COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

ACESSO AOS DADOS DA FEDERAÇÃO UNIDA DOS PLANETAS SOBRE AS DIVERSAS CULTURAS E RAÇAS:

  

  

     OS XINDIS         

  

Os XINDIS são naturais do planeta Xindus, dentro de uma região da galáxia conhecida como Expansão Délfica, são governados atualmente pelo Conselho Xindi.

Os Xindis são na verdade formados por cinco (outrora seis) espécies diferentes, com origens genéticas idênticas mas desenvolvimento distinto: aquáticos, arbórios, aviários, insetóides, primatas e répteis. Os aviários foram destruídos por uma Guerra Civil junto com seu planeta natal.

O Conselho Xindi foi responsável por autorizar a construção e o emprego do protótipo de uma arma para destruir uma larga faixa da superfície da Terra que vai da Flórida (EUA) à Venezuela.

Em negociações o Capitão Jonhatan Archer conseguiu convencer os primatas e os arbórios de que não tentavam destruir o mundo deles como os Xindis acreditaram.

 

Restos do Planeta Xindus encontrados pela NX01 - Enterprise dentro da Expansão Délfica.

   

A Raça e Fisiologia dos Xindis

FISIOLOGIA e APARÊNCIA DOS XINDIS: 
Seis diferentes espécies inteligente se desenvolveram em Xindus. Apesar das diferenças físicas, as espécies xindis são muito semelhantes, pois partilham mais de 99,5% do DNA. Todos os Xindis apresentam rugas pronunciadas em suas testas e nas bochechas.

XINDIS-AQUÁTICOS:
Eles são complicados, enigmáticos e sábios. Levam um longo período de tempo para chegar as suas decisões. Eles precisaram de seis dias para concordar em participar de uma reunião específica do Conselho Xindi. No entanto, a prudência aquática, por vezes, foi o que manteve o Conselho sem se romper. Por esta razão, é que Degra tinha lhes incumbido a tarefa de construir a arma.

Eles respondem melhor aos estímulos visuais e são extremamente desconfiados de promessas faladas. Eles admiram a coragem e confiança.

Em 2154, um de seus representantes no Conselho Xindi foi Kiaphet Amman'sor, um membro extremamente rico da Disnatia Ibix com um poder considerável dentro da hierarquia Xindi. 

XINDIS-ARBÓREOS:
Os arbóreos são a espécie mais pacífica dos Xindis.

Na aparência, os arbóreos são cobertos com cabelos, com unhas muito afiadas, olhos escuros, e um rasgo, que corre entre os seus narizes até as suas cabeças. São parecidos com um bicho-preguiça humanóide e devem ter evoluído de alguma espécie parecida, conforme acreditava  Dr. Phlox.

Os arbóreos têm medo da água. Eles são considerados muito letárgicos pelas demais espécies Xindis. Eles também são extremamente calmos, mesmo quando foram feitos reféns.

 XINDIS-INSECTÓIDES:
Os Insectóides são, como o seu nome indica, insetos na sua aparência. Eles são todos do mesmo gênero, sem machos ou fêmeas, e se reproduzem de forma assexuada. Eles protegem seus jovens através de incubadoras interligadas às suas naves. Sua esperança média de vida é de cerca de doze anos.

Os Insectóides interpretam como um sinal de hostilidade o fato de levantar as vozes. Eles possuem nomes que crescem e são mais difíceis de pronunciar enquanto vão envelhecendo. São muito afoitos em tomar uma decisão e quase sempre em aliança com os Répteis. Ambas as espécies comerciam sua tecnologia entre si e geralmente concordam em todas as decisões.

 XINDIS-PRIMATAS:
Os Primatas, mais do que qualquer outra espécie Xindi, lembram em aparência os humanóides. Eles têm maior testa que os demais. Como os humanos, os Primatas têm cores de pele distintas entre branco e preto. Eles não têm sobrancelhas.

Os Primatas são vistos como honestos e confiáveis pelas demais espécies Xindis, no entanto, eles também são considerados como fracos.

Eles também são a espécie Xindi mais intelectual, por isso, o Primata Degra foi designado para desenvolver a arma para destruir a Terra. No entanto, essa inteligência também contribuiu para convencer Degra que as promessas dos Guardiãs eram falsas.

 

 XINDIS-RÉPTEIS:
Os Xindis-Répteis são a espécie mais agressiva de todas as demais espécies. Eles têm a pele em tom de amarelo para marrom, com antenas e escamas múltiplas que saem de suas cabeças. Eles têm olhos amarelos e são de sangue frio. 

Os Répteis são vistos como sendo não confiáveis e impacientes. É comum um Réptil dizer que "A Paciência é para os mortos". No entanto, os Répteis foram a primeira escolha para entrar em batalha quando foi necessário. 

Os Répteis eram a espécie Xindi mais interessada em destruir o planeta Terra devido as falsas promessas dos Guardiãs. Os Répteis vivem uma vida puramente militarista. Nos soldados Répteis estão implantados cirurgicamente uma "glândula suicida" que libera uma neurotoxina quando são capturados. Os Répteis também usam câmaras térmicas a bordo de suas naves, devido à seu metabolismo Politérmico.

Os Répteis preferem ficar sobre ou próximo ao solo, por acharem que estão mais protegidos.

 XINDIS-AVIÁRIOS:
Os Xindis-Aviários é uma espécie extinta, eliminados durante o conflito entre as demais espécies Xindis que destruiu seu Planeta Natal. Devido a sua tecnologia primitiva, o Aviários foram incapazes de deixar Xindus e por isso foram eliminados.

Estranhamente, as ruínas de um antigo assentamento Aviário foram encontrados em um planeta e datavam de mais de 4.000 anos. As ruínas do assentamento são usadas para o ponto de encontro do Conselho Xindi.

Um crânio de um Aviário foi mantido na Câmara do Conselho para serem sempre lembrados.

 

Dados Diversos Sobre os Xindis

 

DADOS CULTURAIS E DA SOCIEDADE:

Os Xindis adoram os Guardiãs, considerados como seus salvadores. Os Guardiãs na verdade são os "Construtores das Esferas", seres transdimensionais que desejam transformar região do espaço para uma futura invasão. As crianças são ensinadas a reverenciá-los e dar graças a eles no final de cada dia. Trata-se de uma terrível ofensa questionar um Guardião. 

 

Quando seu planeta natal foi destruído, os Guardiãs apareceram e ajudaram indicando possíveis planetas para re-povoação, localização de recursos valiosos necessários, etc...
 

LINGUAGEM:

Os Xindis-Primatas, Arboreais e Répteis falam o mesmo dialeto, mas eles compreendem perfeitamente o que falam os Aquáticos e Insectóides. A linguagem dos Aquáticos é muito complexa e, como são seres subaquáticos, eles não usam suas bocas para falar. Quando falam no tempo passado usam uma espécie de SONAR. A língua Insectóide é a mais rara e complexa de todas. Na verdade, existem 67 dialetos na língua Insectóide.    
 

A Expansão Délfica 

 

A Expansão Délfica era uma área do espaço cercada por nuvens Termobáricas e sua fronteira se localizava a aproximadamente 50 anos-luz da Terra. Embora suas dimensões exatas eram desconhecidas, os cientistas vulcanos calculavam que a Expansão tinham 2.000 anos luz de extensão no século 22. Muitos tem teorizado a localização exata da Expansão Délfica mas existe um consenso que ficava próximo das fronteiras da Aliança Ferengi, da União Cardassiana e do Império Romulano, conforme apresentado no mapa galáctico ao lado.

 

A Expansão Délfica era uma região evitada no espaço devido as anomalias espaciais existentes em seu interior, onde em alguns casos as leis da física não se aplicavam. Em 2130 uma nave klingon saiu da Expansão Délfica com toda sua tripulação com a anatomia invertida, mas ainda vivos. A nave Vulcana Seleya foi perdida na Expansão em Dezembro de 2152. A tripulação da nave vulcana Vaankara, enviada para investigar e resgatar a nave perdida, ficou louca e se mataram uns aos outros num prazo de dois dias depois de entrar na Expansão. Espécies nativas da Expansão Délfica eram os Loque'eque, os Skagaranos, os Triannons, bem como os Xindis. Os sistemas localizados dentro da Expansão inclui o Sistema Azati Prime, o Sistema Calindra, o Sistema Oran'taku, o Sistema Triannon e o Sistema Xindus.

 

Em 2153, a nave estelar Enterprise (NX-01) entrou na Expansão Délfica em sua busca para localizar os Xindis. Nesta missão, a tripulação descobriu a existência de antigas esferas artificiais do tamanho de pequenas luas espalhadas por toda a Expansão, que na verdade eram as responsáveis pela anomalias espaciais na região. A Expansão Délfica foi criada pelos "Construtores das Esferas", seres transdimensionais, como parte da Guerra Fria Temporal. A Expansão foi concebida para continuar crescendo indefinidamente, gradualmente alterando o espaço - tempo contínuo da Galáxia Via-láctea para a tornar habitável para a sua espécie. Estes seres estavam destinados a serem derrotados na Batalha de Procyon V pela Federação Unida dos Planetas no século 26.

 

A tentativa Xindi de destruir a Terra também fazia parte do plano dos "Construtores das Esferas", chamados de Guardiãs pelos Xindi-Réptis, para manipular a Linha Temporal impedindo a fundação da Federação, e, portanto, sua eventual vitória em Procyon.

 

A Expansão Délfica deixou de existir quando o espaço dentro da região foi restaurado ao normal em 2154, após a Enterprise destruir a Esfera 41, uma das principais esferas. A destruição desta esfera causou uma reação em cadeia, destruindo as demais e eliminando a fonte das anomalias espaciais que atormentavam os viajantes dentro da Expansão.

 

 

Dados Históricos dos Xindis

 

1934 - Inicio da grande guerra civil entre as sub-espécies Xindis, que culminou com a destruição do Planeta Natal Xindus e o extermino da sub-espécie Xindis-Aviários.
 
2004 - Capitão Atcher e T'Pol viajam no tempo para este ano com objetivo e impedir que os Xindis-Répteis lancem um vírus mortal na Terra, especificamente em Detroid - EUA.
 
2033 - O Planeta Xindus é destruído e a Sub-espécie Xindis-Aviários é extinta, marcando o final da Guerra Civil entre as espécies Xindis. Para evitar novos conflitos foi criado o Conselho Xindi com representantes de todas as Sub-espécies remanescentes. Nesta época aparecem os Guardiãs para "ajudar" na re-povoação de outros planetas e descoberta de recursos necessários.
 
2153 - O Planeta Terra é atacado por uma sonda Xindi matando 7 milhões de pessoas, incluindo a irmã do Engenheiro Trip da NX01-Enterprise. A sonda era pilotada por um Xindi que foi morto durante a reentrada no planeta. Neste ano a Enterprise foi enviada a Expansão Délfica para contatar os Xindis e prevenir novos ataque ao Planeta.
- A nave NX - 01 descobre uma instalação avançada Xindi, que está ajudando na construção da arma destinada a destruir a Terra. Cap. Archer consegue convencer o líder deste posto a sabotar uma remessa para atrasar o Projeto.
- Um protótipo da arma Xindi acaba falhando devido a sabotagem do Cap. Archer, e devido a ajuda do Andoriano Shran a Enterprise consegue alguns dados importantes sobre a arma.
 
2154 - A nave Enterprise é severamente danificada pelos Xindis quando tentava destruir a versão final da arma no Sistema Azati Prime. Graças a intervenção de Daniels, Archer é capaz de convencer Degra que a Humanidade não será responsável pela destruição dos Xindis no futuro.
- A Oficial Hoshi é raptada pelo Xindi-Réptis e o Major Hayes é morto durante uma tentativa bem sucedida de resgate pelos MACOs. O Cap. Archer consegue destruir a Arma Xindi próximo da Terra.
- Criadores das Esferas sofrem sua derrota final com a Destruição da Esfera 41 e toda sua rede de esferas, e a Expansão Délfica enfim se torna uma região normal do Espaço sem as Anomalias.
 

 

   

Os Xindis Famosos

 

COMANDANTE DOlIM:  Dolim era um homem sádico que acreditava fielmente nas boas intenções dos Guardiãs (Construtores das Esferas). Quando o Capitão Archer foi capturado na tentativa destruir a Arma Xindi, Dolim o torturou em busca de informações e quase destruiu a Enterprise.  Ele se recusou a aceitar qualquer evidência de que a humanidade era inocente na futura destruição do seu novo Planeta Natal, e traiu o Conselho Xindi quando ele hesitou em recorrer à arma. Dolim foi capaz de capturar a arma e seqüestrar a Oficial Hoshi com objetivo de quebrar os códigos de segurança necessários para usar a Arma. Ele continuou a manter sua crença nos Guardiãs mesmo quando foi confrontados com provas diretas de que eram os responsáveis pelas anomalias da Expansão Délfica. Dolim foi morto pelo Capitão Archer a bordo da Arma Xindi, quando se aproximava da Terra.

 

Degra:  Uma figura proeminente entre os Xindis, Degra era o representante dos Xindis-Primatas no Conselho do seu povo. Ele também foi o criador da Arma Xindi. Degra era dedicado à sua esposa e filhos. Em 2153, Degra visitou uma Instalação dos Arboreais para negociar a aquisição de kemocite um composto necessário a arma. Gralik, gerente da instalação, sabotou a transferência depois de ter sido contatado pelo Capitão Archer, e como resultado, um teste de um protótipo da Arma falhou.

O Cap. Archer conseguiu capturar Degra, e através de uma dissimulação, conseguiu que Degra revelasse que a Arma estava localizada em Azati Prime. Degra foi o primeiro membro do Conselho que ganhou a confiança Capitão Archer. Ele ainda destruiu uma nave Xindi-Réptil que tentou capturar a NX-01. Degra incentivou e ajudou o cap. Archer a comparecer diante do Conselho Xindi, a fim de que ele pudesse apresentar provas de que os Construtores das Esferas e os Guardiãs era o mesmo povo.

O Comandante Dolim conseguiu provas de que Degra tinha destruído uma de suas naves, e assassinou Degra em retaliação. Dolim prometeu que, uma vez a Terra tivesse sido destruída, ele iria matar o resto da família de Degra.

 

GRALIK: Gralik era o gerente técnico de uma instalação de produção de kemocite que a NX-01 descobriu em 2153. Ele era extremamente orgulhoso de seu trabalho, especialmente do nível extremamente elevado de pureza que a sua instalação poderia obter. Ele foi informado pelo Capitão Archer que a kemocite que estava produzindo, estava sendo utilizada na construção de uma Arma de destruição pelo Conselho Xindi, e que um protótipo já tinha sido responsável pela morte de sete milhões de seres humanos. Gralik concordou em trabalhar com Archer contra o projeto, e para isso ele sabotou um embarque de kemocite e implantaram uma dispositivo de localização para permitir a Enterprise NX-01 perseguir a nave até o local de construção.

 

JANNAR: Jannar era um amigo e companheiro de Degra. Era o mais moderado membro do Conselho Xindi, várias vezes Jannar advertiu o Conselho quanto a medias exageradas contra os humanos - por exemplo, ele foi contrário a atacar a Enterprise quando ela entrou pela primeira vez na Expansão Délfica. Ele também votou contra o desenvolvimento de uma arma biológica para destruir os seres humanos. Como Degra ele sempre estava perturbado pelas implicações da destruição de todo um mundo, mas acreditava que era melhor tomar uma ação agora, do que permitir que os Xindis fossem destruídos mais tarde.

Jannar foi céptico quanto aos argumentos do Cap. Archer  de que era na verdade os Construtores das Esferas, que ameaçavam os Xndis, e questionou se Archer poderia ter forjado as provas para esta acusação. Apesar suas reservas, ele acabou sendo convencido, e apoiou as tentativas para parar os Répteis.

 

KESSICK: O Xindi-Primata Kessick era um escravo trabalhador em uma mina na Expansão Délfica. Capitão Archer ajudou a escapar da mina em troca de informações relativas aos Xindis. Embora o que Kessick revelou fosse pouco antes de sua morte, ele indicou a real localização do Planeta Natal Xindi, porém o planeta tinha sido destruído a aproximadamente 120 anos atrás.

 

 

Naves da Raça Xindi 

 

NAVE Insectóide de Assalto:  Como é comum nas naves insectóides, esta nave têm uma concepção perfurante com um único pico extensível na superfície superior. Esta nave tem um campo de integridade estrutural que permite operar debaixo da água:

Comprimento: 17m
Largura: 4,8m
Tripulação: 2
Numero de Decks: 1

FRAGATA Insectóide:  A nave estelar Enterprise foi capaz de destruir uma destas naves em órbita de um planeta no Expansão Délfica.

Comprimento: 28m
Largura: 14m
Tripulação: 2
Numero de Decks: 1

NAVE DE COMBATE INSECTÒIDE:  Principal nave de combate, presente em diversas patrulhas e missões. Esta nave possui um hangar capaz de transportar pequenas naves de assalto. Cada nave  também é equipada com incubadoras para cuidar dos ovos.

Comprimento: 120m
Largura: 86m
Tripulação: 60
Numero de Decks: 5

 

NAVE Estelar primata:  Naves Estelar utilizada pelos Primatas. Degra utilizou uma dessas naves para se encontrar com o Cap. Archer para discutir suas alegações sobre os Construtores das Esferas.

Comprimento: 180m
Largura: 45m
Tripulação: 20
Numero de Decks: 5

 

NAVE AUXILIAR primata:  Nave principal do Primata Degra, pouco armada mas veloz. Possui uma área de carga utilizada em geral para transportes de equipamentos e cargas.

Comprimento: 40m
Largura: 13m
Tripulação: 3
Numero de Decks: 2

 

NAVE DE COMBATE réptilIANA:  Suas naves são concebidas especialmente para operações de combate, com um pesado armamento. Estas naves também são fortemente blindadas, mas têm um ponto fraco no sistema de força, onde um tiro no lugar correto, pode incapacitar a nave com relativa facilidade.

Comprimento: 180m
Largura: 40m
Tripulação: 22
Numero de Decks: 5

 

Cruzador ESTELAR AQUÁTICo:  O Xindis-Aquáticos utilizam esta enorme nave em diversas missões. Esta nave é fortemente armada, mas seu sistema de propulsão é limitado. Uma grande porção da nave está cheia de água para acomodar uma tripulação aquática. Também possui um enorme hangar para naves.

Comprimento: 1.200m
Largura: 300m
Tripulação: Indeterminada
Numero de Decks: Indeterminado

 

ARMA DE DESTRUIÇÃO XINDI:  Arma construída pelo Conselho Xindi com capacidade de destruir o Planeta Terra.

 

 

Artigo Por:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

 

Fontes:

Memory Alpha

http://memory-alpha.org/pt/wiki/

 

Ex Astris Scientia - Bernd Schneider's Star Trek Site

http://www.ex-astris-scientia.org/

 

Daystrom Institute Thecnical Library

http://www.ditl.org/

 

Site Oficial de Star Trek

http://www.startrek.com

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.