Os fans de
Star Trek invariavelmente ficam decepcionado ao ver que "Star Trek" está
anos-luz atrás de "Star Wars" nos universo dos games. Claro que, ajuda ter
uma competente LUCASARTS na produção de cada projeto. Jornada nas Estrelas
passou pelas mãos de várias produtoras ao longo dos anos, mesmo tendo mais
em enredo do que o universo criado por George Lucas acabou sofrendo com a
falta de uma produtora que abraçasse a causa.
Lançado pela distribuidora Bethesda e elaborado pela 4J Studios, "Star
Trek: Encounters" foi lançado para a plataforma do console SONY
PlayStation 2, comemorando as
quatro décadas da franquia. A Bethesda lançou paralelamente mais dois jogos
para diferentes plataformas, mostrando que deseja impulsionar os Star Trek
Games em todas as modalidades de Jogos. Vejam os dados dos demais games Star
Trek lançados este ano pela nova distribuidora, aqui no site da USS Venture.
Entre os
modos de jogo disponíveis no "Star Trek: Encounters" estão o Skirmish
(batalhas rápidas e seguidas), o Episode (com história e progressão de
enredo) e o Multiplayer, que permite que vários jogadores digladiem entre
si.
As 20 missões
do jogo do modo Episode se estendem através de todo o universo Star Trek. É
uma boa idéia, mas não traz os elementos que a teriam feito funcionar. A
estória de cada episódio acumula nada mais que fragmentos, e você não
interage realmente com qualquer personagem não-jogável, sem mencionar
qualquer personalidade da serie. William Shatner apenas dubla objetivos de
missões, mas sem a vibração necessária para empolgar os fans.
O Jogador e
conduzido
a uma série de objetivos que exigem que vá para um lugar e atire nos alvos,
e então vá a algum outro lugar e alveje mais alvos.
Navegar sua
pequenina nave é fácil o suficiente com o botão analógico esquerdo, e você
pode mirar seu alvo com o direito. Mas atirar de fato é uma enorme tarefa,
desde que você tem de circular através das suas varias armas com uma única
tecla. Pressionar a tecla “X” ativa suas armas primárias e oferece as
escolhas disponíveis, enquanto a tecla “bola” troca para sua arma
secundária. Uma vez que a arma é escolhida, você pode travar em um alvo com
R2 e então atirar com R1. Há muitas teclas para pressionar para o simples
ato de disparar um phaser, enquanto as teclas “quadrado” e “triângulo” não
são usadas.
O Jogador não
navega em um espaço em 3D em "Star Trek: Encounters", há três níveis de
profundidade. Pressionar L1 e L2 move a nave para cima e para baixo,
respectivamente, enquanto o plano apresentado fica no centro. Uma linha azul
e um círculo, indicam se um objeto ou inimigo estão acima ou abaixo de sua
posição. Entretanto, os indicadores de profundidade não aparecem até que
você esteja relativamente perto do objeto. Isto torna fácil chocar-se com
objetos como meteoros ou perder naves inimigas porque você não está no mesmo
plano.
Você pode
desviar o poder para sistemas diferentes como escudos ou armas com o D pad,
mas fazer isso enquanto está em batalha nos planos alto ou baixo exige que
você use o botão analógico esquerdo, as teclas de articularão, e o D pad ao
mesmo tempo.
Não há
grandes explorações no jogo, você estará voando por expansões que vão do
ponto A ao B com objetivos que exigem que transporte membros da equipe para
outro lugar ou use um trator para escoltar uma nave danificada para um lugar
seguro. Outros objetivos incluem seguir o rastro de um inimigo, e se perder
o rastro por mais alguns segundos acaba com sua missão, e minas aleatórias
que surgem do nada no caminho causam mortes repentinas.
Considero
esse game uma continuação melhorada do "Star Trek: Invasion" elaborado para
o SONY PSONE.
Para um jogo
comemorativo das quatro décadas do seriado,
o game cumpre seu papel, porém poderia ser melhor. Para trekkers e admiradores do universo de Jornada nas
Estrelas trata-se apenas de um bom jogo recomendado
para quem aprecia a ficção científica. Espero que a Bethesda Softworks
realmente abrace a franquia e produza no futuro novos jogos que utilizem a
gama de enredos, personagens e histórias de cinco séries televisivas e dez filmes para o
cinema.
NOTA PESSOAL:
NOTA 7.5!!!
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