|
||||||||||||||
|
ACESSO AOS DADOS DA FEDERAÇÃO UNIDA DOS PLANETAS SOBRE AS DIVERSAS CULTURAS E RAÇAS:
Colaboração: Dra. Anarys Gaia
OS CARDASSIANOS
A Raça e Fisiologia dos Cardassianos aparência geral O
cabelo é liso, geralmente escuro e nos machos militares o corte é rente pouco
abaixo da nuca. Já as fêmeas militares usam o cabelo em longas tranças ou
simplesmente penteados para trás de forma elaborada. Os
olhos variam nas cores; preto, castanho, verde, contudo a pigmentação azul
escuro é a mais corriqueira. Os Cardassianos são tão originais em sua aparência física como na personalidade. São considerados altamente inteligentes, orgulhosos, frios, possuem um ar ‘distante’, são implacáveis, por vezes cruéis, beligerantes e até traiçoeiros. Por via de regra são bastante reservados, nunca dizem o que pensam e demonstram arrogância e superioridade principalmente no trato com outras espécies. Estas características estão atreladas ao fato da raça ser extremamente xenófoba. Porém, após algum convívio com outras raças, eles podem até se tornar amigáveis, gentis e carismáticos, mas sempre se mantendo a margem e o ar de certo mistério.
Sociedade Cardassiana O
Sistema Cardassiano encontra-se localizado no Quadrante Alfa na fronteira do
espaço da Federação Unida dos Planetas, aproximadamente 50 anos luz de
distancia. O
sistema estelar mais próximo de Cardassia é o Sistema Bajoriano e dista 5,25
anos luz aproximadamente, menos de 20 horas da Estação Espacial 9 – DS9 e do
planeta Bajor. As
duas culturas estreitaram relações quando a tecnologia de navegação
bajoriana permitiu cobrir pequenas distancias em primitivas naves espaciais.
Cardassia Prime, assim como todos os mundos governado por Cardassia fazem parte
da União Cardassiana, também conhecido como Império Cardassiano. Segundo
a tabela de desenvolvimento cultural Weibrand, Cardassia possui índice de
desenvolvimento 21, a Federação 23. Com a aliança entre Cardassia e os
Dominions, Cardassia passou a ter índice igual à Federação. Cardassia Prime
localiza-se a oeste da Federação. PRIMEIRA
CIVILIZAÇÃO HEBITIAN Ancestrais
da raça cardassiana. As catacumbas funerárias dos Hebitian foram
descobertas em Cardassia no final de 2160. As tumbas segundo se sabem eram
magníficas e ricas em incrustações de artefatos preciosos. CARDASSIA Planeta
classe M, pobre em recursos naturais, mas em sua antiguidade foi lar de uma
esplendida civilização, onde suas lendárias ruínas ainda são consideradas
uma das mais extraordinárias em toda a galáxia. A maioria dos tesouros arqueológicos
foram espoliados, roubados por um povo faminto e doente. Até mesmo os
militares se utilizaram deles para manterem a máquina de guerra funcionando
contra a Federação dos Planetas Unidos. Quase toda a sua superfície do
planeta é de massa terrestre, existe pouca vegetação e poucos oceanos ou
mares. Esta discrepância gerou espécies carnívoras e perigosas entre os
animais nativos do planeta. Há também uma densa camada de dióxido de carbono
cobrindo o planeta, o que causa o efeito estufa. Isso também causou uma elevação
na temperatura local. Só os fortes sobrevivem a este clima.
Dados Gerais Distancia:
21.000.000.000 Anos luz.
DEMOGRAFIA População:
710.924.000.000 Taxa
de Natalidade: 7 para cada 1.000 (Ano: 2372) Taxa
de Mortalidade: 5 para cada 1.000 (Ano: 2372) Taxa
de Fertilidade: 1.6 filhos pra cada fêmea. Longevidade:
109 anos em média para os machos; 120 anos em média para as fêmeas. Força
de Trabalho: 426.554.000.000 Nacionalidade:
Cardassianos Divisão
Racial:
. Cardassianos – 58%
. Outros Humanóides - 36%
. Outros Não Humanóides – 8% Língua:
Kardasi e Vorta ambas oficiais, algumas minorias falam o inglês. O Tradutor
Universal eliminou a maior parte das barreiras lingüísticas. RELIGIÃO Os
antigos cardassianos eram um povo pacífico e espiritualizado. Mas a falta
de recursos naturais do planeta com o decorrer dos tempos gerou a fome e a doença,
trazendo como conseqüência à morte de milhões.
Diante
deste quadro o governo passou a investir no crescimento do poder militar, que
possibilitou a Cardassia expandir seus domínios, anexando novos territórios e
adquirindo tecnologia normalmente através da violência, que mais uma vez
custou a vida de milhões no esforço de guerra. GUERRAs A
guerra entre Cardassia e a Federação de Planetas Unidos desenvolveu-se no período
de 2355 a 2367 – (12 anos), culminando em um histórico tratado de paz entre a
Federação e a União Cardassiana. Questionado publicamente pelo então
embaixador Spock, discordando de seu pai no que se referia o acordo com os
Cardassianos. O capitão Picard lembra-se que no comando da USS Stargazer
em 2355 por pouco conseguiu fugir de uma nave de guerra cardassiana com sua nave
e tripulação intacta. A
negociação do tratado foi intermediada pelo Almirante da Frota Estelar Edward
Jellico, que num esforço único conseguiu ao seu termo trazer harmonia entre as
partes, embora de forma bastante frágil. Entre outros pontos negociados no
tratado, ficou estabelecido que os prisioneiros de guerra de ambos os lados
teriam o direito de verem seus representantes em um planeta neutro seguido de
seu encarceramento em instituição para este fim.
Mais
tarde no mesmo ano, o tratado foi violado pelo capitão da Frota Estelar
Benjamin Maxwell, comandando a nave USS Phoenix. Mesmo que as ações de Maxwell
fossem ilegais, as autoridades da Frota Estelar achavam que as suas suspeitas
estavam corretas sobre as possíveis atividades militares ilícitas por parte
dos cardassianos.
Os cardassianos anexaram o Sistema Bajor a União Cardassiana por volta de 2328, e, sistematicamente, exploraram os recursos do planeta e obrigaram os bajorianos a colonizar outros planetas durante as décadas seguintes. Em 2369, acreditou-se que Cardassia estivesse desenvolvendo uma arma metagênica e planejava utilizá-la em conjunção com uma incursão no espaço da Federação. O capitão da USS Enterprise-D Jean-Luc Picard, junto com a médica chefe Dra. Beverly Crusher e o oficial de segurança klingon Tenente Worf, foram enviados em uma missão secreta ao espaço cardassiano para investigar. As suspeitas provaram-se falsas, apenas com o objetivo de levar o capitão Picard a uma prisão cardassiana. Também em 2369, o movimento de resistência bajoriano forçou os cardassianos a uma retirada do planeta Bajor depois de anos de atividade terrorista de resistência. Na sua retirada, eles abandonaram uma estação mineradora em órbita de Bajor, chamada de Terok Nor. A estação foi rebatizada de Estação Espacial 9 (Deep Space 9) pela Federação, que foi convidada pelo governo provisório de Bajor para manter a independência. O abandono por parte dos cardassianos provou-se que era um erro enorme quando esta estação ganhou valor estratégico, científico e comercial com a descoberta da fenda espacial bajoriana, a única fenda espacial estável conhecida com uma passagem segura para o Quadrante Gamma.
Em
47751.2 a Vice-Almirante Alyma Nechayev informa ao então Capitão Jean-Luc
Picard, depois de três anos de negociações a conclusão do tratado de paz.
Foi estabelecido um setor denominado Zona Desmilitarizada nos limites de ambos
os espaços (Cardassia e Federação), tendo o Império cardassiano ganho a
jurisprudência de vários planetas que antes eram regidos pela própria Federação
dos Planetas Unidos. Isto acabou por gerar descontentamento e protestos de
muitos colonos baseados no setor, que se recusaram em sua maioria a abandonarem
seus lares. A
atitude cardassiana com relação aos povos alienígenas renitentes em
abandonarem suas propriedades na Zona Desmilitarizada veio na forma de repetidos
e fracassados embates. PAZ
com a federação A frágil paz entre A União Cardassiana e a Federação, acabou por gerar um problema de ordem político-economico-social sem tamanho na Zona Desmilitarizada. Um grupo de colonos descontentes - cada vez mais crescente – que se denominaram os Maquis, ameaçavam o tratado de paz.
Guerra Klingon-Cardassiana Guerra iniciada em 2372 por manobra do Dominion força suprema do quadrante Gamma. Um dos Fundadores do Dominion (seres metamorfos) disfarçado de General Martok (chefe militar do Império Klingon) inicia ataque aos Cardassianos. Os Klingons promovem grande devastação no território da União Cardassiana. Os Cardassianos ameaçados unem-se ao Dominion. Essa guerra abalou a aliança entre os Klingons e a Federação pois esta se posicionou contra os klingons e acabou por romper o Tratado de Khitomer e apoiando abertamente os cardassianos. A falta de apoio da Federação desperta ódio nos Klingons que chegam a fazer ataques à Estação Espacial Nove.
Guerra contra o Dominion-cardassianos Em 2372-2375, através da Fenda Espacial soldados do Dominion passam ao quadrante alfa e tomam a Estação Espacial Nove. Os Cardassianos ameaçados pelos Klingons aliam-se ao Dominion. A Federação reativa sua aliança com os Klingons, mas os aliados permanecem em desvantagem até que os Romulanos, sentindo-se ameaçados pelo avanço das forças do Dominion no quadrante alfa, unem-se aos Klingons e a Federação (Tríplice Aliança, 2374). Os Breens, que já haviam atacado os Bajorianos em 2372, entram no conflito galáctico ao lado do Dominion. Os Cardassianos, insatisfeitos com o fato (os Breens também haviam atacado os Cardassianos em 2366), desfazem sua aliança com o Dominion e associam-se à Tríplice Aliança. Em 2375 o Dominion e os Breens são derrotados e assinam um Tratado de paz. Esta guerra vitimou cerca de 280 milhões de cardassianos.
O Governo Cardassiano IMPÉRIO
CARDASSIANO
. Líderes Civis (Políticos)
. Comando Central (Militares)
. Ordem Obsidiana (Inteligência) Os
Militares controlam o Governo. Tanto o Comando Central e a Ordem Obsidiana
coexistem como entidades separadas. Ambos respondem como autoridade política,
no alto conselho que permitem ditar leis para os seus próprios interesses. O
GOVERNO O
Governo é da responsabilidade do Comando Central. Na
Data estelar 46360.8 – O Comando
Central
ainda controla o governo, contudo a Ordem Obsidiana ganha força e poder com a
ajuda do Império Romulano, ameaçando cada vez mais o Comando
Central. COMANDO
CENTRAL Uma
das principais ramificações militares do Império Cardassiano (Guls/Legates),
administram as tarefas militares. ORDEM
OBSIDIANA Unidade
de inteligência do Império Cardassiano. São conhecidos por serem diligentes e
rudes. Tudo vêem. São capazes de saber que um cidadão cardassiano almoçou em
determinado dia. A Ordem Obsidiana é considerada mais eficiente que a Tal Shiar
(Inteligência Romulana). Embora a Ordem Obsidiana responda por sua própria
autoridade, ela também garante autonomia ao Comando Central na investigação
de qualquer cidadão cardassiano sob sua jurisprudência, inclusive cidadãos da
Ordem. SISTEMA
JUDICIÁRIO Corte
Jurídica Cardassiana, considerada bárbara aos olhos humanos. Vangloriam-se de
que seu sistema é o mais eficiente de todo o quadrante.
Qualquer um é considerado culpado até que se prove o contrário, supondo que seja absolvido antes da execução. Os veredictos são sempre conhecidos antes mesmo de ocorrer o julgamento (culpado) e dificilmente existe mudança do mesmo no decorrer de todo o processo. A
sociedade cardassiana gosta de acompanhar o triunfo da Justiça sob o mal.
Gerando assim uma segurança para os cidadãos. O Império Cardassiano
acredita que é bom para a população ver o ‘espetáculo’ da justiça nas
Cortes. Os julgamentos servem para mostrar a futilidade de comportamento
contrário à boa ordem. A justiça é feita e vidas são asseguradas no
Império. Todos os crimes são resolvidos com a punição adequada a cada
caso. Para a sociedade cardassiana a convicção de uma justiça criminal
forte é salutar. ESTRUTUTURA
JUDICIAL .
Chefe Archon – Juiz responsável pelos procedimentos na Corte. .
Defensor – (Conservator) – Consultor jurídico, advogado. Responsável pelas
confissões criminais dos réus. .
Nestor – Conselheiro, consultor. Protege os direitos dos criminosos. MINISTÉRIO
DA JUSTIÇA O
Chefe Archon tem como dever gerir, observar todos os procedimentos da corte e
ouvir as evidencias trazidas publicamente pelo Defensor. Embora o
veredicto já se saiba antes do início do julgamento, o papel do Chefe Archon
é confirmá-lo diante de todo o público disponível no Sistema Cardassiano. O
Defensor tem como papel mostrar ao acusado seu delito e colher sua confissão
para posteriormente disponibilizá-la para leitura na Corte. Ele ajuda o
réu através de seu conhecimento em jurisprudência a aceitar o inevitável
veredicto de culpado, cuja pena é usualmente a execução. MINISTÉRIO
DA CIÊNCIA Responsável
por todos os setores científicos de Cardassia, sob a chancela direta do Comando
Central. MINISTÉRIO
DAS FINANÇAS Responsável
pelo departamento de tributação e arrecadação. Também assegura que todo
cidadão pague em dia seus impostos e contribuições através de donativos ao
Império Cardassiano. PRIMEIRA
REPÚBLICA Facção
política do Governo cardassiano.
Os Cardassianos Famosos
Algumas Naves Cardassianas
Data Estelar: 20111121 - USS Venture NCC 71854
Compartilhe:
|
|||||||||||||
HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN: MDANIEL LANDMAN grupoussventure@gmail.com |