COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

LEIS E TRATADOS DA FEDERAÇÃO UNIDA DOS PLANETAS

   LEIS E TRATADOS DA FEDERAÇÃO UNIDA DOS PLANETAS  
 

O Universo de Jornada nas Estrelas conta com um conjunto de leis e tratados que permitem a inter-relação entre os Governos e Forças atuantes na Galáxia. Os humanos quando se lançaram no espaço perceberam que a política galáctica é tão complicada quanto a política do próprio planeta Terra e em escala universal.

 

A criação da Federação Unida dos Planetas, uma iniciativa terráquea naquele momento, tinha o objetivo de unir a Terra e seus principais aliados numa única Federação. Acordos de cooperação já existiam há décadas, mas a união total de vários povos é uma idéia nova por ser tratar de planetas com histórias diferentes, com espécies diferentes e com culturas diferentes.

 

Vencendo todos os problemas, os diplomatas da Terra, Andor, Alfa Centauro, Vulcano e Tellar, em 2161 na cidade de São Francisco, assinaram o tratado de criação da Federação Unida dos Planetas, com sede em São Francisco, planeta Terra.

 

Para atingir o objetivo principal da Federação foram criadas as Leis que regem a Federação enquanto uma união de vários Governos e povos.

 

Após a assinatura da Carta de Intenções em 12 de outubro de 2161, foi elaborada uma Constituição da Federação Unida dos Planetas, que garante a todos os cidadãos, independente de cor, raça, credo, sexo, forma ou origem, direitos iguais, escritos em suas Sete Garantias básicas.

 

Além da Constituição da Federação, também foram criadas 32 Diretrizes básicas para nortear o comportamento e as ações dos Oficiais da FROTA ESTELAR no cumprimento de seus deveres de proteção e exploração.

 

Além dos Documentos, Leis e Regras criadas internamente na Federação, foram assinados inúmeros tratados diplomáticos com outros Governos aliados e/ou inimigos, com objetivo de criar condições de cooperação entre os povos, acabar ou evitar possíveis Guerras e Conflitos armados.

 

Este artigo visa explorar mais profundamente cada documento da Federação, explicitando sua função e objetivo, e em que situação foi necessário sua assinatura. 

 

 


AS LEIS DA FEDERAÇÃO

 

Declaração Fundamental das Colônias Marcianas:

 

2103 - A Declaração Fundamental das Colônias Marcianas foi um importante documento jurídico elaborado no planeta Marte (Sol IV), durante a fundação das colônias marcianas em 2103. Samuel T. Cogley quando defendia o Cap. James T. Kirk em 2267 numa Corte Marcial, citou que naquela época esta declaração foi um passo importante na busca de direitos individuais interestrelares. (TOS: "Court Martial")

 

Carta da Federação Unida dos Planetas:

 

2161 - A Carta de Intenções da Federação Unida dos Planetas foi o documento que foi ratificado pelos países membros e fundadores da Federação Unida dos Planetas naquela  reunião realizada para a organização de sua fundação, em 12 de outubro de 2161. Jonathan Archer foi um dos signatários da carta, acompanhados de representantes dos Governos Vulcano, Andoriano e Tellarita. (TNG: "The Outcast"; ENT: "Zero Hora", "These are the Voyages ...").

 

Esta Carta foi utilizada pela Capitã Kathryn Janeway da USS Voyager como um exemplo para formar a base de um sistema de aliança entre multi-espécies para ajudar diversas naves aprisionadas a escapar do Void Espacial. (VOY: "The Void")

 

 

Constituição da Federação Unida dos Planetas:

 

2162 - Uma "Constituição" é normalmente um documento que estabelece os princípios políticos fundamentais de um Corpo Governante. A Constituição da Federação Unida dos Planetas é um desses documentos e que contém doze "Garantias" relacionadas com os direitos fundamentais dos cidadãos. Estas Garantias condicionam, independente de cor, raça, credo, sexo, forma ou origem, direitos iguais dentro da Federação.

Após entrar na Federação, o planeta ou governo deve aceitar incondicionalmente os termos da Constituição, mesmo que isso vá contra uma tradição de sua cultura. Neste ponto, a Constituição garante que toda a cultura poderá manter suas tradições e leis, desde que não a fira. Uma de suas normas, que não são muitas, é que não é permitida a pena de morte no Território da Federação, salvo algumas poucas exceções.

 

 

Diretrizes da Frota Estelar: 

 

As Diretrizes da Frota Estelar, também chamadas de Ordens Gerais, são basicamente uma série de regulamentos para instruir os membros da Frota Estelar sobre a boa etiqueta e política em uma situação que exige uma consulta para sua resolução.

 

Estas diretrizes são especialmente úteis em situações em que os oficiais de alto escalão não podem ser consultados para ajudar a resolver a situação. Atualmente temos 32 Diretrizes em vigor.

 

Várias dessas orientações já estavam sendo colocadas em práticas antes da fundação da Federação pela Frota Estelar da Terra, e foram ampliadas para serem utilizadas pela nova Frota Estelar, agora sob o comando do Conselho da Federação.

 

 

Código Judiciário da Federação: 

 

O Código Judiciário da Federação (também conhecido como Código Legal) é um conjunto de normas e regulamentos relacionados com questões jurídicas na Federação Unida dos Planetas, aplicáveis em todo o território da Federação e principalmente dentro das naves e instalações estelares. Este código explicita que um membro da Frota Estelar ou um membro da Federação que viole uma lei em território sob a jurisdição de outro governo , ele deverá ser julgado pela lei vigente deste Governo para não interferir na Primeira Diretriz.

 

Também determina que o Oficial Médico de uma Nave ou Base Estelar pode considerar inapto e retirar do comando seu oficial superior, caso esteja comprovado que fisicamente não está apto para o seu dever. (VOY: "Tinker Tenor Doctor Spy")

 

 


OS TRATADOS DA FEDERAÇÃO

 

  KLINGONS

NOME

DESCRIÇÃO

Ano / Série

Tratado de Organia O Tratado de Organia, também conhecido como o Tratado de Paz Organiano, um acordo estabelecido pelos poderosos seres não corporais de Organia entre a Federação e o Império klingon, que termina com a série de agressões entre os dois Governos. ("Errand of Mercy"). O tratado estabeleceu uma zona neutra entre as duas potências e regras para reivindicação de planetas nesta área.

2267 / TOS

Primeiro Acordo de Khitomer Quando a lua Praxis explodiu, o Império Klingon se viu obrigado a buscar um acordo de paz com a Federação, depois de muita confusão a Conferência de Paz foi um sucesso. (Star Trek VI: The Undiscovered Country)

2293 / TOS

Segundo Acordo de Khitomer União definitiva entre os Klingons e a Federação, face a um covarde ataque Romulano ao posto klingon de Narendra III, onde a nave USS Enterprise-C responde ao ataque e é destruída. Neste acordo ficou retificado a proibição do uso de Armas Subespaciais no Território da Federação, acordo esse quebrado pelo Son'as em 2375. ("Yesterday's Enterprise" e "Star Trek IX: Insurrection")

2346 / TNG

  ROMULANOS

NOME

DESCRIÇÃO

Ano / Série

Tratado de Paz Romulano

Tratado homologado via rádio subespacial entre o Governo da Terra e o Império Romulano, para o término da Guerra. Neste tratado foi fixada a fronteira e criada uma Zona Neuta. ("Balance of Terror")

2268 / TOS

Tratado de Energia Polárica

Tratado assinado para o banimento do desenvolvimento da Energia Iônica Polárica, depois de uma destruição de um laboratório de pesquisa em Chaltok IV. (VOY: "Time and Again")

2268 / VOY

Tratado da Zona Neutra

Tratado assinado para o desenvolvimento do Planeta da Paz Galáctica - Nimbus III. Uma experiência desenvolvida pela Federação, Romulanos e Klingons dentro da Zona Neutra. (Star Trek V: The Final Frontier)

2287 / TNG

Tratado de Algeron

Tratado de paz com o Império Romulano assinado com a Federação 160 anos depois do fim da Guerra Terra-Romulana e depois do Incidente Tomed, onde milhares de cidadãos da Federação morreram. Neste Tratado, além de ratificar a Zona Neutra, a Federação se comprometia a não desenvolver a tecnologia de Camuflagem em troca do exílio e não interferência dos Romulanos na Federação.

2311 / TNG

Aliança da Federação ou tríplice Aliança

Aliança formada pela Federação, Klingons e Romulanos contra o Dominion junto com os Cardassianos e Breens durante a Guerra contra o Dominion. ("Tears of the Prophets" e "What You Leave Behind")

2374 / DS9

  OUTROS GOVERNOS

NOME

DESCRIÇÃO

Ano / Série

Tratado de Armens

Tratado assinado entre a Federação e a Corporação Sheliak. Continha mais de 500.000 palavras e cedeu vários planetas classe H da Federação para os Sheliaks. Em 2365 os Sheliaks exerceram seu direito de ordenar que a colônia Tau Cygna V fosse removida. ("The Ensigns of Command") 

2255 / TNG

Tratado de Paz Cardassiano

Tratado para finalizar a Guerra de 10 anos entre a Federação e a União Cardassiana. Foi um tratado provisório que seria ratificado em três anos para tratar dos planetas reivindicados por cada lado. ("The Wounded", "Ensign Ro", "Journey's End")

2367 / TNG

Tratado de Extradição Klaestron

Tratado firmado entre a Federação e o Governo de Klaestron IV para extradição de cidadãos da Federação que cometessem crimes em território Klaestron. ("Dax")

2369 / DS9

Tratado Federação-Cardassia

Ratificação do Tratado anterior, negociado pela Almirante Alynna Nechayev, e tratou principalmente em estabelecer a fronteira, levando a criação da zona desmilitarizada. Nesta área não é possível desenvolver ou portar armas. Mundos colonizados de ambos os lados co-existem nesta região. ("The Maquis, Part I e II")

2370 / DS9

Tratado de Bajor

Tratado de Rendição assinado na Estação Deep Space 9, entre a Aliança da Federação com o Dominion. São cláusulas do Tratado que a Fundadora Líder permanecesse para responder pelo crimes de Guerra e a reformulação da União Cardassiana ("What You Leave Behind")

2375 / DS9

 

 


 

 

Escrito e Revisto Por:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

Fontes:

Memory Alpha

http://memory-alpha.org/

 

Site Oficial de Star Trek

http://www.startrek.com

 

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.