COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

ACESSO AOS DADOS DA FEDERAÇÃO UNIDA DOS PLANETAS SOBRE AS DIVERSAS CULTURAS E RAÇAS:

 

Colaboração: Dra. Anarys Gaia

 

 

      OS CARDASSIANOS   

 

Os Cardassianos são considerados uma raça inimiga da Federação, e como tal sempre estão envolvidos em batalhas ou combates e disputas com a Federação. Mesmo após vários tratados, existem várias tensões entre as duas partes.

No entanto, antes dos militares assumirem o poder, os cardassianos foram um povo pacífico e espiritual, mas devido aos escassos recursos no seu planeta natal (Cardassia) e também a fome e doenças que matavam aos milhões, se tornaram um povo belicoso e orgulhoso de suas conquistas. Os militares trouxeram uma esperança, a conquista de novos territórios e novas tecnologias, infelizmente adquiridos pela violência, ao custo de milhões de vidas cardassianas e de outras raças sacrificadas em um grande esforço de guerra.

 

A Raça e Fisiologia dos Cardassianos

aparência geral
A raça cardassiana é distinta em sua aparência original. Possuem couraça que reveste parte de seu corpo na forma de grossas escamas. São humanóides, bípedes de constituição física avantajada, compleição acinzentada e dotados de grande força. São geralmente altos, possuem uma poderosa e larga garganta. Sua característica mais marcante é sem dúvida a presença de protuberâncias na fronte, que se unem ao couro cabeludo, sendo que a principal, localiza-se no centro da testa no formato de uma lágrima (esta característica nas fêmeas normalmente é mais sutil e possui pigmentação azulada).

O cabelo é liso, geralmente escuro e nos machos militares o corte é rente pouco abaixo da nuca. Já as fêmeas militares usam o cabelo em longas tranças ou simplesmente penteados para trás de forma elaborada.

Os olhos variam nas cores; preto, castanho, verde, contudo a pigmentação azul escuro é a mais corriqueira.

Os Cardassianos são tão originais em sua aparência física como na personalidade. São considerados altamente inteligentes, orgulhosos, frios, possuem um ar ‘distante’, são implacáveis, por vezes cruéis, beligerantes e até traiçoeiros. Por via de regra são bastante reservados, nunca dizem o que pensam e demonstram arrogância e superioridade principalmente no trato com outras espécies. Estas características estão atreladas ao fato da raça ser extremamente xenófoba. Porém, após algum convívio com outras raças, eles podem até se tornar amigáveis, gentis e carismáticos, mas sempre se mantendo a margem e o ar de certo mistério.

 

Sociedade Cardassiana

O Sistema Cardassiano encontra-se localizado no Quadrante Alfa na fronteira do espaço da Federação Unida dos Planetas, aproximadamente 50 anos luz de distancia. O sistema estelar mais próximo de Cardassia é o Sistema Bajoriano e dista 5,25 anos luz aproximadamente, menos de 20 horas da Estação Espacial 9 – DS9 e do planeta Bajor.

 

As duas culturas estreitaram relações quando a tecnologia de navegação bajoriana permitiu cobrir pequenas distancias em primitivas naves espaciais. Cardassia Prime, assim como todos os mundos governado por Cardassia fazem parte da União Cardassiana, também conhecido como Império Cardassiano.

 

Segundo a tabela de desenvolvimento cultural Weibrand, Cardassia possui índice de desenvolvimento 21, a Federação 23.  Com a aliança entre Cardassia e os Dominions, Cardassia passou a ter índice igual à Federação. Cardassia Prime localiza-se a oeste da Federação. 

  

PRIMEIRA CIVILIZAÇÃO HEBITIAN

Ancestrais da raça cardassiana.  As catacumbas funerárias dos Hebitian foram descobertas em Cardassia no final de 2160.  As tumbas segundo se sabem eram magníficas e ricas em incrustações de artefatos preciosos.

 

CARDASSIA

Planeta classe M, pobre em recursos naturais, mas em sua antiguidade foi lar de uma esplendida civilização, onde suas lendárias ruínas ainda são consideradas uma das mais extraordinárias em toda a galáxia. A maioria dos tesouros arqueológicos foram espoliados, roubados por um povo faminto e doente.  Até mesmo os militares se utilizaram deles para manterem a máquina de guerra funcionando contra a Federação dos Planetas Unidos. Quase toda a sua superfície do planeta é de massa terrestre, existe pouca vegetação e poucos oceanos ou mares. Esta discrepância gerou espécies carnívoras e perigosas entre os animais nativos do planeta. Há também uma densa camada de dióxido de carbono cobrindo o planeta, o que causa o efeito estufa. Isso também causou uma elevação na temperatura local. Só os fortes sobrevivem a este clima.

 

 

Dados Gerais

Distancia: 21.000.000.000 Anos luz.

Recursos Naturais:

. Silicone

. Ferro

. Carbono

. Cobre

. Deutério

. Cobalto

Áreas Exploradas:

. Agricultura –   2%

. Área Habitada - 6%

. Área Industrial – 24%

. Área não utilizada – 68%

 

 

 

DEMOGRAFIA

População: 710.924.000.000

Taxa de Natalidade: 7 para cada 1.000 (Ano: 2372)

Taxa de Mortalidade: 5 para cada 1.000 (Ano: 2372)

Taxa de Fertilidade: 1.6 filhos pra cada fêmea.

Longevidade: 109 anos em média para os machos; 120 anos em média para as fêmeas.

Força de Trabalho: 426.554.000.000        

Nacionalidade: Cardassianos

Divisão Racial:

   . Cardassianos – 58%

   . Outros Humanóides - 36%

   . Outros Não Humanóides – 8%

Língua: Kardasi e Vorta ambas oficiais, algumas minorias falam o inglês. O Tradutor Universal eliminou a maior parte das barreiras lingüísticas.

 

RELIGIÃO

Os antigos cardassianos eram um povo pacífico e espiritualizado.  Mas a falta de recursos naturais do planeta com o decorrer dos tempos gerou a fome e a doença, trazendo como conseqüência à morte de milhões.

 

Diante deste quadro o governo passou a investir no crescimento do poder militar, que possibilitou a Cardassia expandir seus domínios, anexando novos territórios e adquirindo tecnologia normalmente através da violência, que mais uma vez custou a vida de milhões no esforço de guerra.

 

GUERRAs

A guerra entre Cardassia e a Federação de Planetas Unidos desenvolveu-se no período de 2355 a 2367 – (12 anos), culminando em um histórico tratado de paz entre a Federação e a União Cardassiana. Questionado publicamente pelo então embaixador Spock, discordando de seu pai no que se referia o acordo com os Cardassianos. O capitão Picard lembra-se que no comando da USS Stargazer em 2355 por pouco conseguiu fugir de uma nave de guerra cardassiana com sua nave e tripulação intacta.

 

A negociação do tratado foi intermediada pelo Almirante da Frota Estelar Edward Jellico, que num esforço único conseguiu ao seu termo trazer harmonia entre as partes, embora de forma bastante frágil. Entre outros pontos negociados no tratado, ficou estabelecido que os prisioneiros de guerra de ambos os lados teriam o direito de verem seus representantes em um planeta neutro seguido de seu encarceramento em instituição para este fim.

 

Mais tarde no mesmo ano, o tratado foi violado pelo capitão da Frota Estelar Benjamin Maxwell, comandando a nave USS Phoenix. Mesmo que as ações de Maxwell fossem ilegais, as autoridades da Frota Estelar achavam que as suas suspeitas estavam corretas sobre as possíveis atividades militares ilícitas por parte dos cardassianos.  

 

Os cardassianos anexaram o Sistema Bajor a União Cardassiana por volta de 2328, e, sistematicamente, exploraram os recursos do planeta e obrigaram os bajorianos a colonizar outros planetas durante as décadas seguintes. Em 2369, acreditou-se que Cardassia estivesse desenvolvendo uma arma metagênica e planejava utilizá-la em conjunção com uma incursão no espaço da Federação. O capitão da USS Enterprise-D Jean-Luc Picard, junto com a médica chefe Dra. Beverly Crusher e o oficial de segurança klingon Tenente Worf, foram enviados em uma missão secreta ao espaço cardassiano para investigar. As suspeitas provaram-se falsas, apenas com o objetivo de levar o capitão Picard a uma prisão cardassiana. Também em 2369, o movimento de resistência bajoriano forçou os cardassianos a uma retirada do planeta Bajor depois de anos de atividade terrorista de resistência. Na sua retirada, eles abandonaram uma estação mineradora em órbita de Bajor, chamada de Terok Nor. A estação foi rebatizada de Estação Espacial 9 (Deep Space 9) pela Federação, que foi convidada pelo governo provisório de Bajor para manter a independência. O abandono por parte dos cardassianos provou-se que era um erro enorme quando esta estação ganhou valor estratégico, científico e comercial com a descoberta da fenda espacial bajoriana, a única fenda espacial estável conhecida com uma passagem segura para o Quadrante Gamma.

 

Em 47751.2 a Vice-Almirante Alyma Nechayev informa ao então Capitão Jean-Luc Picard, depois de três anos de negociações a conclusão do tratado de paz. Foi estabelecido um setor denominado Zona Desmilitarizada nos limites de ambos os espaços (Cardassia e Federação), tendo o Império cardassiano ganho a jurisprudência de vários planetas que antes eram regidos pela própria Federação dos Planetas Unidos. Isto acabou por gerar descontentamento e protestos de muitos colonos baseados no setor, que se recusaram em sua maioria a abandonarem seus lares. A atitude cardassiana com relação aos povos alienígenas renitentes em abandonarem suas propriedades na Zona Desmilitarizada veio na forma de repetidos e fracassados embates.

 

PAZ com a federação

A frágil paz entre A União Cardassiana e a Federação, acabou por gerar um problema de ordem político-economico-social sem tamanho na Zona Desmilitarizada. Um grupo de colonos descontentes - cada vez mais crescente – que se denominaram os Maquis, ameaçavam o tratado de paz.

 

Guerra Klingon-Cardassiana 

Guerra iniciada em 2372 por manobra do Dominion força suprema do quadrante Gamma. Um dos Fundadores do Dominion (seres metamorfos) disfarçado de General Martok (chefe militar do Império Klingon) inicia ataque aos Cardassianos. Os Klingons promovem grande devastação no território da União Cardassiana. Os Cardassianos ameaçados unem-se ao Dominion. Essa guerra abalou a aliança entre os Klingons e a Federação pois esta se posicionou contra os klingons e acabou por romper o Tratado de Khitomer e apoiando abertamente os cardassianos. A falta de apoio da Federação desperta ódio nos Klingons que chegam a fazer ataques à Estação Espacial Nove.

 

Guerra contra o Dominion-cardassianos

Em 2372-2375, através da Fenda Espacial soldados do Dominion passam ao quadrante alfa e tomam a Estação Espacial Nove. Os Cardassianos ameaçados pelos Klingons aliam-se ao Dominion. A Federação reativa sua aliança com os Klingons, mas os aliados permanecem em desvantagem até que os Romulanos, sentindo-se ameaçados pelo avanço das forças do Dominion no quadrante alfa, unem-se aos Klingons e a Federação (Tríplice Aliança, 2374). Os Breens, que já haviam atacado os Bajorianos em 2372, entram no conflito galáctico ao lado do Dominion. Os Cardassianos, insatisfeitos com o fato (os Breens também haviam atacado os Cardassianos em 2366), desfazem sua aliança com o Dominion e associam-se à Tríplice Aliança. Em 2375 o Dominion e os Breens são derrotados e assinam um Tratado de paz. Esta guerra vitimou cerca de 280 milhões de cardassianos.

 

 

O Governo Cardassiano

 

IMPÉRIO CARDASSIANO

              . Líderes Civis (Políticos)

              . Comando Central (Militares)

              . Ordem Obsidiana (Inteligência)

 

Os Militares controlam o Governo. Tanto o Comando Central e a Ordem Obsidiana coexistem como entidades separadas. Ambos respondem como autoridade política, no alto conselho que permitem ditar leis para os seus próprios interesses.

 

O GOVERNO

O Governo é da responsabilidade do Comando Central. 

Na Data estelar 46360.8 – O Comando Central ainda controla o governo, contudo a Ordem Obsidiana ganha força e poder com a ajuda do Império Romulano, ameaçando cada vez mais o Comando Central.

 

COMANDO CENTRAL

Uma das principais ramificações militares do Império Cardassiano (Guls/Legates), administram as tarefas militares.

 

ORDEM OBSIDIANA

Unidade de inteligência do Império Cardassiano. São conhecidos por serem diligentes e rudes. Tudo vêem. São capazes de saber que um cidadão cardassiano almoçou em determinado dia. A Ordem Obsidiana é considerada mais eficiente que a Tal Shiar (Inteligência Romulana). Embora a Ordem Obsidiana responda por sua própria autoridade, ela também garante autonomia ao Comando Central na investigação de qualquer cidadão cardassiano sob sua jurisprudência, inclusive cidadãos da Ordem.

  

SISTEMA JUDICIÁRIO

Corte Jurídica Cardassiana, considerada bárbara aos olhos humanos. Vangloriam-se de que seu sistema é o mais eficiente de todo o quadrante.

 

Qualquer um é considerado culpado até que se prove o contrário, supondo que seja absolvido antes da execução.  Os veredictos são sempre conhecidos antes mesmo de ocorrer o julgamento (culpado) e dificilmente existe mudança do mesmo no decorrer de todo o processo.

A sociedade cardassiana gosta de acompanhar o triunfo da Justiça sob o mal. Gerando assim uma segurança para os cidadãos.  O Império Cardassiano acredita que é bom para a população ver o ‘espetáculo’ da justiça nas Cortes. Os julgamentos servem para mostrar a futilidade de comportamento contrário à boa ordem. A justiça é feita e vidas são asseguradas no Império. Todos os crimes são resolvidos com a punição adequada a cada caso.  Para a sociedade cardassiana a convicção de uma justiça criminal forte é salutar.

  

ESTRUTUTURA JUDICIAL

 . Chefe Archon – Juiz responsável pelos procedimentos na Corte.

 . Defensor – (Conservator) – Consultor jurídico, advogado. Responsável pelas confissões criminais dos réus.

 . Nestor – Conselheiro, consultor.  Protege os direitos dos criminosos.

  

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

O Chefe Archon tem como dever gerir, observar todos os procedimentos da corte e ouvir as evidencias trazidas publicamente pelo Defensor.  Embora o veredicto já se saiba antes do início do julgamento, o papel do Chefe Archon é confirmá-lo diante de todo o público disponível no Sistema Cardassiano.

 

O Defensor tem como papel mostrar ao acusado seu delito e colher sua confissão para posteriormente disponibilizá-la para leitura na Corte.  Ele ajuda o réu através de seu conhecimento em jurisprudência a aceitar o inevitável veredicto de culpado, cuja pena é usualmente a execução.

 

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA

Responsável por todos os setores científicos de Cardassia, sob a chancela direta do Comando Central.

 

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

Responsável pelo departamento de tributação e arrecadação. Também assegura que todo cidadão pague em dia seus impostos e contribuições através de donativos ao Império Cardassiano.

 

PRIMEIRA REPÚBLICA

Facção política do Governo cardassiano.

 

Os Cardassianos Famosos

GuL DuKat: Oficial Cardassiano que comandou a Estação Mineradora Terok Nor (renomeada Estação Especial Nove pela federação) por anos antes da retirada Cardassiana do Sistema Bajoriano. Foi ele quem fez Odo o chefe de segurança da Estação em 2363. Depois da retirada ainda manteve um contato constante com a vida da Estação até ser seqüestrado pelos maquis em 2370 e salvo por Sisko. Dukat foi promovido a Legado quando ajudou a a defender o Conselho Civil Deteppa da captura durante a invasão klingon, mas perdeu o posto de Legado quando veio a tona uma amante Bajoriana e uma filha ilegítima. Quase levou o quadrante Alfa a beira do caos quando após um golpe assumiu o poder e se aliou ao Dominion sendo um fantoche na guerra. Sua relação com Garak sempre foi de ódio mortal, pois foi Garak que executou seu pai, quando era membro da Ordem Obsidiana, Dukat tentou sempre se vingar de Garak.  Durante o ano de 2373 esteve preso sob a custódia da Federação. Quando fugiu descobriu e aderiu a crença bajoriana aos Pah-wraith, fazendo de tudo para libertá-los. Porém quando consegue é impedido se seguir seu plano de destruição de Bajor pelo Capitão Benjamin Sisko (Emissário dos Profetas).

 

garak:  Agente formado na Ordem Obsidiana, poderoso serviço de inteligência Cardassiano, até ser exilado na Colônia de Mineração Terok Nor (Estação Espacial 9) em 2368. Foi o único cidadão Cardassiano a ficar na estação quando da retirada do Sistema Bajoriano. No seu exílio na Estação DP9, Garak abriu uma loja de roupa no promenade e trabalhou como um alfaiate. Garak não fez nenhuma referência ao seu passado, mas algumas pessoas na estação ainda o consideraram como um espião, incluindo o Dr. Julian Bashir, apesar de ser o seu melhor amigo. Na época que ainda era agente da Ordem Obsidiana, Garak foi voluntário a ter um implante craniano colocado para lhe ajudar a resistir a torturas caso fosse capturado por um inimigo. Garak achou a vida exilada em Terok Nor (depois DP9) ser intolerável, assim ele ativou o seu implante craniano. O implante serviu como um narcótico poderoso no qual Garak ficou fisicamente dependente até 2370, quando um mal funcionamento da unidade quase tira a sua vida. Dr. Bashir pôde remover o dispositivo. Até mesmo em exílio, Garak nunca abandonou a esperança de reabilitação política eventual. Garak voltou brevemente a Cardassia em 2371 para ajudar a salvar Kira Nerys que tinha sido levada como prisioneira pela Ordem Obsidiana. 

 

Nos primeiros meses da Guerra contra o Dominion, Garak foi muito importante para a Federação e seus aliados. Ele quebrava códigos de segurança cardassianos, participava de missões e mais tarde ajudou o agora Cap. Sisko, a trazer os romulanos para o lado da Federação. Ele causa a morte de um senador romulano, mas deixa indícios apontando para o Dominion. Garak é filho de Enabran Tain um ex-líder da Ordem Obsidiana, com a sua amante Mila. Seu pai foi morto numa armadilha preparada pelo Dominion para destruir as frotas de nave da Ordem Obsidiana e do Tal Shiar dos romulanos.

 

A participação de Garak no Movimento de Resistência Cardassiano de Damar foi crucial para a derrota do Domínio em 2375. Ele pôde finalmente regressar a seu Planeta Natal, mas, infelizmente, Cardassia Prime se encontrava em ruínas após a campanha de terror e destruição causada pelas Forças do Dominion contra o seu povo.

 

DAMAR: Oficial Cardassiano que conseguiu chegar ao posto de Legado e depois mártir. Começou como braço direito de Gul Dukat no cargueiro Groumall. Em 2372, Damar era o primeiro oficial de Dukat quando ele capturou e comandou uma Ave de Rapina Klingon durante o conflito dos klingons com os cardassianos. Após Dukat ter feito uma aliança com o Dominion, Damar assumiu como segundo homem na hierarquia cardassiana. Damar estava ao lado de Dukat quando um combinado de naves Dominion-Cardassianas tomaram a Estação Terok Nor (Deep Space 9) da Federação em 2373. Durante a ocupação da Estação, Damar descobriu uma maneira de desativar o campo de minas auto-replicantes, que bloqueavam a Fenda Espacial, mantendo os reforços do Dominion no Quadrante Gama. No entanto, o plano foi dificultado por sabotadores a bordo da Estação e pela ofensiva Federação / Klingon. Damar descobriu que a filha de Dukat, Ziyal, era uma sabotadora e a matou com um phaser. Quando Dukat foi preso pelas forças da Federação, permitiu que Damar subisse para a primeira posição no Império Cardassiano. Ao contrário de seu antecessor, ele assumiu o título de Legado.

O Legado Damar continuava como um fantoche do Dominion, procurando refúgio na bebida kanar. Suas dúvidas sobre a Aliança com o Dominion cresceram quando os Fundadores anunciaram uma aliança com o Breen, em 2375, diminuindo a importância de seu povo na Aliança. Ele começou a conspirar com outros líderes militares para formar uma Célula de Resistência contra o Dominion. As forças do Dominion, no entanto, foram capazes de submergir e destruir todos os segmentos militares que tinham se alinhado a Damar, deixando-o com um pequeno bando de rebeldes que aceitaram a ajuda da Federação - ironicamente, com o envio da Major Kira, do Comissário Odo e do exilado Cardassiano Garak.

Damar e sua Resistência Cardassiana ficaram no submundo, realizando atos de sabotagem isolados contra instalações e forças do Dominion. Começou a virar uma lenda para seu povo que o via como um herói. Durante o ataque da Aliança Federação-Klingon-Romulana a Cardassia Prime, a Frota Cardassiana muda de lado no meio da batalha, o que garantiu a derrota do Dominion no espaço. Entretanto, em terra, Damar e sua resistência invadiram a Sede do Dominion. Damar foi morto pelos soldados Jem'Hadar durante esta invasão, mas seu esforço foi considerado um sucesso. Damar agora é considerado um mártir em nome do orgulho e liberdade cardassiana.

 

Algumas Naves Cardassianas

Classe Galor: Nave Cardassiana de Guerra

Classe Keldon: Cruzador de Batalha e Patrulha

Classe Hideki: Nave de Patrulha

Classe Yvet: Nave Cargueira

 

Data Estelar: 20111121 - USS Venture NCC 71854

 

 

Compartilhe:

 


 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.