COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

ACESSO AOS DADOS DA FEDERAÇÃO UNIDA DOS PLANETAS SOBRE AS DIVERSAS CULTURAS E RAÇAS:

 

 

     FEDERAÇÃO   OS CAITIANOS     FEDERAÇÃO   

 

 

Por Hayran C'Raal     

 

 

O nosso Banco de dados da USS Venture apresenta este artigo sobre uma raça membro da Federação Unida dos Planetas. Os Caitianos (Caitian) são bem conhecidos por sua aparência felina. Foram a vigésima raça a fazer parte da Federação, e por isso são muitos respeitados politicamente.

São originários do planeta Cait, no sistema 15 Lyncis (Sistema Cait), que eles chamam de "Ferasa". Trata-se do segundo planeta orbitando uma grande estrela classe F, no quadrante Alpha. 

O artigo está divido em tópicos para facilitar a leitura e contém as citações dos episódios de referencia.

 

CAIT

 

O sistema Cait (15 Lyncis) é uma região do espaço no quadrante Alpha da galáxia, onde o planeta Cait, está situado.

 

Cait é um planeta classe M no sistema estelar Lyncis 15. A população nativa, os caitianos, se juntou à Federação na década de 2270. Os caitianos chamam o planeta Cait de "Ferasa" em sua língua nativa.  Cait tem 2 luas. A atmosfera, massa e gravidade de Cait são todas muitas próximas das observadas no planeta Terra.

Cait é o segundo planeta de doze em órbita de uma estrela amarela classe F de tamanho moderado. É o único planeta habitável em seu sistema e tem duas luas, Rea e Sura.

O mundo natal dos Caitianos, abriga cerca de 5,2 bilhões de população, tem 5 continentes principais, três deles muito semelhantes, um ao sul com temperaturas bem baixas, e o outro diretamente no equador, com vegetação tropical espessa. O resto do planeta está coberto por um amplo oceano.

O cinturão de asteróides que se situa entre o quinto e o sexto planetas do sistema caitiano é uma fonte abundante de minérios e minerais valiosos, principalmente o valioso dilithium. As plataformas de refinação orbitais dentro do cinturão fornecem uma grande porcentagem dos cristais de dilithium utilizados em diversos reatores e motores de dobra da Federação.

 

O POVO CAITIANO

 

2.1. PERSONALIDADE E BIOLOGIA 

Os Caitianos são seres conhecidos pela sua inteligência (principalmente social), pela sua vaidade estética, sua lealdade e cooperação. São considerados ótimos oficiais da Frota Estelar, e por isso bem requisitados pelos diversos capitães.

Biologicamente, são seres bípedes humanóides, que se assemelham aos felinos Terranos. Eles possuem seguintes características biológicas notáveis; visão apurada (não tendo problema em trabalhar em situações de ambientes escuros), audição apurada (o que faz muitos Caitianos Ingressarem nas áreas de Comunicação da Federação e/ou ciências sônicas), e tipicamente tem a voz arrastada (mais presentes nas fêmeas), como se estivesse “ronronando”. 

Possuem uma cauda longa e grandes olhos dourados que proporcionam excelente visão de pouca luz. A língua caitiana consiste em múltiplos tons suaves, falados com uma ressonância profunda e ronronante; Este estilo de comunicação torna difícil para os caitianos se adaptarem às linguagens fonéticas.


2.2. SOCIEDADE E CULTURA 

Sua sociedade enfatiza a individualidade, mesmo quando entre grupos, mas atuam para o bem da coletividade e pela equipe que participam. Sua cultura baseia-se na crença das relações de clãs heterogêneos. Essa diversidade, faz com que eles trabalhem com certa interdependência, sempre no foco de ajudar os demais, que expressa o principal foco na lealdade e produzem resultados a longo prazo. Isso faz com que eles se assemelham aos humanos em algumas áreas. Eles também são xenófilos, não tendo problema em dividir relações com outras raças, se relacionar mutuamente, e trabalhar em conjunto.

Estão espalhados por alguns planetas e colônias habitadas por outras raças da federação, destacando o planeta Riviera (Ochs V), onde ocupam 35% da população, juntamente com os Andorianos (35%), Vulcanos (20%), e Humanos (10%). Sua alimentação é rica em vegetais, tendo preferência em uma dieta vegetariana.

Os caitianos são guerreiros ferozes quando chamados para ação militar, mas orgulham-se de suas realizações em artes e filosofia ao invés das habilidades em artes marciais. Os nativos de Cait tendem a ser pequenos e musculosos. As fêmeas são mais delicadas como os gatos siameses, ou abissínios da antiga Terra. Suas unidades familiares são extremamente próximas em clãs.

 

DADOS ADICIONAIS NA RAÇA

 

3.1. HISTÓRIA

 

Acredita-se que os Caitianos foram antigamente uma colônia do povo Kzinti, cujo os relatos históricos apontam para uma raça hostil, entretanto os Caitianos, apesar de bons lutadores, não desenvolveram esse lado agressivo de seus antepassados. Seu primeiro contato foi realizado com as naves do Sindicato Orions e com os Ferengi, e encontraram as primeiras naves da Federação em 2249. Rapidamente, em poucos anos, desenvolveram boas relações entre as culturas da Federação, sendo a vigésimo governo a entrar na Federação Unida dos Planetas, inclusive ajudaram a ratificar a Constituição da Federação.

 

Quatro outros planetas na Federação cotam com grandes populações caitianas: Havelind, Hochlor IV, Macadarna e Narval, foram colonizados pelos caitianos antes de se juntarem à Federação e atualmente todos as quatro colônias são membros com status completo da Federação. 

 

 

Em 2363, Caitainos também colonizaram o planeta Kirisha, perto do conglomerado Alpha Persei. Este planeta situa-se perto da fronteira externa do Reino do Trono Cornalino. Uma breve guerra foi desencadeada para evitar que os Caitanos se tornarem "escravos" do Trono Cornalino. Entretanto, após negociações diplomáticas, os colonos Caitainos concordaram em se tornar membros ordinários do reino com todos os direitos e deveres deste governo.

 

 

3.2. Caitianos Famosos:

 

Os Caitianos famosos incluí:

 

Shiboline M'Ress 

Tenente da Frota Estelar, que serviu a bordo da USS Enterprise NCC-1701 como oficial de comunicação no ano de 2269, sobre o comando do Capitão James T. Kirk.

 

M'Ress freqüentou a Academia da Frota Estelar como a mais nova participante, com apenas dezesseis anos de idade em 2260, e tinha como companheira de quarto de uma fêmea humana chamada Lena Goldblum. Após a graduação em 2266 - em que M'Ress ficou 22º lugar dentre 400 cadetes graduados - a então alferes M'Ress foi designada para USS Hood como uma Oficial de Comunicação de terceiro turno. Quando os membros da tripulação da ponte foram mortos em um ataque Kzinti, M'Ress ficou como a oficial de comunicação principal e foi condecorada por tomar a iniciativa de enganar os Kzinti o suficiente para que a USS Hood convocasse ajuda. Ela serviu a bordo de uma nave de escolta e ganhou o cargo de tenente em apenas dois anos, sendo transferida para a USS Enterprise.

 

S'rrel

Almirante da Frota Estelar da Federação Unida dos Planetas, e representante dos Caitianos no Conselho da Federação no século 23. Destaque para sua participação no julgamento do Capitão James T. Kirk em 2286. 

 

Ao se juntar à Frota Estelar na década de 2250, ele rapidamente subiu as fileiras de patentes até se tornar almirante na década de 2280, e foi a principal voz a incentivar membros do seu povo a se juntar à Frota Estelar. Ele serviu como oficial de Frota Estelar em tempo integral e foi o embaixador dos Caitianos no planeta Terra ao mesmo tempo.

 

Ele era conhecido por encorajar outros Caitianos a se juntarem à Frota Estelar e era famoso por designar oficiais de comunicações Caitianos às naves espaciais na linha da frente da Frota pela suas habilidades auditivas. Muitos dos caitianos que ele encorajou, mais tarde se tornaram embaixadores dos Caitianos em outros planetas, que visitaram enquanto serviam nas naves da Frota Estelar.

.

C'Raal

C'Raal era um oficial caitiano de Inteligência da Frota Estelar, nascido em 2240. Ele foi educado nas línguas Romulana e Oriona, e alcançou uma avaliação de segurança nível 6. No início de sua carreira, ele foi designado para servir na Base Estelar 20. Na década de 2280, ele havia alcançado o cargo de tenente comandante e foi transferido para a Base Estelar 10 como chefe de estação da seção de operações e inteligência. Destaque para missão de reconhecimento, interceptação e monitoramento do avanço Romulano pelos canais subespaciais de comunicação.

 

Ghee P'Trell

Doutor cirurgião, Oficial de Ciência que serve a Frota Estelar no período de 2371, nascido e criado em Andoria, conhecido pela sua atuação no campo da gerontologia. Concorreu diversos prêmios incluindo "Carrington Award", disputado entre Julian Bashir e Dr. April Wade (que acabou levando o prêmio). (DS9: "Prophet Motive")

 

Em agosto de 2380, P'Trell havia se tornado o novo Chefe Geral Médico da Frota Estelar, no lugar da Doutora Beverly Crusher. Nesse cargo, P'Trell freqüentemente estava envolvido em discussões de alto nível, envolvendo o pessoal diplomático da Federação e com os diversos médicos em campo espalhados pela Federação.

 

CAPACIDADE MILITAR E NAVES

 

A maioria das naves Caitianas são cargueiros ou naves de transporte, toda a capacidade militar está baseada na naves da Frota Estelar, uma vez que os caitianos são membros da Federação a muito tempo. Entretanto as poucas naves militares são grandes e com capacidade de fogo similares às naves Andorianas.

 

Cruzador Militar Caitiano

 

 

 

Compartilhe:

 

Artigo Por:
Hayran C'Raal - USS Venture NCC 71854 

 

Fontes:

Memory Alpha

http://memory-alpha.org/

 

Site Oficial de Star Trek

http://www.startrek.com

Obs.: Todas as imagens estão disponíveis publicamente na Internet

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN

  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.