COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

AS DIVERSAS PISTOLAS E RIFLES

 DA FROTA ESTELAR

 

   ARMAS DA FEDERAÇÃO  
 

O Universo de Jornada nas Estrelas apresenta uma visão otimista do futuro, onde a humanidade aprendeu a negociar e não tomar pela força. Porém este Universo é recheado por perigos iminentes, dos quais as naves, bases e oficiais da Frota Estelar devem se proteger.

 

Os Phasers são as armas padrão da Frota Estelar, utilizadas em grandes bancos nas naves e em armas portáteis (pistolas e rifles). O termo phaser deriva de (PHASed Energy Rectification) ou em português Retificação de Energia em Fase. Esta tecnologia está fundamentada na emissão modulada de um feixe de plasma por um cristal resultando numa descarga de partículas Nadion. Estas partículas são geradas artificialmente e são encontradas de forma residual nos locais de disparos recentes.

 

O Feixe de energia resultante é ajustável, podendo ser regulado para um simples tonteio até a completa desintegração. Os cristais supercondutores são montados em estruturas denominadas emissores de phaser, constituindo no ponto focal do raio de partículas.

 

A posição de tonteio da arma é a posição básica padrão das armas da Frota Estelar, a não ser que seja esperada uma reação desproporcional dos possíveis combatentes. Os phasers de mão é os rifles podem ser ajustados para sobrecarga, de forma deliberada ou por sabotagem. Os Phasers em processo de sobrecarga emitem um descarga distinta de alto padrão. A arma irá liberar toda sua energia em uma explosão capaz de fazer estragos consideráveis aos seus arredores.

 

A seguir temos os diversos tipos de armas de mão e rifles utilizados nas Séries do Universo Star Trek.

 

 


PHASERS DE MÃO E RIFLES DA FEDERAÇÃO

 

 

ENTERPRISE - 2151 a 2157

 

IMAGEM

DESCRIÇÃO

EM-33 PISTOLA DE PLASMA (EM-33 Plasma Pistol):

Arma de mão baseada em plasma utilizada pela Frota Estelar terrestre no início do Século 22, até sua substituição pela Pistola Phaser. Também era utilizada por tripulações civis de naves estelares para defesa pessoal.

 

RIFLE DE PULSO CLASSE-3 (Class-3 Pulse Rifle):

Rifle de Ataque baseado em plasma utilizado pela Frota Estelar terrestre no início do Século 22, até sua substituição pela Rifle Phaser. Também era utilizada por tripulações civis de naves estelares para defesa pessoal.

PISTOLA PHASER (Phaser Pistol):

Arma de mão baseada na nova tecnologia, utilizada pela primeira vez na nave exploratória da Frota Estelar, a Enterprise NX-01. O feixe de partículas produzido na Pistola Phaser poderia ser configurado tanto para induzir a inconsciência ou morte do alvo. Neste modelo existia uma Célula de Força substituível localizada sob uma capa flip-up na frente da arma.

RIFLE DE PULSO MACO (MACO Pulse Rifle):

Rifle de Ataque desenvolvido pelo Comando de Operações Militares de Assalto (MACO - Military Assault Command Operations) para suas tropas incorporadas à tripulação da nave estelar Enterprise, em sua expedição para a Expansão Délfica em 2153.

RIFLE DE PRECISÃO MACO (MACO Sniper Rifle):

Rifle de Precisão desenvolvido a partir do Rifle de Pulso MACO dos Comando de Operações Militares de Assalto utilizado apenas no episódio "The Xindi", quando da expedição para a Expansão Délfica em 2153.

 

 

SÉRIE CLÁSSICA - TOS - 2250 - 2269

 

NOME

DESCRIÇÃO

CANHÃO LASER (Laser Cannon):

Este Canhão não é efetivamente nomeado no episódio-piloto, "The Cage", é apenas mencionado que canalizaria força do motor da nave em um feixe azul de laser. Os danos que ela causaria não puderam ser avaliados pois os Talosianos controlam as mentes e impediram que a tripulação pudessem ver os estragos.

PISTOLA LASER Mk1 (Laser Pistol Mk1):

Arma Manual Padrão do pessoal da USS Enterprise por volta de 2265.

O controle de potência era realizado através de rotações dos anéis externos da arma. Esta arma também era capaz de ser manualmente sobrecarregada, com um efeito similar ao de uma sobrecarga de phaser causando uma forte explosão.

PISTOLA LASER Mk2 (Laser Pistol Mk2):

Apenas uma variante do modelo anterior, sendo que mais potente. Esta arma já foi vista no Segundo episódio piloto "Where No Man has Gone Before" e no episódio "What Are Little Girls Made Of?".

.

PHASER MANUAL TIPO-I (Type-I Hand Phaser):

Primeira versão do já conhecido phaser manual padrão da Frota Estelar. Utilizada nas missões de Grupos Avançados por suas qualidades de ser pequena e facilmente ocultada. Capaz de uma variedade de configurações e feixe larguras. Também é utilizada em missões diplomáticas ou de baixo risco.

PHASER MANUAL TIPO-II (Type-II Hand Phaser):

Esta arma é composta por um Phaser tipo I com um suporte-pistola contendo uma Célula de Energia (em toda empunhadura da pistola), Com maior potência e versatilidade é abertamente utilizada pelo pessoal de segurança, e por todos os demais tripulantes em missões perigosas.

RIFLE PHASER (Phaser Rifle):

Esta arma era a arma mais poderosa até aquela época, e utilizada apenas em situações muito extremas. Foi apresentada no episódio piloto "Where No Man has Gone Before".

LANÇADOR DE GRANADAS DE PROTON (Photon Grenade Launcher):

Esta arma de artilharia pesada utilizada em missões de solo. Quando montada permite o lançamento de Granadas de Proton a uma distância de 1200 jardas (cerca de 1100 metros).

   

SÉRIE CLÁSSICA - TOS - 2270 - 2290

 

NOME

DESCRIÇÃO

PHASER MANUAL TIPO-II (Type-II Hand Phaser):

Este modelo repetiu a clássica configuração do Phaser Type-I juntando a Célula de Energia e diversificação de potência do Phaser-II. Foi utilizado durante anos pelos oficiais da Frota Estelar.

PHASER MANUAL TIPO-IIb (Type-IIb Hand Phaser):

Outra versão muito utilizada que substituiu o modelo anterior.

PHASER MANUAL TIPO-IIc (Type-IIc Hand Phaser):

Arama de assalto das equipes de segurança da Frota estelar no final do século 23. Esta arma vinha com uma Célula de Energia Extra para aumentar seu tempo de operação.

 

NOVA GERAÇÃO - TNG - 2360 a 2370

 

IMAGEM

DESCRIÇÃO

PHASER MANUAL TIPO-I (Type-I Hand Phaser):

Atualização do conhecido phaser manual padrão da Frota Estelar. Utilizada nas missões de Grupos Avançados por suas qualidades de ser pequena e facilmente ocultada. Este modelo possui capacidade de 9 tipos diferentes de ajuste. Também é utilizada em missões diplomáticas ou de baixo risco.

PHASER MANUAL TIPO-II (Type-II Hand Phaser):

Nova versão do phaser Type-II padrão da Frota Estelar, utilizada de 2360 a 2365. Com a estrutura inteiriça e Célula de Energia ficava alojada no punho.

PHASER MANUAL TIPO-II (Type-II Hand Phaser):

Versão melhorada do phaser Type-II padrão da Frota Estelar, utilizada de 2365 a 2365. Tinha 16 possibilidades de ajuste de potência e incidência do feixe de partículas. Possibilitava armazenar energia em uma Célula de Sarium Krellide. Também possuía uma interface de segurança para identificar quem utilizava o phaser.

RIFLE PHASER TIPO-III (Type-III Phaser Rifle):

Arma de porte pesado, que não costuma ser parte de um Manifesto de armas de uma Nave Estelar. Recarregável utilizando Células de Energia. Pode ser re-configurado para pulsos de expansão de energia ao invés dos habituais feixes de partículas.

 

DEEP SPACE 9 E VOYAGER - DS9 / VOY - 2370 a 2380

 

IMAGEM

DESCRIÇÃO

PHASER MANUAL TIPO-II (Type-II Hand Phaser):

Nova versão do phaser Type-II padrão da Frota Estelar, utilizada de 2370 a 2378. Modelo menor e mais ergonômico que a versão anterior. As modificações incluem uma melhoria Célula de Força de Sarium Krellide, ajuste na curva potência e reforço no emissor de phaser.

PHASER MANUAL TIPO-IIb (Type-IIb Hand Phaser):

Uma versão re-desenhada do Phaser anterior, utilizado de 2378 a 2380. Tecnologicamente temos poucas diferenças, apenas aumento da potência final.

RIFLE PHASER TIPO-III (Type-III Phaser Rifle):

Diante das diversas ameaças, estes Rifles de Assalto começam a figurar nos Manifestos de Armas das Naves Estelares. Utilizam uma aceleração no plasma para proporcionar um poderoso incremento de energia semelhante aos pulsos dos canhões Phasers da nave estelar Defiant. No final dos anos 2370 o Tipo-IIIc foi introduzido como uma nova atualização do tipo III, com uma interface de alvo holográfica.

O feixe de partículas pode também ser configurado para o transporte de nanosondas Borgs.

RIFLE PHASER DE COMPRESSÃO (Compression Phaser Rifle):

Um desenvolvimento recente, este Rifle foi incorporado nas naves estelares mais recentes, como a USS Voyager. Ele tem uma melhor segmentação de feixe, duas células de força, e compartilhamento do emissor.

RIFLE PHASER EVA (EVA Phaser Rifle):

Este Rifle foi especificamente projetado para uso em ambientes de zero G. Este grande Rifle é muito volumoso e pesado para locais com gravidade, mas em zero G pode ser manuseado sem qualquer problema pelo usuário. Dispositivos magnéticos permitem ao Rifle  respeitar muitos objetos metálicos, incluindo os cascos das naves estelares. Os painéis LCARS são grandes e construídos em ambos os lados do rifle para permitir ser usado com trajes espaciais.

RIFLE DE PROJÉTIL TR-116 (TR-116 Projectile Rifle):

Uma arma experimental desenvolvida pela Segurança da Frota Estelar. Emite projeteis de tritanium impelido pela expansão de gases a partir de uma detonação química. Este rifle foi projetado para uso em áreas de elevadas  interferências electromagnéticas (EM) (sejam naturais ou artificiais), que tornaria inútil os phasers.

Um aspecto importante desta arma é seu Sistema Exográfico de Alvo, um dispositivo separado de alvo se comunica com a arma. O operador usa um capacete com um monóculo localizando o alvo.

Uma versão melhorada desta arma foi utilizada em 2375 a bordo da Deep Space 9 que consistia em um micro-transporte acoplado, que desmaterizava a bala depois do tiro e a materializava em frente ao alvo.

DESINTEGRADOR ISOMAGNÉTICO (Isomagnetic Disintegrator):

Arma de grande calibre montada sobre os ombros que emitir um pulso de energia altamente poderoso. Foi utilizada por Worf em "Star Trek: Insurrection", Nome desta arma foi semi-confirmado por Michael Okuda, pois no filme não é mencionado.

CANHÃO PHASER TIPO-IV (Type-IV Phaser Cannon):

Arma de Energia de Cano longo montada nos veículos de transporte de terra da Federação, como o Jeep da nave auxiliar ARGO. O canhão foi acondicionado numa baía na retaguarda do veículo. Pode ser operador por um tripulantes sentado ou em pé dependendo da situação de combate.

 

 


 

 

Escrito Por:
Ten. Hallan Baar e Alm. MDaniel Landman - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

Fontes:

Phasers - The Weapons of Star Trek

http://www.phasers.net/

 

Memory Alpha

http://memory-alpha.org/

 

Site Oficial de Star Trek

http://www.startrek.com

 

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.