da Federação. 

 

Conselho de Detapa (Detapa Council)
Conselho civil Cardassiano que assumiu o poder depois que o Comando Central foi subvertido pela população civil. Esta ação levou a uma suspeita de que os Fundadores tinham se infiltrado no Império Cardassiano. 

 

Cordrazine (Cordrazine)
Um estimulante potente, usado desde 2260 em diversas situações médicas da Frota Estelar. Uma aplicação de de 25cc é considerada uma dosagem mortal e normalmente usada só como último recurso em situações ameaçadoras da vida. Dr. McCoy da nave USS Enterprise recebeu uma dose mortal de cordrazine em 2367, o que lhe causou loucura e alucinações. Este estimulante também foi utilizado por diversos outro médicos de Naves e Estações Espaciais. 

 

Corredor Subespacial (Underspace Corridor)
A cadeia de corredores subespaciais que cercam o planeta de Vaadwuar é um fenômeno natural que permite naves viajarem a uma distante maior do que as velocidades normais. Os corredores eram antigamente controlados pelos Vaadwuar, que gastaram séculos os traçando e os usando no comércio com muitas outras espécies e para expansão militar do território deles. Aproximadamente a mil anos atrás os Vaadwuar foram derrotados por uma aliança composta de várias espécies das vítimas deles inclusive os Turei. Em 2376 a USS Voyager entrou na cadeia. Eles acharam centenas de corredores interconectados, mais cheios com escombro de vários tipos. 

 

Cristal de Dilithium (Dilithium Crystal)
Cristal de elemento atômico muito pesado. É utilizado como o coração do sistema de dobra espacial, controlando a reação da matéria com a anti-matéria (M/A), o que permite à nave viajar mais rápido do que a velocidade da luz. O Cristal de Dilithium funciona como uma espécie de filtro para as reações da matéria com a anti-matéria.

 

Cristal de Memória Linear (Linear Memory Crystal)
Componente de um chip isolinear. Este material óptico refrativo é uma parte chave de dados que processam esses dispositivos. Os Nanites, que foram acidentalmente modificados por Wesley Crusher em 2366, consumiam os cristais como comida, o que os permitiu se reproduzirem, e se espalharem pela  USS Enterprise NCC-1701-D.

 

Criogênese (Cryonics)
Antigo procedimento médico da Terra que pretendia preservar uma pessoa o congelando imediatamente no momento de sua morte. O corpo permaneceria preservado até os avanços médicos futuros necessários permitirem ao corpo ser ressuscitado e curado da doença fatal. A Criogênese tornou-se popular na Terra do 21º século, inclusive alguns indivíduos congelados foram enviados ao espaço dentro de satélites. Em 2364, o nave estelar USS Enterprise NCC-1701-D descobriu no espaço um satélite com três corpos intactos em Crio-estasi.

 

Criptografia Fractal (Fractal Encryption)
Técnica de criptografia de computador muito sofisticada e virtualmente irrompível. O Comandante Data usou um código de criptografia fractal para impedir que os Borgs tivessem acesso ao computador da USS Enterprise-E quando eles tentaram assumir o controle da nave em 2373.

 

Cronitons (Cronitons)
São partículas utilizadas nos sistemas de camuflagem tanto Klingons quanto Romulanos. Essa partícula possuem massa inferior a do neutrino e cuja a propriedade e de fazer com que as ondas eletromagnéticas e sub-espaciais convergem de partícula-a-partícula de modo que não fazem com que os sensores percebam essa que a distorções a sua frente. Uma das poucas partículas que faz o croniton dispersar é o anti-próton que se gruda ao croniton denunciando sua posição.

 

Curso (Bearing)
Termo usado para descrever direções no espaço. Normalmente utilizado da seguinte forma: "Nave não identificada no curso zero-dois-cinco marco um-cinco". Os números indicam a interseção de três coordenadas dimensionais (X-Y-Z).

 

 

 

VOLTAR

 

Fontes: 

Este dicionário trekker é uma compilação, organizada e indexada, de vários glossários e referências técnicas de sites públicos da Internet nacionais e internacionais.

 

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,  uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.