|
|||
|
UFO e ETs DA FROTA
ESTELAR Eram os Deuses Astronautas ou Membros da Frota Estelar? ou ainda alienígenas de uma grande "aliança estelar"??. Durante as várias Séries do Universo Star Trek fomos apresentados aos exploradores e pesquisadores de civilizações, em busca de novos mundos, novas vidas, novas civilizações, audaciosamente estudando o desenvolvimento das diversas culturas alienígenas. Concordamos que a Terra atualmente não faz parte da Federação, mas será que membros da Frota Estelar já estiveram aqui em uma de suas diversas pesquisas de campo. Ou até mesmo tenhamos uma base estelar camuflada analisando o desenvolvimento da cultura terráquea. Acontecendo da mesma forma que assistimos em diversos episódios do Universo Star Trek. Eis uma dúvida que todo fan de Star Trek gostaria de responder. Este artigo foi escrito pelo nosso colaborador o Guilherme Radin, e tem o objetivo de apresentar como as naves e membros da Federação / Frota Estelar foram confundidos, ou melhor foram classificados, como OVNIs ou Extra-Terrestres durante suas diversas missões, seja no planeta Terra ou em outros planetas visitados. Este artigo foi elaborado com o auxílio de uma pesquisa em diversas fontes disponíveis, em português e internacionais, as quais encontram relacionadas no final do artigo. Almirante MDaniel Landman USS Venture NCC 71854
Jornada nas Estrelas (Star Trek) tem seu enfoque principal na pesquisa e busca de novas civilizações, e hoje em dia temos muitos mitos e lendas mal explicadas sobre encontros com OVNIs e alienígenas, sendo mais conhecido o incidente ocorrido em Roswell, nos EUA em 1947.
Varias séries de televisão como Arquivo X, Taken e Roswell, já abordaram o incidente de diversas maneiras. Ó ator Jonathan Frakes (Comandante Willian Riker) foi um dos produtores da Série Roswell (1999 e 2002), além de muitos filmes. Taken foi produzida recentemente por Steven Spilberg. Em 1970/1971 foi exibida a série UFO, produzida por Gerry Anderson que também citava o tema.
Aqui no Brasil o caso semelhante mais significativo, e até certo ponto muito parecido com o Caso de Roswell, foi o Caso de Varginha em 1996, sobre um suposto incidente com alienígenas e captura de nave espacial pelo exército.
A MUFON - Mutual UFO Network - é a maior organização civil nos EUA de pesquisa sobre o fenômeno dos UFOs. Eles só ficam mesmo atrás do Governo em termos de importância na área. As investigações da MUFON, aparecem canal History Channel de TV a cabo e são muito elucidativas em alguns casos. De acordo com Eric Von Daniken, do livro ”Eram os Deuses Astronautas” (1968), os OVNIs e alienígenas podem estar nos visitando a mais de 10.000 anos, mas a pergunta é: Será que eram da Frota Estelar???
O Universo de Star Trek apresentou sua versão para o Caso de Roswell na quarta temporada de Deep Space 9. No episodio “Little Green Men”, Quark, Ron e Nog após um acidente próximo da órbita da Terra, são enviados ao passado e acabam capturados em Roswell em 1947, pelo exercito dos EUA. Enquanto os militares americanos acreditam ser uma invasão alienígena, os cientistas da base ajudam os Ferengis à fugir contando ainda com a ajuda de Odo, que estava disfarçado na nave Ferengi. Este episódio beira um tom de comédia Ferengi, mas claramente é uma homenagem ao o suposto incidente, que até hoje esta envolto em mistério. Neste episódio temos algumas frase memoráveis:
"Eu sempre ouvi falar que para os humanos primitivos faltavam inteligência, mas eu não tinha idéia de que eram tão estúpidos!" - Quark, depois de "comunicar" com os espectadores Humanos.
"Eles não eram simplesmente estúpidos. Eles eram também violentos, mesquinhos, intolerantes e egoístas." - Nog, sobre Humanos.
"Se eles compram até veneno, eles vão comprar qualquer coisa!" - Quark, sobre o cigarro e tabaco.
As tripulações da Frota Estelar, seja do Capitão Archer até a Capitã Janeway, algumas vezes foram confundidos com OVINs e alienígenas em suas aventuras sejam no planeta Terra ou em outro mundos da galáxia. A seguir passamos a relatar algumas dessas "aparições" ou contaminações culturais ocorridas.
No episodio “Amanhã é Ontem”, da primeira temporada da Série Clássica - TOS, a Força Aérea americana fotografa a USS Enterprise NCC 1701 na atmosfera da Terra em 1960, e o Capitão Kirk e sua tripulação tem que apagar os registros e voltar para o futuro. Um capitão da Força Aérea americana, acaba sendo transportado para a USS Enterprise e tem que ser devolvido, o que gera mais confusão.
No episódio "Pão e Circo" da segunda temporada da Série Clássica - TOS, O Capitão Kirk, Spock e o Dr. McCoy são capturados por uma civilização de aparência da Roma medieval enquanto investigam a destruição de uma nave da Federação, e são forçados a lutar em uma arena de gladiadores, diante de um sistema de entretenimento televisivo local. Os membros da esfera superior desta sociedade foram contaminados pela queda da nave da Federação.
Outro episódio de contaminação cultural foi "Um Pedaço da Ação", também da segunda temporada de TOS, quando a tripulação encontra uma civilização que se modelou baseada em um livro de gângsteres da Terra da década de 1920, e o Capitão Kirk e Spock precisam encontrar uma maneira para acabar com a constante violência existente no planeta.
Um episódio interessante desta segunda temporada de TOS é "Missão: Terra", onde a USS Enterprise retorna no tempo, para a Terra do século 20, e encontra um homem de um planeta alienígena que tenta manipular a história humana, afirmando estar impedindo a destruição da Terra. Mais uma vez alienígenas estão se passando por humanos para arquitetar seus planos no planeta Terra. Uma curiosidade: Este episódio seria o pré-piloto para a nova série de Gene Roddenberry que somente veio ao ar décadas depois "Earth: Final Conflict".
Também temos uma contaminação cultural do episódio "The Royale" da segunda temporada da Série Nova Geração - TNG. Mapeando uma área não explorada a USS Enterprise-D é avisada por uma nave romulana, de destroços de origem terrestre sobre um planeta. Riker, Worf e Data, em investigação, acabam presos em uma réplica do romance "O Hotel Royale", criada pelos habitantes do planeta para preservar a vida do astronauta terrestre.
Em “Primeiro Contato”, da quarta temporada da Série Nova Geração - TNG. o Comandante Riker acaba ferido, num planeta que ainda não dispunha da tecnologia de dobra espacial, e o Capitão Picard se revela para o presidente daquela raça depois que o disfarce de Riker é descoberto, quebrando a primeira diretriz. A confusão ocorre porque o povo daquele planeta acreditava serem os seres supremos do Universo. O presidente ao conversar com o Capitão Picard, e descobrir sobre o tamanho da Federação, resolve manter a situação oculta, gerando apenas um caso mau explicado a população em geral do planeta.
No episodio “Em Algum Lugar do Passado”, da quinta/sexta temporada da Série Nova Geração - TNG, o Capitão Picard e seus oficiais são confundidos com alienígenas em pleno século 19, em São Francisco. Eles descobrem que seres alienígenas conviviam com os humanos daquela época. A raça El-Auriana de Guinan costumava visitar o planeta Terra para estudos e se misturavam ao povo local.
Em “Quem Observa os Observadores”, da terceira temporada da Série Nova Geração - TNG. Capitão Picard é confundido com um Deus pelos Mintakanos, após um acidente com a base de observação. O povo de Mintaka 3 são parecidos com os vulcanos, mas em termos tecnológicos estariam no inicio do período da renascença.
Em “Fim do Futuro” da terceira temporada da Série Voyager - VOY, depois de um confronto com uma nave temporal da Federação do século 29, ambas as naves vão parar em 1996, causando mudanças na linha do tempo. Uma das inconsistências foi um hippie dominar um oficial treinado da Federação do século 29 e roubar sua nave. Alem das muitas falhas no episodio, eles parecem ter se esquecido também das guerras eugênicas, que já deveriam estar ocorrendo entre os anos 1992 e 1996. Porém o mais interessante deste episódio é um vôo rasante da USS Voyager sobre Los Angeles, com milhares de pessoas observando e até um vídeo amador do "OVNI" exibido na televisão local. Também temos nesse episódio a queda da nave auxiliar Delta Fyler em solo americano, mas sem maiores conseqüências.
No episódio “Blink of an Eye”, da sexta temporada de Voyager - VOY, a nave fica presa na atmosfera de um planeta, e são confundidos com um OVNI. Este episódio mostra um planeta em que o tempo passa em um piscar de olhos interagindo com o resto do universo, e em particular com a USS Voyager. Não se trata especificamente de uma viagem no tempo, mas algo relacionado a como a Linha Temporal transcorre em velocidades diferentes e suas inter-relações.
Em “The Communicator”, da segunda temporada da Série Enterprise - ENT. Capitão Archer e Reed, voltando para recuperar um comunicador deixado acidentalmente num planeta pré-dobra espacial depois de uma missão avançada, são capturados por um exercito, em plena guerra civil. Devido aos exames um dos lados, eles acreditam que seus inimigos estão criando "soldados geneticamente modificados", e devido ao resgate, que eles ainda possuem "naves invisíveis".
No episódio “Carbon Creek”, também da segunda temporada da Série Enterprise - ENT. Conversando sobre a história do Planeta Terra, T'Pol conta como sua tataravó tomou parte no verdadeiro "primeiro contato" com os humanos, quando a nave vulcana de exploração sofreu uma pane e acabou caindo na pequena cidade de "Carbon Creek", na Pensilvânia. Ela conviveu entre os humanos durante anos a espera de resgate.
O filme Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato (1996) apresenta quando a Terra terá seu seu primeiro contato oficial com uma nave espacial, no caso a nave dos vulcanos, após o Capitão Picard e sua tripulação impedirem que os Borgs atrapalhem este momento. A tripulação da Enterprise tem que tentar não contaminar a linha temporal, mas deixam claro para o Dr. Cochane a existência no universo de seres alienígenas não muito bonzinhos.
De acordo com os agentes temporais da Federação que visitaram o Cap. Sisko, o Capitão Kirk era até então, o maior criador de incidentes temporais, onde tripulantes da Frota Estelar foram confundidos com alienígenas, ou com possibilidade de alteração da linha do tempo. Isso antes das aventuras da Capitã Janeway, pois com certeza ela foi uma das maiores geradoras de eventos temporais e aparições.
Enquanto as diversas tripulações da Federação continuarem suas aventuras, pesquisas por civilizações, e tropeços temporais, os caçadores de UFOS de todo o universo terão muito trabalho, seja no quadrante alfa, beta, gama ou delta.
Artigo Por:
Revisão, Montagem e Arte
Final:
Fontes: Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Roswell http://pt.wikipedia.org/wiki/Incidente_de_Varginha http://pt.wikipedia.org/wiki/Mutual_UFO_Network
Memory Alpha
Ex-Astris Scientia http://www.ex-astris-scientia.org
Site Oficial de Star Trek
|
||
HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN: MDANIEL LANDMAN grupoussventure@gmail.com |